Jack-O-Mania XVII

O ano de 2008 se encerra e chega o momento de reflexão. Em uma série de 3 artigos, a Jack-O-Mania se dedicará a analisar mais detalhadamente o que ocorreu no ano de 2008. Seja revisitando assuntos já discutidos, porém com uma nova visão, ou falando de assuntos que passaram "desapercebido" nos comentários ao redor do ano, esta série irá documentar o principal do Wrestling neste ano.

No final do artigo também há nomeações, de acordo com minhas opiniões, sobre "melhor feud, melhor lutador e etc". Que todos se sintam a vontade, não só para discutir sobre qualquer assunto discutido na crônica, mas para também nomear os seus candidatos.

Acredito que esta série será bem interessante por permitir que todos relembrem o que ocorreu e possam das as suas opiniões diversas de uma vez por todas. Recomendo a leitura completa, mesmo que seja por partes (Ou seja, não deu tempo de ler tudo hoje por ser grande, adicione o link nos favoritos e continue lendo depois). Mas caso não seja possível, ao menos todos tem o espaço de fazer as suas nomeações para as categorias indicadas no fim do post.

A série será dividida em um artigos sobre o SmackDown, outro sobre o RAW e por último um sobre "Outros", ou seja: ECW, TNA e alguma coisa de federações Indy.

Por último gostaria de formalmente agradecer a todos que votaram em mim nos prêmios da blogosfera. Fico feliz por ter sido eleito o melhor colunista de 2008 pelo WW.Wrestling, que se mostrou ser o "Oscar da Blogosfera de Wrestling Brasileira". Foram quase 16 mil votos, um número muito expressivo e que certamente evitou manipulações obtusas. Fico muito agradecido também pelo 2 lugar no Brazilian Blogosphere Awards, já que o primeiro lugar ficou com o meu grande parceiro e camarada Fábio Corbari, que junto de Cezar Augusto foram as maiores amizades que ganhei nesse mundo da blogosfera.

Espero que possa agrada-los tanto neste ano de 2009, quanto agradei em 2008. Caso queiram entrar em contato comigo, podem usar o meu email jackwrestler@gmail.com para isso.

WrestleMania X-Seven:

Considerada uma das melhores WrestleManias que já ocorreram, além de The Rock e Stone Cold se enfrentarem mais uma vez pelo título, desta vez em uma No Disqualification Match, o embate entre as duplas mais badaladas do momento em uma Tables, Ladders and Chairs Match, certamente marcou a mente dos fãs de Wrestling até hoje: Dudley Boyz x Hardy Boyz x Edge e Christian.





O ano de 2007 já apontava para um promissor 2008. No Survivor Series daquele ano, Undertaker e Batista combatiam em um Hell in a Cell, até que Edge aparece de surpresa como camera man, interferindo no fim do combate. Com o ataque do Rated R Superstar ao Deadman, Batista reteve o seu título, mas não por muito tempo. Bastou chegar ao próximo SmackDown para que a General Manager Vickie Guerrero assumisse seu relacionamento amoroso com o Ultimate Opportunist e dar início a uma das maiores storylines dos últimos anos. Ainda em 2007, a storyline seguia com Edge se aproveitando do poder de sua “amada” para tomar o controle do show, enquanto Undertaker e Batista tentavam segurar o cinturão dos pesos-pesados com suas próprias mãos. No Armageddon, em uma Triple Threat Match onde Batista caiu com uma Tombstone Piledriver, Edge assumiu o título após algumas cadeiradas para tombar o Deadman. A feud seguia com os três lutadores no poder. Foi neste dia também que foram revelados dois aliados de Edge: Curt Hawkins e Zack Ryder, até então conhecidos como irmãos Major.

O quadro não poderia ser melhor para a brand azul. Entraríamos em 2008 com um campeão dominante, dois poderosos oponentes tentando vence-lo, porém sabendo que Edge usaria de todas as armas para se defender. Dos poderes quase sem-limites da General Manager, aos trabalhos sujos da sua dupla de comandados.

De fato 2008 chegou com o SmackDown pegando fogo. Se a feud seguia com Undertaker e Batista contra Edge, a coisa se embolou ainda mais no início de Janeiro. Um Beat the Clock Challenge (Lutadores lutam contra oponentes. O que vencer em menos tempo é o vencedor do desafio) organizado pela amante de Edge, definira o oponente do campeão no Royal Rumble. Em tal desafio, Chavo Guerrero foi agendado para lutar contra Funaki. Em 6:02, o Japonês estava derrotado. Os olhos de todos estavam atentos em quem seriam os adversários dos injustiçados Batista e Undertaker. Por ordens maquiavélicas de Vickie, The Animal foi agendado para uma Handicap Match, precisando executar a difícil missão de derrotar dois oponentes em menos de 6:02. Derrotados eles foram, mas o tempo não estava a favor de Dave Batista.

Já Undertaker subiu ao ringue e aguardou seu oponente. Quem veio? Matt Striker. Fácil. O problema é que ele não era o oponente do Deadman, ele era apenas o juiz especial. Seu oponente seria Mark Henry, o homem mais forte do mundo, que na época era um dos clientes do “empresário” Matt Striker. Undertaker conseguiu derrotar o relógio, mas teve um sério problema: Matt Striker não contou três até que o tempo expirasse. Já estávamos quase no fim do SmackDown e Chavo Guerrero iria para o Rumble.

Rey Mysterio entra na arena para a sua chance. O adversário de Rey? Edge. Com ele, seus comparsas Curt Hawkins e Zack Ryder. Com poucos segundos sobrando no combate, Batista veio ao ringside e cuidou da dupla de comparsas, para deixar as coisas mais justas. Faltando menos segundos ainda, Undertaker apareceu no ringue. A luz se apagou. Como que por mágica, no acender das luzes, Edge estava caído nas cordas. Após um 619, Rey Mysterio era nomeado para o Rumble, como #1 contender pelo World Heavyweight Championship que um dia fora seu.



A metade inicial do ano realmente confirmou ser boa como se esperava. A feud seguiu tranformando Vickie Guerrero em uma poderosa Heel. Vimos uma Incrível Elimination Chamber no No Way Out, com The Phenom surgindo como vencedor. No Wrestlemania, não teria como ser mais perfeito. Edge x Undertaker, com o cinturão sendo a prenda. Entre No Way Out e WrestleMania, Edge criou toda a expectativa necessária pro combate, simulando inclusive um enterro de Undertaker! Edge “crossed all the edges” (ultrapassou todas as fronteiras) ao se comparar com a lenda viva: Se Undertaker possui a sua grande Streak (15-0 até então), Edge também possuía a sua (5-0)!

No “Maior Palco de Todos” o combate foi magnífico. Edge lutando absurdos, Undertaker na sua excelente forma. A cada nearfall, parecia que era chegado o dia do fim da Streak do “Coveiro” mais famoso do universo. Porém, no final da noite o “Deadman Walking” saiu de lá com um cinturão sobre o seu ombro.



A continuação foi quase perfeita. Edge enfrentaria Undertaker pelo título no Backlash, porém Vickie não perdeu sua chance. Na tentativa de enfranquecer o Deadman, Undertaker precisou enfrentar Kane e por duas vezes, uma inclusive em uma No Disqualification Match, o “poderoso” Batista. O campeão Undertaker reteu seu título em um combate que começou com Undertaker quebrando o seu silêncio e proferindo as palavras “Eu vou te machucar”. Porém, vimos em um SmackDown mais uma armação de Vickie: Undertaker perdeu seu título, que se tornou vago, devido ao uso de estrangulamentos (Gogoplata do jiu-jitsu, agora chamado de Hell`s Gate por Undertaker) proibidos na companhia.




O pay-per-view seguinte foi a razão da Storyline não ser perfeita. Undertaker venceu um combate por contagem, não lhe sendo permitido tornar-se campeão novamente. O título continuou vago após o Judgment Day. Algo totalmente sem sentido, que me faz até querer esquecer. Mas se o booker errou de mão, ele não tardou ao ousar e fazer o inesperado: Uma Tables, Ladders and Chairs Match no One Night Stand entre Edge e Undertaker, para definir o campeão. Porém, se Undertaker perdesse,o Deadman seria expulso da companhia que foi a sua casa nas últimas décadas. E se ninguém esperava uma derrota de Undertaker, foi isso mesmo que ocorreu naquela que, em minha opinião, foi uma das melhores lutas de todo ano, além de ser a maior surpresa.

A feud que estava maravilhosa ganhou mais um gás, porém ficou a interrogação: O que fará Edge agora sem Undertaker?
 

Vale uma ressalva importante neste ponto. O próximo Pay-per-view foi exatamente o Night of Champions. 

Em tal PPV, Undertaker aparecia no poster com o cinturão mundial dos pesos-pesados. O detalhe importante é que Undertaker havia sido banido da WWE, então obviamente ele não foi o campeão reinante a defender o maior galardão do SmackDown. A lição que tiramos disso? É que os posters não nos dão certeza absoluta do que irá acontecer no próximo PPV, apesar de dar uma grande dica.
 

Batista de repente voltou a ser o grande desafiante de Edge. Neste meio tempo, Animal ficou tão esquecido, que coube lutar em um combate sem sentido contra Umaga no WrestleMania e se envolver em uma feud com elementos de outra brand: Shawn Michaels e Chris Jericho. Enfim, Vickie Guerrero agendou um combate de Tag-Team, com times de 4 elementos. Batista, Nunzio, Funaki e Colin Delaney enfrentariam Edge, Chavo Guerrero, Curt Hawkins e Zack Ryder. O inesperado (inesperado?) aconteceu e Batista venceu o combate conseguindo seu espaço na noite em que todos os títulos da WWE (todos não, pois o recém criado “Diva Championship” não teve o seu combate. Anote essa na lista de “coisas estranhas” de 2008) seriam defendidos.
 

O draft chegou e embolou tudo. Batista foi movido para o RAW, Triple H e Jim Ross vieram para o SmackDown. Nesta brincadeira, a maior brand da WWE (RAW) ficou sem título mundial. No night of champions, cabia a Batista ou John Cena levarem um cinturão para casa e restaurarem o “equilíbrio do universo”. Se já dávamos isso por certo, nos enganamos novamente em uma grata surpresa. John Cena e Batista foram derrotados e os títulos continuaram no SmackDown.
 

Mas aí a música foi trocada. Se durante o ano o SmackDown estava ao som do maravilhoso “samba de uma nota só” de Jobim, onde Edge era a nota, ficamos a mercê do “samba do crioulo-doido”.

Triple H mudou para o SmackDown surpreendentemente. Maior surpresa foi ver que ele não abriu mão de roer o osso, digo, ser o campeão. Coube ao Edge perder o título no Monday Night Raw seguinte. Edge apareceu para interromper o discurso de despedida do controverso Jim Ross e acabou sendo atacado por Batista. Caído no ringue, CM Punk surgiu com sua bem guardada maleta do Money in the Bank Ladder Match e se tornou o novo campeão mundial de pesos-pesados.
 

Os títulos acabaram sendo draftados.
 

Edge tentou recuperar o poder, de olhos no cinturão de Triple H. O problema é que ninguém, eu disse ninguém, brinca com Triple H. Na noite do casamento entre Bony e Clide (Edge e Vickie), Triple H trouxe como presente um vídeo onde Edge traía sua noiva.
 

Nada, absolutamente nada é pior no mundo do que uma mulher vingativa com raiva de um ex-conjuge.

Edge e Triple H batalharam no The Great American Bash. Alicia Fox, a pivô da traição de Edge, tentou ajuda-lo no combate. O resto da família agora já havia abandonado Edge. Tanto abandonou que Vickie Guerreiro subiu no ringue para atacar Alicia. No meio da confusão, Edge acertou um spear em sua “esposa”, sendo a distração perfeita para o Pedigree de Triple H.
 

Vickie Guerreiro não perdoou Edge. O pagamento pelo seu pecado foi a restauração de Undertaker na WWE, aliado de um combate, Hell in a Cell, entre o Deadman e Edge. Neste combate lendário, pra mim o segundo melhor do ano, com cada elemento da feud que durou todo o ano de alguma forma envolvido, Undertaker venceu e enviou Edge para o inferno. Agora já não valia mais títulos, o que estava em jogo era pessoal.
 

Falando em títulos, é neste ponto que a coisa fica completamente sem sentido. Sem ter tempo para criar uma feud duradoura para Triple H, e com a filha de Levesque e Stephanie recém-nascida, The Game se limitou a pequenos combates sem sentido pelo cinturão. Fico pensando que justamente nessas horas que se tem a vantagem de ser da família de Vince. Quando Orton pediu para uma agenda mais tranquila devido ao nascimento de sua filha, foi completamente negado. Quando Triple H pediu, tanto não mudaram o cinturão de mãos, quanto deram o presente de lutar contra Great Khali. Sim, Great Khali.

Aliás, o Summerslam, palco desses combates foi bem....heterodoxo. Os combates pelos títulos não foram os últimos da noite. O que era óbvio dado o card: Triple H x Great Khali de um lado, CM Punk x JBL do outro.
 

Pra piorar, o Unforgiven veio com uma idéia horrível. Foi a consolidação da constatação que o estoque de boas idéias dos bookers foi todo gasto no início do ano. Tal idéia teria o nome de “Championship Scramble”. Um combate travado por 5 lutadores tendo um duração-limite de 20 minutos. Dois lutadores comecariam no ringue e a cada “x” tempo decorrido, outro lutador viria ao ringue. O vencedor seria o que fizesse o último pinfall.
 


Realmente pensei que poderia ser bom. Talvez em um próximo momento, pode até ser. No SmackDown, vimos Jeff Hardy x Triple H x The Brian Kendrick e Montel Vontavious Porter. A luta foi simplesmente estranha. Com 2 segundos sobrando e tendo feito o último Pinfall, Jeff Hardy não para a contagem aberta por Triple H e decide começar o pin em alguém. Com 2 segundos?
 

Título para Triple H. De novo.

Undertaker neste meio tempo, continou com seu papel na storyline do casal mais odiado de 2008. Com Edge fora do jogo, coube a Chavo Guerrero sofrer ataques diversos durante os shows do SmackDown. Vickie também teve o seu pesadelo vivo, sendo amendrontada com os jogos mortais de Undertaker. No PPV, Deadman que havia dito que viria “pela alma de Vickie”, encontrou um combatente a altura: Big Show o nocauteou, salvando a General Manager das mãos do ministro das trevas. Tal combate criou uma expectativa, que me traria frutrações, de um “grand finale” para uma das melhores storylines dos últimos anos: Undertaker precisaria acabar com Big Show para poder chegar a desejada Vickie Guerrero.

O No Mercy foi o ápice da revolta dos fãs com o descaso ao título da WWE. Triple H continuou enfrentando Jeff Hardy. Após o Charismatic Enigma se desprender de todo o seu arsenal, entre Whisper in the Wind, Twist of Fate e Swantom Bombs, Triple H venceria após um rollup. Tudo seria explicado mais a frente, quando uma storyline muito fraca indicava que The Game queria “brincar” com o fato de Jeff Hardy sempre estar a um passo do sucesso, porém nunca nele.

Big Show e Undertaker se enfrentariam em curto e também controverso embate. Big Show venceu após um soco, nocauteando o Deadman. O “soco” não convenceu a ninguém e acompanhamos semanas de discussões sobre o quão ridículo isso foi. Primeiro porque ninguém leva Undertaker a nocaute. Segundo porque... calma aí, um soco?

Cyber Sunday é mesmo uma data especial. Com Vladimir Kozlov aparecendo cada vez mais nas sextas a noite, manifestando seu desejo por “desafios reais” com direito a intromissão em outras lutas, a votação do SmackDown seria o oponente de Triple H. Jeff Hardy, Kozlov, ou os dois? Jeff Hardy venceu, para perder mais uma vez para Triple H. O reinado de The Game já era revoltante. Desde o WrestleMania, passando por 6 meses initerruptos. Isso até não seria problema, mas The Game claramente desfocado, pouco trabalhou como campeão e não “puxou” o show em nada. O interesse nos combates era pelo básico motivo de: Triple H é o Triple H e merece respeito.

Undertaker e Big Show se enfrentaram uma Last Man Standing Match, regras estipuladas pelos próprios fãs. O combate foi realmente bom, Undertaker venceu em uma luta de tirar o fôlego. Sem contar que o “World`s Largest DDT” foi uma linda manobra.
 

Pelo título, foi agendada uma Triple Threat Match para o Survivor Series: Vladimir Kozlov, Triple H e Jeff Hardy. Porém, quando amanheceu o domingo, o site da WWE trazia uma controversa notícia sobre um desmaio de Hardy no hotel. Blogs do mundo inteiro noticiavam uma possível overdose. Afinal, quando Eddie Guerrero foi encontrado morto, uma notícia muito semelhante estampou o site da empresa. Na prática tal fato culminou com a ausência de Jeff Hardy no combate e uma adição inesperada, com a luta já em andamento, de Edge. De fato, apostar em dois anos que a volta de Edge de maneira “surpreendente” seria o “boom” das Storylines é um tanto falta de criatividade. O resultado final é que Jeff Hardy apareceu no combate e interferiu, no final o cinturão sobrou para o Rated R Superstar mais uma vez.

De fato, se algo aconteceu de interessante no final do ano foi a mudança do personagem de Jeff Hardy. Se basicamente Jeff era um face, que não fazia muitas promos e vivia pelo seu carisma “automático” (também conhecido como empatia), Hardy passou a incorporar todos os seus deslizes, instabilidade e imprevisibilidade em um personagem que está louco pelo poder. Disposto a qualquer preço pelo campeonato da WWE. A mudança do personagem foi acompanhada com uma pintura agressiva, que parece até mesmo ser inspirada no Coringa de “O Cavaleiro das Trevas”. Se esta gimmick terá futuro, ou se acabará precocemente, só 2009 poderá nos responder.



Undertaker continuava na sua saga contra o Big Show. Quando vi o início da feud, muito animado exclamei com alguns presentes “Não aceito que esta feud acabe de forma diferente do que em uma Casket Match. Com druídas e tudo!”. Minhas preces pareciam ter sido atendidas, já que o embate finalmente ocorreria. O combate não foi nem o melhor nem o pior da feud entre os dois, mas a vitória veio para Undertaker. Big Show teve a possibilidade de colocar Undertaker no caixão e fechar a tampa, mas temeu. Talvez por saber que Undertaker se levantaria ali e o pegaria pelo pescoço. O certo é que entre chokeslams e trocas de soco, Big Show destruiu o caixão. Esforço desperdiçado, já que os druídas trouxeram um novo túmulo para que Undertaker pudesse vestir o paletó de madeira no Maior Atleta do Mundo.



A temática principal do SmackDown mudou. A vingança de Undertaker foi para segundo plano e Big Show não entrou naquele “recesso” costumaz de quem perde uma Casket Match. Na verdade, em pouco tempo houve uma luta entre os dois em uma jaula de aço, vencida por Undertaker através do Hell`s Gate (gogoplata). Após esse combate, Undertaker sumiu. Entendo esta mudança como uma solução simples para um problema complexo: Undertaker queria se vingar da La Familia. Edge e Chavo já haviam sofrido seus danos, mas Vickie ainda não, já que Big Show era o seu protetor. Se Big Show estava fora do caminho, Edge voltou e continuou com o seu relacionamento com Vickie Guerrero. O lógico seria Undertaker continuar atrás de Vickie Guerrero, contando com a proteção de Big Show e Edge, não é?

Mas a temática, como comecei a explicar anteriormente, mudou. A pergunta “Quem atacou Jeff Hardy no Hotel” seria a responsável por “levar o show” até a mudança do ano. Edge, o principal suspeito, não poderia voltar a feudar com o Undertaker (Claro. Mesmo que a feud tenha sido ótima, começa-la novamente é simplesmente ser redundante) e se Undertaker estivesse presente e simplesmente não fizesse nada para saciar sua sede de sangue, ele simplesmente não seria o mau e velho Undertaker.

Para o Armageddon, Kozlov simplesmente foi diminuido. Não foi nem cogitado que ele pudesse ter sido um dos atacantes de Jeff Hardy, mesmo que ele estivesse envolto na Triple Threat Match. Coube a Kozlov, vencer um combate contra o campeão da ECW Matt Hardy, em um combate onde o cinturão não estava em jogo. A decisão é manter Kozlov invicto, embora que ele não tenha espaço no combate do cinturão já que Edge ocupou o seu espaço. Cinco lutadores lutando pelo cinturão, talvez fosse complicado demais para os cérebros não evoluídos de certos bookers.

Em um combate esfuziante, finalmente Jeff Hardy se tornou campeão. Esse foi um momento esperado por todos ao longo de 2008, e até mesmo já no final de 2007. Foi uma volta por cima em cima de um ano complicado para Jeff, que contou com sua suspensão de 60 dias e não-participação de um dos maiores WrestleMania`s de todos os tempos.

E o quadro no final do ano, não é tão envolvente e promissor como em 2007. Vemos um campeão mundial que carrega o título pela primeira vez, tentando descobrir quem foi o responsável pelo seu “apagão” no Survivor Series. Particularmente acho que é fraco o argumento, já que ele agora é campeão e o que aconeceu no Survivor deveria ficar pra trás. Parece choro de perdedor: Ganhou, ganhou e acabou.

Já Big Show se aproxima de Vickie Guerrero e sou obrigado a concordar com o amigo Marcos Amaral na possibilidade de um relacionamento entre os dois. Assim Undertaker e Big Show voltariam a fazer uma feud pela vingança do Deadman e Edge se livraria do relacionamento.

Mas mesmo sem a área criativa da WWE estar em alta, o início do ano sempre traz algumas dúvidas:
- Quem ganhará o Rumble?
- Undertaker finalmente terá um reinado longo como campeão?
- Quem será o adversário de Undertaker no WrestleMania?
- A Streak chegará ao fim?

A respostas, só por volta de Abril.
No Mid-Card fomos contemplados com a extinção do CruiserWeight Championship, deixando inúmeros lutadores sem rumo na companhia. Também vimos o fim da divisão de Tags, já que a maioria das duplas foi disfeita e poucos combates foram possíveis pelo título. A divisão das Divas ganhou um título e deixou equilibrado a soma “4 cinturões pra cada brand” (Entre RAW e SmackDown) o que deu algum sentido de existir a divisão feminina no SmackDown. Foi uma boa decisão, mas se pra isso foi necessário desativar o CruiserWeight, simplesmente acho que não valeu a pena. O ideal? 5 títulos para o SmackDown. Contragosto, preciso destacar o trabalho de Michelle McCool pela divisão feminina. O primeiro ponto é que ela passou de “valet” a lutadora. O segundo é que, seja por Undertaker ou não, ela se tornou a primeira campeã do título das Divas. Por último e não menos importante, porque neste final do ano ela foi fenomenal. Começou um heel turn, abrindo mão do seu título, para dar uma “remexida” na divisão das Divas que estava completamente parada. O título ficou nas mãos de Maryse, que seria o meu segundo nome na lista de candidatas ao cinturão. A primeira seria a diva Natalya, infelizmente deixada em terceiro, quarto..quase quinto plano.

Em 2008 ocorreu o maior reinado da história em dois cinturões: USA Championship nas mãos de MVP e WWE Tag Team Championship nas mãos de John Morrison e The Miz. Os dois títulos caíram no ostracismo após os dois grandes reinados. Vale lembrar que por melhores que tenham sido os campeões, os reinados foram longos desse jeito simplesmente pelo fato de que não houve competidor a altura dos campeões. Para o reinado de MVP acabar, foi necessário Matt Hardy voltar de lesão. O fim do reinado de duplas, deu-se a uma retribuição por Curt Hawkins e Zack Ryder terem servido tão bem o Rated R Superstar como comparsas. Hoje em dia, a dupla simplesmente desapareceu.

Jogo Rápido (Envolvendo somente a brand SmackDown)

Melhores do ano: Undertaker e Edge.
Super-Valorizados: Triple H e Batista.
Novato do Ano: Vladimir Kozlov.
Diva do Ano: Michele McCool.
Desperdício de Talento do Ano: MVP.
Storyline do Ano: Undertaker vs La Familia.
Pior Storyline do Ano: Losing Streak do MVP.
Melhor Fato do Ano: Jeff Hardy campeão pela primeira vez.
Pior Fato do Ano: Desativação do Cruiserweight Championship.
Melhor luta do Ano: Undertaker x Edge, Hell in a Cell (SummerSlam 2008)
Melhor Spot do Ano: Undertaker caindo da Escada em cima de várias mesas (One Night Stand 2008).
Pior Spot do Ano: Batista cai de cócoras no chão, após tentar um Batista Bomb em Umaga (WrestleMania 24).

18 Comentários "Jack-O-Mania XVII"

  1. Uou, grandes momentos da Smackdown esse ano, Undertaker e Edge roubaram a Cena, os angles e promos durante o ano, envolvendo eles, foram o diferencial da brand azul. Vickie Guerriro também foi essencial, e no final do ano, essa "feud" entre Jeff e Triple H deu o que falar, culminando no primeiro título mundial do Hardy. Enfim, ano bom pra Smackdown, onde Undertaker, novamente, foi o ponto alto, ao meu ver...

    Grane análise Jack, grande idéia essa sessão,bom relembrar o que se passou, já que eu nem me lembro o que almocei hoje :p

    Abs Parceiro

  2. Jack, Jack, Jack. Excelente artigo, coisa que já é costumeira nas suas Jack'O'Mania's. Não consigo achar um artigo seu que esteja abaixo do nível habitual, mesmo que meu interlocutor não esteja tão seguro do que está falando - como naquele artigo sobre a feud entre os filhos de McMahon. Portanto, agora é hora de dar minhas opiniões sobre o que está por vir na brand azul. Vou tentar ser mais organizado que das outras vezes, escrevendo em seções.

    → Onde pôr Undertaker?
    Para mim, antes de envolver Undertaker com qualquer inimigo olhando para o Wrestlemania XXV, é necessário encerrar essa feud dele contra Vickie Guerrero. A solução mais cabível é a que você e Marcos Amaral citaram no Podcast: envolver Vickie Guerrero e Big Show em um relacionamento, tirando Edge da situação que se tornaria repetetitiva. Entretanto, como disse, esta storyline é melhor, mas não deixa de ser falha. Nesse caso, o imaginável é que Edge quisesse vingança, ou mesmo que Vickie interferisse na sua luta pelo título.

    Para o futuro, pensando no Wrestlemani XXV, o ideal é mesmo que The Phenom feud com Shawn Michaels, pelo fato de os dois serem nascidos no Texas - local do próximo pay-per-view. Em contrapartida, vejo esta como uma feud inviável, visto que os dois wrestlers não tem nenhum tipo de ligação mútua, nem mesmo em segundo ou terceiro grau de envolvimento. Olhando para a situação atual, é melhor apostar em algum wrestler como Big Show, Triple H ou Vladimir Kozlov, que são wrestlers sem storylines nas quais estão envolvidos.

    → Situação de Jeff Hardy como campeão.
    Sinceramente, não sei o que esperar atualmente de Jeff como campeão da WWE. Ele vem fazendo um bom trabalho até agora, interpretando algumas promos e consolidado sua mudança de personalidade, mas a feud com Edge não é algo que me encanta, não é algo ideal para mim. Não sei o porquê disso, mas acho que a história entre Jeff e Edge não tem muito a render, principalmente porque o tão valorizado ataque a Jeff no Survivor Series não deve ter como autor Edge - até porque seria muito repetitivo colocar todas as coisas ruins na conta de Edge.

    Creio que os bookers usarão este angle para poder fazer o heel turn de alguém, que provavelmente se aliará a Edge como heel. Espero sinceramente que o wrestler supracitado seja Matt Hardy, uma coisa que apesar de esperada, causaria uma feud magnífica, na minha opinião. Em contrapartida, não gostaria nenhum pouco se Christian Cage aparecesse atacando Hardy. Creio que o ideal é envolver Christian como um parceiro de Edge, que o Rated R Superstar resolveu chamar para ajudá-lo na luta contra Jeff - para aí sim animar a feud.

    → Quem vencerá o Royal Rumble?
    Acho que é uma precipitação garantir que no número 30 a sirene soará para o vencedor do Royal Rumble, na teoria dessas pessoas, uma surpresa. Não sei porque, acho que não optar pela supresa, por mais incrível que pareça, irá surpreender muito mais gente. Ver Undertaker vencendo o Royal Rumble por exemplo, ou mesmo Triple H, seria bem mais inesperado do que ver Christian Cage aparecer de surpresa - coisa que é bastante esperada pela comunidade de fãs do Wrestling.

    Ao mesmo tempo, espero que seja alguém do SmackDown, visto que a brand azul está causando muito mais expetativa em relação ao Wrestlemania XXV, se comparada à brand vermelha: o Raw. John Cena não tem a menor concorrência fixa pelo Title - visto que Chris Jericho não empolga e JBL muito menos - e por isso o Contender da brand deverá ser escolhido no No Way Out - na Elimination Chamber.

    → MVP e a seção das Divas
    Já foi noticiado aqui mesmo no This is News! que Montel Vontavious Porter passará por um grande babyface turn para encerrar sua streak de derrotas - para mim, ridícula. Já dá para ver uma reação positiva da torcida em relação à ele no último SmackDown, onde a torcida chegou a ensaiar um canto de MVP na luta contra o estreante Kizarny - que pelo visto não caiu nenhum pouco nas graças da torcida.

    Sobre as Divas, para encerrar o comentário, acho que Michelle McCool com seu heel turn poderá "puxar" Maria da disputa do título, abrindo o caminho para novas contender's ao título de Maryse, que se contundiu em um House Show, por meio de um deslocamento de rótula. Assim, wrestlers como Victoria, Natalya e outras poderiam muito bem ter suas chances pelo Divas Championship.

    -----------

    Abraço!

  3. Olá King,

    Mas vc realmente acredita que teremos uma Elimination Chamber novamente no No Way Out? Ficaria com uma cara de "TNA LockDown" :P

    Até seria legal se fixassem as Chambers no PPV, mas por enquanto, nada foi noticiado sobre o assunto. Você acha que vai ter Chamber esse ano novamente?

    Sobre Jeff, só me preocupo com o tempo de vida que durará o seu personagem. Digo, ele ficou louco para ter o título. Agora que ele ganhou, ele vai fazer o quê? Ficar normal? Ou ficar louco...por vingança?

    Fabio,

    Pois é. Undertaker realmente foi o diferencial, mesmo sem um reinado grande como campeão. Talvez porque o pessoal curta mais ver o Undertaker tentando do que conseguindo. Será?

    2009 já começou com uma sessão de fotos da Vickie Guerrero nua. Pelos deuses do Wrestling: O Vince é realmente um cara excêntrico!

  4. Vickie Guerrero Nua? Tomara que eu nunca consiga ver essas fotos...hehehe

    Pelo nível de criatividade do "pessoal" da WWE, Qual será que vai ser a nova em 2009 pelos lados do Smackdown? Vickie Guerrero ter um filhoi de Kizarny e nascer um Pé? Que sabe....Quem sabe...:p

  5. Otima analise do ano que passou.

    Sobre o Jeff,acho que essa decisao de mudar seu personagem nao foi boa,porque momentaneamente e legal e pegou todo mundo de surpresa,porem nao faz mais sentido,a menos que ele perca o titulo para o Trip's e tudo se reinicie,oque nao seria bom.
    Espero mais um ano fabuloso de Edge,assim como tem sido nos ultimos tempos.
    :D

  6. como que ujm colunista desse acha que nao tem certeza se é o melhor colunista do wrestling esse cara é foda
    e como ja falei varias vezes so seu fã jack
    parabens mais um otimo trabalho

  7. que droga eim edita certo isso dai
    podre

  8. Qual a relação da introdução que fala da Wrestlemania XVII com o resto do texto?

    Tirando essa parte que não entendi, está um texto divino, fez um resumão de tudo que se passou no ano, além de dar a sua opinião sobre tudo o que aconteceu, e tenho que concordar com os fatos apresentados por ti, grande texto.

  9. AntiVida, todas as JOM's tem no começo uma nota sobre a Wrestlemania correspondente. Nesse caso, o X-Seven. SAcas?

  10. Ah, sim.
    Não acompanhava as edições anteriores
    Vlws King

  11. Obrigado pelos Elogios. AntiVida, é isso aí que o King explicou. Daqui a pouco chego na JOM XXIV e acaba o texto introdutório :-)

  12. Muito legal Jack, ótimo review. Estarei ancioso pelos demais.

    Como já disse em uma crônica minha, La Familia é uma das stables mais controversas e expetaculares de todos os tempos. 100% de merito para o casal do ano Vickie e Edge e seu opositor Undertaker.

    Em relação as outras partes do show, como mid-card, Divas, achei decepcionante. Cade o bom lutador R-Truth? Cadê a ênfase na série de derrotas de MVP, que pela imposição de Vickie, ele poderá ficar até pobre se continuar? E as divas, o que fizeram de bom o ano inteiro?

    O que traz um alento para as divas é realmente o heel turn de Michelle McCool.

    Ao resto, esperaremos.

  13. legal JACK

    acho que ja vai fazer 1 ano que vi suas analises e cronicas, e como estudante de jornalismo posso dizer sem erro algum que vc tem um grande talento.

    ja tinha uns 4 meses que nao vinha aqui no blog pois na epoca, nao gostei de algumas ideias e achei que o blog caiu, mas resolvi passar aqui hj e vi uma otima anlise do SD e essa cronica muito boa, prometo continuar por aqui acompanhdo o trabalho de vcs ! :)

    deixe eu dar meus pontos de vista:

    * conserteza o SMACKDOWN esse ano, foi melhor que 2007, sem sombra de duvidas. undertaker fenomenal como sempre, e o EDGE nao ficando atraz em talendo e habilidade tanto no ring como em taunts, mic, etc.

    * eu sou fan anto do trilpe H mas que esse ano ele nao fez muita coisa no ring ele nao fez nao, mas temos que confessar que ele no mic eh demais.

    * Jeff ainda nao me agrada como o campeao do SD, pq pra mim ele ainda nao tem aquele stilo de campeao, mas tbm ele apenas começou vamos aguardar.

    * essas derrotas do MVP foi o pior do ano concerteza, o cara luta muito bem, sabe ser um bom HEEL pq fazer issso com ele? lamentavel.

    * sobre os tags, los colons sao os champions pq sao os melhores, nao tem ninguem no SD que se comparem a eles, e olha que eles nao sao excelentes, oq prova o descaso com as TAGS.

    * finalmente sobre as DIVAS, acho que as do SD foram as que mais evoluiram no ano, quem via no primeiro trimestre MARYSE aplicar um DDT, nao imaginaria que ela lutaria oq ta lutando hj.


    Bom so restam esperar por 2009, e nunca perder a esperanças de que sempre vamos ver grandes feuds, lutas e PPV por parte da WWE.

    vlw!!!!
    *

  14. Legal Diego,

    Valeu pelo elogio e veja se aparece mais. Comentários desse naipe engrandece e muito a discussão.

    Também acho que o Triple H manda muito bem no Mic. Acho que ele teve ótimos combates, porém..no RAW. Ele foi pro SmackDown e meio que se acomodou, certamente por causa do nascimento da filha. Nada contra isso, só acho que ele podia não segurar o cinturão enquanto não estava podendo se dedicar 100%. Aliás, acho que é o que aconteceria com qualquer outro lutador na posição dele, menos com ele. Daí que eu achei que ele foi "super-valorizado" no SmackDown.

    Grande Boemio,

    Bem por aí. O Mid-Card desandou geral. Shelton Benjamin já está chegando a 6 meses de reinado...e um reinado bem sem brilho.

  15. Muito bom o review, confesso que por hora só li metade, mas pretendo ler tudo.

    Não assisto a SmackDown!, só as vezes, a maioria dos lutadores eu não gosto: Triple H, Undertaker, além de as feuds com Vickie Guerrero não me agradarem, enfim, eu tenho uma "birra" com o show, mesmo sem os wrestler´s que não gosto, não consigo me satisfazer com o show, vai ver que é a música de entrada \o/.

  16. Pois é, Jack... Sou péssimo de memória, mas você conseguiu me fazer lembrar de muita coisa.

    O ponto alto obviamente foi a feud entre Undertaker e La Familia, mas será uma desgraça caso ela não termine. A saída de (mais uma vez) colocar Big Show no caminho do Undertaker - só que desta vez sendo o alvo principal - seria uma boa, mas está longe de ser o ideal.

    Realmente, a volta do Edge atrapalhou toda essa storyline do Undertaker - irônico, não? -, mas pelo que mostraram, essa era a maneira de tirar o título do Triple H e também tirá-lo de qualquer caminho que envolva o título.

    A storyline do mistério sobre o Hardy me agrada, mas o ruim é que é um tipo de storyline impossível de desenvolver enquanto o dito-cujo não for revelado. E pelo jeito só será revelado no Royal Rumble...

    E apesar de gostar do Kozlov, não vejo maneira de mantê-lo no Main Event sem ele ser o campeão. A gimmick dele é ruim, não dá. Há algum tempo eu gostava, até achava legal - talvez até porque ele não falava. Mas, não aguentei mais que um mês com ele no Main Event.



    Pior Spot do Ano: Batista cai de cócoras no chão, após tentar um Batista Bomb em Umaga (WrestleMania 24).

    aaaaaaahahahahahhaa!
    Isso sim é entretenimento!
    E o pior de tudo não é que isso mostra que ele não tem força para levantar o Umaga, mas sim que ele é muito burro! Que fizesse uma sequência de Spinebuster e Spear e pronto, ninguém reclamaria!

  17. Renan,

    Minha brand preferida é o RAW, mas preciso tirar o chapéu pro Edge. Que ano!

    Uncle Johnny, o Kozlov se tornará um grande problema em breve. Sinceramente? Arrumem um manager pro cara que ficará tudo mais tranquilo.

    Sobre o Batista Bomb, também acho que poderia acabar com um Spinebuster. Não seria a primeira vez...

  18. Jack acho q vc se enganou, o triple H venceu o wwe championship no backlash e uma fatal four way contra o orton, cena e jbl e não no wrestlemania

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos