Falando com a emoção – round 4 – Batista, o “lutando com a emoção” da WWE

Caros leitores, mesmo nesse clima de incertezas no TIWV2, lembrando passagens bíblicas como “Sodoma e Gomorra”, volto hoje com o Falando com a Emoção. O atraso foi decorrente de que este fim de semana, fiquei sem net, e esse quadro deve se repetir por algum tempo daqui pra frente, mas jamais abandonarei o blog, nem que eu precise pagar R$ 10,00 em uma Lan House por semana para ter tempo de fazer uma boa crônica !!!

Voltando ao que interessa (depois de lavar a roupa suja), hoje falarei sobre ele, o cara sem técnica mas com força, sem característica básica de definição para um wrestling profissional mas com o carisma do Obina. Ele, o Animal, o atual WWE Champion, Baaaaaaaaaaaaaaaaaaatista!!!!!!!! (créditos a Jarbas Duarte, o ex-narrador da “WWE, luta livre na TV”, autor de frases como “olha o gongo, olha o gongo!!”, “costas na corda!”, “Não Jeff, daí você vai se machucar!”, “agora ta fácil pra você, Undertaker !” e , a melhor: “o Edge apesar de mau caráter e um verdadeiro aproveitador, é um bom lutador”).

Veja o post na continuação (desculpe, me empolgo às vezes!).



Um verdadeiro animal no ringue, mas com o carisma e aceitação de um verdadeiro Superstar de alto nível!

Esta frase talvez seja a que melhor define Batista (David Michael Bautista, Jr.), o atual campeão da WWE. Além do título de ontem, “Bautista” tem mais 4 campeonatos de pesos pesados, que somado ao atual título, dão 5 títulos mundiais (dã!). Mas, porque Batista chegou onde chegou, se é conhecido por ser quase que totalmente desprovido de técnica? O que explica seu sucesso na noite anterior, perante um daqueles que é considerado um dos melhores atualmente?(Randy Orton).



A resposta pode estar em um outro fator que se refere à realidade, Batista que é criticado por seu físico nada convencional chamado de “Bombatista” por alguns (acho que deu pra captar a mensagem), teve vários problemas físicos na carreira, como em Janeiro de 2003, onde Batista juntou-se com Triple H, Ric Flair e Randy Orton para formar o Stable (Time) chamado Evolution. No entanto, Batista teve de se ausentar, depois de ter rasgado um bíceps e, após o seu tríceps direito.
Mais tarde,em 2005, depois de manter o seu título num combate com Eddie Guerrero, a WWE.com relatou que Batista tinha sofrido uma lesão no músculo no dia 11 de Novembro, devido a um chokeslam duplo aplicado por Big Show e Kane, que o forçou a ser operado. Batista tinha feito planos para defender o título num combate de tripla ameaça com Eddie Guerrero e com Randy Orton em 18 de Novembro, mas não houve combate devido à morte de Eddie Guerrero (13 de Novembro). Batista fez um tributo a Eddie no decorrer do programa SmackDown, que foi dedicado ao falecido.
No dia 9 de Janeiro de 2006, a WWE.com anunciou que Batista tinha rasgado o seu tríceps direito depois de um combate com Mark Henry num evento no dia 8 de Janeiro em Verona - Nova York. No dia seguinte WWE.com anunciou que devido a essa lesão, Batista foi forçado a desocupar o título de campeão mundial de pesos pesados da SmackDown. Na noite de 10 de Janeiro, no SmackDown, Kurt Angle, uma estrela de wrestling da RAW, tornou-se o novo campeão mundial de pesos pesados depois de ganhar um combate battle royal.Em 12 de janeiro, Batista fez uma operação ao seu tríceps, que foi bem-sucedida.
Sua última lesão (decorrente de uma luta em que ele fazia tag com John Cena contra Orton, Cody Rhodes e Manu), não passou de um Kayfabe (mentira).
Foram 3 lesões sérias, lesões que podem acabar com a carreira de um lutador, mas Batista superou todas elas. Isso se tornou um símbolo da persistência em buscar o melhor, característico dele.
Outro fator estaria relacionado à que o público adora pessoas como Batista, que não dominam completamente o que fazem, mas que se esforçam e superam para a busca da sua concepção de perfeição, no caso dele, conquista de títulos.
Fator esse que também pode ser pretexto para suas conquistas. Alguém que sempre combate com os melhores ou por títulos como ele, e, mesmo em alguns casos, que é extremamente inferior aos oponentes, mas persiste em busca do objetivo, quase sempre conquista o que quer pela perseverança.
Além disso, seus treinadores no início da WWE, são pessoas muito influentes no meio (Reverend D-Von, Ric Flair e Triple H), o que facilita sua vida e o ajuda a queimar algumas etapas na “construção de um Superstar”. Um reflexo disso, pode ser sua vitória do Royal Rumble 2005, onde Vince mandou ele e Cena voltarem para a competição, Batista venceu Cena e, na WrestleMania 21, venceu Triple H pelo W.H.Champion.

Esse seu estilo pode ser um paralelo em relação a um cara que nós conhecemos aqui no Brasil, no caso o futebol (infelizmente, eu o conheço bem agora), seria o atacante Obina do MEU! Palmeiras. Ele em campo é praticamente “O Animal” da WWE, Obina não é um craque, longe disso, mas seu estilo brigador, com raça e força, que em grande parte do tempo chega a ser motivo de risos por parte de torcedores tanto do Palmeiras, quanto de outros times (vide Palmeiras 1 X 1 Nacional [URU], primeiro jogo das quartas da Libertadores, no Palestra), contagia o público, gerando assim uma admiração para com ele(s), que eleva seu grau, sua classe perante a mídia. Comparando-o a craques (ou lendas). Quem nunca ouviu a frase: “Obina é melhor que Eto’o!”?



Resumindo, Batista contagia o público, pois é um Face (bonzinho) com as características mais eminentes entre os mesmos, que seria a lealdade, raça, carisma e a vitória. O que contagia os expectadores, e faz cada vez mais ele ganhar prestígio no meio com o retorno gerado por ele. E quando disse “sem característica básica de definição para um wrestling profissional”, talvez esteja enganado, pois Batista tem sim uma característica básica de wrestling profissional, seria o jeito “Batista” de lutar.



Espero que tenham gostado, eu me empolguei neste post, desculpem pelos exageros! Comentem aí, quero sugestões para a proxima edição. Tenham paciência e continuem seguindo o blog, como um bebê, estamos engatinhando, devagar vamos desenvolver e chegarmos ao nível desejado!





4 Comentários "Falando com a emoção – round 4 – Batista, o “lutando com a emoção” da WWE"

  1. Cara, vou ser sincero e não considere isso uma crítica destrutiva e sim como apenas um comentário.
    Eu até acho legal o Batista porque ele recebe uma grande ovação do público e isso me lembra época de The Rock e SCSA (claro que Batista não se compara a esses dois gênios) mas é legal.
    Mas sobre o que você falou eu tenho muitos pontos para discordar de você.
    Realmente você acha o Batista tão bom a ponto de ter vamos dizer um estilo Batista? pra mim ele luta bem mais ou menos.Outra coisa que acho muito errado foi quando você falou que ele é persistente.Na minha opinião ele não é nem um pouco persistente e parece que não se esforça pra lutar direito em uitas vezes suas ações não condizem com as de sua gimnick de Anmal porque ele vem de terninho fica conversando, essas coisas não são de uma gimnick do jeito da dele, a dele é entrou bateu e saiu isso é um animal.
    Outra coisinha dá pra perceber e que eu acho muito zuado é você ter pego umaboa parte do texto do Wikipedia (e eu sei que foi de lá e como você pegou devia pelo menos colocar suas fontes)
    Essa crônica pareceu mais de um fã meio apaixonado do que de um analista profundo do Batista

  2. as partes referentes a lesões dele foi na wikipedia sim, peguei la pois fala de um jeito totalmente claro e certo sobre as lesões, eu esqueci de notificar isso, me desculpe, eu assumo o erro.
    em relação a eu ter dito sobre o "estilo batista", eu naum disse que o acho tão bom a esse ponto, no futebol, por exemplo, temos o estilo "Obina" de jogar, que é o que faz um paralelo com isso no texto referente. nem sempre quando voce fala que algo ou alguem tem estilo, que este etilo é realmente bom, ou você acha que quem tem um estilo EMO faz a coisa certa?(a menos que voce seja um)
    em relação a persistencia, me referi a suas lesões, traçando um paralelo com algumas passagens dele na WWE, exemplos podem ser as feuds antecedentes aos seus WHChamp. se voce as rever, verá sua persistencia. e o terno dele naum significa nada, se significasse algo, por exemplo, Undertaker não sentiria os golpes que recebe numa luta!!

  3. Não, eu não sou emo mas o que falo das lesões é que em 6 ou 7 anos ele se machucou muito e isso pra mim parece sei lá um despreparo ou algo assim.
    Eu não entendi essa pare final do Taker senir ou não os golpes, mas gostei que você levou minha opinião na esportiva, respondendo com educação.

  4. blz cara, ainda bem q vc entende nosso lado, eu to sem net em ksa, por isso demoro pra responder. o fato do taker, se trata de um comarativo: o Batista usa terno, mas naum dexa de ser um animal. e o Taker (se fossemos levar ao pé da letra) não sentiria nehum golpe, pois ele tem "poder" de fazer coisas, como: teletransporte p/ o ringue qdo quer, jogar raios e fazer coisas pegarem fogo!!! entende? esero q vc continue seguindo o blog

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos