Nothing of Big Grows up suddenly: This is Wrestling!

Backyard Wrestling “A essência que corre pelo sangue”




Saudações amigos do blog, na edição dessa semana, a coluna é puro improviso, pensar e escrever o que vier de imediato na cabeça , e o assunto dessa semana pede esse senso, pois Backyard Wrestling é de improvisação, aguardo-te na continuação do post, pra conversarmos mais sobre essa modalidade.




Pois bem, nesses tempos que estou retornando ao blog, estive assistindo a vários vídeos de Backyard Wrestling. E me perguntei, quem ainda de nós que gostamos tanto de wrestling, nunca brincou de “lutinha”?

Explicando em poucas palavras, Backyard Wrestling é a prática amadora e às vezes bisonha de se praticar wrestling de acordo com o ambiente a sua disposição. É o Wrestling de rua, praticado por fãs alucinados e muita das vezes não treinados que adoram imitar ou para os mais criativos inventar movimentos de acrobacias, golpes entre outras noções técnicas.



O Backyard evoluiu bastante , principalmente durante a década de 1990 e com a tecnologia chegando, principalmente agora com a era Youtube, muitos fãs gravam suas lutas e postam , alguns com sentido de se divertir e outros inclusive com sentido profissional no que diz a respeito de divulgar o trabalho e quem sabe receber uma luz através de alguma federação indy.
Na sua história, Backyard Wrestling evoluiu significativamente em termos do seu profissionalismo, pela porta que pode se abrir, e pelo estilo hardcore, cada vez mais raro nas grandes federações.

Mas, todavia, Backyard Wrestling costuma a acompanhar as tendências do wrestling profissional principalmente nas grandes promoções como a World Wrestling Entertainment ou a Total Nonstop Action, por isso se percebe que em certa escala o Backyard Wrestling vêm perdendo aos poucos esse lado hardcore tão caracteristico.

Então como também essas atividades, foram estreitamente ligadas à natureza temerária de adolescentes, que faziam parte dessa fase americana que o estilo hardcore era mais presente, trabalhada muito com a ECW, Xtreme Pro Wrestling , e Combat Zone Wrestling, quando no entanto, estas federação são encerradas ou dimunuem essa extrema natureza, o Backyard Wrestling acaba seguindo o exemplo, levando a uma menor atividade perigosa. Por isso, o sangramento e o uso de armas perigosas no Backyard Wrestling já estão em declínio de popularidade.

Observei vários vídeos onde frequentemente são criadas storylines , cenas bizarras e a criação de personagens e de seus estilos próprios. Cadeiras, mesas, cama, grama, trampolim, máquina de lavar roupa, ventilador velho, esse é o cenário, e até a bandeira dos Estados Unidos, tudo é aproveitado, e esse é o diferencial da modalidade. Assista alguns exemplos dessa modalidade:

Extreme Table match




Outros Combates de Backyard Wrestling





Backyard Wrestling Brasileiro





Mas nem tudo são flores...




Por ser praticado por fãs que em grande totalidade não treinam acompanhado de um especialista ou apenas lutam por lutar, acidentes são mais comuns que parece, aqueles recados da WWE "Please, don’t try this at home" não são dados atoa e a censura que fôra imposta no Brasil pelo horário das transmissões dos eventos tem sentido.

Muitas crianças com seus 8, 10 , 12 anos tentam imitar os golpes e por sua coordenação motora não estar bem desenvolvida e por não ter força física e muito menos técnica, um soco mal dado pode fazer com que essa “lutinha” se torne um verdadeiro combate UFC Kids, pois quem receber com certeza irá revidar, e as crianças geralmente possuem aquela crença de que na WWE os golpes são de “verdade” o qual reforça ainda mais o que disse. Além do mais uma criança tentando aplicar um Swanton Bomb por exemplo, seria fatal!
Essa é uma brincadeira que pode matar, e, aliás, já matou. E não é regra só para as crianças, mas também para os marmanjos, vejam vocês mesmos alguns exemplos:







Foley o ídolo do Backyard



Muitos praticantes de Backyard Wrestling citam Mick Foley como sua inspiração, como um vídeo de Foley praticando backyard wrestling com os seus amigos na faculdade ganhou ampla atenção após ter sido mostrado pela WWE na TV, que é glorificado como o seu ingresso na empresa. No entanto, Foley desestimula a prática do Backyard Wrestling, embora ele tenha feito uma carreira através da distribuição de um vídeo de sí mesmo fazendo acrobacias perigosas, como saltar fora de um telhado sobre um colchão, e ele próprio diz que é muito perigoso. A questão é que sua imagem foi bastante usada e relacionada a essa prática o que fortalecia e incentivava mais adeptos ao Backyard Wrestling.



Detalhes Importantes a se lembrar

Backyard Wrestling e “lutinha" tem uma diferença importante. Backyard Wrestling é como um “churrasco no fim de semana na laje com o pessoal”, e traduzindo para o que os norte-americanos consideram, seria criar um ringue no quintal de casa , juntar as pessoas amigas e mandar ver, mas com organização, presença de mediador e até platéia com cartazes! E o interessante é que vários fãs fazem muito mais que certos lutadores de federações grandes. Backyard Wrestling é o wrestling amador e de quintal como o próprio nome sugere, e “lutinha” é simplesmente a brincadeira entre amigos, sem nenhuma organização. Em outras palavras é o “futebol amador” (Backyard Wrestling) e a famosa pelada dos fins de semana (lutinha) pra ilustrar um pouco dessa diferença. Só não expus essa diferença anteriormente devido acreditar que a prática do Backyard Wrestling em nosso cenário é muito reduzida, geralmente as “lutinhas” é o gênero mais comum praticado em nosso país, mas ambos tem o mesmo fundamento que é o Wrestling, entretanto causam as mesmas conseqüências caso um erro aconteça.

“A essência que corre pelo sangue”



Hardy Boyz, RVD, CM Punk, AJ Styles, são vários os lutadores famosos que vieram dessa essência, e talvez por isso são hoje o que são, desenvolvidos em habilidade, técnica, inteligência em ringue, ou até mesmo essa prática pode ter sido útil para a divulgação de seus respectivos trabalhos.

Muitos de nossos visitantes devem ao menos ter arriscado algumas manobras, inclusive eu assumo que já busquei fazer alguns moves, e felizmente não tive a infelicidade de me acidentar, e a medida que passa, essa vontade de praticar cresce em mim (apesar de que meu interesse é apenas diversão) mas se segura pela responsabilidade e por ser difícil de conseguir um espaço e acompanhamento com quem realmente sabe, principalmente para quem não mora em São Paulo, e questiono aos amigos que leram essa coluna, já tentou arriscar alguns moves? Ou pelo menos teve vontade?

Acredito que essa essência corre no sangue de todos os fãs mesmo que levemente, quer seja a vontade de quem sabe seguir carreira ou praticar apenas por se divertir, a verdade é que Backyard Wrestling é uma prática bastante divertida, mas um tanto arriscada.

Então sempre tenha consciência de seus perigos, e das surpresas que podem causar. Abraço a todos e até a próxima NBGS!

16 Comentários "Nothing of Big Grows up suddenly: This is Wrestling!"

  1. Caramba em Augusto se essa crônica é de improviso imagina a escrita com calma e pesquisa.Ficou muito boa e abordou um tema muito importante e que eu não conhecia direito.
    É importante falar sobre Backyard Wrestling e também sobre a diferença disso com a lutinha como você mesmo disse.
    Muito bom e agora vou ver os vídeos
    Vale pela bela crônica.

  2. Não vejo problema nenhum na pessoa que gosta e/ou pratica o Backyard Wrestling, mas isso não quer dizer que eu abone totalmente esse tipo de coisa. Muitas vezes, esse tipo de luta pode trazer consequências seríissimas aos lutadores, que em alguns locais nem sequer proteção adequada têm. Está certo que em alguns lugares, as pessoas tem uma preparação melhor, mas os riscos continuam altos e podem ser prejudiciais.

    Acho boa sua iniciativa em trazer este assunto ao blog, mas concordar com a modalidade é uma outra história.

    Abraço!

    Obs.: Repondendo a sua pergunta, digo que não, nunca tentei buscar alguns moves. Sou filho de médica, e por isso estou acostumado a ver em diversos locais pessoas acidentadas por práticas irresponsáveis, inconsequentes e por muitas vezes fatais.

  3. Muito bom mesmo, me interessei muito pelo texto Cezar Augusto.

    Respondendo a sua pergunta, já tentei fazer alguns golpes huahua.

  4. Eu confesso que tentei aplicar um Sweet Chin Music nun cara...e acabei quebrando o queixo dele...

  5. Nossaaaaa o Backyard Wrestling do Brasil é bem melhor do que nos Estados Unidos pelo menos nesses vídeos.

  6. Ah e respondendo a sua pergunta já tentei dar chokeslam no meeu amigo mas uma vez foi jogando ele na piscina e a outra ele caiu meio no sofá e só doeu um pouco as costas dele

  7. Eu brinco de lutinha!
    haha!
    É legal,é uma diversao mas eu sei que nao posso fazer um Batista Bomb.

  8. Já acertei um SCM num joão bobo...

  9. Hahaha! tentei só uma vez, que fiz um Spear e um Rock Bottom, o Spear eu dei e levei, ele não dói não, mas dá um susto, e o RockBottom é engraçado quando a pessoa pula pois ela vai muito altoe você quase não sente...


    O engraçado, que eu tentei uma hora fazer um Batista Bomb, num consegui nem levantar, tentei fazer um Body Slam, e também nun consegui nem levantar... depois disso eu parei e nunca mais fiz, sei das minhas limitações... xD

  10. ótima cronica!! faz tempo q eu n via uma cronica de um assunto tão dificil hehehe

    enfim... eu condeno esse tipo de coisa por não profissionais... tem mta criançadinha tentando fazer os golpes feito por profissionais q treinam a mais de 10 anos...

    se fazem tdo q a WWE faz ja é perigoso imagina se tentassem imitar um TNA ou ROH auHUHAuhaAUH

  11. É impossível uma pessoa que assiste luta livre nunca tentar aplicar pelo menos um DDT.

    Mas se no profissional eles se machuca, calcule o Backyard...

    por isso não lute, mas caso ocorra pelo menos tenha sense, não igual o gordinho do vídeo q tentou dar um moonsault.

  12. "um soco mal dado pode fazer com que essa “lutinha” se torne um verdadeiro combate UFC Kids, pois quem receber com certeza irá revidar, "


    poasaksoakkosaaoska ri alto desse trecho!!

  13. BOm
    Nem lembro mais quantos anos eu tinha quando via "Gigantes do ringue" e influenciados por aqueles lutadores eu e meu primo faziamos lutinhas, emcima da cama da minha tia.
    Os resultados foram:
    A cama quebrada em uma ladder match
    meu nariz sangrando um bom tempo por causade uma tesoura mal dada
    meu primo desacordado meia hora poruma cadeirada em uma extreme rules,
    fora olhos roxo de ambas a partes,
    e a fama de loucos depois de promover quase uma royal ruble no patio da escola.
    Alguns anos antes de eu saber o que era a royal rumble.
    acho que nao preciso dizer mais nada hauhauah

  14. eu e meu irmao lutavamos , mas nós treinavamos os golpes para ver se era seguro ou não , eu acabei aprendendo a dar o side efect e o rck bottom , e ja que meu iramao é mais velho e mais forte ( bem mais) ele infeslismente aprendeu a dar o peedigre ,spear e FU alem dele usar um tombstone falso(minha cabeça ficava no meio das pernas dele fazendo com qe eu nao receba nenhum impacto quando ele cai de joelhos( claro que eu fingiria que doeu para ele não da o tombstone em vao )

  15. Pra dar Pedgre nao precisa de força ja que depois de ficar em Double Underhook e so dropar
    :S

  16. Obrigado a todos que comentaram, sempre na coluna NBGS iremos tentar trazer assuntos novos pra gente discutir.. e como mesmo vemos nos comentários a maioria dos visitantes praticou ou pratica "lutinha", mas o que espero é que estejam bem cientes dos perigos, se cuidem! Abraços

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos