Espaço Dos Leitores - 3º Edição / The Montreal Screwjob
Mais uma edição do "Espaço Dos Leitores". O artigo vencedor da semana fala sobre um dos assuntos que mais repercutiram na história do Wrestling mundial, um acontecimento que ainda deixa marcas nos dias atuais, "The Most Infamous moment in Wrestling", o Montreal Screwjob.
Confiram a matéria completa no link abaixo, feita pelo nosso leitor: Kero
THE MONTREAL SCREWJOB
Penso Screwjob é o nome que se dá aos finais controversos de uma luta em professional wrestling. Geralmente, esses finais fazem parte das storylines, como quando há interferências ou um dos lutadores usa uma arma sem que o árbitro veja. Mas talvez nunca na história da WWE tenha acontecido um caso tão controverso quanto o Montreal Screwjob envolvendo Shawn Michaels e Bret Hart, sobre o qual falaremos nesse artigo.
Em 1996, Bret Hart e Vince McMahon, dono da WWF, haviam entrado num acordo contratual. Hart entrava em acordo com a WWF por um contrato de 20 anos, recusando um contato milionário com a WCW, grande rival da WWF naquela época. Vince prometera a Hart, ainda, que faria o canadense o mais bem pago funcionário da WWF e assegurou-lhe um cargo de importância ao final do acordo. Ambos os lados viram essa atitude como uma demonstração de lealdade mútua.
No meio de 1997, a WWF começava a enfrentar problemas financeiros, uma vez que a WCW crescia exponencialmente e se tornava a maior empresa de wrestling dos EUA. Por isso, McMahon decidiu encurtar todos os contratos e reduzir os salários de seu pessoal, visando fazer a empresa sobreviver a essa turbulência. McMahon decidiu, então, não cumprir o acordo firmado um ano antes com “The Hitman”, alegando que a WWF estava em perigo. Vince ainda encorajou Hart a procurar emprego na WCW, não vendo problemas em perder o wrestler e seu gimnick para a rival. O grande problema, na verdade, era ver o título da WWF ir para lá.
Na mesma época, Bret Hart e Shawn Michaels tiveram sérias discussões no backstage, incluindo uma briga antes de um house show em outubro de 1997. Isso tudo levou o canadense a assinar contrato com a WCW. Tal contrato criou uma situação bastante delicada para a WWF, uma vez que Hart havia ganho o título da WWF no Summerslam de 97. O contrato novo do Hitman começaria em dezembro daquele ano, um mês depois do Survivor Series, que aconteceria em Montreal, terra natal de Bret. Haiva uma luta marcada para esse PPV pelo título da WWF: Bret Hart vs. Shawn Michaels.
Vince pediu para Hart perder a luta e, consequentemente, o título. Bret se recusou, dizendo que não o faria em sua terra natal na frente a seus fãs. Na época, a storyline via Bret liderando a Hart Foundation, uma stable pró-Canadá, enfrentando D-Generation X, liderada por HBK que, como parte do angle, insultava o Canadá, sua bandeira e seus habitantes.
O final que estava planejado para a luta era o seguinte: HBK aplicaria o Sharpshooter em Hart. Hart contra-atacaria e HBK se submeteria a Sharpshooter, mas o árbitro não veria pois estaria inconsciente. Hart tentaria acordar o árbitro e levaria um Sweet Chin Music. Um segundo árbitro viria e faria a contagem, mas seria interrompido por Owen Hart e o resto da Hart Foundation. Então o primeiro árbitro acordaria e tentaria fazer a contagem, mas Hart se libertaria e começaria uma briga generalizada, fazendo a luta terminar em DQ. Mas não foi o que aconteceu.
Na quarta-feira antes do Survivor Series, numa reunião fechada, estavam Vince McMahon, Shawn Michaels, Paul Levesque (Triple H) e outros assessores da WWF. Lá foi decidida uma mudança nos planos, sem que Bret Hart soubesse.
Durante o PPV, 20.000 fãs lotaram o Molson Center em Montreal. A luta começou e tudo corria como esperado. Hart tinha uma torcida bastante grande ao seu lado e Michaels era vaiado constantemente. Tudo ia bem até o momento em que, como planejado, Shawn aplicou o Sharpshooter em Hart. Mas, ao contrário do planejado, o árbitro se levantou. Hart não viu nada de errado nisso, mas seus companheiros e o segundo árbitro no backstage ficaram confusos. Michaels, ao contrário do combinado, não ofereceu suas pernas para Hart poder aplicar o contra-golpe. Então, quando o árbitro se levantou, ele virou para o bell-guy e gritou “Ring the Bell!” (Toque o gongo!), ainda que Bret não tivesse se submetido. Vince se levantou da platéia e ordenou que o sino tocasse imediatamente. A música de HBK começou a tocar e ele foi declarado o novo campeão da WWF.
Após o choque, Hart foi direto discutir com McMahon enquanto Michaels saía de cena fingindo surpresa. O público ficou enfurecido e começou a vaiar incessantemente e jogar lixo no ringue. Owen Hart e Jim Neidhart vieram para acalmar Bret.
Após o incidente, muitos wrestlers saíram da companhia. Quase a Hart Foundation inteira, à exceção de Owen Hart se demitiu e boa parte do roster da WWF se revoltou com o acontecimento.
Até hoje, o Montreal Screwjob tem sequelas. No Wrestlemania 24, Bret não apareceu, ainda que fizesse parte da turma de 2008 do Hall of Fame. Na cerimônia anterior ao WM, HBK saiu mais cedo para não se encontrar com Hart. Ainda se discute se Hart deveria ou não ter entregado o título naquela noite. Bret afirma que não levaria o cinturão para a WCW, mas não o queria perder em Montreal.
Segue abaixo os links para assistir à luta que esse que é um dos acontecimentos mais marcantes da história do Pro-Wrestling.
Parte 1: http://br.youtube.com/watch?v=iQ48z-uHiko
Parte 2: http://br.youtube.com/watch?v=ry2KFjFuAdA
Parte 3: http://br.youtube.com/watch?v=nnMqyT4qx30
Parte 4: http://br.youtube.com/watch?v=PvBsDSTkE_M
É isso aí galera, espero que tenham gostado!
See Ya Around,
Kero
"Gostaram deste artigo? então comentem e fale como nosso leitor Kero se saiu, e não se esqueçam que no próximo domingo tem a proxima edição do "Espaço Dos Leitores"..
Mandem seu artigo até o proximo Domingo para o Email: fabio.corbari@hotmail.com"
Abs e até a Próxima
Miuto Bom cara.
Parabens
Vou dar uma opinião, muito bom o artigo, uma ótima analise do momento mais marcante na WWF, parabens Kero, e continue mandando seurs artigos para nós..
abs
o esse blog:
http://wrestlingabrasil.blogspot.com/ pegou aquela cronica do evan bourne vai no menu desse blog e clica no negocio escrito evan bourne q tu vai ve
e afinal ta muito bom essa cronica
Otimo artigo, mas pra mim isso foi uma GRANDEEEEEEEEEEEEEEEEEE, keyfabe.
Valeu pelos comentários galera!