King's Words #4

Mais uma King’s Words chegando pessoal, e com ela um tema extremamente relacionado ao meu trabalho neste blog: Friday Night SmackDown, mais especificamente uma avaliação sobre o atual roster da brand e suas feuds/storylines. Mas não espere que isso vai parar por aqui. Na próxima semana falarei sobre o Raw e em uma edição especial sobre a ECW.

Inicio este artigo com a mesma pergunta que fiz no início da Análise do SmackDown desta semana: o que será do SD agora que Jeff Hardy leva o show nas costas?

SmackDown
Avaliação da brand azul


Neste artigo dessa coluna, quero falar de todo o card da brand, desde a divisão das Divas até a disputa pelo título da WWE. Passo também pelo United States Championship, pelo WWE Tag Team Championship e por todas as seções do show das sextas-feiras.

Divisão das Divas
Quero começar falando da seção das mulheres nesta brand. Analisando o roster de mulheres que temos, vemos grandes nomes como Natalya e Victoria passando por maus bocados nos shows de todas as sextas. Enquanto grandes lutadoras passam por mau momentos, perdendo praticamente todas as lutas que disputam no show, temos diversas mulheres overrated na disputa dos títulos, como Maria, Michelle McCool e Maryse, sendo que as duas últimas até fizeram muito para melhorar seu arsenal de moves e também sua capacidade em desenvolver suas gimmicks.

Entretanto, dar um push exagerado a Divas que não merecem é o de menos. O problema principal dessa seção na brand é a falta de storylines ou feuds descentes o suficiente para passar ao espectador uma sensação de racionalidade, de veracidade. Decidir que as heels serão as Divas que exibirem seus corpos de forma hot e as faces aquelas que tem um sorriso bonito no rosto, é algo extremamente infantil, ou melhor dizendo, adolescente. Um exemplo claro disso foi a tentativa frustrada de iniciar um heel turn em Michelle McCool no Armageddon. Segundo notícias, aquela saída brusca dela quando Khali a chamou para a Kiss Cam, foi o início de um heel turn, totalmente ignorado pelo público presente no momento.

É a questão. A definição de heel para as mulheres não é a mesma dos homens. Se pudesse, sugeriria algo que se prendesse ao público mais adulto, ao invés de colocarem várias moças que aparecem em revistas masculinas, fazendo a graça do público mais jovem.

United States Championship e o Mid Card
Fiquei bastante pensativo ao ler o comentário de Uncle Johny na penúltima análise do SmackDown, quando ele confirmava o meu pensamento de que o US Title está extremamente desgastado e esquecido para os torcedores. Pensando, cheguei a conclusão de que Shelton Benjamin e companhia não são os verdadeiros culpados pela situação do título, mas sim a organização do show, no que diz respeito a angles, storylines e cancelamentos de push. O último tópico pode ter lhe causado uma dúvida, mas eu explico: wrestlers como The Brian Kendrick ou R-Truth, que tiveram seus pushs cancelados, seja qual for o motivo, prejudicaram o andamento das feuds da época.

Atualmente, existem pouquíssimas storylines para o grande número de lutadores competentes que temos nessa divisão do card. Exemplos? Jimmy Wang Yang, MVP, Shelton Benjamin, R-Truth, The Brian Kendrick, Hurricane Helms, Ryan Braddock, The Great Khali e os contundidos Umaga e Mr. Kennedy. Agora, vejamos quais estão envolvidos em feuds? Pouquíssimos! Esse grande desperdício de talento que vemos nessa seção, é simplesmente repugnável. Porque não envolver os sumidos Wang Yang e Ryan Braddock?

Mas, também, não podemos achar que a iminente conquista do US Title por Hurricane Helms irá mudar a situação do roster da divisão. O que podemos ver e torcer por, é que aconteça uma mexida no card e novas feuds possam surgir envolvendo os wrestlers do Mid Card.

Tag Teams
Esse assunto já foi bastante debatido aqui no Blog e também no segundo podcast. As tags na WWE, que já são pouquíssimas, são extremamente mal-usadas. Assim, vemos lutadores de tag, tornando-se lutadores solo, como The Brian Kendrick e Jimmy Wang Yang e alguns lutadores de tags atuais, lutando sozinhos. Temos como exemplo o SD dessa semana, onde Carlito, John Morrison e Festus lutaram sozinhos, ao invés de lutarem com seus parceiros, desenvolvendo storylines entre as tags.

Outro problema que vem se apresentando especificamente com a Dirt Sheet é a atitude nômade que a WWE vem lhe dando. John Morrison e The Miz aparecem nos três shows da empresa, agora podendo ser considerados como wrestlers sem brand. No Raw, eles lutam contra CM Punk e Kofi Kingston; na ECW, contra os mesmos oponentes do Raw e no SD eles lutam contra Jesse e Festus. Uma hora isso terá de parar. Para mim, a atitude mais correta atualmente é draftar logo a tag, para que ela possa desenvolver um trabalho (feud) em uma brand, em particular.

Sobre as outras Tags da WWE, fica o mesmo problema. Falta de espaço, desvalorização dos títulos e união de dois wrestlers solo vão matando aos poucos o que falta desse grande mercado que é o das tags.

Upper Mid Card
Não ia fazer um tópico específico sobre isso, mas acho importante falarmos sobre o upper mid card, ou seja, os wrestlers do Main Event que não estão na disputa pelo título. Como exemplos dessa divisão, temos Big Show, The Undertaker, Vladimir Kozlov e no futuro – muito provavelmente – Triple H. A pergunta que fica é: o que fazer desses wrestlers que estão nessa situação? Para mim, pela mais pura falta de opções atualmente, a resposta é revezar esses lutadores em feuds distintas.

Um exemplo é usar Triple e The Undertaker numa feud juntos, ou mesmo Vladimir Kozlov contra o Deadman. Tudo porque a feud de ‘Taker com Big Show encerrou, e para não rebobinarmos a fita, o ideal é ir revezando os wrestlers aos poucos, enquanto as feuds vão correndo e outros lutadores vão aparecendo. Isso facilitaria – e muito – o acompanhamento por parte do público, além de evitar que tenhamos a mesma storyline duas vezes – como aconteceu com Edge e seus amores com Vickie Guerrero.

Mas também não podemos negar que alguns wrestlers das outras divisões migrarão para cá, e também outros wrestlers que não estão na luta pelo título regredirão. Aí, será a hora de fazer uma troca.

Main Event
Chegamos ao momento que você mais esperou no artigo de hoje: o main event. Atualmente, temos o ‘Rated R Superstar’ Edge e o WWE Champion Jeff Hardy envolvidos nessa parte do show. Então, entra uma questão: como ligar estes dois wrestlers semana após semana sem precisar usar outros wrestlers? Simples: alianças entre wrestlers do ME e do UMC, ou então segmentos explorando as mic skills dos dois. Várias opções irão surgir durante a feud, e cabe aos bookers saber qual caminho explorar.

Acho eu que Jeff Hardy fará um bom trabalho nessa função, que demorou tanto a cair em seus braços. Uma coisa é certa: ele terá de carregar o show nas costas, sabendo-se que tudo na brand girará em torno do campeão, do homem mais importante da empresa. Já, Edge, terá apenas de continuar com seu excepcional trabalho de heel, aliado a uma dose extra-forte de loucura, de insanidade, que já pode ser vista nas últimas promos do Rated R Superstar.

Avaliação geral: o FN SmackDown, sem dúvida, é a brand mais promissora da World Wrestling Entertainment, atualmente. Resta saber se os erros persistiram ou se a equipe criativa da federação tentará finalmente corrigir os erros tão primários que vem cometendo.

►Comentem◄

6 Comentários "King's Words #4"

  1. Juntar Undertaker, Triple H e Jeff Hardy (apesar dos 2 primeiros não se darem tão bem assim, tanto em feuds, quanto pessoalmente) lutando contra Edge, Big Show e Kozlov (sendo os 2 primeiros, pau mandos da Vickie). Seria algo para manter todos ativos, ou haver uma divisao em pequenos setores 2 x 2 x 2, ou entao 2x2 e 1x1

    Abraços

  2. Na boa, eu perco o SmackDown mas não perco o RAW. Apesar do SmackDown ser mais promissor, ele consegue ser ainda mais voltado ao público infantil do que o Monday Night Raw.

    O draft equalizou muito bem os rosters, ter Triple H, Undertaker e Edge é um privilégio. Sem contar que o SmackDown ainda ganhou o JR. Mas o fato é que enquanto a WWE mais volta seu foco as crianças, mais eu volto meu foco para as federações indy.

    E a WWE nunca foi de dar muito valor ao mid-card. Ao menos enquanto existia o Cruiserweight Championship, eles ainda tinham uma "razão" de existir. Agora, fica todo mundo meio que perdido por ali..

  3. Muito boa Crônica King! Esta série será para fechar o ano bem.

    Falando do SD:

    Sinceridade, eu me empolgo mais com o Sd hoje do que o Raw.

    Estou Gostando de ver lutadores se revoltar, não ficando passivo ao Mid-Card como J. Hardy fez, como Big Show fez e Kozlov está fazendo. Concordo que falta mais feuds boas e storylines elaboradas. Necessito ver mais Stables sendo criadas!

    Uma outra coisa é falta de continuidade das histórias. Esta do MVP, que foi colocado a prova tendo um downgrade em sua carreira se continuasse a perder, o que deu? Queria ver todo o SD a Vickie Guerrero o ameaçar, dizendo: "MVP, vc perdeu de novo, melhor ganher senão vai virar pobre...." e cada vez ele ficaria mais nervoso, mais tenso...

    Sobre as divas sua frase diz tudo: "decidir que as heels serão as Divas que exibirem seus corpos de forma hot e as faces aquelas que tem um sorriso bonito no rosto, é algo extremamente infantil, ou melhor dizendo, adolescente".

    Perfeito, ótimo...parabéns!

  4. Nossaaaa King essa crônica disse tudo o que eu penso.
    Tudo o que você disse está certíssimo e desses títulos todos que você disse o que me deixa mais tristes é o de Tags.Pois quando fala de Tags eu lembro Hardy Boyz Dudley Boyz e Edge e Cristian nas tradicionais TLC e agora o que eu vejo no SD? Título de tags sendo definidos no show semanal (ou pior ainda num House Show) os campeões de Tag da SD! não lutam juntos há um mês (eu acho) isso é inadimissível sem contar o United States Championship outro esquecido.
    Bela crônica, excelente!!!

  5. Ótima análise King, e adiciono uma coisa que vejo como um ponto negativo da Smackdown que poderia render melhores shows é a questão da divisão criuserweight, os lutadores leves quase por totalidade são muito mal aproveitados durante os eventos do smackdown, acredito que poderia haver uma maior sensibilidade dos bookers nesse aspecto pois saíriam combates de altíssimo nível.

  6. Sinceramente...
    acho que esse titulo de USA Champion é uma furada...
    Se voce tem uma federação mundial, vista por todo mundo, e com lutadores de varias nacionalidades...Por que diabos tu vai ter um titulo nacional?

    Diminui os lutadores que podem ter esse titulo (Eu não consigo imaginar o Regal, o Khali e o Umaga) como campeões norte-americanos...

    Deviam ressucitar o antigo titulo que foi unificado com o Europeu...

    Alias eu já pensei em uma storyline onde todos jobber se unem para formar uma stable e começarem a se vingar pelas suas derrotas...garanto que daria bons combate!

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos