Save us, save me... #4

Mais uma terça-feira chegando, e com ela vem mais uma 'Save me, save us'. Como das outras vezes, trago algo inédito para mim, que se tornou bem divertido e interessante, olhando para quem esteve comigo nessa primeira empreitada. É com prazer que apresento a nova seção da 'Save me, save us': uma entrevista.

E se quiser saber com quem eu fiz essa entrevista super-legal, clique na continuação do post.


Y2J: Olá leitores do This is Wrestling. É com muito prazer que lhes apresento o convidado desta edição do 'Y2J Entrevista': Marcos Amaral, fundador e administrador do Portal da Luta Livre, maior site de wrestling em referência nacional. Mas, antes de começarmos, Marcos, queria lhe agradecer por aceitar o convite.

Marcos:: Eu que agradeço, até me senti surpreso por ter sido chamado!

Y2J: Surpreso nada, nós que temos de agradecer por ‘O’ cara aceitar uma entrevista conosco. Então, para começar, um assunto referente à blogosfera. Como é ser o administrador do maior blog de Wrestling do país, principalmente agora que segundo o prêmio Podcast, tem o segundo melhor pod do país em esportes?

Marcos:: No final das contas é uma grande surpresa. Que a internet era o único meio de um fã acompanhar o pro-wrestling aqui no Brasil eu já sabia. Mas jamais imaginei que hoje não só o Portal da Luta Livre, mas todos os blogs estivessem com uma visitação tão boa. Quando o resultado do Prêmio Podcast saiu, eu não acreditei que tinha vencido. Na verdade, só me conformei com a nomeação quando vi o vídeo da premiação no site deles. O 2º lugar já é um número ótimo, ainda mais considerando que só ficamos atrás de um podcast que tem apoio e estrutura da Globo.com.

Y2J: A sensação de ver todos esses projetos realizados deve ser indescritível, sensacional. Aliás, eu até acesso o blog que venceu a eleição, mas não costumo acompanhar o conteúdo do podcast deles. Então, é melhor continuar antes que dê treta nos comentários, não é? Já que estamos falando do Portal, como foi o início? Alguma vez vocês chegaram a pensar em abandonar este ramo da blogosfera?

Marcos:: O início não foi nada organizado (risos). A idéia surgiu quando alguns Superstars da WWE vieram à São Paulo. Eu fui lá, vi um número considerável de pessoas. Tirei algumas fotos e pensei em criar um fã-site pequeno. Aquela coisa bem básica, tipo "blog de menininha" sabe? O negócio foi tomando proporções seríssimas logo na primeira semana. Aí acabou aumentando a vontade de enfiar a "cara" cada vez mais, e deu no que deu. Tudo foi caminhando bem, por isso, nunca pensei em parar com o Portal da Luta Livre. Mesmo que um dia eu não tenha mais tempo pra continuar isso, seja por causa da vida, ou se um dia a luta livre nacional evoluir e a gente ter que por sempre o "pé na estrada", lá estará o Raphael Tadeu, por exemplo, que é também administrador atualmente, e continuará nosso "legado".

Y2J: Todo começo é assim, mas depois a pessoa toma jeito e se torna mais profissional, mais organizado. É bom saber que ninguém abandonaria o barco, pois uma das maiores virtudes do blog, a meu ver, é que a equipe do Portal da Luta Livre é uma das mais preparadas que existe atualmente, sem contar com o alto grau de entrega que os colaboradores têm pelo projeto. Entretanto, no percurso do projeto, é complicado para manter o blog sempre 'quente', com uma estabilidade de visitas e de comentários. Qual é o segredo para manter o Blog assim durante tanto tempo?

Marcos:: Bom, é claro que aí já não é só comigo, mas também com os outros autores. Mas respondendo por mim, eu gosto de fazer um trabalho que me deixe satisfeito. Notícias de uma forma que eu goste de ler, que informe sem dificuldades pros mais leigos. Acho que não tem muito segredo não. O negócio está justamente na dedicação dos autores. Sem eles, o Portal da Luta Livre não seria nada.

Y2J: Esse é uma virtude primária em qualquer site, seja ele de wrestling ou não: a união entre os integrantes. Não se pode ter um blog bom com os colaboradores se atritando. Falando nesse tipo de coisa, nem tudo são flores, pois surge a concorrência no meio do caminho, muitas vezes desleal (plágio, acusações...). Então, minha pergunta é: você alguma vez já se incomodou com a concorrência que surgiu? E a concorrência desleal, como vocês cuidam dela?

Marcos:: Que nem político (risos). Infelizmente, tem gente que não entende que a situação do pro-wrestling no Brasil não está boa o suficiente pra se pensar em "concorrência". E infelizmente a maioria que pensa em "concorrer", parte pra métodos injustos. Já houve grandes blogs que nos acusaram injustamente de plágio, criando uma notícia falsa sobre uma lenda do wrestling. Quem acompanhou, sabe de que caso me refiro. A gente trata de forma sempre educada o assunto, porque quem lê a gente, sabe: antes do blog que nos acusa aparecer na internet, já estávamos aqui. Não teríamos porque copiar o trabalho deles. Já temos as fontes que nos garantiram essa ascensão até aqui. Mas não é só o Portal da Luta Livre que sofre com isso não. Os outros blogs também. Incluindo o This is Wrestling e o Wrestlemaníacos, que são também outros dois grandes blogs que vez ou outra acabam recebendo um ataque de algum autor de blog pequeno... É uma pena, mas isso só mostra que nós, os blogs atacados, continuamos aqui. E a maioria destes pequenos vai fechando com o tempo.

Y2J: Ô se lembro daquele caso. Foi uma das piores mentiras que já vi nesse pouco tempo de internet que tenho de blogosfera, pois além de acusar injustamente um grande blog, ainda levava uma notícia falsa sobre uma lenda da WWE/F, um homem que moveu milhares. Mas, o importante é que o Portal soube se estabilizar, e isso é um grande pró que eu vejo por lá. Assim, o Blog suporta tempestades e continua ali, obtendo suas vitórias e alcançando seus sonhos. Portanto, posso afirmar que vocês já realizaram muitos sonhos no Blog. Mas não podemos deixar de sonhar, e por isso te pergunto: qual sonho para o Portal que você ainda não realizou?

Marcos:: O último que eu tinha até o momento pro blog, era proporcionar sorteio de algumas coisas. E claro, quero continuar realizando isso em 2009. Agora, outro sonho que eu tenho, é ver mais interesse no wrestling pelo menos já pela internet. Um blog de influência, uma matéria em um site grande de notícias, que fale do pro-wrestling citando alguns blogs de nós fãs. Não precisa nem estar o Portal ali, pois fatalmente nossas visitas aumentariam tanto quanto a dos sites divulgados. Mas isso melhoraria ainda mais o trabalho desses blogs maiores, e um "filtro" ocorreria nessa blogosfera: só ficariam os blogueiros que estão aqui pela luta livre, não para ter apenas um blog visitado e "status".

Y2J: Essa é uma grande iniciativa, que um dia há de se cumprir, pois ajudaria e muito a nossa luta-livre, fazendo-a ser divulgada inimaginavelmente melhor que antes. Agora, Marcos:, para encerrar o assunto blogosfera. O blog vem recebendo ultimamente novos nomes, tais como King, Douglas Álex e Iran Santiago. Você poderia nos dizer no que essas pessoas podem ajudar o blog e os leitores estando no PLL?

Marcos:: Bom, o King, quem é leitor deste blog (o This Is Wrestling, não o Portal) já conhece o trabalho do King. Ele adiciona muito ao blog com suas colunas, que não só analisam junto com o leitor algum assunto específico, mas também informam. O Douglas e o Iran são de blogs portugueses. Não são blogs muito conhecidos, mas vi um trabalho bacana da parte deles. Acho que não é preciso estar num blog de grande nome pra pular pro Portal. Basta ter um trabalho bom. Eles adicionam bastante com notícias durante todo o dia.

Y2J: Sem dúvida. Não é preciso estar num grande blog para ser um grande nome (vide Uncle Johny e Boemio). Falando em bom, vamos falar em WWE. Muita gente não acha bom que o John Cena tenha retido contra o Chris Jericho no Armageddon, eu inclusive. Então, queria saber sua opinião sobre o reinado de Cena como World Heavyweight Champion e como você acha que esse tormento reinado deve acabar.

Marcos:: O Cena não é muito bom como wrestler. Compartilho também dessa opinião quase "pública" dos fãs brasileiros. Mas é um cara muito dedicado. É o "menino de ouro" do Vince. Na situação que a empresa está, com escândalos recentes sobre maconha, quedas de audiência, crise econômica, e Jeff Hardy com o cinturão que é a "cara" principal da empresa, o Vince só toleraria que o WHC ficasse nas mãos da pessoa que ele vê mais dedicação.

Y2J: Sabe que essa história de dedicação não me sobe muito à cabeça. Mas, já que você falou em Jeff Hardy, o que você acha desse reinado dele, que finalmente começou depois de tantas (6, contando com a do Royal Rumble) tentativas frustradas? Você acha que Jeff Hardy vai finalmente tomar o jeito certo e começar a lutar em vez de arranjar confusão?

Marcos:: Não. O Jeff ainda vai violar pela terceira vez a política de bem-estar da WWE. Não é mais nem o caso de achar que o pessoal perdeu a fé nele. Ele perdeu a fé em si mesmo. Ele tinha o poder de interferir em qualquer storyline em que seja colocado. Porque permitiu que desgastassem ainda mais a sua imagem no Survivor Series, com o angle onde ele foi encontrado "inconsciente" no hotel. Era uma pergunta capciosa, todos sabiam que iriam associar isso a uma overdose de Jeff, por exemplo. Até alguns lutadores acreditaram nessa teoria que eu acabei de citar! Ele não interferiu, porque se conformou que os fãs tem essa "imagem" dele. E esse que é o problema.

Y2J: Eu ainda tenho um pouco de esperança nele, pois depois de uma série de tentativas ele conseguiu finalmente criar uma gimmick mais ligada ao estilo real dele, estilo que ele usou durante a época de New Brood. Agora, vamos falar de outro assunto ligado a Jeff Hardy: nesta semana, como foi noticiado pelo Portal, saiu algo dizendo que possivelmente o 'Matt' (Hardy) atacou o próprio irmão no hotel em Boston, antes do Survivor Series, para iniciar o heel turn. O que você acha dessa idéia de pôr os dois irmãos contra a parede?

Marcos:: Acho legal. Os dois podem proporcionar grandes lutas, e é também algo que Matt merece mais da WWE: reconhecimento. Jeff, como campeão, tem um grande reconhecimento, enquanto Matt, mesmo com o ECW Title, não está tendo muita divulgação. Agora, isso mudou um pouco com essa idéia. Espero que dê certo.

Y2J: Mas seria adequado envolver Matt em outra storyline de gama pessoal, depois do que aconteceu com ele e Lita?

Marcos:: Acho que se o Matt aceitou participar disso pela primeira vez, já está grandinho o suficiente pra "aguentar o tranco". Então não há problema nenhum.

Y2J: Cada um com sua opinião. Agora, voltemos a falar sobre o Monday Night Raw, que nessa semana contou com a participação especial de Trish Stratus. O que você achou da participação da melhor Diva de todos os tempos? No que você acha que essa aparição pode influir?

M: Eu acho legal que Trish tenha aparecido. Ela é uma ótima Diva, sabe lutar, e dos segmentos mais recentes envolvendo Divas na companhia, protagonizou um ótimo, onde Mickie James tinha uma obsessão por ela. Não sei se ajuda muito na audiência ou nas vendas da WWE, mas é uma boa aparição sem sombra de dúvidas.

Y2J: Falando em Divas, neste SmackDown, tivemos a coroação e a consagração de uma nova Divas Champion: Maryse, que se tornou campeã após derrotar Michelle McCool, via pinfall, depois de um chute na nuca da adversária. O que você achou dessa vitória? O que pode mudar no SD a partir daqui?

Marcos:: Cara, que sacanagem. Eu queria que a Michelle McCool continuasse como Champion. Acho que o que pode mudar é somente a McCool, que vai dar um heel turn. O Divas Championship não tem muito impacto na brand, assim como o Women's Championship também não tem lá "aquele" impacto no RAW.

Y2J: Mas, você há de convir comigo que o roster do Raw está muito melhor servido de Divas que saibam lutar, vide Melina, Kelly Kelly (que está melhorando bastante), Beth Phoenix e Mickie James. Será que não é a hora de um draft para uma dessas quatro Divas em direção às sextas-feiras?

Marcos:: Não sei. A WWE sempre deu um maior destaque ao RAW. Só é estranho, pois o SmackDown que tem o maior cinturão da companhia... Essas divas tem a "cara" do RAW. Eu acho que não combina com o SmackDown.

Y2J: Hum... Então, assunto Divas terminado, falemos de Intercontinental e USA Champion. O que você acha da desvalorização dos dois títulos e o que você pensa que pode ser feito a respeito disso?

Marcos:: Nada, é o mesmo que aconteceu com o Cruiserweight. Daqui a um tempo, vamos ver esses títulos sumindo. Não há muitas storylines que definam estes títulos. Pra que um torneio pra definir o campeão do IC Title? Ele não tem tanto valor assim pra ter direito a uma storyline, que valorize mais os "upper mid carders"? Agora algo está acontecendo pelo U.S. Title, mas mesmo assim não tenho esperanças de que um dia eles se tornem tão valorizados assim.

Y2J: Algumas pessoas da blogosfera tratam esse assunto com uma possível teoria da ida do IC Title à ECW, desativando o título extreme. O que você acha dessa teoria sugerida por alguns brasileiros que trabalham em Portugal?

Marcos:: Que se for pro IC Title ir pra ECW, e extinguirem o ECW Title, é mais fácil mudar o "Extreme Championship Wrestling" para "Intercontinental Championship Wrestling", criando assim uma brand nova que explorasse mais os lutadores espalhados pelo resto do mundo. Mas é só uma teoria. Acho que a WWE não desativa a ECW.

Y2J: Também acho que isso não irá acontecer, porque do jeito que a WWE está recebendo críticas por causa da TNA, os fãs ficariam loucos se eles desativassem a ECW. A propósito, vamos falar sobre a TNA, que tem como principal destaque, a feud entre Main Event Mafia e Frontline. O que você está achando dessa feud? O que Sting ainda pode render por ali?

Marcos:: O Sting? Particularmente tenho a opinião de que não rende mais do que está rendendo. Agora, é muito bom pra Frontline, que combate nesse momento wrestlers de grande nome. Ver ícones como Sting e Nash, por exemplo, associados de alguma forma (neste caso contra) aos membros da Frontline é muito bom, pois valoriza ainda mais esse pessoal mais novo que estarão no lugar desses ícones daqui a alguns anos.

Y2J: Concordo plenamente contigo. Isso vai dar uma visualização maior ainda para estes novos wrestlers da Total Nonstop Action. Agora, me fale um pouco do que você acha sobre a divisão feminina da empresa...

Marcos:: A melhor que tem. São mulheres que lutam mesmo. Por mais que tenhamos algumas Knockouts bonitas, é notório que o foco principal da TNA não é apenas o visual. E isso se confirma com a ProWrestling Illustrated desse ano, que nomeou Awesome Kong, da TNA, como a melhor lutadora do ano.

Y2J: Para terminar esse look pelo roster da companhia de Jeff Jarret, queria falar um pouco sobre o que para muitos é o diferencial entre a WWE e a TNA: as tags e a X-Division. Quais são os wrestlers que você mais admira na X Division e o que você sente ao ver as tags tão valorizadas?

Marcos:: Estou esperando ansiosamente a conclusão dessa parada que está rolando com o X-Division! Gosto muito do Bashir, desde sua época como "Daivari" na WWE. A valorização das tags é muito boa. LAX e Beer Money, Inc. (os atuais campeões) são meus favoritos. A TNA dedica-se sempre a cada um de seus títulos. E isso que faz com que a TNA tenha um futuro próspero, e a WWE não.

Y2J: Falando em um futuro próspero da TNA, você acha que um dia a federação conseguirá pelo menos incomodar a WWE?

Marcos:: Vai sim. Só que seguindo a história, a TNA protagonizará um feud com a WWE, assim como era a WCW. No final, é capaz da WWE comprar, e fica tudo na mesma de novo... Isso não é pra hoje. É coisa de uns 10 anos.

Y2J: Antes de terminar, gostaria de agradecê-lo pela paciência mostrada nesses dois dias de entrevista. Então, deixe aí sua mensagem de despedida para o público do TIW.

Marcos:: Pois é, galera do This is Wrestling. Amanhã é o último dia de 2009! Que vocês tenham um ano magnífico pela frente, e que a luta livre seja cada vez mais valorizada no Brasil. Vamos resgatar este patrimônio cultural que tanto se disseminou no Brasil a 30, 20 anos atrás. E fica meu abraço à toda equipe do TIW, casa do Jack, o melhor colunista do Brasil em minha opinião.

4 Comentários "Save us, save me... #4"

  1. Grande Entrevista, Grande Entrevistado...

    Marcos Amaral é uma das pessoas mais íntegras e profissionais da blogosfera Brasileira. Deu o primeiro passo para a criação de Blogs sobre Wrestling. E nos inspirou para criarmos o Podcast do TIW também. Admiro muito pelo que ele fez pela divulgação do wreslting no Brasil, e pela pessoa que é.

    Abs

  2. Parabéns pela grande - nos dois sentidos - entrevista. É um grande cara que está entrevistando e um grande que está sendo entrevistado. Espero que todos possam ler aqui para ver quão boa ficou essa SVSU.

    Parabéns!

  3. Nuss, bela entrevista, muito bom, Marcos Amaral é uma das pessoas mais incríveis da blogosfera brasileira. Pena que poucos comentaram.

  4. Muito legal a entrevista!

    Discordo apenas na parte do Jeff Hardy. Acho (e espero) que com o título ele se acalma um pouco e para de fazer besteiras.

    Claro que ele nunca vai se livrar dessa imagem que ele tem hoje, mas, fazer o que? O jeito é conviver com isso da melhor maneira possível.

    E ainda tenho esperanças para o Intercontinental e para o US Championship.

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos