Corbari Madness Pit - Em Busca da Lenda Perdida

Feliz Ano novo a Todos. minha primeira postagem em 2009, e já venho com novidades. Nessa nova sessão, vou falar um pouco mais de lendas do passado, que não são muito conhecidas, ou não ganham o devido reconhecimento. Grande ícones do Wrestling, que merecem nossa admiração. Que tal Conhecermos um pouco mais, daqueles lutadores que contribuiram para que o Wrestling chegasse a esse patamar?

Quer saber Quem é a "Lenda Perdida" dessa edição? então clique na continuação do Post.



Minha maior realização, enquanto blogueiro, foi quando postei o artigo Corbari Madness Pit – Tributo ao Ídolo, ao ver os comentários, me deparei com leitores, que diziam não conhecer Randy Savage, mas após minha matéria , gostaram do que viram e se tornaram “MachoManiacs”. Isso me trouxe uma felicidade imensa, alcancei meu objetivo de levar a vocês, leitores, um pouco da história de um Wrestler que me cativou, e resolvi compartilhar essa emoção com vocês.

Agora, meses depois dessa postagem, criei essa sessão com o mesmo objetivo, levar a vocês grandes nomes do passado, que não são tão conhecidos da maioria, mas que merecem admiração de todo fã da luta livre.

E no artigo de estréia, vou falar um pouco mais de um lutador fantástico. Muitos dizem que foi o mais técnico a pisar em um ringue, outros que é o único wrestler a ser comparável a Ric Flair, e ao final dessa crônica, quero saber se vocês concordam com isso.

Para mim, ele é um dos “3R” no qual sou fã, ficou famoso na NWA, e na WWF, proporcionou um dos combates mais marcantes em Wrestlemanias. Lutou contra os melhores, e os venceu com golpes assinaturas como o Flying Bodypress e Leaping Judo Chop, mas ficou consagrado ao utilizar seu Armdrag, batizado como “Dragon Armdrag”, o mais letal já aplicado.

Conquistou dezenas de títulos pela NWA, na WWF se destacou por desbancar o então “intocavel” Macho Man Randy Savage. Na NWA teve a feud com maior qualidade técnica já vista, contra Ric Flair. Feud Essa que passou por três décadas, e contou com combates épicos.

Sua Gimmick, de lutador de Artes Marciais (Judô e Karate) ficou famosa internacionalmente, sua garra e aplicação nas lutas era imensa, lhe rendendo o apelido “The Dragon”.

Acho que todos já sabem que a Lenda dessa edição é...


Ricky “The Dragon” Steamboat.. Batizado como Richard Blood, esse Americano com aparência oriental marcou seu nome na história do Wrestling, ao ser considerado um dos melhores Wrestler de sempre. Mas para chegar até essa posição, precisamos conhecer um pouco mais da sua história...

O Começo no Wrestling
Nasce uma Lenda
Richard Blood nasceu no ano de 1955, em Nova York. Desde jovem praticava artes marciais e se destacava por seu físico invejável. Comecou a tomar gosto pelo Wreslting, e resolveu entrar para a American Wrestling Association (AWA), com 22 anos. Lá se esforçou muito, e contou com os ensinamentos e treinamentos de uma lenda da luta livre, Verne Gagne. Em 26 de Abril de 1976, com uma personalidade babyface, teve seu primeiro combate oficial pela federação, e nesse momento nascia uma lenda, sua desenvoltura no ringue dava vestígios que Richard se tornaria um Wrestler de carreira mundial.

No início de carreira, usava seu nome verdadeiro, Richard Blood, como ring-name. Logo mudou sua gimmick para Sam Steamboat Jr. Mas não demorou muito para ganhar reconhecimento, e pouco tempo depois de sua estréia como wrestler, após ma breve passagem pela Georgia Championship Wrestling, foi pra NWA-Mid Atlantic(Jim Crockett Promotions - JCP), da Carolina do Norte.
Sua ida para a JCP foi produto de uma troca, onde One Man Gang iria para a GCW, e Ricky para a a federação da Jim Crockett, graças a um pedido do wrestler "Wahoo" McDaniel ao Booker Gerge Scott. Ricky passaria os próximos oito anos de sua carreira na NWA.
Ricky Steamboat começou seus trabalhos na JCP como babyface, e era cobrado por ser o protegido de Wahoo. Se mostrava um exímio performer, se tornou muito popular e era adorado pelo público.

Sendo treinado por Iron Sheik, Ricky Steamboat foi empilhando títulos e ganhando notoriedade no mundo do wrestling. Muitos o comparavam com Bruce Lee, tanto pela agilidade como pela sua semelhança física, mas ainda faltava algo para marcar seu nome nos anais da luta livre, e isso começou a acontecer em 1977.


O Sucesso Bate na Porta...
Reconhecimento e Muito Talento.
Steamboat, extremamente babyface na época, começou uma feud com o totalmente Heel, Ric Flair. Mas não era uma simples rivalidade. Foi conhecida como a Feud de três décadas, e Steamboat é eleito, pelos criticos de Wrestling o o melhor oponente de Ric Flair da história, e a feud entre eles é tida como uma das melhores de sempre.. Foram momentos épicos, com combates memoráveis de duas lendas da luta livre.

A primeira vitória sobre Flair veio em Junho de 1977, em um combate valendo o Mid Atlantic TV title, combate esse que veio após um ataque de Steamboat em Ric Flair, após uma de suas entrevistas desafiadoras. Essa luta foi “Cereja do Bolo” para que Ricky fosse eleito Iniciante do Ano, pela ProWreslting Illustred, mas a feud entre eles tinha apenas começado.

Ricky Steamboat fez dupla com Paul Jones, e dois meses depois de se tornar Mid Atlantic TV Champion, se tornou campeão de Tag Team, derrotando a dupla formada por Ric Flair e Greg Valentine, em um excelente combate, as duas Tag demonstraram muito doação no combate, e Ricky Steamboat/Paul Jones se destacaram pelo extremo entrosamento e técnica in-ring.
Após quatro meses de reinado, Ricky perdeu seu título da TV para Baron von Raschke. Mas após 3 semanas, Steamboat derrotou novamente seu inimigo Ric Flair, para conquistar o título de Pesos Pesados dos Estados Unidos, pela NWA.

Em apenas 2 anos como profissional, Ricky Steamboat ganhou em varias ocasioes de Ric Flair, conquistou 7 títulos, foi eleito o Iniciante do Ano e a Melhor Tag team do Ano (com Paul Jones), iniciou uma das maiores e melhores deus da história (com Ric Flair) e era tido como a maior revelação do Wrestlig. Com tudo isso em seu currículo, era visto que Ricky Steamboat se tornaria um ícone mundial.

Nos próximos seis anos de sua passagem pela NWA, Ricky ganhou 15 títulos, era um espetaculo a parte cada combate seu, técnica, agilidade e força, tinha o biotipo de um Wrestler fenomenal, era uma das estrelas da NWA, mas em 1985, recebeu uma proposta irrecusável da WWF, e saiu da NWA, deixando o título de Tag Team que tinha conquistado com Jay Youngblood, sem dono.


A Glória.
Steamboat na WWF.
Ricky chega a Maior federação do Wrestling da época, e foi lá onde ele recebeu o apelido de “The Dragon”. Seus traços orientais, derivados de sua mãe (que era Japonesa) foram essenciais para a construção de sua gimmick de lutador que usava técnicas de Judô e Karate, e com uma personalidade totalmente Babyface.

A Estréia em PPV’s do “The Dragon” foi justamente na Wrestlemania Inaugural, onde venceu Matt Bourne sem muitos problemas, mostrando a todos seu potêncial. Teve uma intensa feud contra Don Muraco e Mr. Fuji, que durou cerca de 1 ano, chegando até a um combate nomeado “Kung Fu Chalenge”contra Mr. Fuji(para quem não lembra, Mr Fuji era aquele mestre de KungFu “velhinho” que era mannager de Yokozuna). A feud só teve fim quando Ricky The Dragon e Junkyard Dog, derrotaram Don Muraco e Mr Fuji no Saturday Night's Main Event, em 4 de Janeiro de 1986.

Na Wrestlemania II, após vencer Hercules, Ricky começou uma feud com Jake “The Snake” Roberts. Foi uma Feud interessante, no primeiro combate entre eles, acabou em No-contest, e ao final do combate, Jack aplicou um DDT em Ricky, no piso da arena, deixando Steamboat fora de combate por alguns meses. A revanche aconteceu em Agosto de 86, em uma SnakePit Remach, onde Steamboat venceu, e quando Jake tentou assustar Ricky com sua King Cobra, Steamboat contra-atacou com um Dragão de Komodo.

Mas ainda era pouco para o tamanho talento do “Dragon”. Mas um de seus melhores momentos aconteceu após essa Feud.



Wrestlemania III.
O Momento Mágico.
Em Novembro do mesmo ano, Steamboat conseguiu um shot pelo título Intercontinental, contra Randy Savage, e perdeu. Após o combate, Savage continuou atacando seu adversário, e aplicou um Flying Elbow Drop em Ricky,lesionando sua Laringe. Criou-se ai uma Grande storyline envolvendo essas duas lendas, que culminaria no Wrestlemania III.

Varias promos interessantes, como Steamboat no médico, e não conseguindo falar corretamente por causa de sua lesão, Savage se vangloriando por ter machucado seu oponente, entre outros. Tudo estava preparado para um combate lendário.

Eu já comentei sobre essa luta em pelo menos 4 ocasiões, e creio que vou realizar isso mais vezes. Para vocês terem uma idéia, Esse combate foi ensaiado incessantemente por 1 mês no ringue pessoal de Savage, cada movimento, cada expressão, cada detalhe foi trabalhado de maneira que o combate fosse marcante. E foi isso que aconteceu.
o que se viu foi um verdadeiro espetáculo, que culminou quando Savage, após vários ataques em Steamboat, pegou o sino do ringue e estava prestes a aplicar seu Macho Man Elbow Drop com o sino entre os braços, nesse instante o “Enforcer” de Steamboat, George Steele empurrou Savage do corner, fazendo ele se chocar violentamente no chão, assim abrindo o caminho para a vitória do “The Dragon”.

Combate esse que foi considerado altamente influente, um clássico instantâneo por todos os fãs e críticos. Foi nomeado “Luta do Ano” pela Pro Wrestling Illustrated e pela Wrestling Observer (1987). E é por muitos a melhor luta da “Era WWF”. Foi o resultado de treinamento, e vontade de transformar uma luta, um verdadeiro Show.
Após o confronto, nos backstages da WWF, Savage e Steamboat foram aplaudidos e cumprimentados por seus colegas, os homenageando pela excelente exibição. Dois Gênios.

Ricky Steamboat perdeu seu título, meses depois, para Honky Tonk Man, que consequentemente, faria o reinado mais longo deste título.

Após a Wrestlemania IV, onde perdeu pra Greg Valentine no Campeonato pelo título Vago da WWF. 1988 Steamboat saiu da WWF, resolveu dar um tempo ao wrestling, e se dedicar um pouco mais a familia. Mas a vontade de praticar luta livre falou mais alto, e poucos meses depois, “The Dragon” Retornou aos ringues.



Os Confrontos com Ric Flair.
O Mundo conhece a Perfeição no Wrestling.
Em 1989, Ricky voltou para a federação onde recebia o devido valor, e onde tinha mais prazer em lutar, a NWA, agora filiada a WCW. Em um combate de Tag Team, criou-se uma expectativa para saber quem seria o companheiro de Eddie Gilbert, contra o campeão da NWA Ric Flair e Barry Windham. E era Ricky Steamboat. E vocês imaginam quem ganhou? Sim, Steamboat, E imaginam quem ele pinou? Sim, Ric Flair. É amigos, eu disse anteriormente que essa Feud foi uma das melhores de todos os tempos, mas muita coisa ainda vai acontecer, um dos melhores combates de sempre esta por vir...

O publico da NWA foi ao delirio, The Dragon havia voltado, e novamente, a chama da rivalidade entre Flair e Ricky tomou força. Com essa vitória, foi marcado um combate entre eles, valendo o título da NWA.

Esse combate aconteceu no Chi-Town Rumble, e não foi qualque combate não, foi um primor de técnica e performance de ambos wrestlers, Se a luta contra Savage foi um Show a parte, essa não ficou atrás, muitos dizem que contra Flair foi a melhor, outros descordam e acham que contra Savage foi superior. Na minha opinião as duas se equivalem, foram combates únicos e altamente treinados, muito técnicos e bem preparados. Enfim, não era de se esperar menos de uma luta envolvendo “Nature Boy” Ric Flair e Rick “The Dragon” Steamboat. O legal da luta é ver como o público vibrava a cada golpe, valia o Título da NWA, Dragon nunca tinha sido campeão mundial. Sorte de quem estava presente na UIC Pavillionm em Chicago, pois foi um confronto épico. Eu, a tempos, estava desanimando com o Wreslting, e após ver o vídeo da luta, foi como tomar uma injeção de animo, não tenho palavras para defini-lo, tiram suas próprias conclusões o assistindo. O vencedor foi Steamboat, que pela primeira vez se tornou campeão mundial, Ao final da luta, os presentes na Arena aplaudiram de pé a performance dos dois. E imagine, a nota que o Wrestling Observer Newsletter aplicou para esse combate? 5 estrelas. Com méritos.

Após se sagrar campeão mundial, Ricky Steamboat foi ao Japão, na AJPW, combater contra Tiger Mask, valendo o cinturão da NWA. Outro combate de se encher os olhos, Tiger Mask é uma lenda mundial, e também um Face na época. È legal ver os dois se cumprimentando antes do combate, e a empolgaçã o do narrado, que comenta maravilhado esse combate atípico no Wreslting Mundial. Em uma Luta fenomenal, Ricky retem o cinturão.

Em Abril de 1989, a Rematch com Ric Flair, no Clash VI. A estipulação da Luta era uma Three Falls Match, e surpreendentemente Steamboat desbancou novamente o todo poderoso Nature Boy , defendendo com Maestria seu título. Vocês devem estar pensando, “Ah, depois de um combate 5 estrelas, esse foi “morno””. Nada disso, outro combate 5 estrelas, é amigos, outra obra prima do Wrestling. A mistura Flair e Steamboat era algo divino, os dois wrestler mais técnicos de sempre, eram golpes de difícil execussão aos montes, perfeita interpretação do personagem, muitos revereses, Near fall inesperado, são coisas que só acontece em combates geniais, e esse foi mais um para a galeria desses mestres da Luta Livre.

Em Maio de 1989, outro combate contra o Nature Boy, agora no PPV WrestleWar. O terceiro combate em PPV seguidos entre os dois. Mas agora sim vocês pensaram, “Ah, depois de 2 combates 5 estrelas, agora sim, tenho certeza, essa luta vai ser morna”. Errado novamente, Outro combate 5 estrelas, por Dave Meltzer, e também eleito o combate do Ano pela PWI. Parece brincadeira não?. 3 combates seguidos, e todos com nota Máxima, mas desta vez quem venceu foi Ric Flair, em outro combate lendário. São verdadeiras maquinas de bons combates, uma sequência extraordinaria, uma feud memorável. Quando acontece a união de lutadores com Técnica extrema como Flair e Stamboat, o resultado é esse. As vezes as pessoas me criticam, porque gosto mais da época 80/90, e pouco falo da atualidade. Mas esta ai a prova da minha admiração. Acho que atualmente, falta alguem do “Cacife” de Ric Flair, ou Steamboat, talvez seja impossivel, e talvez tenha sim, alguns tão bons como eles, mas combates desse nível, já faz muito tempo que não vejo. Foi um término de Feud digno de Lendas como eles, mas será mesmo que essa rivalidade ia acabar por aqui?...

Steamboat ainda teve uma feud com Lex Luguer, pelo Título Americano da WCW, mas não obteve sucesso. Após essa rivalidade, Ricky novamente deu um tempo ao Wreslting, era hora de descansar da desgastante jornada de bons combates e entrega ao máximo.


Breve volta para WWF.
Steamboat como Mid-Carder.
Após um Hiato no Wrestling, Steamboat voltou para a WWF, mas apenas com o nome de “The Dragon”, retornando a usar sua fantasia de Dragão. Após sair brigado com Vince na primeira passagem pela WWF, The Dragon era apenas um Mid-Card. Sua gimmick de Lutador de artes marciais não existia, era agora, apenas um Dragão lutador(que cuspia fogo e tentava voar). Formou uma Tag com Shane Douglas, mas sem sucesso, resolveu então voltar a WCW. Mesmo mostrando todo seu talento e esforço, Ricky “The Dragon” Steamboat ganhou apenas um título na WWF, o Intercontinental.

Quem se baseia apenas em Wrestler que se destacaram na WWF, não vai se animar com Steamboat. Sua passagem pela empresa de Vince Machon não foi o esperado, pelo tamanho do seu talento; Mas não por culpa do próprio Wrestler. Quando teve sua chance, demonstrou uma técnica incrível. Não conquistou muitos títulos por lá, mas fãs foram aos montes, e com certeza, quem presenciou a época em que Steamboat estava na WWF, vai se lembrar daquele que se doava ao máximo em seus combates, buscava a perfeição no que fazia, e foi o protagonista da luta que é para muitos, a melhor exibição em Wrestlemanias.




Os Momentos Finais da Carreira.
E o Último Combate contra Ric Flair.
Era 1991, quando reestreiou na WCW, fez dupla com Dustin Rhodes, e logo voltou a conquistar títulos. No Clash of teh Champions, derrotaram os Enforces (Arn Anderson and Larry Zbyszko) para conquistar o primeiro WCW World Tag Team, perdendo pouco tempo depois. Teve algumas tentativas pelo US Tile, contra Rick Rude, mas todas sem sucesso.

Em Setembro de 1992, No Clash XX, finalmente, Ricky Conquistou o Us Title, derrotando Steve Austin. Título esse que viria a perder para Scott Steiner, no mesmo mês. Após essa derrota, Steambot se uniu a Shane Douglas, para novamente conquistar o título e duplas, derrotando Austin e Pillman. Cindo a perder pouco tempo depois. É, na WCW era normal essa troca repentina de cinturões.

Já em 1993, Ricky viria a conquistar seu segundo Television Title da WCW, derrotando Paul Orndorff, e como já era de se imaginar, veio a perder poucas semanas depois, para William Regal.teve ainda outros bons combates, inclusive um em Tag Team contra aquele que mudou o mundo, o todo poderosso ShockMaster. Uau. Em que Dragon perdeu e seu companheiro perdeu.

Mas em 1994, um dos momentos mais nostalgicos da história. Os Últimod Confrontod entre Ric Flair(atual campeão da WCW) e Ricky Steamboat. 5 anos após o ultimo Show, eles iriam se confrontar novamente. O Palco era o Spring Stampede, em um excelente nivel técnico, o combate terminou em No-Contest, quando ambos os lutadores pinaram simultaneamente.

Tiveram mais três combates. No Saturday Night, Flair venceu e defendeu seu cinturão. No seguinte acabou em Desqualificação, quando Steve Austin interferiu, atacando The Dragon. E o último combate envolvendo esses mitos da luta livre ocorreu em Julho de 1994, em um confronto Tag Team, entre Steamboat e Sting, contra Flair e Steve Austin. Chegava ao fim três décadas de excelentes combates e apresentações memoráveis, dos wrestlers mais técnicos que pisaram em um ringue.

Ricky ainda teve uma Feud com Steve Austin, onde o venceu e conquistou o título Americano da WCW. Meses depois, Steamboat se contndiu gravemente, e teve que entregar o título a Steve Austin. Acabou a participação de Steamboat no Wrestling mundial, enquanto lutador profissional. Foram cerca de 19 anos de dedicaçõ e esforço, com o intuito de proporcionar alegria e diversão aos amantes do Pro-Wrestling. Quem teve a sorte de acompanhar essa época de ouro, em que um Americano com Traços orientais, se apresentava em ringue esbajando destreza, técnica e velocidade, jamais esquecerá quão bom era Ricky “The Dragon” Steamboat


Fora dos Ringues.
Mas Nunca do Wrestling.
Oito anos após seu último combate, Ricky Steamboat teve uam participação especial do PPV inaugural de TNA, onde ele foi juíz especial do combate entre Ken Shamrock e Malice pelo título Mundial da TNA. Após algumas aparições na recem criada federação, Steamboat foi para ROH, onde trabalhou também como Mediador, e teve uma feud com CM Punk, mas foram apenas ataques verbais. CM Punk disse que esse tempo junto a Steamboat foi um enorme aprendizado, e tem o “The Dragon” como inspiração.

Em 2004, Ricky Steamboat foi contratado pela WWE, para o cargo de Road Agent, participou de alguns eventos da empresa e mediou alguns combates. Ricky ainda continua trabalhando no seu cargo de Agente.

E uma curiosidade que me causa constrangimento. Ricky Steamboat faz companhia a outros grandes wrestlers, como Randy Savage, no grupo de lendas que ainda não são Hall of Famer’s. Tenho a maior certeza, e creio que vocês pensam o mesmo, que os dois nomes citados acima, tem toda a história a atributos para fazer parte dos imortalizados da WWE. Quem sabe em 2009 ?



Títulos e Prêmios;
Uma Carreira de Sucesso
# NWA Mid Atlantic Television title derrotando Ric Flair (Junho 15, 1977);
# NWA Mid Atlantic Tag Team titles w/Paul Jones derrotando Ric Flair & Greg Valentine (Agosto 22, 1977);
# NWA (Mid Atlantic) United States Heavyweight title derrotando Ric Flair (Outubro 21, 1977);
# NWA (Mid Atlantic) World Tag Team titles w/Paul Jones derrotando Ken Patera & Masked Superstar [Tournament] (Abril 23, 1978);
# NWA Mid Atlantic Tag Team titles w/Paul Jones derrotando Ric Flair & John Studd (Agosto 5, 1978);
# NWA Mid Atlantic Tag Team titles w/Paul Jones derrotando Ric Flair & John Studd (Novembro 5, 1978);
# NWA (Mid Atlantic) United States Heavyweight title derrotando Ric Flair (Dezem bro 18, 1978);
# NWA Mid Atlantic Tag Team titles w/Paul Jones derrotando Ken Patera & John Studd (????, 1979);
# NWA Mid Atlantic Television title derrotando Paul Jones (Junho 10, 1979);
# NWA (Mid Atlantic) World Tag Team titles w/Jay Youngblood derrotando Paul Jones & Baron Von Raschke (Outubro 24, 1979);
# NWA (Mid Atlantic) World Tag Team titles w/Jay Youngblood derrotando Greg Valentine & Ray Stevens (Maio 10, 1980);
# NWA Mid Atlantic Heavyweight title derrotando The Iron Sheik (Novebro 1, 1980);
# NWA Mid Atlantic Heavyweight title derrotando Ivan Koloff (Outubro 10, 1981);
# NWA Mid Atlantic Tag Team titles w/Jay Youngblood derrotando Jim Nelson & Don Kernodle (Agosto 22, 1982);
# NWA (Mid Atlantic) World Tag Team titles w/Jay Youngblood derrotando Don Kernodle & Sgt. Slaughter (Março 12, 1983);
# NWA (Mid Atlantic) World Tag Team titles w/Jay Youngblood derrotando Jack & Jerry Brisco (Outubro 3, 1983);
# NWA (Mid Atlantic) World Tag Team titles w/Jay Youngblood derrotando Jack & Jerry Brisco (Novembro 24, 1983);
# NWA (Mid Atlantic) United States Heavyweight title derrotando Dick Slater (Abril 21, 1984);
# WWF Intercontinental Heavyweight title derrotando Randy "Macho Man" Savage (Março 29, 1987);
# NWA World Heavyweight title derrotando "The Nature Boy" Ric Flair (Fevereiro20, 1989);
# WCW World Tag Team titles w/Dustin Rhodes defeating Larry Zbyszko & Arn Anderson (November 19, 1991);
# WCW World Television title derrotando Steve Austin (Setembro 2, 1992);
# WCW World Tag Team titles w/Shane Douglas derrotando Dustin Rhodes & Barry Windham (Novembro 18, 1992);
# WCW World Television title derrotando Paul Orndorff (Agosto 18, 1993);
# WCW United States Heavyweight title derrotando Steve Austin (Agosto 24, 1994);

Wrestling Observer Newsletter Awards
o Tag Team of the Year (1983) com Jay Youngblood
o Match of the Year (1987) vs. Randy Savage at WrestleMania III
o Match of the Year (1989) vs. Ric Flair at WrestleWar
o 5 Star Match: (February 20, 1989) vs. Ric Flair noChi-Town Rumble
o 5 Star Match: (April 2, 1989) vs. Ric Flair no Clash of the Champions VI: Ragin' Cagjun
o 5 Star Match: (May 7, 1989) vs. Ric Flair no WrestleWar
o 5 Star Match: (May 17, 1992) with Sting, Nikita Koloff, Barry Windham, & Dustin Rhodes vs. Rick Rude, Steve Austin, Arn Anderson, Bobby Eaton, & Larry Zbyszko no WrestleWar 1992
o Wrestling Observer Newsletter Hall of Fame (Class of 1996)

Pro Wrestling Illustrated
o PWI Match of the Year (1987) vs. Macho Man Randy Savage na WrestleMania III
o Match of the Year (1989) vs. Ric Flair no WrestleWar
o PWI Rookie of the Year (1977)
o PWI Stanley Weston Award (1995)
o PWI Tag Team of the Year (1978) Com Paul Jones
o PWI rankeado em # 7 entre as 500 melhroes singles wrestlers do ano na PWI 500 em 1991.

Professional Wrestling Hall of Fame and Museum
o (Class of 2002)


Videografia;
Momentos Imortalizados

Combate do Ano (1987)
Ricky Steamboat vs. Randy Savage WrestleMania III pt 1/2
Ricky Steamboat vs. Randy Savage WrestleMania III pt 2/2

Excelente combate contra The Great Muta
NJPW - Ricky The Dragon Steamboat vs The Great Muta pt.1
NJPW - Ricky The Dragon Steamboat vs The Great Muta pt.2

Luta contra o Hardcore Legend, Terry Funk
Ricky Steamboat vs. Terry Funk

O Primeiro Combate Contra Ric Flair
A Star is Born: Steamboat Flair for the TV title from 1977

Combates 5 Estrelas por Dave Meltzer
Ric Flair vs Ricky Steamboat (Chi-Town Rumble Part One)
Ric Flair vs Ricky Steamboat (Chi-Town Rumble Part Two)

Ric Flair vs Ricky Steamboat (WrestleWar 89 Part One)
Ric Flair vs Ricky Steamboat (WrestleWar 89 Part Two)

Ric Flair vs Ricky Steamboat (COTC6 Part One)
Ric Flair vs Ricky Steamboat (COTC6 Part Two)
Ric Flair vs Ricky Steamboat (COTC6 Part Three)
Ric Flair vs Ricky Steamboat (COTC6 Part Four)

Épico combate contra Tiger Mask no Japão, pelo título da NWA
NWA Championship: Ricky Steamboat (c) vs. Tiger Mask II

Rematch Pelo Título Intercontinental conta HTM
Ricky Steamboat vs. Honky Tonk Man-IC title rematch

Combate Contra Steve Austin, Valendo o título de Televisão da WCW
Ricky Steamboat vs Steve Austin TV Title Match 1/2
Ricky Steamboat vs Steve Austin TV Title Match 2/2

Steamboat e Regal vs Shockmaster e Paul Orndorff
Shockmaster & Paul Orndorff vs Ricky Steamboat & Lord Regal

Ricky Steamboat contra o Memorável Mr. Fuji
Ricky Steamboat vs. Mr Fuji

Mais Vídeos: AQUI


Considerações Finais;
A Opinião do Autor
Ricky Steamboat, junto com Randy Savage e Ric Flair, são meus ídolos no Wrestling. Eles são sinônimos de dedicação e esforço no que fazem. Ricky prezava pela técnica, era perfeccionista ao extremo, treinava ao máximo cada movimento seu, cada golpe, para que a chance de errar fosse nula. Um exemplo disso aconteceu na Wrestlemania III, Durante um mês, os dois adversários treinaram forte, cada detalhe da luta foi ensaiado diversas vezes, e o resultado vocês todos já sabem. Steamboat serviu de inspiração para muitos wrestlers, é altamente respeitado por todos que praticam luta livre; mas porque pouca gente o conhece? Bem, “The Dragon” era mestre em artes marciais, seu objetivo era fazer bons combates, em toda sua carreira lutou como Babyface, e sempre foi adorado pelo público. Mas não foi um mestre em promos, não tinha boas Mic-Skills, era carismático, mas sua personalidade “acoada” não permitiu que ele se sobresaísse sobre os outros wrestlers. Na WWF, federação que teve lutadores como Hogan e Ultimate Warrior, que criavam promos magníficas, eram muito carísmáticos e tinham uma popularidade imensa, mesmo tendo pouca técnica in-ring, Ricky não teve o sucesso esperado. Seus combates bem trabalhados não era o bastante para ele se manter no topo da empresa dos McMahon’s. Já na NWA, ele era considerado um dos melhores de sempre, recebia o valor merecido, uma verdadeira Lenda. As vezes, falamos mais com o coração do que a própria mente. Meu coração diz que Ricky Steamboat é um Mágico dos ringues, o que ele inventava dava certo, um ídolo, que me faz ver a verdadeira magia do Wrestling, que me anima a cada golpe. Minha mente fala que ele foi perfeito quanto lutador, não tanto quando “entertainer”.
Enfim, Tentei trazer a vocês, vida e obra de um dos melhores performers que já tive o prazer de ver, espero que vocês também vejam em Ricky Steamboat o que eu vi. Espetacularidade, Técnica Extrema, perfeição quanto interpretação de sua gimmick, bom carisma, uma grande diversificação de Moves, Agilidade, velocidade, força e capacidade de transformar um combate, em uma batalaha épica, merecedora de aplausos em pé.


Opinião da Blogosfera;
O que pensam da Lenda?
Durante a Semana, enquanto preparava esse artigo, entrevistei alguns nomes da Blogosfera. Queria saber o que eles achavam da lenda citada nessa edição. Minha pergunta foi: "O que você acha de Ricky "The Dragon" Steamboat."...

Jack- Cronista do This is Wrestling e Portal da Luta Livre
"The Dragon foi um clássico instantâneo. Construiu seu nome lá na NWA, sendo contemporâneo de Ric Flair. Mesmo com alto sucesso e títulos, acabou saindo por discutir com o booker Dusty Rhodes. Na WWE, recebeu o apelido de The Dragon e a chance de uma maravilhosa feud contra Savage, que culminou naquele lindo combate da WrestleMania 3. Acho que esse combate deveria ser conhecido por todos, mas não é
justamente porque foi no WrestleMania 3, onde todos os olhares estavam voltados para Hulk Hogan x Andre The Giant. Mesmo assim, foi Steamboat x Savage que rendeu o título de melhor combate do ano pela Wrestling Observer.
O que acho mais marcante em Steamboat, além de passar a carreira toda sem um único heel turn, é que ele sempre teve preocupação em fazer bons combates. O seu arm drag é certamente o mais famoso que já existiu e que existirá, realmente inovou em cima do ringue e merece a admiração de tudo quanto é fã de wrestling no globo da Terra. Talvez justamente por se preocupar tanto em bons combates e não atentar tanto para o lado "entertainer" é que não recebeu devida atenção das maiores companhias, pois é justamente o Entertainment que fez o Wrestling ser a fábrica de dinheiro que ele se tornou. Hogan, Ultimate Warrior, dentre outros, são ótimos exemplos disso..."

King - Colunista do This is Wrestling e Portal da Luta Livre
“Ricky Steamboat, hum, o que falar sobre ele. Para mim um dos melhores wrestlers que pisou nos ringues entre as décadas de 80 e 90. Ele participou de várias lutas lendárias, como uma contra o seu grande ídolo, Randy Savage, no Wrestlemania III, só não me lembro em exato o ano do combate. Ele era um dos grandes faces que o mundo viu durante seu período, e era caracterizado por seu finisher, o Diving Crossbody. Infelizmente, é mais um daqueles já falados que nunca tiveram o devido respeito depois de se aposentarem, mas que deve ser lembrado por todos nós como um grande wrestler. Talvez, isso venha em função de só ter conquistado um título na WWF: o Intercontinental Championship, que na época era extremamente respeitado.”

Rolf The Rock – Analista do This is Wrestling e AWP
“Ele era um dos maiores wrestlers técnicos, possivelmente nao muito conhecido pois nao tinha aquela mic skill mas é um exemplo da old school”

Ricardo – Colunista do AWP
“Não conheço, nunca vi mais gordo”... “Pra não dizer que não conheço, muito distante, acho que participou da primeira Wrestlemania”

Mr.T – Colunista do Wrestlemaniacos
“Ricky Steamboat? Putz, já vi o nome dele, mas nunca vi uma luta ou comentarem dele”

Y2J – Redator do Wrestlemaniacos
“Não conheço ele, mas se vc me passar UMA luta dele eu posso dizer o que acho” [lhe mostro uma luta, e após uma pesquisa sobre Steamboat...] “Steamboat é um cara que tem muita técnica in-ring, com ótimos moves aéreos que não é qualquer wrestler que consegue fazer. Além de ter uma consideravel quantidade de títulos, senda a maioria de tag team. Também conta com um finisher simples, porém eficiente, o Steamboat Haul (flying crossbody).”

Gregory – Colunista do Wrestling Show Brasil
“Não conheço praticamente, so conheço ele do N64. Mas é infimo”

Levi – Colunista do Wreslting Show Brasil
“Vou falar a pura verdade sobre o Ricky. Conheci ele por uma unica luta dele contra o Randy Savage. E posso dizer que esa foi a melhor luta dele; Não conheci muito ele não, vi poucos combates dele, no máximo quatro e esse contra o Randy foi o melhor. Vi pontecial nele, mais não me pareceu que iria faer tanto sucesso não..”

Knuckles – Colunista do PTWrestling
“Conheço mas não muito, Sei que teve uma feud com o “Macho Man” Randy Savage. Bem eu não posso falar muito sobre ele porque mal o conheço,ouvi falar alguma coisa vi apenas um combate dele na Wrestlemania III”

Salvador – Redator do PTWrestling
“Eu acompanho Wrestling não à muito tempo, mas pelo que já vi de Old School sei que é um bom lutador e que já proporcionou grandes feuds, por exemplo com Ric Flair ou Randy Savage.”
______________________________________________

"Amigos entrevistados, quero a opinião de vocês. E Agora? O que vocês acham de Ricky "The Dragon" Steamboat?"

Então? Gostaram? Se obtiver bom Feedback, e se vocês quiserem, terá mais edições dessa sessão. Então, não se acanhem. Comentem o que acharam desse artigo. O que vocês pensam de Ricky Steamboat agora? Qual outra lenda não é reconhecida como deve? Comentem . ;)

Mas antes, Você é capaz de Descobrir qual é a próxima "Lenda Perdida" que esta na foto abaixo?


Até a Próxima, Abs

17 Comentários "Corbari Madness Pit - Em Busca da Lenda Perdida"

  1. TA mto bom, confesso que não o conhecia mto bem, mas agora vejo que é um ótimo wrestler

  2. esse comentario acima é meu, y2j do wrestlemanicos mas é que eu tava na conta do meu amigo

  3. do caralho isso, ta muito bão. eu conhecia bem pouco do Steamboat, mas com essa matéria foi pra ver como o cara eras espetacular
    4 horas da manhã aqui em portugal, e li tudo isso agora, um belo artigo. Estas de parabéns. Seria espetacular tu escrever em meu blog
    me add no msn: pitfall.onix_@hotmail.com

  4. Exelente, só vi duas lutas dele contra Savage na wrestlemania 3 e uma das 5 estrelas contra Flair, Mas foi o suficiente para ver o tão bom que esse cara era no ringue. Por não ter boas promos e não muito carisma pode ter passado batido na WWF mas nunca na memoria de quem viu ele lutar.

  5. Muito bom Fabio, foi umas das melhores CMPs, mas, qual CMP que não é boa?

    Me lembro de uma conversa com o Jack, eu nem sabia quem era o Steamboat, ele me perguntou um combate lembrado da Wrestlemania III, eu respondi Andre The Giant vs Hogan, mas ele disse que tinha um outro grande combate que não era lembrado, Savage vs Steamboat, foi aí que eu descobri o "Dragon" e fui procurar mais coisas.

    Bela coluna Corbari, muitos vão conhecer novas lendas, oh yeah!

  6. Antes de comentar essa excelente biografia de um dos Mitos do Wrestling, faço duas ressalvas para meu comentário sobre o Mr. Steamboat.

    → Ressalvas
    "Ele participou de várias lutas lendárias, como uma contra o seu grande ídolo, Randy Savage, no Wrestlemania III."

    Quando falo "seu" ídolo, estou dizendo que o Randy Savage é o ídolo de Fabio Corbari, e não do Ricky Steaboat, que fique claro.

    "Talvez, isso venha em função de só ter conquistado um título na WWF: o Intercontinental Championship, que na época era extremamente respeitado."

    Não estou dizendo que todos os seus méritos na NWA foram perdidos ou que não valeram nada. Nesse comentário, apenas reforço o que o Corbari falou na biografia: a maioria das lendas desconhecidas é assim porque não conquistou títulos de expressão na WWF.

    → Sobre a biografia:
    Cara, você é o único biógrafo que me motiva a ler o artigo inteiro. E o melhor: você escreve de uma forma que não sentimos cansaço em meio a leitura. Você escreve de um jeito - assim como o Jack - legal de ler.

    → Sobre Steamboat
    O cara é uma lenda, sem dúvida. Ser considerado o melhor oponente de Ric Flair (WOOOO) em todos os tempos, não é para qualquer pessoa. Além disso, ter lutas como a do WM III e ter três lutas seguidas a nível 5 estrelas, somente uma lenda é capaz.

    Abraço, Fabio!

  7. O King falou tudo.

    Sobre a biografia, você e o Jack escrevem de uma forma que entretem os leitores, não sei como fazem isso seria um segredo? huahua

    Ótima Biografia, me diverti com as opiniões de 'não conheço ele' huahua, muito show. Muitos não conhecem, mas a opinião do 'The Rock' é resumida porém interessante. Já as mais complexas opiniões a do Jack (como sempre) e a do King citam muita coisa legal sobre ele.

    Agora deixa eu selecionar 'Contas Grugue'.

  8. Eu sou outro, confesso que conhecia apenas de nome esse wrestler, mas depois dessa biografia fantatisca fico sabendo em detalhes a maior parte de sua careira.

  9. Fábio, você pediu que eu comentasse, mais mesmo que você não pedisse eu teria que comentar...

    Ricky foi e ainda é um grande exemplo, como você disse ele foi um wrestler influenciador, eu depois de ver todos os combates mostrados, sei que Ricky é e foi uma lenda, não comparado a Flai e Savage, na questão de Marketing, mas igual, a Randy e Ric ele foi, só não teve o devido reconhecimento, você conseguiu fazer uma Biografia interessante e divertida, ah e eu não ei quem é não ? Oo

    Parabéns novamente.. xD

  10. talvez o melhor artigo que já vi de sua feitoria. Perfeito
    Steamboat era espetacular, não tinha visto todos eses combates postados, mas a técnica dele era imensa.
    o Artigo está ótimo, muibo boas as montagens, e bem explicado. Como o pessoal disse acima, é uma leitura interessante, biografias extensas e sem emoção até da desgosto de ler, mas a sua ficou excelente. Parabéns

    E o wrestler da ultima foto, estou em dúvidas, talvez Dean Malenko //

  11. Parabéns Fabio. Realmente um grande artigo!

    Conversamos bastante sobre o Steamboat. Realmente acho que nele faltou o lado "Entertainment". Tentaram arrumar isso com a gimmick do Dragão, mas ficou...ridículo.

    Foi uma grande lenda principalmente pelos anos 70, quando o "quente" do mundo do Wrestling era a NWA ao invés da WWF.

    Além disso, a feud com o Flair foi simplesmente fenomenal. Aliás, por isso que sou fã demais do Flair. Você pega uma lista de melhores feuds que já ocorreram no Wrestling e qual será o nome mais presente por lá? Ric FLair. The Nature boy!

    Ah, o cara na foto é o British Bulldog.

  12. Tu é um Gênio hein Corbari. Mais uma grande idéia sua, após as Tag team, e os grandes combates que não aconteceram, vem essa bela criação, simplesmente um mito.
    também não conhecia plenamente o The Dragon, mas sua crônica foi bastante educativa, assim como fiquei fã do Savage, me tornei agora um fã de Steamboat. contiue com esse artigo, esta divino

  13. Muito bom

    Agora que pediste a opinião no fm do artigo é caso para ficar :O

    Sim é verdade que só assisti a um combate dele mas pelas classificações atribuidas a alguns shows e pelo que descreveste dele deve ter sido óptimo!

    E claro os parabéns pela entusiasmante e progressiva forma como elaboras-te o texto ;)

    Como tu dizes biografias sem opiniões pessoais são chatas, e conseguiste conciliar prefeitamente estes dois conceitos e ainda fazer um tributo a um dos teus idolos

    Mais uma vez Parabéns :D

  14. Adorei!!! Sem palavras!! Tanto para descrever essa lenda que não tive o prazer de ter visto, ou para descrever um artigo de tal qualidade, descrevesse muito bem, poxa, por isso sou teu fã.
    Continua com esses muitos como eu não conhecem muitas lendas do passado, é uma idéia genial junto com tua escrita fica uma maravilha. Não é puxar saco não, temos que reconhecer um grande trabalho do Corbari. Tô louco para a próxima edição. Vou ainda ver os vídeos para tirar melhores conclusões sobre essa lenda, mas isso só posso fazer depois que voltar para casa, porque aqui a net é muito lenta, ainda nem vi Smack, RAW ou a ECW.

    Parabéns, Corbari!

  15. Ah Fábio!!!! Eu sei quem é o The Dragon, só não sabia pelo nome certinho que tu tinha me falado!!!! :P

    Enfim, o meu comentário foi o mais inteligente de todos! huahuahuahua

    Grande coluna Fábio, já sou fã dele!

  16. Desculpem-me os meus antigos colegas pelo comentario que pode ser entendido como propaganda...porém vejo o WSB crescer e membros serem citados ou darem sua opinião em algumas colunas de King e agora nessa.

    WSB Forever

    Meu comentario da biografia jah foi feito logo mais acima.

  17. Caramba, essa vocÊ pegou do fundo do Baú.

    Desculpa a demora para ler e comentar!

    excelente Bio, Mr Corbari! Fácil de ler e as opiniões no final deu um UP! Muito Bom, parabéns!

    Acho que sou o único aqui que acompanhei a década de 80 em "tempo real". Entre 85 e 87, passava WWF na Rede Bandeirantes. Eu lembro Ricky Steamboat desta época. Sempre foi um lutador introvertido porém extremamente talentoso. Seu jeito bruce lee era inovador para luta-livre. Gostei de relembrar dele.

    Fantástico cara, fantástico...

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos