Wrestling & Lifestyle - Joey Image 1: Dicas para sua federação.

Hoje no Wrestling & Lifestyle, trago uma coluna feita por Joey Image, lutador indie com 10 anos de experiência no cenário americano, no qual ele diz as coisas que as feds independentes mais erram e que não deveriam, em sua opinião. Joey Image, lutou por várias federações independentes, se incluem IWF, CWF, IHPW, JCW, GWF, ECPW, PW Elite, WWC, PTW, WSW, NWS, PW WORLD-1, BWO, EGW, RPWF, AWO, GSW, NHPW, PWS, USA-Pro, LIWF, WXW, CCW, CPW, KWA. 
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade de Joey Image. 
Para ler a coluna, siga para a continuação do post.


Olá de novo. Recebi um monte de respostas pela coluna "Termos de quem é de dentro", e nenhuma negativa, o que foi uma surpresa pra mim. Então eu vou dar continuidade com outro artigo dando a visão de dentro da indústria sobre como melhorar a visibilidade pública da sua federação. Este é um artigo voltado para os promoters e bookers, mas wrestlers vão entender também, e talvez concordar com algumas coisas. I quero listar algumas coisas, algumas dicas e práticas que notei que algumas federaçãos fazem, e que eu mentalmente escrevi durante minhas viagens como um pro wrestler, que fazem muito sentido, mas são raramente utilizadas. Algumas parecem idiotices, mas quando se olha à longo prazo, fazem perfeito sentido.
Por favor notem que a lista não segue nenhuma ordem específica.

  • Muitos nomes: Cada show tem que ser nomeado? Eu vejo muitas promotoras nomeando cada um dos shows que fazem. Eu também vejo várias promoções que fazem um show a cada mês. Então, à cada ano, essas promotoras inventam 12 nomes para os shows de wrestling. E se você prentende se manter na indústria por algum tempo, é melhor você inventar uma lista de nomes e não repetí-los. Eu vi uma federação que trabalhei, há uns anos atrás, usar o nome 'Redemption' para um show em janeiro. E seu show em julho era foi chamado 'Redemption 2'. Cadê a originalidade? Cadê a criatividade? Você realmente precisa de um nome diferente para representar a mesma coisa que você faz todos os meses? Porque não pode simplesmente se chamar WRESTLING? É tão terrível assim? Hipoteticamente, vamos dizer que eu sou o dono da Joey Image Wrestling Federation, ok? A JIWF. Eu tenho que ter Redemption em janeiro e Revenge em fevereiro e Revolution em março e 'blablablabla' em abril e assim em diante? Nenhum desses aparenta ser importante. Porque simplesmente eu não posso ter propagandas que dizem "JIWF apresenta pro wrestling em ação no dia 1º de Janeiro de 2010!"? Na minha opinião, você desvaloriza seu produto quando você nomeia cada show. A WWE tem um show semanal chamado 'RAW'. Um nome, 52 semanas. Cada mês, eles têm um show que leva um nome. Unforgiven, Wrestlemania, Bragging Rights, No Mercy ... deu pra ter a ideia. Esses shows são importantes. Eles não são os mesmos shows que você vê toda noite de segunda. Eles são especiais, eles têm valor agregado, eles têm significado. Se você tem 11 shows no ano que não têm nome, são simplesmente divulgados com um show de pro wrestling, e você tem 1 show com nome, qual parece mais importante? Até colocar o show nomeado como uma adição, não como uma substituição, assim tendo 13 shows por ano, sendo 2 em um mesmo mês, vai fazer parecer ainda mais especial. Nessa situação dá a impressão de que o show é tão especial que tem sua própria data e não precisa tomar parte de um já existente acontecimento mensal.
  • Muitos nomes: (Só uma nota, aqui a palavra 'nome' se refere à alguem famoso. Numa luta Joey Image vs Justin Credible, é óbvio quem é o cara que tem o nome.) Galera, a não ser que você seja Vince McMahon, pare de tentar agendar o Wrestlemania todo o mês. Eu entendo o porque de agendar os mesmos caras de nome para levantar dinheiro, mas relaxe. Se você têm 7 lutas num show, tendo nomes em 3 ou 4 delas é exagero. Eu era sócio de uma promotora indy aqui em New Jersey, e eu dizia para o meu sócio o tempo todo e em 2010 ainda digo pra ele 'Pára de tentar agendar o Wrestlemania todos meses, porque voc~e não vai conseguir'. A maioria das federações têm um plantel fixo de wrestlers independentes que eles os usam regularmente nos shows. Ok, então use ESTAS pessoas. Agende wrestlers de nome, mas agente eles esporadicamente. Supunhemos que você têm 7 lutas: 5 singles e 2 tags. Só aí são 18 lutadores, excluindo managers. Não tem razão de mais de 2 desses 18 serem wrestlers de nomes. Se você tem um plantel fixo, agende ESSES caras primeiro e PROMOVA eles. Que bem fez Justin Credible me derrotar lá em 2005? Nenhum, porque ele já é conhecido do público. Ele já é famoso, e quando ele vai para os shows independentes ele já é importante. A única pessoa que poderia ser elevada na indústria com uma vitória entre Joey Image vs Justin Credible seria Joey Image. E não aconteceu desta maneira, e foi culpa dos bookers, mas é outra história, para outro dia. Isso me lembra de outro problema que notei ao marcar nomes de peso nos shows. Voltando ao hipotético "Joey Image Wrestling Federation", supomos que eu agendei Kurt Angle e Justin Credible para um show. Eu não colocaria "Ex-Campeão da TNA e WWE Kurt Angle" e "Ex-Campeão da ECW Justin Credible" nas propagandas para o show, não tem razão pra isso. I digo que cerca de 75~80% do público interessado em ir em shows independentes são fãs inveterados de wrestling. Então essas pessoas já vão saber quem Angle e Credible são, então porque você teria que repetir isso pra eles? E porque você tem que repetir isso promovendo o nome de promoções alheias? O que você deveria estar pondo nas suas propagandas seria algo com o efeito de "Fazendo sua estréria na JIWF, Kurt Angle!", com uma foto dele. A palavra 'estréia' deixa as pessoas sabendo instantâneamente, só lendo esta propaganda, que ele voltará e irá trabalhar em shows futuros. Por na propaganda algo tipo "Participação Especial de Kurt Angle!", bem, pela palavra 'participação' você vai estar dizendo aos fãs que isso é uma coisa de uma vez só. O que você deveria estar fazendo também é nomear seus próprios lutadores. Liste 2 ou 3 lutas dos seus lutadores e não liste as lutas com os nomes. As pessoas não precisam saber que Kurt Angle vai lutar com Joey Image, eles não estão pagando para ver isso. Eles estão pagando para ver Kurt Angle, independente do que ele for fazer, então parem de gastar seu valioso dinheiro investindo em informação desnecessária. Se 100 pessoas irão pagar para ver Kurt Angle, todas as 100 vão pagar independente da propaganda dizer "Kurt Angle" ou "Kurt Angle vs Joey Image", e você as vezes precisa da menor quantidade de palavras possível em algumas propagandas para poupar espaço, o que permite popar dinheiro nas propagandas, menos palavras, menos fotos, menos gráficos, etc. Também quando criar as propagandas, mencione seus títulos. "Também aparecendo US Champion (alguém), (Ex-Campeão) Wrestler A, Wrestler B", etc. Deu pra ter idéia. Sempre coloque promova SUAS PRÓPRIAS idéias, personagens, talentos, shows e nome da empresa, em favor promover alguem que já é estatizado, especialmente nomes que estão na TV na época do show. Esses caras estão na TV toda semana, e você está anunciando seus nomes como se fosse seu segundo emprego. Tenho novidades para você, cara, não é. E NÃO promova alguém que não vai estar lá. Se alguém te diz que não vai poder estar no show, ou não confirme 100% que ele ESTARÁ lá, pela hora que você estiver com as propagandas prontas, não o divulgue até estar confirmado. Simples assim. Se você tem um 'talvez' verbal com Kurt Angle (usando como exemplo), e você o põe no flyer, quando os fãs lerem os flyers, estará firmado em suas cabeças. Então Angle diz 'talvez', você o coloca na propaganda/flyer/comercial/o que seja, daí a TNA resolve te ligar e dizer "Sabe, a gente precisa do Kurt Angle para um House Show nessa mesma noite, desculpa.". Bem, aí vai toneladas de dólares DESPERDIÇADOS em propaganda, porque você não quis confirmar antes promover alguém. Isso pode parecer piada, mas acontece TODA HORA, e os promotores não aprendem. Pro wrestling é um negócio, e o objetivo é fazer dinheiro. Mas por favor, não seja um idiota por causa disso. Isso sem mencionar que todo o dinehiro que é usado para pagar os lutadores de nome tiram dinheiro que poderia estar sendo usado para pagar seus próprios lutadores.
  • Compre camisas para os mediadores: Eu já trabalhei em muitas promotoras que pedem para os juízes trazerem suas próprias camisas. Eu compreendo isso, mas porque a promotora não pode ter 1 ou 2 camisas de mediador, com seu logo nela, caso o mediador esqueça a sua, ou esteja suja, perca ou qualquer coisa?
    Eu já vi mediadores trabalharem em lutas de camisetas, porque esqueceram suas camisas, e fica HORRIVEL. E mediadores, aprendam como se vestir. Sem essa de calça jeans, chapéus, bermudas e tênis. Tenha algum respeito pelo ringue que você está, e pelo povo no qual trabalha. Olhe um mediador da WWE. Você acha que eles estão na TV e vestidos daquele jeito por coincidência? Não, é porque eles são profissionaos. Então, VOCÊ, também precisa ser um profissional. Merda, eu não consigo imaginar nada num ringue quando vejo uma luta, que mais me irrita do que um mediador parecendo um idiota qualquer. Calça social preta, sapato social preto e uma camisa de mediador. ESSE é o uniforme. OU você usa, ou volta pra casa e eu pago alguém que VAI usar. E por favor, agendem mediadores que se pareçam mediadores. Porque a TNA agenda Slick Johnson para mediar uma luta do Jay Lethal? Slick Johnson é enorme. Olhe seus braços, são maiores que os de Lethal. Cadê a lógica aì? Se os juízes aparentam que podem derrubar um lutador, eles não deveriam estar mediando uma luta. Ponha um calção nele, ele deveria esta lutando.
  • Faça seus lutadores parecerem lutadores: Se eu sou um promotor e um lutador está vestindo algum dos seguintes: calça/bermuda jeans, tênis, camisetas (que não o promovam ou a empresa), camiseta sem manga, top/baby look ou qualquer outra coisa que não seja calção e botas, a não ser que faça parte de sua gimmick, saia do meu ringue, vá pra casa e se vista como um lutador. Isso é algo bem comum e vários promotores acreditam no visual. Quando o público está sentado e assistindo vestidos de jeans, tênis e camisetas e eles estão vendo um cara no ringue vestindo jeans, tênis e camiseta, quem se destaca? Nenhum desses 3. Quem DEVERIA se destacar? O lutador. Volte no tempo e assista a WWE depois do angle da invasão da WCW/ECW. 2 excelentes exemplos: Billy Kidman e Justin Credible. Veja seus materias antigos da WWE (bermudas jeans e camisetas sem manga), daí assista material de alguns meses depois, quando Vince McMahon os fez usar calções e botas e 'vestir o uniforme'.

  • PAREM com o lance de só uma passarela de entrada: Se você só têm uma porta que se pode usar como entrada, arrume alguma madeira e construa uma entrada com duas portas separadas. Heels de um lado, faces de outro. Merda, fica horrível quando cada equipe estão lutando um contra o outro, mas têm que voltar  para o backstage usando a mesma porta/rampa, etc. Pelo menos nos dê a ilusão de que possa haver dois vestiários separados. Eu compreendo se você está fazendo um tipo de 'briga no backstage', mas fora isso, dois lados inimigos = duas entradas.



  • Repita os locais dos eventos: Eu vejo muitas promotoras tentando agendar num monte de locais que estão espalhados em todo lugar. Vamos dizer que as cidades A, B, C e D são próximas umas das outras, coisa de 20~30 kilômetros. Você marca um show em A, no mês seguinte em B, daí C, daí D daí de volta à A. Muitos promotores estão agendando shows em locais demais. Se você agenda em A, B, C e D e repetir, você constrói uma base de fãs regulares (CLIENTES) em cada uma dessas cidades, assim como incitando fãs de outras cidades para outras tendo em cista que a maior distância seria de 70~90 kilômetros. Pra uma distância de 40 minutos à uma hora de carro, os fãs virão. MAS, se você agenda em A, B, C, D, E, F, G, H, I, daí J e daí volta pra A, bom, fãs de qualquer cidade depois de D e TALVEZ E se tiver sorte, não irão ao show, Você precisa de tmepo para construir um público. Se você agenda mensalmente e a cidade A está agendada para janeiro, logo a cidade J estará agendada para outubro. Depois de 10 meses, os fãs não irão se lembrar do que aconteceu, quem é quem ou o que é o que na Joey Image Wrestling Federation. Mas se você agenda A em janeiro e A novamente em maio, os eventos de janeiro vão estar bem mais em nota nas mentes das pessoas. Você pode extender para E, F, G, H, I e J depois, mas construir uma base regular de fãs leais antes que você expanda muito cedo acaba te deixando inábil de conseguir um grande público porque você saiu de uma cidade para outra muito cedo e não deu chance das cidades anteriores construírem um público.











  • Termine sua agenda pelas duas primeiras semanas de novembro: Eu sei que eu falei mais cedo sobre agendar nos 12 meses do ano, mas eu vi muitas promotoras agendar só até novembro, e faz sentido. Eu estou na indústria faz 10 anos. E por 10 anos notei que tem menos shows em dezembro do que no resto do ano. A razão é a época de feriados. As pessoas estão comprando toneladas de presentes, estão trabalhando horas extras, alguns estão o tempo todo nos shoppings, algumas pessoas vão viajar para lugares mais quentes em dezembro. Muitas dessas pessoas ou não podem arcar com ingressos pra shows de luta livre ou não estao interessadas. Eles tem toneladas de outras coisas durante os feriados para se importar com quem está com o JIWF US Title. Minha dica: Faça seu último show no início de novembro. Usando o calendário de 2009, eu agendaria meu último show no dia 7 de novembro (sábado) ou no dia 8 (domingo). Isso significa que mesmo que as pessoas reclamem que os feriados estão chegando e não têm dinheiro para os ingressos, eles saberão que têm coisa de 6~7 semanas para trabalhar antes dos feriados, e isso significa 6~7 semanas de dinheiro que esles estarão acumulando. E uma boa idéia é nesse último show terminar com um angle com muito suspense e tensão, para gerar interesse para o retorno de sua promotora. Se você não mostra segmentos do backstage no telão, você mostra o novo NWO atacando Mick Foley na tela e Hogan correndo para o backstage, dando idéia da tensão e suspense do dia 7 de novembro. Daí use seu website e propagandas para promover o retorno da promotora, em meados de janeiro. As pessoas vão achar que a promotora está levantando investimentos, contratando lutadores, conseguindo uma locação e marcando uma data. Não, tem 100% a mais de trabalho necessário que só isso, especialmente nos primeiros anos de existencia da companhia.







  • Tem muito mais coisas que eu acrescentaria, mas eu não posso revelar tudo. As pessoas precisam pensar por si mesmas.
    Como sempre, comentário são sempre encorajados e apreciados.

    Te vejo no ringue!

    Tradução: Razor Ramone
    Original em inglês

    1 Comentário em "Wrestling & Lifestyle - Joey Image 1: Dicas para sua federação."

    1. Legal as dicas,é de muita importancia.

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