King's Words #5

Segunda-feira, véspera da véspera da véspera do ano novo e eu estou aqui para encher o saco finalizar a série ‘analisando a brand’. Hoje teremos a análise do roster da menina dos olhos de Vince McMahon, a brand mais importante da World Wrestling Entertainment: RAW. Falaremos sobre todo o roster da brand vermelha, passando por Mid Card, Mulheres e por fim, o main-event.

Se querem saber o que eu considero sobre o Raw, cliquem na continuação do post.

Raw
Avaliação da brand vermelha
Mulheres no Raw
Começo mais uma vez pelo espaço menos importante do card, pelo menos para o chairman da WWE, Vince McMahon. Ao contrário do SmackDown, não vemos tantos squashes, tantas derrotas por parte das melhores Divas. Lá no Raw, as principais Divas, como Beth Phoenix, Melina e Mickie James, lutam muito e normalmente fazem combates marcantes, apesar de não haver uma unanimidade. Entretanto, algumas dessas acabam sendo esquecidas, como a fraca Candice Michelle e a promissora Kelly Kelly, que está atualmente envolvida com Kane (diga-se de passagem, numa storyline ridícula, envolvendo uma fala sua no Slammy Awards).

Apesar do bom plantel de mulheres, em um ponto, o Raw se apresenta igual ao SD: nas feuds. Dificilmente vemos uma feud que envolva mulheres sem ser naquele basicão: briga de dois homens por uma mulher, ou então usando o humor. Isto acaba ‘queimando o filme’ de algumas Divas, como Layla, que apesar de ser horrível in-ring, poderia muito bem ser mais influente dentro da divisão feminina. Ao contrário disso, ela fica servindo de valet (que não faz nada a não ser segurar o Intercontinental Championship Belt de William Regal). Outro ponto negativo é que a concentração de Divas com um bom wrestling expulsa algumas dos holofotes. Um exemplo é a boa Mickie James, que poderia ser muito melhor aproveitada nesse momento, e que está apenas aparecendo nos backstages, como no Raw passado. Como falei, quando ela aparece, luta bem, mas vem fazendo apresentações meramente insignificantes.

Assim, uma solução seria draftar uma das três top de linha para o SmackDown, onde só temos 1 mulher aproveitada: Michelle McCool, sem contar com Maryse, a atual campeã, que está evoluindo bastante (a propósito, saiu uma notícia na Internet de que ela teria se lesionado, e dependendo do molho que ela precisar tomar, perderá o Divas Title). Teríamos, nesse caso, em cada brand, duas mulheres que saibam realmente lutar (McCool e James, por exemplo, no SD contra Beth e Melina no Raw) e uma que esteja em plena evolução, no caso Kelly e Maryse. Acho que esta é uma hipótese para ser realmente pensada, pois não dá para continuar com o Raw em total vantagem nessa divisão. Porém, não se sabe se o perfil das Divas do Raw é o de SmackDown, pois Maria, por exemplo, passou mal quando foi para o SD, vinda do Raw.

Intercontinental Championship e o Mid Card vermelho
Me responda: qual foi o último grande wrestler a ser campeão Intercontinental? (digo grande no sentido de ser bem aproveitado, destacado. Ou pelo menos envolvido em uma grande feud ultimamente) Chris Jericho, que perdeu o seu título no SummerSlam Night of Champions - para Kofi Kingston - e voou direto para o World Heavyweight Championship, no Unforgiven. Então, podemos facilmente perceber que o IC Title não é tão valorizado como antes, onde tínhamos Chris Benoit e Ric Flair lutando por um título que à época era extremamente valorizado. Atualmente, o campeão é William Regal, que apesar de ser um bom wrestler, está longe de sua grande fase, principalmente agora que está envolvido com Layla.

Pode ser que nos próximos Raws (ou até no desta noite, já que essa Title Shot nunca sai), CM Punk tome o Intercontinental Championship de Regal, mas não é por isso que a situação do Mid Card do Raw vai melhorar. Por lá, temos excelentes wrestlers, é verdade, mas pouquíssimos são realmente bem aproveitados. Quer exemplos? Santino Marella, William Regal, CM Punk, Charlie Haas, Jamie Noble, Kofi Kingston e Sim Snuka. Quantas vezes você viu Jamie Noble lutar nesse mês de dezembro, ou mesmo no mês de Novembro? Pouquíssimas, senão nenhuma, e olhe que o wrestler supracitado não é dos piores, ao contrário, tem um bom move-set e pode muito bem fazer grandes lutas.

A partir daí, entra a mesma situação do US Title no SmackDown: muitos wrestlers talentosos, poucos contenders e poucas lutas pelo título. Por isso, são comuns os torneios para decidir contenders, assim como o feito por Steph O'Mac a alguns Raws, que acabou deixando CM Punk como contender. Mas, espere! Será que os bookers da WWE estão tão ruins assim, a ponto de não terem capacidade de montar uma boa storyline envolvendo esses wrestlers? Lamentável, pelo menos em minha humilde e sincera opinião.

Tag Teams
O problema dessa divisão no roster vermelho começa de cara no número de equipes à mão dos bookers. Duas, apenas: Cryme Tyme e Priceless, sendo que a última não luta há um bom tempo porque Ted DiBiase Jr. foi atacado por Randy Orton, e teve uma 'concussão' (kayfabe: Ted se casou e por isso ganhou alguns dias de férias). Nem sequer um título de Tags a brand vermelha tem, se bem que os campeões - John Morrison e The Miz - são praticamente interbrands, pois lutam nos três shows semanais da empresa.

Logo, para tentarem tapar o buraco causado pela falta de tags, os bookers usam a Dirt Sheet e/ou juntam wrestlers que não tem a menor química em dupla, para formarem uma tag e lutarem pelo título. O último exemplo sólido disso foi a tag formada por CM Punk e Kofi Kingston, quando se juntaram e conquistaram o WWE Tag Team Championship. Mas será que na FCW - território de testes - não há tags boas o suficiente para serem elevadas à WWE? Creio que existam sim. Outro problema dessa divisão é a questão das poucas Title Matches executadas pelos campeões. A última que ocorreu foi a cláusula de revanche por CM Punk e Kofi Kingston, que perderam seus títulos em um house show (olhe como a WWE valoriza o Championship).

Uma solução que me veio à cabeça ao ler uma crônica do Rato - no Wrestling Show Brasil - foi a unificação dos títulos de Tag, para torná-los logo interbrands, fazendo com que as duplas se envolvessem em mais feuds, em prol de um só Title. Isso acontece de modo semelhante na TNA, onde há várias tags e apenas um Title, que é bastante valorizado, por sinal.

Upper Mid Card
Assim como no SD, temos um problema de lotação do main-event. No Raw, temos JBL, Batista, Randy Orton, Shawn Michaels, Kane e Rey Mysterio que são wrestlers de main-event, mas não estão na luta pelo título e acabam tornando-se Upper Mid Carders. Com poucos wrestlers e poucas feuds, o que fazer para dar uma variação a essa divisão do card vermelho? A mesma coisa que no SD: intercalar feuds, fazendo com que as feuds durem mais e não se repitam. Por exemplo: Kane – Rey, JBL – HBK, HBK – Kane e assim sucessivamente, para que o show não se torne cansativo para quem está assistindo.

Pelo menos foi a única solução viável que me veio à mente, olhando para a situação em que se encontra o roster. Porém, nesse método, algumas feuds podem se tornar inviáveis e outras repetitivas, como a feud entre Kane e Rey ou entre JBL e HBK, que se torna inviável por Shawn trabalhar para o Bradshaw. Ao mesmo tempo, esse problema pode ser solucionado com o revezamento na feud pelo título e, atualmente, com a entrada de Randy Orton, que perdeu a feud com Batista (Dave se lesionou e só poderá voltar depois do WM 25).

Porém, existe um problema importante nessa parte do card, pois em alguns momentos, algumas feuds se tornam inacabadas, como por exemplo a de Kane e Rey, já citada aqui. A feud terminou depois de um combate no Cyber Sunday, quando Rey venceu The Big Red Monster em uma No Hold Barred Match. Mas, espere! Cadê aquele Kane tão psicótico em tirar a máscara de Rey, porque o mesmo estava sendo respeitado atrás de uma máscara e ele sem a sua não? Cadê aquele Kane que fazia de tudo para nos combates tentar tirar a máscara de Rey? E o pior: isso não foi só visto nessa feud, ao contrário, em várias outras vimos situações parecidas ou até piores.

Ps: Mesmo sem estar falando no assunto, algo que achei bastante interessante, foi o jogo proposital (ou não) feito pela WWE, em iniciar o heel turn de HBK na cidade em que todos o odeiam por causa do Montreal Screwjob. Fica muito mais evidente a reação do público desse modo.

Main Event
Não quero chegar aqui, meter o pau no Cena e sair, dizendo que ele não deve ser o campeão, apesar de ser verdade. Quando penso em Cena campeão, tenho de pensar sensatamente que o título mais importante da empresa, o WWE Championship, está nas mãos do extremamente problemático Jeff Hardy. A partir daí, se cria uma imagem de que o homem representante da empresa, é o que tem 2 violações da política de bem-estar, é o que perdeu uma chance tremenda de vencer o Money in the Bank por causa de uma dessas punições. Então, nada mais correto do que dar o World Heavyweight Championship para alguém dedicado, certinho, que toma a linha de um super-homem para os seus fãs: John Cena.

O que teci no primeiro parágrafo é mais ou menos o que Vince McMahon deve estar pensando ao prolongar o reinado de Cena como WH Champion. Mas, o errado da questão, a meu ver, é criar uma expectativa descomunal ao redor de seu retorno, para fazer uma feud não muito agradável com uma lenda da WWE, o melhor heel da empresa atualmente: Chris Jericho. Isto mostra que algo está faltando nesse main-event para que tudo funcione bem, visto que Y2J já mostrou ser capaz de levar feuds nas costas, como fez várias vezes.

Aí entra a história de que a volta de Cena e seus combates nos pay-per-views seguintes foram no mínimo mal-usados, ao ponto de o próprio público mostrar desinteresse em torno de tudo isso que vem acontencedo. Minha sugestão seria colocar o flutuante Randy Orton no meio dessa feud (é, empurrando Chris para o upper mid-card e o substituindo no que disse na seção acima). Ele poderia dar um gás bem maior, sem contar com as lembranças que poderiam vir do começo do ano, quando Cena abriu mão do WM no Royal Rumble para ir atrás de Orton logo no No Way Out.

Assim, pelo menos é o que eu acho, as coisas andariam bem ao ponto de levar Cena ao Wrestlamania como Champion. Ou não.

-----
Finalizada minha análise do roster do Raw, termino aqui minha crônica de hoje. Preparem seus corações, para agüentar muito a bebedeira de fim de ano.

Abraço

22 Comentários "King's Words #5"

  1. RAW a brand que menos gosto!
    Mas vc King Sempre fantástico nas palavras...
    Push Brothers Yeah Yeah
    Push Brothers Yeah Yeah
    Push Brothers Yeah Yeah

  2. bom cara, sua cronica ta ótima, falou toda a verdade, e asho que essa sua idéia de revezar quem ira ao main event ja estra acontecendo com essa fatal four way, e realmente as outras partes são muito desvalorizadas, talvez pela falta de marketing

  3. Concordo com vc em relação aos wrestlers mal aproveitados, uma vez eu falei no fórum do wrestlemaníacos que pessoas como Jamie Nole, D'lo Brown, Paul Burchill entre outros poderiam ir para a ECW e la seriam melhor aproveitados.
    No caso das divas tbm, no WWE tem mtos rostinhos bonitos mas que não sabem lutar, as que salvam são Beth Phoenix, Micke James, Candice, Natalya, McCool, Maryse e futuramente Kelly Kelly. E tbm gostei da idéia de unificar os títulos de tag team, isso daria mto mais valor ao título.

  4. Gostei bastante, a RAW eh minha brand favorita, mas falta esse gás(falta tbm mandar o Cena embora)

  5. Excelente crônica (como as outras de avaliação das Brands).
    O Batista se machucou? Como??
    Parabéns de novo pela crônica
    Feliz ano novo a todos!!

  6. ta boa pacas, tudo ok, e..falar o que, nao discordei de nada, ficou boa mesmmo xP

  7. o melhor heel da empresa atualmente: Chris Jericho.

    não concordo com essa sua afirmação nao

    edge é o melhor heel da wwe

  8. muito boa análise, espressou bem tuas opiniões, sem provocar confusões, concordo com toda a análise, muito bom, parabéns ;D

  9. 1. Gregory: Valeu pelo elogio, irmão. Push Brothers para sempre!

    2. Rated Renan: Não sei nem se a falta de marketing, acho que falta de interesse mesmo é o que corresponde ao problema dessas outras divisões.

    3. y2j: Valeu pelo comment! Que bom que concordamos!:D Ah! E valeu por avisar do Night of Champions, tinha vacilado geral.

    4. SCSA:: CENA FORA!


    5. Gustavo: Valeu. Vou te passar uns links no próximo comment para tu acompanhar.

    6. Hulkamania: Valeu, brother!

    7. Anônimo: Acho que você está confundindo um pouco entre POTENCIAL e ATUALIDADE. Em potencial, o melhor heel da empresa é sem dúvida o Edge, mas atualmente quem está matando a pau é o Y2J.

    8. (C†C) CЯyмє †ιмє Cєna†ιoŋ: Valeu! A intenção aqui não é causar confusão, e sim todos expressarem suas opiniões de forma tranquila!

  10. http://portallutalivre.blogspot.com/2008/12/batista-comenta-sua-cirurgia-atravs-de.html
    http://portallutalivre.blogspot.com/2008/12/batista-se-lesiona-gravemente-e-os.html

    Taí, Gustavo. Estão os links mais importantes da contusão do Batista.

  11. quando o Willian Regal perder o IC champinchip, a Layla vai ficar fazendo u quee? SUAHSUASHAUSHAUS

  12. gostei muito da crónica e concordo inteiramente contigo! Mas acho que o anonimo tem razao ao dizer que o melhor heel da WWE é o Edge, mas o Jericho também tem estado a evoluir bastante como heel

    continua

  13. Muito boa essa analise King, e acho bom tocar no ponto do IC title, como esta se desvalorizando ao passar do tempo hein... Em época que tinhamos Savage, Steamboat, Angle, e diversas lendas se degladiando por ele, para agora, que se tornou algo, Sem importância, Onde usam a idéia de "Se não tem tú, vai tú mesmo" para preencher o dono do cinturão...

    Eu gostei do Cena ter se tornado campeão, mas agora chega.... Sempre quando ele esta com o título, acontece aquelas vitórias heroicas, onde ele vencce após levar um a surra imensa...Se a WWE não se "puxasse" tanto pro Cena, seu reiando poderia ser mais interessante....Mas ultimamente ele tem até o papel de "O SALVADOR DO NATAL"....dai é pracaba :p hehe

    Enfim, RAW pra mim é a melhor das Brands...mesmo com alguns erros

    Abs

  14. King parabéns pela análise e te deixo uma pergunta, você acha que Jeff Hardy friamente falando, terá a capacidade de conduzir esse título de expressão sem vacilar novamente? Ou você acha que ele ja retomou um nível alto antes de ter passado um prazo consideravelmente grande ao meu ver desde o ultimo acontecimento ruim.

  15. Muito boa. Eu queria poder falar alguma coisa, mas vc falo tudo. Parabéns.

  16. Grande King! Legal demais as análises da Brands.

    Concordo com tudo que falou, principalmente das Tag e da Intercontinental Championship. Outra sugestão seria trazer os Wrestlers que não irão disputar o título principal mesmo (HBK, Kane, Rey Mysterio, JBL, CM Punk, Regal, Knox - Batista e Orton não, pois hoje são Main-eventer) e enriquecer a briga pelo Intercontinental Championship. Valorizaria o título e daria uma pimenta a mais as Feuds!

    Só uma crítica construtiva: e as coisas boas da Brand?

    Abraço e parabéns novamente!

  17. Bruna: Prefiro não comentar!

    Lita: Obrigado pelo comentário, mas ainda acho o Y2J atualmente melhor que o Edge.

    Fabio: Não tenho tanta certeza de que o Raw é a melhor brand atualmente não hein... Para mim o SmackDown tá dando de pau, apesar dos erros grotescos em alguns storylines.

    Cezar: Valeu. A pergunta eu respondo na próxima edição da King's Words. Que tal?

    Legend Killer: Valeu

    Boemio: Valeu, mas eu também falei bem. Pouco mas falei. O problema é que eu me empolgo em meter o pau...

    Valeu a todos pelos comentários.

  18. Gostei bastante, a RAW eh minha brand favorita, mas falta esse gás(falta tbm mandar o Cena embora) [2]

    Putz, bela crônica, mas eu prefiro a RAW mesmo, a SD parece muito bagunçada, cada erro grotesco nas storylines, mas parece andar nos eixos, mesmo assim, a RAW me dá mais emoção, principalmente quando espancam o Cena e aí é legal!

  19. Como disse o Fabio, Cena de SALVADOR DO NATAL é pracaba mesmo!

  20. muito boa a analise,axo cada vez mais ridiculo o q fazem do cena.Y2J é um grande heel mas acho o edge melhor, sobre o IC antigamente tinhamos savage , rude e hj temos kofi(adoro ele mas ele nao se compara a macho man) e regal. Não tem comparaçao

  21. Sorte que acabei lendo o artigo só depois de ver o Raw de ontem.

    Concordo com muita coisa que você escreveu, e acho que o Intercontinental será mais valorizado daqui pra frente. Pelo que tudo indica o título será de CM Punk e assim a minha esperança é que o título seja mais valorizado, em uma feud com Cody Rhodes.

    Cody que faz parte da Legacy, que atualmente é o que me faz ter vontade de ver o Raw.
    Me deixaram com uma boa impressão ontem, e quero que sejam - e tem tudo para - parte importante do Raw no ano que vem.

    Eu tenho minhas dúvidas que acabar com um dos dois títulos de Tag Team seja o ideal. Seria o mais fácil e prático, com certeza, mas eu ainda sonho que um dia dêem mais atenção à divisão de duplas, colocando mais gente nela e fazendo feuds, no mínimo, decentes. É o mais difícil, mas é o ideal.

    Espero também que dêem mais atenção ao Kane.
    A feud dele com o Rey Rey acabou daquele jeito porque resolveram não dar nenhuma vitória para ele em um pay-per-view. Assim fica difícil continuar uma feud...

  22. King, pra ser sincero...

    Você é um ótimo analista e cronista! =)

    Parabéns pelo ótimo trabalho que você faz, não só aqui mais também no nosso blog o Wrestling Show Brasil, nos ajudando sempre.. =)

    Falando sobre o Texto:

    Acho que hoje a RAW está sendo a Brand mais organizada da WWE:

    Claro que algumas coisas ainda estão erradas, alguns Wrestlers são muito ruins e ficam em cima enquanto outros são deixados pra trás, mesmo tendo muito a mostrar, acho que hoje em dia a WWE tem um ótimo Roster, Tem três Heels
    Com ótimas Ring-Skills e Mic-Skills...

    Faces... Nem tanto... =[

    Salvo o John Cena e o HBK só, o mais completo é o HBK, o John Cena só tem Mic-Skills de Main-Evente, porque em Ring-Skills ele tá mais pra Mid-card...

    Mais é isso ai, parabéns mais uma vez ;)

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos