Wrestling Game Review - 1 - WCW Wrestling - NES


Coluna nova no TIW, juntando duas enormes paixões na minha vida, video game e wrestling.
Como o nome diz, aqui vamos revisar jogos de wrestling, desde os jogos mais antigos até os recentes.
Vou começar buscando bem no fundo do baú com o WCW Wrestling do Nintendinho 8 bits.
Para ler o review e conferir o bônus, leia a continuação



Wrestling é uma forma de entretenimento que já tem uma longa história nos games, e como tudo que vem desde os tempos mais primórdiais, tem muita coisas ruims, algumas coisas boas e poucas coisas ótimas.

Vamos começar dando uma revisada no panorama dos games de wrestling através do tempo.

Desde a época do SNES, do Mega Drive e também dos Arcades (fliperamas) eu tentava jogar jogos de wrestling, sem grande sucesso, pois na época eu além de não entender o sistema do jogo, a jogabilidade em sua maior parte dos casos eram uma confusão que só.
E o pior, cada jogo com um modo de jogo completamente diferente, ou seja, quando você começava a aprender a jogar um jogo, sai um novo e lá vai tudo do zero de novo.

Essas coisas só começaram a melhorar a partir do Nintendo 64, no qual muitos jogos começaram a priorizar um pouco mais a jogabilidade, e puderam ter gráficos 3d, o que eu acho que fizeram os jogos melhorarem muitos.

Mas o jogo de hoje é um 'clássico', o WCW Wrestling do NES. O jogo de março de 1990, lançado pela FCI e desenvolvido pela Nihon Bussan, ambas nipônicas e tomem nota disso que isso ter assunto mais pra frente, vendeu mais de 100.000 cópias.

A WCW na época ainda era um território da NWA (National Wrestling Alliance), sendo o primeiro e até o momento único jogo baseado na NWA.



Na tela de introdução temos uma voz digitalizada, o que era muito raro na época, dizendo 'World... Championship... Wrestling!!!' por Paul E. Dangerously (Paul Heyman) e no jogo mesmo também há vozes que gitam 'Fight!' pra começar as lutas, 'I Quit!' quando rolauma submissão, 'Rope!' quando rola um rope break e um 'Yeah!' pra quando se vence uma luta.

Aí paramos de falar das coisas boas pra começar a pontuar algumas coisas ruins do jogo.
Este jogo originalmente se chamava Superstar Pro Wrestling, e era um jogo japonês que o povo da WCW se aproveitou pra emplacar um game. O jogo original também tinham wrestlers americanos, mas na versão americana só ficaram os Road Warriors. O resto eles só alteraram os sprites (os bonequinhos) e adaptaram o jogo pra poder ser vendido como um jogo da WCW.

São ao todo 12 lutadores que podem ser escolhidos, todos hoje são lendas, ou pelo menos nomes célebres.
Mas para o jogo eles foram adaptados de outros lutadores, segue a lista dos nomes e dos lutadores nos quais foram baseados.

  • Lex Luger baseado em Antonio Inoki
  • Ric Flair baseado em Giant Baba
  • Mike Rotunda baseado em Jumbo Tsuruta (Ele mesmo, que depois foi pra WWF como Irvin R. Schyster, I.R.S.)
  • Kevin Sullivan baseado em Genichiro Tenryu
  • Sting baseado em Riki Choshu 
  • Rick Steiner baseado em Akira Maeda
  • Ricky Steamboat baseado em Bruiser Brody
  • Road Warrior Hawk baseado em Stan Hansen (Apesar de Hawk estar presente em ambos os jogos, ele foi trocado na adaptação.).
  • Michael P.S. Hayes baseado em Road Warrior Hawk
  • "Dr Death" Steve Williams baseado em Big Van Vader
  • Eddie Gilbert baseado em Abdullah the Butcher
  • Road Warrior Animal é o único que permanece inalterado na adaptação.
Basicamente só foram trocados os sprites para que se pareçam com os lutadores americanos, mas os golpes continuam os dos lutadores japoneses, então temos casos no qual Ric Flair, o mestre do Figure Four Leglock tendo um bizarro Jumping Neckbreaker Drop como finisher. Os nomes dos golpes também ficaram muito mal traduzidos, tendo em vista que o tal Jumping Neckbreaker drop é na verdade um Lariat Takedown ou Running Neckbreaker.
Segue uma lista dos lutadores e seus respectivos finishers no jogo, seus nomes corrigidos e seus finishers reais:

* "Nature Boy" Ric Flair  Finisher: Jumping Neck Breaker Drop (Lariat Takedown) - Real: Figure Four Leglock
* Lex Luger Finisher: Neck-Wringer (Octopus Hold) - Real: Torture Rack
* Mike Rotunda Finisher: Double Arm Suplex (Tiger suplex) - Real: Samoan Drop e STF
* "Taskmaster" Kevin Sullivan Finisher: Brain Buster (Powerbomb) - Real: Devil Stomp
* Sting Finisher: Scorpion Death Lock - Esse tá certo.
* Rick Steiner Finisher: Belly to Belly Suplex (Capture Suplex) - Real: Diving Bulldog e Death Valley Driver
* Ricky "The Dragon" Steamboat Finisher: Flying Body Press (Running Knee Drop) - Real: Flying Crossbody (eles ainda tentaram vender o knee drop como flying body press, mas é um finisher bem diferente)
* Road Warrior Hawk Finisher: Lariat - Real: Diving Clothesline
* Road Warrior Animal Finisher: Powerslam - Esse tá certo mesmo.
* "Dr. Death" Steve Williams Finisher: Oklahoma Stampede (Avalanche Hold) - Eles aqui até botaram o nome certo do finisher, mas a animação é de um golpe bem diferente.
* "Hot Stuff" Eddie Gilbert Finisher: Jumping Elbow Drop - Real: Hot Shot
* Michael P.S. Hayes Finisher: DDT (Brainbuster) - Aqui também só mudaram o nome pro golpe certo, mas a animação é de um brainbuster.

Até aqui dá pra perceber que foi um jogo pra aproveitar a sensação dos videogames e embolsar uns trocados a mais, porém o jogo não é uma perda total. Este jogo foi o primeiro a dar indícios de um sistema que futuramente melhorou muito a jogabilidade dos jogos de wrestling, no caso da série Smackdown vs Raw.


Após escolhido o lutador, antes de cada luta você pode escolher 4 golpes de uma lista pré-definida para o wrestler, sendo que cada golpe remete à um comando direcional diferente, ou seja, quando vc agarra seu adversário e aperta B+direcional, dependendo da direção selecionada, vai um golpe diferente.
No SVR usa-se o direcional análogo (quem fala analógico tá errado e merece uma surra de palmatória na fuça) para os golpes e demais outras funções.
Enfim, para um jogo num sistema onde o joystick tem só dois botões, você ter cerca de 8 golpes + finisher já é algo notável.

Logo após o início da luta, o mediador desaparece, somente para voltar quando houver um pin e fazer a contagem.
A luta consiste basicamente de você chutar seu oponente até ele tontear, para aí você agarrar ele e dar um golpe, esperar o adversário levantar e repetir novamente.
As vezes, a luta vai para fora do ringue, como habitual, onde lutadores como Ric 'O jogador mais sujo do jogo' Flair, fazem sua mágica, e o jogo muda para a visão de fora do ringue, onde se você for para as beiradas da tela ela muda para uma visão diagonal em relação ao ringue.
Como a tradição dita, ao sair do ringue, começa a contagem, até 20 e contado rápido, característica do Japão, nos EUA eles contam até 10 e beeeeeeeeem devagar.
E também seguindo a tradição, fora do ringue estão os objetos para 'amaciar' seu adversário, bom, no jogo, ocasionalemnte alguém da platéia joga uma 'tradicional' chave inglesa que sai VOANDO magicamente após bater em alguém.

Ainda não acabou o show de aberrações, quando você é vítima de um golpe de agarrão do seu oponente, você vê uma barrinha piscando e oscilando até finalmente o seu oponente aplica o golpe, porém quando você vai dar um golpe de agarrão a barra aparece e não faz nada, aparece enchendo de acordo com o dano que aparentemente você já aplicou no seu adversário, até estar cheio o suficiente para você tentar aplicar um finisher.
Os golpes, finishers, agarrões e afins, são até bem animados, tendo em vista que um dos únicos destaques do jogo são seus gráficos até bem refinados e bem feitos para um jogo de nintendinho. A única coisa que dói na vista é a animação dos bonecos andando que andam em passinhos curtos quase saltitantes, como se fossem duas bailarinas anabolizadas.
As músicas são genéricas e passáveis, mas os efeitos sonoros são meio bizarros, mas o efeito da 'pressão' na submissão até dá uma sensação de força mesmo.
A jogabilidade tirando o sistema de golpes à partir dos agarrões é basicamente fritação de botão, pra você bater no oponente você tem que dar trocentos chutes até que um finalmente acerte, pra sair das submissões, fritar botão, pra sair de pin, fritar botão.
O tempo de resposta dos comandos é até rápida, o problema é encaixar os golpes.

Resumo da ópera, o jogo pra época poderia até ter sido interessante porque ele se sobressaía um pouco em relação aos jogos de pro-wrestling da época, títulos como M.U.S.C.L.E. (que eu origem ao anime Músculo Total) e o Tag Team Wrestling, mas ainda é um jogo longe da perfeição.
O jogo é enjoativo, repetitivo, com gráficos até legais, sons e músicas ridículos e pouquíssimo divertido. Para os viciados em wrestling e video game da época deve ter sido maravilhoso, por que video games de wrestling ainda eram novidades e o sangue no olho de poder jogar com alguns de seus wrestlers favoritos e poder espancar seusodiados e ter uma fantasia de viver um pouco desse mundo, deveria ser impagável.

Nota:
Gráfico: 8 - Para um jogo de nintentinho, os gráficos são muito bons, apesar de serem repetidos, mas os personagens são identificáveis. As animações dos golpes são bem feitas Porém o gráfico falha as vezes.

Sons/Música: 3 - Música chata e repetitiva e sem nenhum clima de luta. As vozes digitalizadas eram bem raras na época e eram bem audíveis, o que era mais raro ainda.

Jogabilidade: 5 - Por ser o pioneiro no sistema de comandos híbridos entre direcional e botão de comando, o que futuramente veio a ser o conceito que foi adotado pela séria de jogos da WWE Smackdown vs Raw e o fez ser um marco em questão de jogabilidade. Porém ainda há muitas falhas, os golpes são difíceis de encaixar e a maioria das coisas são o bom e velho frita botão.

Diversão: 4 - O jogo é repetitivo e enjoativo, você fica momentâneamente obstinado em passar de fase só pra ganhar mesmo, mas assim que vai passando o jogo, desanima.

Notal Geral: 4 - Pra época deve ter sido ótimo, para os que não tinham nenhuma opção de jogo com qualidade ou com caras conhecidas do pro-wrestling. Mas suas falhas logo foram sobrepujadas por vários outros jogos vindouros. Não se tornou um jogo memorável como WWF Wrestlemania Challenge, Saturday Night Slam Masters e WWF Warzone, isso falando somente de jogos da velha guarda.


Para os que quiserem jogar eis o rom e o emulador.
Para os que não têm experiencia em como jogar com emulador, leiam este tutorial.


Seguem aí uma seleção de vídeos demonstrando o jogo:






0 Comentários "Wrestling Game Review - 1 - WCW Wrestling - NES"

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos