Jack-O-Mania XVIII

A segunda parte da retrospectiva 2008 promovida pela Jack-O-Mania chega na forma de Jack-O-Mania XVIII.

Embora inicialmente tivéssemos três edições de retrospectiva planejada, repensar em tudo o que ocorreu no RAW fez com que os planos originais fossem alterados: Agora serão 4 edições.

Costumo dizer que o calendário da WWE é dividido de forma diferente do calendário gregoriano que utilizamos no dia-a-dia. Diferente sim, pois ao invés de nos basearmos na rotação da Terra ao redor do sol, nos baseamos na WrestleMania. Sendo assim, esta parte da retrospectiva irá tratar do que ocorreu no Monday Night Raw desde o final de 2007, até a WrestleMania, sendo uma oportunidade boa para quem não acompanhava a WWE se inteirar do que aconteceu, ou até mesmo para quem acompanhava poder relembrar e discutir algo que tenha passado em branco.

Como em todas as outras colunas, sua opinião é sempre bem vinda nos comentários e o texto em evidência se torna até uma chance para que você dê a sua opinião sobre algo que não opinou naquela época onde até Jarbas e Michel se empolgavam a cada “céu-inferno” do Batista.

Por último, cortei as descrições da WrestleMania referente em cada JOM. Na última edição isso trouxe alguma confusão, então optei por cortar e deixar o texto mais claro.

O final do ano de 2007 já apontava um ótimo futuro para o RAW. Em uma breve retrospectiva, John Cena havia se machucado encerrando o maior reinado da história do título da WWE desde Hulk Hogan e seus 1474 dias como campeão, entre 1984 e 1988. Na época, Orton, que tentava por todos os jeitos conseguir uma revanche sobre sua derrota no Unforgiven com invasões nos combates de John Cena e até ataques ao pai do campeão, acabou herdando o título de bandeja.

Mas o manter o cinturão se demonstraria muito mais complicado do que ganha-lo. No mesmo No Mercy em que conseguiu o ouro, Orton precisou defendê-lo contra um dos mais respeitados superstar de toda a história do Wrestling Mundial: Triple H. Acabou derrotado, e tal reinado ficou conhecido como o terceiro menor reinado da história do WWE Championship. Mas não deu tempo nem dos fãs xingarem Mr McMahon pelo combate “mal arranjado” entre Triple H e Orton, já que no final da noite, em uma Last Man Standing Match entre Triple H e Randy Orton, o filho do caubói Bob Orton saiu reinante com seu cinturão, iniciando o seu segundo reinado do título mais importante da história da WWE.

Orton continuou em frente, em feud com o outro “todo-poderoso” membro da DX: Shawn Michaels. HBK, que havia retornado ao wrestling e desferido um Sweet Chin Music direto em Randy Orton, ganhou o seu combate no Cyber Sunday. Ganhou, porém não levou, já que a vitória veio através de uma desqualificação de Orton por golpe baixo. Michaels ainda teria sua revanche, onde foi derrotado em um combate de estranha estipulação: HBK não poderia usar o seu famoso Sweet Chin Music. Caso isso acontecesse, a luta seria paralisada e HBK nunca mais poderia disputar o cinturão novamente. Em contrapartida, Randy Orton perderia o cinturão com uma desqualificação.

No Armageddon, foi a hora de Chris Jericho. Y2J estava fora do Wrestling há alguns anos, mas voltou de maneira triunfal com uma estratégia de Marketing viral, através de vídeos encriptados a solta na internet. Chris havia anunciado que voltou para “nos salvar” de Randy “Legend Killer” Orton. Os planos de Jericho acabaram frustrados por JBL, que na época era comentarista do SmackDown, entrar no ringue e atacar duramente Y2J. Tudo porque Jericho, no calor do combate, havia “empurrado” JBL durante alguma ação na área dos comentaristas.

E assim o RAW seguiu para o promissor ano de 2008. Um novo e jovem campeão, com um tremendo excesso de auto-confiança que havia demonstrado que não teria limites para defender o seu tempo no topo. A pergunta era: Quem será capaz de parar Orton? Será ele capaz de vencer alguém em um combate sem regras especiais? Porque ele sempre vence por desqualificação?

Mal sabíamos que estávamos prestes a presenciar um dos maiores “primeiros reinados” que algum campeão já teve nos últimos anos.

Ainda nas expectativas Chris Jericho, que havia retornado como o grande herói, havia sido atacado brutalmente por JBL. Tal ataque por certo não ficaria barato mas, e a sua missão de nos salvar de Orton? Seria ele o próximo campeão?

Falando em JBL, o “wrestling god” retornou a labuta e justamente no último RAW, no último dia de 2007, JBL atacou Chris Jericho com uma brutalidade ímpar, chegando a enforca-lo com cabos e deixar Y2J com problemas na laringe e quase sem voz por algum tempo. Se JBL retornou aos ringue por ódio a Chris Jericho, o que fazer depois?

E as expectativas não paravam. Jeff Hardy havia derrotado Triple H no Armageddon e havia se tornado o #1 Contender. Naquela altura, Hardy era o campeão intercontinental e uma eventual vitória, o colocaria na seleta galeria de campeões que conseguiram segurar os dois cinturões ao mesmo tempo. Algo que só Ultimate Warrior havia conseguido até então. No último RAW do ano, o lesionado Matt Hardy foi brutalmente atacado por Randy Orton

E é claro, Ric Flair (Que estava no SmackDown) retornou ao Monday Night Raw após uma lesão (kayfabe) e anunciou que nunca iria se aposentar. Mr McMahon respondeu com a famosa declaração que “na próxima vez que você perder, a sua carreira estará encerrada”. Também foi explicado que a estipulação não era válida para combates em duplas.

As perguntas começaram a ser respondidas no preparo para o Royal Rumble.

A feud entre Hardy e Orton prometia ser mais uma feud interessante do reinado de RKO. O campeão demonstrou que faria de tudo para reter o título, atacando o irmão de Hardy para tentar causar alguma instabilidade no desafiante. Se antes a luta era pelo título, agora a luta é pessoal, bem pessoal.

Logo nos primeiros RAW a feud nos presenteou com o campeão Randy Orton desafiando o também campeão Jeff Hardy. Se no rumble os dois lutariam pelo título de Orton, teria Jeff coragem de enfrentar Orton pelo seu cinturão? Tal desafiou, mais do que me ensinar que somente Ultimate Warrior havia carregado os dois cinturões ao mesmo tempo (Shawn Michaels fez parecido, porém com o European Championship), demonstrou uma sólida vitória de Hardy, culminando num combate pela rampa de acesso e finalmente um maravilhoso Swantom Bomb de quase 10 metros de altura em Orton.

A feud já havia nos presenteado com vários combates interessantes, como um evento entre Umaga e Jeff Hardy em uma Steel Cage, com Randy Orton no lado de fora. Na época, Umaga ainda tinha aquele olhar destruidor e jeito de quem entra no ringue pra machucar. No ápice do combate, Hardy subiu o alto da Cage, podendo simplesmente sair (e entrar em um embate com Randy Orton) para a vitória, mas resolveu fazer o mais empolgante: Um Swantom Bomb direto em Umaga em uma vertiginosa queda de quase 5 metros de altura.

E nesse empolgante início de ano, finalmente chegamos ao Rumble. Em um belo combate, empolgante e sem idéias de quem poderia ser o campeão, Hardy chega “a um segundo atrasado”, como em um presságio sobre sua feud com Triple H e tenta um Twist of Fate que é revertido no RKO do Campeão. 1-2-3 e Randall Keith leva o cinturão para casa.

Chris Jericho e JBL também tiveram uma boa feud até o Rumble. Com diversas trocas de ofensas, o sonhador Y2J começou a conhecer o lado obscuro da raiva, da humilhação. Em um combate brutal, Y2J perde por desqualificação ao surrar JBL com as mesmas armas que foi surrado semanas atrás. Y2J pode ter saído derrotado na noite, porém, não foi ele que saiu em uma maca.

Ric Flair derrotaria MVP para continuar em frente com a sua carreira.

A classificação para o Rumble foi muito interessante, fato que parece não se repetir neste ano (Já que os GM’s revelaram quem iria para a batalha campal sem explicar qualquer critério). Para definir os participantes, vários combates tomaram lugar nas três brands com os vitoriosos garantindo suas vagas para a batalha campal. De forma surpreendente, Hosnwoogle se classificou em um combate de duplas contra os Highlanders. O pequeno verde poderia escolher qualquer lutar disponível na arena para ser sua dupla, só que Finlay não estava por lá. O suspense ficou no ar até que Mick Foley surgiu, em um retorno a WWE, com direito a Mr Socko para garantir a classificação dos dois no Rumble.

As lutas classificatórias também ocorreram em House Shows.

Finalmente a batalha campal do Royal Rumble, tão esperada por todo o ano havia chegado. E se no ano anterior o combate havia nos permitido assistir um pequeno embate entre Undertaker e Shawn Michaels, duas das maiores lendas do esporte, nesse ano também não pudemos reclamar. Nos 30 lutadores do confronto, existiam vários candidatos sérios a levar a peleja ao fim – como Undertaker, Shawn Michaels, Batista, Triple H e Kane – e também pudemos contar com lendas do esporte-entretenimento – Como Mick Foley – e até mesmo nos esbaldarmos com a aparição mágica de Roddy Piper e Jimmy Snuka, em uma pequena re-edição bem humorada da feud mais longa da história do Wrestling, afinal até hoje não acabou!

Aliás, momento mágico mesmo, pois os lutadores até “cederam espaço” do ringue para que a peleja pudesse ir em frente, até Kane acabar com os dois. Mas não podemos esquecer que a cota cômica também estava lá, representada em Hornswoogle. Mas para mim foi uma piada de mal gosto, afinal sua aparição só serviu para eliminar Finlay antes mesmo de que ele pudesse disputar o combate.

Ah claro. The Miz é muito orgulhoso de ter reinado nos dois títulos de dupla da WWE neste ano e ainda por ser ganhador de dois Slammy’s, mas... e de ser eliminado do Rumble por Hornswoogle?

In life there are winners and losers: Be Jealous!

Triple H foi o penúltimo a entrar, como um fortíssimo candidato a vitória.Cody Rhodes, Elijah Burke, Big Daddy V e Batista seriam eliminados por The Game. Porém, no último instante John Cena retornaria aos ringues e deixaria a luta mais interessante. Triple H e John Cena dividiam o ringue. Em 8:28, John Cena batia mais um recorde na sua carreira: O vencedor de um Rumble que ficou por menos tempo no ringue.

Fato estranho do Rumble é que Hornswoogle não foi atirado por cima da terceira corda por ninguém! Ele simplesmente desceu, pela segunda corda e foi embora. Sendo assim eu afirmo: Hosnwoogle venceu o Rumble de 2008, não John Cena!

Ta, piadinhas a parte, continuemos com a análise pois é grande.



Como vencedor do Rumble, John Cena teria direito a um combate por um título mundial no WrestleMania XXIV. Apesar disso, Cena, em seu jeito “explosivo” queria demandar o combate de maneira mais rápida possível. O GM William Regal acalmou os ânimos dos lutadores, que quase se enfrentaram no RAW pós Rumble, aceitando que John Cena enfrentasse Randy Orton antes do WrestleMania sim, porém no próximo PPV: O No Way Out.

O No Way Out também foi um grande evento. A publicidade ocorreu em volta das Elimination Chambers, com um combate de cada brand na gigantesca estrutura de aço. Os seis combatentes do RAW seriam Triple H, Shawn Michaels, Umaga, Jeff Hardy, Chris Jericho e JBL.

O card ainda contemplava um combate entre Ric Flair e Mr Kennedy, onde Mr Kennedy fez convincentes promos de que construiria a sua carreira em cima da aposentadoria de Flair. Convincentes ao ponto de eu pensar que realmente seria bom para o carismático “announcer”. Mal sabia eu o que estava por vir.

O combate entre John Cena e Orton não foi nada demais. John Cena, no seu clássico “superheroísmo” dominou o combate como quem nem tomava conhecimento de seu adversário. O fato marcante é que Orton continuou com o seu personagem, cheio de jogos e artimanhas para se manter como campeão: Após acertar o juiz com um tapa no rosto, foi desclassificado e reteve, para o desespero de John Cena.

Kennedy e Ric Flair fizeram um bom combate, com Kennedy valorizando a perna de The Nature Boy. Realmente Flair não era mais garoto e não podia fazer milagres. A luta ficou muito nas costas de Kennedy, que ainda é uma estrela em ascenção. No final das contas, Ric Flair venceria com mais um Figure Four Leglock e continuaria com a sua carreira.

Na Elimination Chamber, valendo o #1 Contendership para o WrestleMania XXIV, tivemos um combate excelente. Triple H saiu vitorioso após acertar um Pedigree em Jeff Hardy, direto em uma cadeira.

Um fato do SmackDown, acabou refletindo no Raw pós No Way Out. O gigante Big Show retornou ao Wrestling atacando duramente Rey Mysterio, após a derrota do pequeno luchador perante Edge. Floyd Mayweather Jr, um dos melhores lutadores de boxe de todos os tempos que havia ido ao show por convite de Rey Mysterio (Kayfabe), surgiu para defender o mestre do 619. Em um confronto curto, Mayweather acertou um poderoso soco no gigante Big Show, quebrando o seu nariz em uma re-edição de Davi e Golias.

Pós No Way Out, Big Show e Mayweather trocaram ofensas. Floyd, obviamente não estava preparado para fazer promos. Sendo assim, a opção foi coloca-lo em um “link via satélite”, que na verdade era um vídeo pré-gravado. Big Show fez a sua parte e Floyd virou a piada por repetir constantemente “Na última vez, quebrei o seu nariz. Na próxima vez, vou quebrar sua mandíbula” (“Last time, I broke your nose. The next time, I’ll break your jaw!”). O fato é que o melhor boxeador do mundo, lutaria com o maior atleta do mundo no WrestleMania XXIV.



John Cena não aceitou a sua derrota. Outros lutadores foram prejudicados com as artimanhas de Orton, mas Cena não deixaria passar barato: Exigiu a sua revanche. Cena, que estava tão confiante da sua presença no WrestleMania chengando a pedir para o combate ser adiantado, agora estava fora do Grandaddy of them All.

William Regal, então GM, deu o seu parecer: Um combate entre John Cena e o campeão Randy Orton no RAW. O juiz? Triple H.

Todos ficaram apreensivos sobre se o assassino cerebral Triple H levaria o combate em uma linha justa. Surpreendentemente, levou sim. John Cena conseguiu sua vitória e no WrestleMania teríamos uma Triple Threat Match entre Triple H, John Cena e o campeão Randy Orton. Porém, enganou-se quem achava que the game passaria em branco. Tão logo acabou o pinfall, John Cena recebeu um Pedigree para o fim do show.

As semanas pré-WrestleMania foram maravilhosas. Se por um lado Ric Flair tentava convencer Shawn Michaels de lutar com ele no maior palco de todos – e lutar para valer – William Regal roubava a cena com suas decisões de General Manager. Triple Threat Takeover foi o nome dado para a decisão que incendiria as edições do show até o WrestleMania. A idéia era simples: Em cada uma das três semanas restantes para o WrestleMania XXIV, um dos lutadores definiria o combate entre os outros dois participantes da disputa.

John Cena foi o primeiro, o mais sem graça de todos por sinal. Sua decisão foi a óbvia: Colocar Randy Orton e Triple H para lutarem entre si. Coube a John Cena ficar na mesa dos comentaristas durante o combate e invadir o ringue no final, quando Triple H se preparava para o Pedigree. Tal invasão acabou em Cena aplicando um FU (The Throwback, ou sei lá) em The Game e recebendo o RKO do Legend Killer para o final do show.

A semana seguinte já foi bem mais animada. O show teve como tema relembrar lutas travados em WrestleManias. Embalado no tema, Randy Orton ordenou que John Cena enfrentasse novamente seu oponente da WrestleMania 23: Nada menos que Shawn Michaels! Já Triple H, deveria enfrentar outro nome que já causou muito impacto na WWE: Kane. Sempre é valido lembrar que os dois lutaram na WrestleMania XV e que Triple H foi o responsável por Kane retirar a sua temida máscara.

Triple H derrotou Kane sem problemas. Já John Cena precisou suar a camisa. A luta entre Cena e Shawn Michaels não chegou ao fim, pois Orton interferiu atacando Michaels para se aproximar do desfalecido Cena. Randy ainda buscou uma cadeira, colocou em cima do ringue e tentou um matador RKO em Cena, que conseguiu reverter encerrando a noite com um FU aplicado no campeão.

Ainda neste show, Jeff Hardy começou a cumprir sua pena de 60 dias pela transgressão da política de bem-estar da WWE. Tal pena ficou marcada pela sua derrota para Chris Jericho em um combate válido pelo cinturão Intercontinental. Foi o 8 reinado intercontinental de Jericho, que é o campeão com mais reinos deste cinturão. Os mais próximos de atingir tal marca seriam Rob Van Dam e Jeff Jarrett, com 6 títulos cada.

Para fechar este RAW especial, a lendária dupla US Express (Mike Rotundo e Barry Windham) viriam ao ringue para enfrentar Irã e URSS, representados em The Iron Sheik e Nikolai Volkoff. Uma re-edição da WrestleMania I. O embate foi interrompido antes mesmo de começar com Jillian Hall resolvendo cantar a música de entrada da US Express.

Finalmente, o penúltimo RAW antes da WrestleMania e a chance de Triple H definir os combates dos seus adversários de pelo título da WWE. Triple H tomou uma decisão bem simples e intrigante: John Cena e Randy Orton em uma Tag Team Handicap Match contra todo o roster do RAW.
Tudo bem. Estavam ali mais os jobbers do que main-eventers (Nomes no limbo como Charlie Haas, Paul London, Murdoch, Paul Burchill e até DH Smith, eu acho), porém foi uma jogada de mestre.

A luta acabou em No Contest após uma invasão do roster, porém o plano de Triple H em desgastar os seus adversários e se vingar funcionou perfeitamente. Até porque, depois do combate, Hunter acertou um pedigree em cada um (que já se encontravam fora de combate) e ainda imitou a pose do campeão Randy Orton. O show acabava com Triple H segurando o cinturão e as nossas adrenalinas a mil.

Mas o período Pré-WrestleMania não contou somente com períodos de gala. Nesta altura, vivíamos o auge de mais uma storyline porca da WWE: A paternidade de Vince McMahon sobre Hornswoogle.

Pois é, por incrível que possa parecer, inventaram o papo de que o Vince McMahon teve um caso com alguém na Irlanda que gerou o pequeno duende. Durante semanas a fio, fomos obrigados a acompanhar o relacionamento paternal de McMahon e suas duras lições sobre “como a vida é dura”, incluindo uma “Hell in a Cell” entre Vince e Hornswoogle.

No meio dessa porcaria toda, que já se arrastava de 2007, JBL anuncia a descoberta do século: Hornswoogle não era filho de McMahon, mas sim de Finlay. Inclusive teríamos JBL x Finlay em uma Belfast Brawl no Grandaddy. O pior é que quase ninguém sabia ao certo “que diabos é uma Belfast Brawl”, que se mostrou uma “Hardcore Match” das bem fracas e cafonas. E porquê não chamar a Belfast Brawl de Hardcore Match? Porque tem o Finlay e a WWE prefere fazer algo idiota que pareça dar importância ao Finley do que realmente dar alguma importância ao homem que ama lutar.

Claro, ainda contamos com o mico do ano. Candice Michelle voltava de uma lesão no show especial de re-edição de WrestleManias quando em menos de 10 minutos conseguiu se machucar novamente.

Porém, finalmente chegamos a WrestleMania.

A Money In The Bank Ladder Match foi excelente. Além dos spots perigosos que gostamos de ver, além da volta de Matt Hardy reavivando a feud com o então campeão americano MVP, assistimos Chris Jericho reinar nos quatro corners.

A vitória acabou com CM Punk, da ECW, que causou uma alegria imensa na brand *sic* extrema, onde todos acreditavam que seria um “push” para a esquecida terra de Tommy Dreamer.

O mundo das divas respirava playboy. Maria havia acabado de posar, depois de meses de uma storyline onde seu “namorado” Santino era contra. Aquela coisa toda de vender revista, que não tem a menor graça, mas traz um bom dinheiro. O fato é que a playboy acabou gerando uma “BunnyMania Lumberjill Match”, ou seja, uma Lumberjack Match entre Maria/Ashley e Beth Phoenix/Melina. Até o Snoop Dogg esteve por lá. Mas aí foi aquela palhaçada clássica da WWE, com direito ao rapper dar um beijo na Maria e mostrar ao mundo que quem tem dinheiro, pode até não ter tudo, mas ainda tem as melhores mulheres mesmo que seja mais feio que uma mistura de Rolf The Rock com Batoré da praça é nossa. Se é que ele ainda é da praça é nossa.

Big Show enfrentou o boxeador Floyd “Money” Mayweather, em uma luta que todos pensavam “como vai ser isso?”. Caso você não lembre, eu te ajudo.
Big Show tem 2.13m. Floyd apenas 1.73m. Resultado? Se Big Show ficar de pé, Mayweather simplesmente não consegue acerta-lo. E foi nisso que a luta ficou.

Big Show cercava Floyd, que ficava correndo como quem brinca de pique-pega. A luta finalmente andou, mas o final foi Mayweather acertando um soco em Big Show usando um soco inglês.

Aliás, o tal finisher controverso de “Knockout Punch” surgiu nessa feud, após enfrentar alguns lutadores de boxe a cada semana no Monday Night Raw.

Até que finalmente chegou o momento esperado: Shawn Michaels e Ric Flair. Eu não irei descrever este combate, pois seria muita leviandade de minha parte faze-lo em tão poucas palavras. Por isso me recorro a um espaço do leitor escrito há algum tempo atrás pelo corinthiano Lucas Rafael (http://wwewrestlingbrasil.blogspot.com/2008/12/espao-dos-leitores-31-edio-despedida-de.html).

E se o meu amigo Mateus Ornellas no This is Podcast (do Portal da Luta Livre) que chorou, eu só posso dizer que foi como ver Pelé jogando sua última partida de futebol em uma copa do mundo.



Randy Orton finalmente enfrentou John Cena e Triple H. Aliás, John Cena colocou uma fanfarra para tocar a sua entrada, demonstrando ser um tremendo fanfarrão.

A luta foi excelente, carecendo daquele velho problema de Triple Threats: É difícil que os três trabalhem no ringue ao mesmo tempo. Então entre grandes “caídas demoradas para fora do ringue”, tivemos uma das melhores lutas envolvendo o WWE Championship do ano, porém não a melhor. E se a dúvida era entre Triple H ou John Cena para ganhar (dois grandes “superheros” da WWE) a surpresa veio nas botas de Randy Orton.

Triple H caminhava para a vitória com um Pedigree em John Cena, porém acabou recebendo um chute na têmpora (que caso pegasse, certamente mataria o Hunter), deixando o desfalecido John Cena livre para ser pinado por Orton.

1-2-3 e Randy Orton, além de ser o mais jovem campeão da história do título principal da WWE, também fez a façanha de derrotar tanto John Cena quanto Triple H, ascendendo de forma definitiva e segura para o Main-Event da maior federação de todas.




And that's the bottom line, 'cause Jack, said so.

9 Comentários "Jack-O-Mania XVIII"

  1. Bela retrospectiva, é bom relembrar os bons momentos que ocorreram o ano passado, principalmente a "Road To Wrestlemania", da qual gostei bastante. Agora, uma parte do teu texto que tá bem legal, é essa aqui:

    "mesmo que seja mais feio que uma mistura de Rolf The Rock com Batoré da praça é nossa."

    hauahuahua

    Grande Jack-O-Mania ;D

  2. bem legal esse Jack-O-Mania
    "mesmo que seja mais feio que uma mistura de Rolf The Rock com Batoré da praça é nossa."hauahhaua[2]

    quando vai voltar a ter "Save us Save me"?

  3. não foi swantom que o hardy deu no umaga e sim whisper in the wind

  4. Muito louco, zoou com o Rolf xD

    "mesmo que seja mais feio que uma mistura de Rolf The Rock com Batoré da praça é nossa."hauahhaua[2]

    Faltou falar de Edge e Taker :P

    E sobre Flair vs HBK, serei sincero, chorei no final da luta. Chorei de escorrer algumas lágrimas.

    Foi como ver um grande rei se despedir de forma triunfante. Coisa que faltou para The Rock, Goldberg, Brock Lesnar, Sandman entre outros. Mas Ric Flair sempre está acima.

    Imagina se HHH morre com aquele chute :O

    Parabens Jack, mais uma JOM espetacular, abraço.

  5. Abro esse comentário lhe parabenizando pela opção de prolongar esta nova série da Jack'O'Mania, mesmo que o tema já esteja 15 dias atrasado - brincadeira, man. Agora falando sério, gostei muito do ano de 2008 no Raw, mas faltou algo que abrilhantasse, algo que fosse a pedra de torque para que esta fosse a melhor brand da WWE no ano que se passou. Quanto ao atual ano, creio que a brand vermelha já começa melhor e com mais atitude que o SmackDown.

    Enfim, muito bom artigo. Estou sem tempo e não posso comentar muito, mas é isso e você sabe o quanto eu te admiro.

    Ps: Zoou com Rolf, ganhei o dia! rsrsrsrs
    Ps¹: O Lucas me disse que iria tirar umas férias do Blog, mas que postaria algum artigo nesses próximos dias.
    Ps²: Esse artigo dele sobre o Flair foi animal.

    Tchau!

  6. Porque sempre eu :(

    Vai enxer o saco de outro na próxima JOM.

  7. huaHUahuHUa Rolfus, até parece que tu ficou chateado :P Acabou de falar comigo no MSN que tá tudo bem hehe

    Deixa que na próxima eu vou me zoar para ficar no empate :-)

  8. Show, não lembrava de muita coisa que aconteceu, gostei de sua escrita e formatação, boas fotos. essa idéia da retrospectiva foi fantástica. Acho que a RAW foi muito movimentada em 2008, até mais que a Smackdown. não teve Undertaker e Edge, mas muitos acontecimentos interessantes. Os combates do Flair, a cada RAW, eram muito esperados. e isso aumentou muito o interesse pela RAW nos primeiros meses do ano

  9. Bom, o que falar? Novamente grande review! Eu assisti todos os Raws e digo que revivi cada momento com o post.

    Foi um bom primeiro semestre para o Raw. Principalmente, a grande evidência aos donos do espetáculos, que são HBK e Flair.

    Despedida Flair foi emocionante, o swanton bomb de J. Hardy foi insana e a vingança de Jericho contra foi macabra. Me amarrei!

    Espero a segunda parte.

    Abraço Jack!

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos