Jack-O-Mania XIV

Após as (merecidas e corretas) cobranças, mais uma vez temos a Jack-O-Mania no This is Wrestling!. Em uma época onde a TNA rouba a cena, Jack vê o nascimento de uma nova e grandiosa storyline na turma da WWE. Que Storyline seria essa? Estaria Jack tendo alucinações? Concorda ou discorda dos pensamentos descritos? Leia, reflita e comente em mais uma Jack-O-Mania!

Aconteceu na WrestleMania XIV:

O card era fenomenal.
Em uma battle Royal de 15 tag teams, que nos faz lembrar do quão boa era a divisão das tags, Legion of Doom saiu vitorioso na primeira luta da noite. Com muitos títulos em jogo, Taka Michinoku derrotou Aguila pelo WWF Lightweight Championship, Triple H derrotou Owen Hart pelo título europeu, enquanto The Rock defendeu seu título Intercontinental contra Ken Shamrock. Ainda fomos brindados com outros combates, como uma tag team mista de Goldust e Luna contra Marc Mero e Sable. Para completar a noite Mick Foley e Chainsaw Charlie derrotaram os New Age Outlaws pelo WWF Tag Team Championship.
Antecedendo o Main-Event, nada menos que Kane e Undertaker se enfrentando, com vitória do irmão mais velho. Já o main-event, ficamos por conta do campeão da WWF Shawn Michaels sendo derrotado por Stone Cold Steve Austin, após nada mais, nada menos, do que "Iron" Mike Tyson trair a D-Generation X.


Todo o frisson que a TNA tem causado nos últimos momentos não veio à toa. Com a mistura do wrestling baseado em storylines no estilo tradicional americano misturado aos combates técnicos e trabalhados, com origens no Puroresu Japonês, o número de pessoas que tem encontrado orgulho na frase “I crossed the line” nos últimos tempos é bastante considerável.

Porém nem os vôos de AJ Styles, ou tampouco os suplexes de Kurt Angle foram os reais motivos do ringue de seis lados ganhar a sua atenção. E se você pensou que o motivo foi a maior cobertura dada ao show por blogueiros como meu amigo Fabio Corbari e eu, também devo dizer que não. Por certo, este motivo pode ter ajudado, mas não foi o fator determinante. Tenho certeza que você, leitor, irá concordar comigo que o principal motivo da TNA ter ganho uma chance da sua atenção,foi o período de vacas magras que passa a turma da WWE.

Sim. A WWE conseguiu ficar chata. Com nomes como o polêmico John Cena, Randy Orton e Edge fora do show, restou assistir um reinado sem sentido de CM Punk no RAW. Reinado este que, aliás, se arrastou pelo tempo, com o campeão retendo seu título através de desqualificações após desqualificações, até que o lutador fosse vítima de uma covarde atitude onde não pôde defender o seu cinturão em uma luta onde o mesmo estaria em jogo. Se isto por si não fosse o suficiente, vimos Chris Jericho se tornar campeão nos dando esperanças de uma nova grande era, iniciando com uma maravilhosa Ladder Match contra HBK (E devemos lembrar que HBK em Ladder Matches são o sonho de 6 a cada 4 fãs de Wrestling no mundo), somente para ver, sem sentido algum, Batista sendo campeão no Cyber Sunday. Nada contra Batista neste caso, mas se não fosse para Chris Jericho ter um reinado como campeão e a feud contra HBK ascendesse ao Main-Event, porque retirar o título de CM Punk ao invés de passa-lo diretamente ao Animal? E o pior é que, na terra das coisas aleatórias, ainda encontramos Batista sem o título após a última segunda-feira. Seria um apelo do desafiante John Cena, não querendo encarar mais Batista, o augoz de sua contusão? Só o tempo irá dizer e espero que não.

Por outra via, o sofrimento das sextas através do SmackDown, foi o que mais afetou os fãs brasileiros. Isso graças a vítima ser o Enigma Carismático Jeff Hardy. Acontece que Jeff foi vítima de Triple H em três pay-per-views seguidos, com derrotas estranhas que o fizeram parecer fraco perante The Game: Nem mesmo dois finishers seguidos foram suficiente para parar com o campeão. Mais detalhes sobre os meus pensamentos a respeito desta feud são encontrados em outras colunas minhas, como a Jack Stunner (Que não irei referenciar aqui para não fazer propaganda de outro site, já que fui cobrado por ter colocado um link para o artigo na última vez que eu o escrevi. Aliás, aproveitando a oportunidade, apesar de não questionado diretamente por isso, explico: Não traí o WWB, essa continua sendo minha casa. Aquele texto foi inclusive um esclarecimento, para que todos soubessem que minhas novas atribuições, não impactam no meu relacionamento com o blog que chamo de casa).

Mas não temos que ver esta era como algo apocalíptico, como se fosse a primeira queda de qualidade da WWE ou como o retorno aos auges da qualidade sendo algo impossível. Todos nós sabemos que a mente humana é objeto volátil, portanto a criatividade dos roteiristas não é constante e oscila do nível dos 8.848m do Everest, ao nível do mar. E se não chegamos ao nível do mar, passamos bem próximo.
Se observamos com atenção ao passado, veremos que as terras de McMahon sempre teve uma variação entre períodos de picos de criatividade e momentos de pura monotonia. A sorte da WWE é que nós, os verdadeiros fãs, somos tão loucos pelo que se passa por aquelas ringues, que mesmo quando achamos chato: Não perdemos um show sequer.
Porém, se minha leitura do RAW de Edição 800 estiver correta, parece que o marasmo possui dias contados. Finalmente a WWE preparou algo grandioso o suficiente para se contrapor a Main Event Mafia – E olha que a WWE considera qualquer outro programa de TV maior perigo do que a própria TNA – e é disso que tentaremos conversar por aqui.
A WWE é uma empresa de família. Em 1963 a World Wide Wrestling Federation foi fundada após uma briga na então ponderosa NWA. Durante décadas, Vincent controlou sua companhia com mão de ferro, obtendo grande sucesso graças a seu grande talento em criar boas lutas e storylines, mantendo todos atentos ao show. Porém, foi em 1980 que Vincent K. McMahon, filho do fundador da WWWF, comprou a companhia do pai e foi em seu poder criativo e com sua visão de negócio, que o mundo viu nascer em 1985 o fenômeno WrestleMania.

Durante os anos seguintes, Vince McMahon se manteve no poder e dominou tanto a parte burocrática da empresa, quanto a criativa. Passando por épocas como o nascimento do RAW, a Monday Night Wars, Attitude Era e a Invasion, Vince conseguiu aumentar o legado do seu pai e fazer do Wrestling uma máquina de fazer dinheiro sem precedentes. Fez-se multimilionário e fez o show atingir um nível de produção e espetáculo, jamais imaginado anteriormente.

Mas os anos seguintes precisam vir. Vince McMahon, do alto de seus 63 anos possui sem dúvida nenhuma, um carisma muito elevado. Os combates onde se envolveu e a sua gimmick de Mr McMahon, conquistaram através dos anos o coração de muitos fãs. Mas haverá um dia que não teremos mais Vince McMahon e o show precisará continuar. E mesmo com Vince vivo, uma mente cansada de 63 anos, não consegue se adaptar as vontades do mundo moderno na mesma velocidade de antes. Aliás, se perguntarem ao Paul E. ou a mim, é justamente o conservadorismo exagerado de Vince que tem atrapalhado em tanto a companhia. Sendo assim, é mais do que necessário que um dia a tocha venha ser passada e que Vince comece a sair de cena. E se eu entendi bem, foi isso que começamos a ver em algum tempo.

Sim, posso estar louco, mas acredito que vivemos uma fase de transição na WWE. Acredito que Vince, com a storyline do acidente, quis se distanciar do público.Quis se desvencilhar e passar os holofotes para o herdeiro principal: Shane McMahon.
Loucura? Talvez. Mas explico o que penso. Desde o “acidente” de Vince, acompanhamos Stephanie e Shane tentando reger a corporação. Foram “reuniões” para supervisão das atitudes do General Manager Mike Adamle e pedidos para os lutadores se comportarem enquanto não havia ninguém no cargo. Já no RAW 800, além da demissão de Adamle, vimos Stephanie e Shane no RAW, ponto que por demais chamou a minha atenção.
Analisemos então a primeira exibição dos dois, na cena da Limousine. Stephanie toma a frente e diz para Shane resolver os problemas de hoje, perguntando se o irmão se sentia capaz de resolver o problema. Shane gosta da idéia de resolver por si só, mas com certeza é de se estranhar a “autoridade” de Steph sobre Shane. A continuação dos fatos nos leva a Mike Adamle em conversa com a princesa do império WWE. Mike diz a Steph que a real razão de sua desistência do cargo, era o fato de que sempre que ele tinha uma idéia, Stephania ordenava mudanças ao plano original. Segundo o ex-General Manager, Stephanie nunca o deixou no poder, pois ele nunca podia fazer nada, era apenas um mensageiro. Mike ainda acusa que a maternidade não fez bem a esposa de Triple H e que ela é uma maníaca por poder! A resposta da McMahon-Levesque foi que ela é uma McMahon e controlar essa companhia é um direito dela de nascença! Para fechar a cena, Shane vem a sala enquanto Mike sai. Ele pergunta o que houve e Stephanie diz que não houve nada. Shane explica que tem uma idéia para o Survivor Series e Stephanie fica louca para saber o que é, como quem quer fazer alguma alteração ou alguém que não consegue aceitar uma idéia que não passe por sua aprovação.

E isso nos leva ao meu pensamento, onde ou eu estou louco, ou não foi muito percebido (Ou eu não li o suficiente sobre o RAW hoje) pelo público em geral. Vincent Kennedy McMahon está saindo da tela, seja por cansaço, seja por idade. É possível que ele retorne, mas cada vez mais, Vincent prepara seus filhos para assumir o poder da companhia familiar. Neste ponto de transição, somos nós os fãs que estamos sendo brindados com o doce e saboroso liquor que é uma boa storyline. Vejo o nascimento de uma briga pelo poder entre os McMahons, baseados no instinto tão ancião das brigas fraternas, que começam na primeira infância pela disputa de atenção dos pais e vão até os últimos dias, na guerra pelo espólio da família. Ao assistir a Steel Cage e ver Chris Jericho como campeão, consigo imaginar no próximo RAW a presença de Stephanie, indicando uma adição a idéia do irmão, transformando o combate entre Chris Jericho e John Cena em uma Triple Threat com Batista e caso isso se confirme, sairemos da época das vacas magras do RAW, para uma grande storyline onde o controle da maior companhia de Wrestling que já existiu na face da Terra, estará em jogo. E não descarto nem mesmo um retorno de Vince, com seus filhos sendo os responsáveis pelo acidente, em uma segunda tentativa de tomar o poder da companhia.
E isto, sem contar a insossa stable de wrestlers de terceira geração que Randy Orton vem colocando sal e com a sua atuação no último Battle Royal, Ted DiBiase colocou um bom tempero.

Claro, isto tudo são pensamentos deste cronista sobre o que se passa. Não estou me baseando em fatos e posso estar errado, ou mesmo que esteja certo, as coisas podem mudar de rumo na metade de acordo com a aceitação do público. Mas pelo visto, nos tempos onde o barco da WWE vivia no ócio, navegando sem rumo no mar do tédio, parece que finalmente é hora de gritar: Terra à vista!

And that's the bottom line, 'cause Jack...

21 Comentários "Jack-O-Mania XIV"

  1. Muito bom cara, seria ótimo os McMahons no poder. Adorava quando Stephanie era GM do SmackDown!. E Shane é Shane, não precisa falar mais nada.

  2. ótima Crônica Jack, concordo com vC acho que se essa storyline desbotar adeus a chance da TNA chegar a cutucar a WWE de novo[pelo menos por um tempo] o que houve com o 'And is That Bottom Line 'Cause...' ?


    Nhem senti falta cara

  3. RESPECT

    Quem viu ontem o Impact vai saber do que estou falando, nunca vi uma reação tão positiva, acho que a TNA esta entrando nos eixos novamente.

    Lembrem-se que a TNA sofreu uma mudança grandiosa nos ultimos anos, acompanho a TNA desde 2004, a vida de nomes como Jeff Hardy e Christian fizeram sofrer grandes transformaçõs, uma das coisas que me desagradou na TNA foi a separação dos AMW que pra mim são uma das maiores Tag's da historia.

    Tenho oportunidade de falar com alguns lutadores da TNA e todos sempre dizem a mesma coisa sobre o seu trabalho com a TNA.

  4. Tomara q vc esteja certo.

  5. Levi, você está certo. Assim como o DX esqueceu dos fogos no último RAW, não coloquei a "minha" catch phrase, mas agora corrigi :-)

    Kazanova: A TNA está crescendo e muito. A realização de um PPV bem sucedido fora do país, a exibição em HD e o novo set são demonstrações disso! De maneira alguma quero que a TNA não cresça, na verdade quero as duas companhias com bons shows na semana. Até porque uma faz o show na segunda, terça e sexta. A outra na quinta. Quarta eu assisto federação Indy/CCW e assim tenho um show de qualidade por dia da semana :-)
    Aliás, minto, pois já não vejo a ECW.

    Todavia, quem são os wrestlers que você conversa e como você faz essa proeza? Se você tem o contato deles, repasse pra gente. Seria muito bom tê-los em uma das nossas edições do This is Podcast!.

    De vez em quando eu troco idéia com o Elijah Burke, mas isso é fácil. Ele é super atencioso em emails de fãs e no seu site oficial também.

  6. Muitos vão achar bobagem, ou vão achar que são perfil's fakes do My Space.

    Eu confesso a vocês que amo a TNA é meu sonho um dia é lutar na TNA ou CMLL, Eu já tive um blog mais minhas noticias eram mais voltadas a luta mexicana, especialmente CMLL.

    Voltando ao My Space, antes de vir para o Brasil o My Space não era poluido de fakes mais vou mandar o link oficial de lutadores que são muito legais, caras que realmente você pode conversar de boa.

    [Kaz] http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=124733021&MyToken=8e2f3ee9-11fe-4d95-9750-86e6e63a1945

    [Devine]http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=28241931

    Não esquecendo do James Storm e do Chris Harris que são mega atenciosos e tentam responder todos os recados, James anda meio chateado porque fizeram algo com suas fotos, tanto que ele as tirou do My Space e todos acham que o Cowboy Original é um perfil fake, se precisarem de algo sobre lucha libre estamos as ordens.

    Muito obrigado pelo documentario que vocês colocaram no youtube, já conveti e fiz um DVD, acho que vocês poderiam mostrar algo sobre Sant,el enmascarado de plata.

    Quando o My Space ajudar eu coloco os links certos, perfil é do lutador mesmo, nada de empresario.

  7. Ah, pensei que você tinha contato com eles via Instant Messaging...

    Um abraço!

  8. O My Space norte americano tem este serviço, você tem que baixar o programa, só quem usa ele é o Kaz e o Devine, a Traci tambem entra de vez em quando.

  9. Por falar em WWE talvez Dos Caras jr não de as caras por lá.

  10. Ah sim, desde que começou essa novela toda da contratação, já é sabido desta possibilidade :-)

    Agora, me desculpe te cortar, mas vamos comentar o assunto da crônica por favor :-)

    Caso queira conversar comigo sobre outros assuntos, o meu email é jackwrestler@gmail.com

    Um abraço!

  11. Meu grande medo seria ver Steph e HHH na mesma marca, isso séria interessante não acham?

  12. Ah, aí teremos uma re-edição da era McMahon-Helmsley. É até possível, mas acredito que se ocorrer mesmo a briga, ela dure por algum tempo e Shane saia vencedor, provavelmente como o novo General Manager.

    Afinal ele é o primogênito da família e tem direito a continuar com o império. Também não devemos esquecer que Stephanie tem uma filha recém-nascida e precisa trocar fraldas e dar de mamar, sendo assim :P

    Mas você acredita que tal guerra possa estar mesmo nascendo, ou acredita que foi apenas um devaneio por minha parte?

  13. Na verdade você vai ver uma guerra mesmo, o exercito de Shane x Steph, eu já imaginei um dia HHH como dono da WWE, imagine como isso seria.

  14. otima coluna!!1 e as jack stunners, vc nao vai mais fzer?

  15. Bela coluna de costume.
    Bem, já de se esperar que toda a vez que eu clicar na famosa "continuação do post" em um artigo chamado Jack-O-Mania poderei contar em um texto de encher os olhos.
    Se um dia escreveu sobre ícones do Wrestling, que me senti maravilhado em ler, saiba que a mesma definição que tem em seu artigo combina perfeitamente para você dentro deste blog e de toda a blogosfera brasileira.

    Quanto a seu artigo e o assunto retratado, como diria Fabio: "Clap, Clap, Clap", oh meu deus que show! Nunca tinha imaginado isso, acho que era uma das peças que faltavam em minha cabeça para resumir o que poderia estar por vir na WWE. Por alguns anos, se olhar para o passado, a empresa que recebe o entretenimento em seu ultimo nome manteve-se meio que apagada. Mas nada para fujir do assunto desta crônica, que retrata quem sabe, a rivalidade que faria com que o ano de 2008 e o inicio de 2009 entrassem para a história do Wrestling. Isso, se os filhos da familia que controla a poderosa maquina de dinheiro do entretenimento se confrontarem.

    Enquanto isso, se realmente acreditarmos nessa nova ascensão desta empresa tão polêmica, devemos pensar nas armas que cada um utilizara ao longo do tempo. Quem sabe ai, teremos o renascimento das duplas e também, a volta de Stables para a lembrança dos velhos tempos de federação.

  16. Sergio, legal que gostou. Irei fazer outras sim, assim que tiver tempo. Acredito que na próxima semana teremos uma Stunner e uma JOM :-)

    Ayatetsu: Você está com palavras bonitas hein?

    Realmente espero que esse meu devaneio se concretize, mas não acredito no renascimento das duplas. Ao menos não por enquanto. Atualmente a Tag Team é apenas uma maneira barata de colocar 4 Wrestlers em um Ringue ao mesmo tempo, para promover o máximo o lutador, sem atrapalhar o tempo de entrada do Triple H :-)

  17. GRANDE JACK ...

    Saudades do JOM (:
    mas e o seguinte o JOM tah otimo disse tudo oque tinha direito , mas pra mim a TNA vem se destacando acho que naum por suas estrelas mas sim as stroryline (você jah dize isso) mas vamos olhar esse MAIN EVENT MAFIA isso pra mim e um xerox da invasion,eles estao fazendo que nem a wwe antiga a famosa attitude era aonde todos queriam o poder aonde o SCSA enfrentava vince cara a cara aonde esse pra mim foi o augi da WWE .

    Tambem as coisa so tem a piorar, hoje muitos dizem que a wwe antiga era melhor que essa agora, sempre vai ser assim falaremos que o antigo e melhor que o atual(Claro tambem naum sei como sera a wwe dq uns 5 a 6 anos).

    Ae isso e oque eu acho fods oque vocês pensam da meu ponto de vista. Ele e meu pronto e acabou :D

    Parabens ae JACK ficou fera disse tudo e mais um pouco quero ver mais JOM em --'

    Abraçu BOOYAKA BOOYAKA :P

  18. Grande Artigo Jack, muito bom mesmo

    Muitos criticam a TNA, mas nem ao menos acompanharam um show da empresa de Jeff Jarret. Confesso, WWE me desanimou e meu "tesão" em assistir os shows já se foi [ou está indo :p hehe] já a TNA é algo novo, combates dinâmicos, grandes wrestlers e mais, digamos, a presença do "wrestling livre". Talvez essa Sensação pela TNA é simplesmente o fato de estar presenciando algo novo, assistindo wrestling americano por outros olhos, que não sejam os tradicionais e sempre bom da WWE.

    Sobre a história do Vince, eu ainda não tinha pensado dessa forma, que faz muito sentido. Me refiro ao fatídico acidente do Sr.McMahon, que para muitos foi um meio de cortar os gastos com milhão a cada RAW, e que na verdade pode ser o acontecimento inicial de uma grande storyline, envolvendo a tomada de poder, em uma briga fraternal pelo domínio da empresa.

    E é isso que necessitamos, algo novo pelas bandas da WWE....

    Paabéns Jack. grande Trabalho e visão, de um assunto que repercutiu muito na blogosfera

    Abs

  19. Valeu pelos elogios pessoal. Legal que navegando no http://noticiaswrestlingonline.blogspot.com, acabei de ver uma notícia sobre a feud entre Shane O`Mac e Stephie. Legal que isso meio que confirma a minha leitura sobre a possível feud pelo domínio da companhia :-)

    Vamos ficar atentos e ver se realmente teremos este momento glorioso ou não.

  20. Suas crônicas são tão fáceis de comentar...basta dizer uma palavra:

    Perfeito

    E quero dizer que adoro ver os seus pontos de vistas, são incríveis!

  21. Bastante interessante seu ponto de vista, Jack!

    Lendo seu artigo e relembrando os acontecimentos do Raw dessa semana, muita coisa faz bastante sentido.

    Eu ficarei contentíssimo caso isso aconteça, já que sou um dos que acha que os McMahon devem participar sempre dos shows da WWE.
    Caso saibam como desenvolver uma storyline assim, tem tudo para ser uma ótima storyline que ajudará a recuperar aquela vontade de ver os shows da WWE.

    Até essa de colocar o Batista na luta do Survivor Series seria uma decisão interessante, já que eu não entendi muito bem (apesar de ter gostado bastante) a vitória do Jericho no Raw dessa semana.

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos