Espaço dos Leitores - 37º Edição / A Nova Attitude Era

Espaço Dos Leitores de Hoje trás um artigo de um leitor Português, abordando alguns fatores para empresas como a TNA possa evoluir, chegando a se igualar em nível da antiga WCW, para proporcionar grandes momentos do wrestling, como a Attitude Era.

Confira na continuação do Post a matéria completa feita pelo nosso leitor: Knuckles


Nova Attitude Era: Da Utopia à Realidade



Boas pessoal do WWB. O meu nick é Knuckles, sou português e escrevo para a minha Blogosfera, nomeadamente para o PTW. Como gosto bastante da vossa blogosfera (tanto a nível de criativide\qualidade como a nível da humildade nela presente), decidi aventurar-me por “Terras de Vera Cruz” e tentar expor algumas das minhas ideia e opiniões (se a minha eloquência portuguesa assim o permitir). Esperando que todos compreendam o que escrevo, pois apesar de serem línguas homólogas há sempre esta e aquela expressão que ninguém entende, dou início à minha crónica.


Numa conversa com o meu amigo e ilustre colaborador deste vosso projecto (Fábio Corbari), acerca de um outro artigo meu para o PTW, surgiu-me assim do nada uma ideia interessante (sim, foi como se a maçã tivesse caído novamente na cabeça de Newton). A nossa conversa era acerca da TNA, até que referi que era uma pena esta perder Christian para a WWE. Foi neste exacto momento que a minha maçã psicológica me caiu na cabeça, e pensei: Se a TNA está a evoluir tanto a nível de produto, e não progressivamente a nível de ratings, então o que faltará para termos uma nova Attitude Era?

E com esta dúvida existencial, equacionei minuciosamente na minha cabeça algumas junções de factores para que em empresas como a TNA ou a ROH, conseguissem igualar historicamente a WCW, e proporcionar outra era de ouro no Wrestling.

São elas:

• Uma baixa de ratings e de qualidade por parte da WWE

Teria obviamente de ter este ponto de partida. Com o Tio Vince a dominar todo o monopólio do Wrestling actualmente, teria que acontecer uma série de factores (naturais ou divinos, não sei) para que os ratings baixassem. Por exemplo uma série de storylines mal elaboradas, más promos, perdas de wrestlers carismáticos e influentes (especialmente se para a concorrência), uma super-proteção aos wrestlers, que estão progressivamente a deixar de executarem moves mais perigosos, e o hardcore já é como prenda de Natal só aparece uma vez por ano. Ainda poderia acontecer que com a constante ideia de “infantilizar” a WWE, pondo sempre campeões marks e criando visuais e feuds de carácter infantil, levasse os fãs a procurar outras companhias. Sim era difícil isto acontecer, para os mais cépticos hipoteticamente impossível, mas estamos à procura de uma nova Attitude Era e até o Tio Vince tem de dormir de vez em quando.



• As empresas conseguirem um substancial aumento de capital

Outro aspecto também vital, pois por muito boas que sejam as ideias, as storylines, os angles ou as feuds, tudo isto custa. Não nos podemos esquecer que tudo neste negócio gira à volta do dinheiro. Apenas com um capital aceitável TNA ou a ROH poderiam contratar bons wrestlers, apresentarem bons shows com mais qualidade (tanto a nível de pirotecnia, como a nível de transmissões televisivas, salários, etc…). Assim sendo depois da quebras de audiências por parte da WWE seria necessário uma injecção de capital para estas empresas (provenientes por parte dos marks por exemplo) para que conseguíssemos atingir a utopia da Attitude Era.



• Aproveitarem as Superstars pela WWE desperdiçadas


Esta já é uma medida actualmente em vigor. Isto traz dois tipos de benefícios: por um lado estas Superstars já sabem como é o mundo do wrestling, já vem preparadas e com um nível de fama relativamente formado. Por outro algumas Superstars desperdiçadas pela WWE recentemente têm estatuto e potencial para se converterem em futuras lendas, como é o caso de Elijah Burke ou de Chris Masters. Assim sendo, com estas superstars no roster, os níveis de audiência certamente subiriam (digo eu) e consequentemente a compra de produtos por parte de fãs fervorosos que compraram tudo o que esteja relacionado com as suas superstars favoritas. Sem dúvida uma medida Vital para poderem competir com a WWE. É também fato comprovado por muitos wrestlers que sairam da WWE, que a TNA apresenta métodos de trabalho mais estáveis, talvez isso seja um dos fatores que muitos lutadores migram para a Federação de Jeff Jarret, cansados de trabalho intenso e pouca valorização (Caso de Randy Orton, que nem mesmo ao nascimento da filha, foi lhe dado folga) visando condições menos desgastantes.



• As empresas possuírem uma competente equipa de marketing e contabilidade

Esta medida vem de encontro com a segunda medida. Qualquer treinador desportivo que se preze tem de ter na cabeça que o difícil não é chegar ao topo mas sim mantermo-nos lá. Traduzindo isto para esta minha tese, o difícil não é angariar os capitais mas sim geri-los de uma maneira proveitosa para as empresas. A equipa de contabilidade preocupar-se-ia em gerir os lucros, enquanto que a de marketing teria como finalidade duplicá-los, tendo ideias inovadores tanto a nível da promoção da empresas e do roster, como a nível de produtos infantis, anúncios televisivos. T-shirts, etc… Para além dos lucros adquiridos, poderiam ainda dar uma maior visibilidade à empresa, o que no fundo também se traduziriam em lucros.



• Criarem boas e empolgantes Storylines

Chegando à estabilidade financeira, as empresas teriam mais condições para criarem melhores feuds e storylines, mais longas, com mais animo e empolgando mais o espectador, o que faria com que se atraí-se um maior número da fãs. Reparem colegas da CWO, que estamos já num patamar de proximidade entre estas empresas e a WWE, a utopia já passou de utopia a uma forte probabilidade. Na TNA esse fator vem se desenvolvendo bem. A feud entre os campeões mundiais da Main Event Mafia, contra os novatos e talentosos da Frontline vem recebendo uma enorme repercussão, sendo para muitos a rivalidade mais interessante do ano, sucesso de público e crítica.



Elaborarem House Shows em locais económicos financeiramente estratégicos

Esta seria sem dúvida uma medida a ter em conta… Porque é neste pequenos Shows que se dá o maior contacto plateia-espectador. Os membros da equipa de contabilidade receberiam os dados das localidades de cada espectador e de número de show a que assiste. Assim poderiam levar o espectáculo a quem mais assiste e vibra com estes acontecimentos, para delícias destes fãs que definitivamente parariam de olhar para estas empresas como um boa alternativa, e começariam a analisa-las como uma referência a nível de wrestling. Na ROH os shows são realizados em ginásios e quadras colegiais, mesmo assim o público comparece em massa. Na TNA, uma nova arena foi criada, mais dinâmica, interativa e estéticamente superior a antiga, shows pirotécnicos estão mais abundantes e o público está lotando o novo recinto, qua ainda não está perto de uma WWE Arena, mas a evolução é notável.



• As Indys de menor desenvolvimento começarem a ter shows mais regulares e com mais qualidade

A esta altura o masoquista leitor que leu as minhas ideias até aqui deve se estar a perguntar: “ Mas o que é que as Indys tem haver com isto? “
Bem eu como diplomata que sou, vou explicar numa cadeia causal. Se tivermos como ponto de partida que as Indys começam a dar shows mais regulares, isto leva-nos a mais qualidade. Com maior grau de qualidade todas esta pequenas empresas conseguirão atrair mais fãs. Atraindo mais fãs, leva a que as agora rivais da WWE e a própria WWE percam alguns fãs (por muito pequena que seja essa percentagem). Então este avanço destras pequenas empresas tem de ser travado. Ora para responder, as grandes empresas pensarão em melhorar os seus Shows, a terem mais criatividade e consequentemente mais qualidade. Quem lucra com isto? Sim, somos nós, o exemplo do fã comum, que para além de assistir a Shows com mais qualidade, assiste ainda a outros pequenos Shows. Deste modo a nova Attitude Era passa de uma utopia a uma certeza. Há coisas fantásticas não há?



E agora é a fantástica parte dos combates memoráveis, que nos levam a levantar dos nossos sofás (ou cadeiras de escritório) para aplaudir. Das gloriosas e imortais storylines. Dos escândalos, das trocas de wrestlers de empresa para empresa, enfim do Wrestling dos nossos sonhos.


Bem com isto termino esta minha crónica. Espero que tenha sido do agrado de todos. Se acharem que tenho qualidade e se isto despertar a vossa curiosidade, tenho como ideia fazer um novo artigo no qual Vince apresentará as suas ideias para acabar com a competição no monopólio do Wrestling (onde é que eu já vi isto?)
Sendo assim peço a vossa opinião “irmãos de língua”.

Um abraço

Knuckles :D

"Quer ter seu artigo no Espaço Dos Leitores? então mande para o email: fabio.corbari@hotmail.com"

14 Comentários "Espaço dos Leitores - 37º Edição / A Nova Attitude Era"

  1. Acho que a TNA chega ao nível da WWE sim, mas no mínimo em 3 anos, tem muito o que crescer, mas é visto que vem crescendo rapidamente, batendo algumas vezes os ratings da ECW. talves uma mudança de canal e mais contratos de marketing seja preciso, porque em quiseito wrestling, vem superando a WWE ultimamente
    excelente artigo Knuckles, esta de parabéns, boa visão sua, marketing é o que há.

  2. legal o texto, assunto interessante, muitos não levam fé na TNA, mas eu acredito que ela pode sim, chegar a nível de WWE. Esse artigo vai geral uma boa discussão, uns concordam com minha visão, outros não, mas a TNA vem se destacando por apresentar um bom wrestling, e se isso não é o bastante, o que é então?
    parabéns pela edição

  3. bom assunto, se a TNA seguir esse ritmo, pode sim bater com WWE, acho que não é isso seu obejetivo, e tbm uma nova "WAR" não acontecerá, mas TNA vai encomodar muiiito a WWE ainda

  4. Eu tinha um carro, ele fazia de 0 a 100 em 5 segundos, peguei esse carro e meti no post, porque esse assunto está BATIDÃO! =P

    Aliás, pare de sonhar com uma nova Attitude Era, isto não é mais possível, Vince McMahon já tem o controle do wrestling no mundo,

  5. acho que pode vir a acontecer sim, quem sabe, wrestling ja passou por tantas mudanças, e TNA esta sendo uma boa opção para o fã de luta livre, espero que aconteça isso, teriamos um leque de federações com qualidade para acompanhar
    parabens pelo artigo, esta ótimo, mostrou sua opinião, e um assunto que é bom de se discutir, ja que tem um fim incerto

  6. Está certo que o mundo todo fala disso hoje em dia - como disse o Ricardo -, mas não deixa de ser um assunto de extremo interesse dos leitores e dos fãs em geral do pro-wrestling. Ter uma nova Attitude Era seria algo extremamente interessante, principalmente porque veríamos a WWE se desdobrar para conquistar o fã de maneira cativa.

    O problema principal é que não há hoje concorrentes para a WWE do que ela própria - sim, pois os fãs deixarem de ver os shows da empresa é algo que cabe, hoje, à ela. Então, por isso, creio que este tipo de coisa, de uma nova Attitude Era, Monday Night Wars, entre outros, são coisas que só voltarão a acontecer - se vierem mesmo - daqui há uns 10 ou mais anos. Agora, a minha torcida é de que tenhamos um bom pro-wrestling sendo executado pela WWE, mesmo que sem concorrência.

    Uma coisa que acontece muito é a diferença de priorização da TNA para a WWE, por exemplo. Tenho certeza que um fã de pro-wrestling americano, jamais deixará de assistir à WWE mais de uma vez na semana, sendo esta vez causada por um problema de força maior. Já no caso da TNA, vemos que nem todo mundo prioriza assistí-la.

    Aqui mesmo no Brasil ou em Portugal, se você deixar de assistir a um Raw ou SmackDown - à ECW nem tanto -, você vai fazer de todas as formas para conseguir assistir depois, por vídeos ou mesmo por Streams, em sites que as disponibilizam. Já no caso da TNA, não é prioridade para muitos - não todos - assistir aos iMPACTS. Isso talvez, cause uma estabilidade imensa na empresa possuída por Vince McMahon.

    Enfim, o texto está bastante interessante, fácil de ler e de uma eloquência sensacional. Parabéns a você, Knuckles.

    Obs: Já que irão perguntar, eu respondo: a análise do SmackDown já está pronta, só irei fazer a introdução e as considerações finais. Em mais ou menos 15 minutos eu postarei-a.

  7. Meu blog, http://www.wwearenawrestler.blogspot.com quero ser parceiro do This is Wrestling, ja colei o banner.Abraços!

  8. Caique, antes de qualquer coisa, você deve preencher o formulário do post do Cezar, e mandar pelo Linha Direta.

    Nós avaliaremos e aí te mandaremos o banner, que não é o que está no blog.

  9. Muito legal o texto
    WWE esta se matando sozinha, se eu morasse nos EUA, com certeza ia acompanahr mais TNA do que WWE(que ultimamente esta muito protetora e sem animação). TNA pode não vencer a WWE nos ratings, mas no entretenimento, wreslting técnico, angles e storyles, e mulheres bonitas, isso com certeza

  10. A TNA comparada a WWE não passa de um macaco na mão de Buda.

  11. Boas!
    Gostava apenas de citar dois pontos:

    1º- Obrigado por todos os comentários até agora ;)

    2º- Com isto não quero dizer que iremos estar perante outra Attitude Era, mas sim as condições necessárias para que tal acontecesse...

    Cumpz :)

  12. Estás de parabéns! ;D

    Fico a pensar se por-te a fazer Previews/Reviews de PPV's da WWE e TNA terá sido a melhor opção para o PTW :b

  13. Isso não vai acontecer, pelo menos não tão cedo, mas não deixa de ser uma visão bastante interessante, sobre a forma de como as federações menores possam competir com a empresa de Vince.

    Grande texto ;D

  14. mto bom artigo..

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos