Espaço dos Leitores - 36º Edição / Biografia de Rob Van Dam

O Espaço dos Leitores de Hoje trás uma Biografia. Um wrestler adorado por público e crítica, principalmente pelos "ECW Fans", que vibravam com cada movimento insano desse grande Superstar, Rob Van Dam.

Confira na continuação do post a matéria completa feita pelo nosso leitor: Kanou


Biografia - Rob Van Dam


Nome real: Robert Alexander Szatkowski
Nomes de ringue: Robbie V, Rob Szatkowski, Rob Van Dam
Local de nascimento: Battle Creek, Michigan.
Estréia: 1990
Treinado por: The sheik
Finishers: 450º splash, 5 star frog splash, van daminator, van terminator, Hollywood Star Press.

No dia 18 de dezembro de 1970, em Battle Creek, Michigan, nascia uma das lendas do wrestling, Robert Alexander Szatkowski, mais conhecido como Rob Van Dam.
Rob Van Dam começou sua carreira de wrestler em 1990, após ser treinado por The Sheik, estreou em uma federação Indy, lutando contra Dango Nguyen, em Toledo, Ohio.
Lutou em muitas federações Indy, inclusive na United States Wrestling Association (USWA) e na South Atlantic Pro Wrestling (SAPW).
Na SAPW, ele venceu seu primeiro título na carreira, o SAPW World Tag Team Championship, em julho de 1992, com Chaz Rocco. Assinou contrato com a World Championship Wrestling (WCW) no fim de 1992, sendo conhecido como Robbie V. Logo depois saiu da WCW, o que foi algo frustrante.
Lutou em muitas federações Indys por toda a América, e foi desafiado para lutar pelo AJPW World Junior Heavyweight Championship muitas vezes.

Em janeiro de 1996, Rob Van Dam foi contratado por Paul Heyman para participar da Extreme Championship Wrestling (ECW), derrotando Axl Rotten em sua primeira partida na House Party. No dia 30 de março, enfrentou 2 Cold Scorpio em uma luta pelo ECW Television Championship, acabando em empate e com 2 Cold Scorpio retendo o título.

Van Dam ganhou atenção, participando de lutas longas e ótimas para se ver. Até que começou uma rivalidade com Sabu, que começou em uma luta no Hostile City Showdown, luta ganhada por Sabu. Depois da luta, Sabu ofereceu um toque de mão para Rob Van Dam, que ignorou, recusando a mostrar seu respeito. Então saiu do ringue e fez seu chamado Hell Turn, no Hardcore Heaven, confrontou Sabu novamente, para provar que é o melhor. Sabu ganhou. Depois, se enfrentaram novamente em uma Stretcher Match (luta que tem que botar o inimigo em uma maca e atravessá-la em uma linha que há no chão) no The doctor is in. Van Dam perdeu após errar um golpe e cair direto na maca, fazendo com que Sabu facilmente levasse a maca até o outro lado da linha, assim ganhando a partida.
No Natural Born Killaz, Van Dam derrotou Doug Furnas em uma luta. Após a luta, Van Dam ofereceu um aperto de mão a Doug, mas Doug bateu em Van Dam. Começando uma rivalidade entre os dois. Que durou pouco tempo.
Depois de sua rivalidade com Doug Furnas, Van Dam procurou um parceiro para formarem uma Tag Team. Após muita rivalidade entre Sabu e RVD, os dois formaram uma tag, uma das maiores tags da história da ECW. Tiveram uma feud com Furnas e Kroffat, derrotando eles no When Worlds Colide II e no High Incident.
Depois, RVD e Sabu feudaram com The Eliminators, que era formada por John Kronus e Perry Saturno. No dia 1 de novembro, as duas tags lutaram, terminando em empate.
RVD feudou com Tazz, e perdeu para Tazz no Holliday Hell, por nocaute. Depois, RVD e Sabu continuaram sua feud com The Eliminators pelo ECW Tag Team Championship, em 1997. No Crossing the line again, se enfrentaram pelo ECW Tag Team Championship, com a luta ganha por The Eliminators. No Cyberslam, se enfrentaram novamente em uma TLC match, e a vitória foi para The Eliminators.
No primeiro Pay-Per-View da ECW, o Barely Legal, Van Dam enfrentou e venceu Lance Storm, RVD foi substituto de última hora de Chris Candido, que havia se machucado. Após a luta, mostrou seu desgosto por ter sido substituto “de alguém que nem pôde amarrar suas botas”.



Em maio de 1997, a ECW invadiu a World Wrestling Federation, em seu programa Monday Night Raw, provocando a ira de muitos lutadores, mas principalmente do comentador Jerry Lawler. Lawler prometeu que ia aparecer em um show da ECW para ter vingança. Van Dam fez promos de como foi bom para a ECW e merecido estar em um dos shows das duas grandes empresas (WWF e WCW) em um de seus programas noturnos de segunda-feira (“Monday Night Raw” e “Monday Nitro”), quando Lawler apelidou Van Dam de “Mr Monday Night” em um episódio da Raw. Apesar de sua arrogância e de sua “traição” da ECW, após um tempo passou a ser aplaudido pelos fãs por suas manobras únicas.
Van Dam continuou a tag com Sabu em sua volta a ECW em 13 de junho. O manager de Tazz, Bill Afonso traiu Tazz e foi para o lado de Sabu e Van Dam. Van Dam começou uma feud com Tommy Dreamer, que queria vingança de sua por RVD ter “traído” a ECW. No dia 21 de junho, RVD e Sabu ganharam uma luta contra Tommy Dreamer e Sandman. Ganharam novamente de Dreamer e Sandman no Orgy of violence. No Heat Wave, RVD, Sabu e Jerry Lawler (da WWF) enfrentaram Tommy Dreamer, Sandman e Rick Rude, luta que terminou em empate. Van Dam e Tommy Dreamer se enfrentaram novamente em uma Hardcore Match, no Born to be Wired, luta vencida por RVD. No As Good as it Gets, o time de Van Dam e Afonso perdeu para o time de Tommy Dreamer e Beulah McGillicuty, em uma Mixed Tag Team match. Depois, Van Dam fez novamente parceria com Sabu, porque Tommy Dreamer fez parceria com Tazz. No Friday Fight, Van Dam perdeu para Tommy Dreamer em uma Flag Match. No Ultimate Jeopardy, Van Dam e Sabu perderam de Tommy Dreamer e Tazz. No November to Remember, RVD e Dreamer se enfrentaram novamente em um Flag Match, luta que terminou em empate. No Better Than Ever, Van Dam e Sabu enfrentaram e venceram de Dreamer e Tazz. A feud acabou no dia 26 de dezembro, quando Dreamer, Tazz, Al Snow e Sandman venceram de Van Dam, Sabu, Doug Furnas e Phil Lafon.

Em 1998, Van Dam começou uma feud com os Triple Threat (Shane Douglas, Bam Bam Bigelow e Chris Candido). No House Party, RVD ganhou de Bam Bam Bigelow. No Hostile City Showdown, Van Dam e Sabu ganharam de Axl Rotten e Balls Mahoney por desclassificação. Os dois ganharam uma Fatal Four Way elimination tag team match, mais tarde naquela mesma noite. No Cyberslam, RVD e Sabu perderam de Shane Douglas e Bam Bam Bigelow.
Van Dam ganhou popularidade ao ganhar seu primeiro título na ECW, derrotando Bam Bam Bigelow para ganhar o ECW Television Championship. Depois de ganhar esse título, RVD ficou conhecido como The whole f’n show. Defendeu seu título pela primeira vez em 10 de abril contra Doug Furnas, RVD ganhou. Sabu expressou interesse no título de Van Dam, exigindo uma luta contra ele valendo o título. Van dam defendeu seu título contra Sabu no Wrestlepalooza. A luta teve um tempo limite, resultando em um empate e Rob Van Dam retendo seu título.

No A Matter of Respect, Van Dam e Sabu foram forçados a se enfrentar em uma Tag team match, cada um com metade dos ECW tag team champions. Van Dam lutou junto com James Storm e Sabu lutou junto com Chris Candido. Em vez de se enfrentarem, Sabu e Van Dam atacaram Chris e James, fazendo com que a luta terminasse em um No Contest. Van Dam e Sabu começaram uma feud com Chris Candido e James Storm no mês seguinte, pelo tag team championship. No dia 27 de junho, Sabu e Van Dam ganharam de Chris e James, se tornando os EFW Tag Team champions, e fazendo com que Van Dam tenha dois títulos. No dia 24 de outubro, Sabu e Van Dam perderam os títulos para os Dudleys Boys, depois de uma interferência do Triple Threat. Então, Sabu e RVD se juntaram com Tazz e venceram o Triple Threat. No dia 13 de dezembro, Sabu e RVD conseguiram novamente o ECW tag team championship, ganhando dos Dudleys Boys. Van Dam continuou com o Television Championship por todo o resto de 1998 e no começo de 1999. Conseguindo grandes vitórias contra Spike Dudley, Lance Storm, Balls Mahoney e 2 Cold Scorpio.
Van Dam e Sabu tinham uma luta marcada para defender o título de tag no dia 17 de abril, mas Sabu foi suspendido da ECW antes disso ocorrer. Então, enfrentou D-Von Dudley em uma luta 1 vs 1 valendo o Tag Team championship, resultando em uma derrota para Van Dam. Depois disso, Van Dam se focou em defender o Television Championship. Entrou em uma feud com Jerry Lynn, que resultou em uma luta no Hardcore Heaven, uma luta sem tempo limite, valendo o Television Championship. Van Dam reteve o título. Van Dam continuou a defender o título pelo resto do ano.

Van Dam começou uma feud com Rhino no começo de 2000. RVD conseguiu reter seu título contra Rhino no dia 7 de janeiro. Conseguiu também uma grande vitória sobre Sabu no Guilty as Charged. Depois, teve que lutar numa luta champion vs champion no evento principal de um pay-per-view, lutando contra o ECW Champion Mike Awesome. Essa luta ia fazer esse PPV ser o mais lucrativo de toda a história da ECW, e Paul Heyman dependia dessa mega-luta para lucrar muito, mais essa luta nunca ocorreu por causa de uma lesão que Van Dam teve em uma luta valendo o título contra Rhino, no dia 29 de janeiro. Isso fez com que Van Dam perdesse o título.



RVD retornou no Harcore Heaven, e ficou por muito tempo numa feud com Jerry Lynn, seu amigo Scotty Anton o traiu, em uma luta de RVD contra Jerry Lynn, quando RVD ia fazer um Five-Star Frog Splash, Anton lhe puxou, fazendo com que caísse e perdesse a luta. Van Dam feudou com Anton por bastante tempo, e teve sua vingança no Heat Wave, derrotando Anton depois de um Van Terminator.
RVD feudou com Rhino, para ter sua vingança quando Rhino fez RVD se machucar. Van Dam teve várias chances de conseguir o Television Championship de volta, mais um aliado de Rhino atrapalhava a luta, atacando RVD e causando desqualificações, fazendo com que Rhino retesse o título. No Anarchy Rulz, RVD enfrentou Rhino, em uma luta valendo o título, mais um juiz “falso” fez a contagem rápida no pinfall de Rhino em RVD, fazendo com que RVD perdesse. RVD só participou do PPV Guilty as Charged, vencendo Jerry Lynn, a ECW só teve mais 2 shows depois desse PPV.

A New Era
Alguns meses depois da ECW ter fechado, Rob Van Dam assinou contrato com a WWF (World Wrestling Federation), e retornou a televisão no dia 9 de julho de 2001, em um episódio da Raw, atacando Kane e Chris Jericho.
Estando como Hell, Van Dam conseguiu muitos fãs, e depois da luta no Invasion ganhou de Jeff Hardy em uma luta valendo o WWF Hardcore Championship, Van Dam entrou na stable The Alliance, uma stable Tweener (com heels e faces). Ele desafiou o líder da The Alliance Stone Cold Steve Austin em uma triple threath match pelo WWF Championship, e no No Mercy, Austin defendeu seu título contra Rob Van Dam e Kurt Angle.
No dia 13 de agosto, RVD perdeu seu Hardcore championship para Jeff Hardy, em uma edição da Raw, mas ganhou o título novamente no SummerSlam. No Survivor Series, Van Dam se juntou com outros 4 wrestlers (Stone Cold Steve Austin, Kurt Angle, Booker T e Shane McMahon), para enfrentar outros 5 wrestlers (The Rock, Chris Jericho, Undertaker, Kane e Big Show). Em uma Winner Take All Match (Uma luta que o time que vencer fica com todos os títulos em jogo). O time de The Rock venceu, e os membros da The Alliance foram demitidos, mas como Van Dam continou com seu título, continuou na WWF.

Rob Van Dam perdeu seu Hardcore Championship no Vegenance, para The Undertaker. No dia 4 de fevereiro, Van Dam venceu Bubba Ray Dudley, mas depois da partida Goldust o atacou com um Neckbreaker, iniciando uma rivalidade entre os dois.
No No Way Out, RVD venceu Goldust com um Five-Star Frog Splash. RVD entrou em rivalidade com William Regal, pelo seu Intercontinental Championship. RVD venceu Big Show e Lance Storm, tornando-se adversário de William Regal no Wrestlemania X8. No dia do Wrestlemania X8, RVD venceu William Regal, tornando-se Intercontinental Championship.

Quando os membros da WWF foram divididos em dois grupos (Raw e Smackdown), em 2002, Van Dam foi para a Raw. Defendeu seu título, ganhando de Booker T, mas Eddie Guerrero apareceu e atacou Van Dam, então começaram uma feud. Van Dam lutou contra Undertaker para decidir quem disputaria o WWF Undisputed Championship, mas RVD perdeu por causa de uma interferência de Eddie Guerrero. No Backlash, Van Dam perdeu o título Intercontinental para Eddie Guerrero. No Insurextion, RVD enfrentou Eddie Guerrero pelo Intercontinental Championship, ganhou por desqualificação, mas o título não pode mudar de mãos quando ele vence por desqualificação. No Judgment Day, se enfrentaram novamente, e RVD perdeu.

Em uma Raw, RVD enfrentou The Undertaker pelo WWF Undisputed Championship, ele era para ter vencido depois de um Rolling Thunder e um pinfall, mais Ric Flair disse que Undertaker estava com o pé nas cordas, RVD atacou Ric Flair e quando se virou BUM, Last Ride de Undertaker.
Em uma Raw, RVD enfrentou Eddie Guerrero em uma Ladder Match, e ganhou, tornando-se pela segunda vez Intercontinental Champion.
No dia 21 de julho de 2002, Van Dam unificou o WWE European Championship com o Intercontinental Championship, quando ele derrotou o European Champion Jeff Hardy, em uma Ladder match de unificação de títulos.

No SummerSlam, venceu Chris Benoit e se tornou novamente Intercontinental Champion. No dia 26 de agosto, ele unificou o Hardcore Championship ao Intercontinental Championship, quando derrotou o Hardcore Champion Tommy Dreamer em uma hardcore unification match. Em uma Raw RVD ganhou a oportunidade de ganhar o World Heavywheigt Championship, depois de ter ganho de Chris Benoit, Big Show e Jeff Hardy em uma Fatal Four Way Match.

RVD começou uma feud com Triple H pelo World Heavywheigt Championship. Perdeu seu Intercontinental Championship para Chris Jericho por causa de uma interferência de Triple H. No Survivor Series, Van Dam lutou na primeira Elimination Chamber da história, pelo WHC, contra Triple H, Booker T, Chris Jericho, Kane e Shawn Michaels, RVD foi o primeiro eliminado. Em uma Raw, RVD enfrentou Shawn Michaels pelo WHC, ganhou por desqualificação, após Triple H ter acertado ele com um Pedigree. Em outra edição da Raw, RVD enfrentou Triple H para ver quem enfrentava HBK pelo WHC, com HBK como juiz especial, e perdeu.

Em 2003, RVD fez tag com Kane, e em uma Raw, ganharam o World Tag Team Championship, enfrentando Lance Storm e Chief Morley e os Dudleys Boys em uma 3-way elimination tag team match.
Entraram em uma rivalidade com Lá Resistance, conseguiram por muito tempo manter os títulos, mas perderam para Lá Resistance no Bad Blood.
Kane e Van Dam começaram uma feud um com o outro porque Kane não gostava de RVD. Em uma Raw Kane e RVD se enfrentaram em uma Steel Cage match, em que Kane foi o vencedor.
RVD começou uma rivalidade com Christian e Chris Jericho pelo Intercontinental Championship de Christian, a rivalidade foi até uma edição da Raw em uma Ladder Match, onde RVD venceu.
Então RVD foi para uma rivalidade com Chris Jericho, se enfrentaram várias vezes e em uma Steel Cage match com Pinfall e Submission, Jericho fez RVD submeter se tornando o novo Intercontinental Champion. Steve Austin, que naquela época era Co-GM, mandou eles fazerem uma partida revanche, vencida por RVD.

RVD começou uma rivalidade com Randy Orton, que ganhou o título intercontinental dele no Armaggedon, com Mick Foley de juiz convidado e depois de uma interferência de Ric Flair. Teve uma revanche mas perdeu novamente.
RVD formou uma tag team com Booker T, ganhando rapidamente o World Tag Team Championship de Ric Flair e Batista. No Wrestlemania XX, eles defenderam os títulos em uma fatal four way elimination tag team match, contra os Dudleys Boys, Lá Resistance e o time de Mark Jindrak e Garisson Cade. Em uma edição da Raw perderam os títulos para Ric Flair e Batista.

No dia 22 de março, RVD foi draftado para a Smackdown, fazendo tag com Rey Mysterio. No começo tiveram uma feud com os Dudleys Boys, derrotando eles no Judgment Day 2004. Então RVD saiu da tag team e foi tentar títulos sem parceiro. Correu atrás do United States championship. Mas quem ganhou o título que era de John Cena não foi RVD e sim Booker T.
Van Dam fez parceria com Rey Mysterio novamente no verão de 2004, entrando em feud com Rene Dupree e Kenzo Suzuki falhando na tentativa de vencer o Tag Team Championship. Então se juntaram a Eddie Guerrero e Big Show que estavam em feud com Kurt Angle, Mark Jindrak e Luther Reigns. Em uma Smackdown, conseguiram os WWE Tag Team Championship contra Rene e Kendo. Conseguindo defender os títulos novamente no Armaggedon 2004.
Em janeiro de 2005 RVD se machucou, aproveitando isso os Basham Brothers ganharam o WWE Tag Team Championship.

Quando voltou Van Dam derrotou Trevor Murdoch, se classificando para a Money in the Bank Ladder Match. E ganhou a Money in the Bank, que ele usou por uma oportunidade pelo WWE Championship em uma das maiores lutas da história contra John Cena no One Night Stand, uma partida em que ele ganhou.
Em 2006, foi draftado para a nova ECW. E depois de algum tempo, no dia da estréia da ECW no canal Sci-Fi, foi criado o ECW World Heavywheigt Championship. No dia 3 de julho, em uma Raw, ele perdeu o WWE Championship para Edge. E no dia 4 de julho, em uma ECW, perdeu o ECW Championship para Big Show. E foi suspenso por 30 dias por causa de um rolo com drogas.

Quando voltou, RVD se juntou aos ECW Originals (Sabu, Tommy Dreamer e Sandman), entrando em feud com The New Breed (Marcus Cor Von, Elijah Burke Kevin Thorn e Matt Striker). Os dois times se enfrentaram na Wrestlemania 23, com o time dos ECW Originals vencendo. Enfrentou depois Vince McMahon, Shane McMahon e Umaga em uma 3-on-1 Handicap match, claro com RVD perdendo.
Entrou em uma feud com Randy Orton, que não durou muito, ganhou de Orton em uma Stretcher Match no One Night Stand. Depois, saiu da WWE por motivos que pelo menos eu não conheço.

RVD apareceu no aniversário de número 15 da Raw, ganhando em pouco mais de um minuto de Santino Marella. Depois, nunca mais apareceu.
Espero que ele volte, mas se for para ser um jobber na WWE então volte na TNA..





Email para enviar seus artigos para o Espaço Dos Leitores: fabio.corbari@hotmail.com

3 Comentários "Espaço dos Leitores - 36º Edição / Biografia de Rob Van Dam"

  1. Kanou como sempre se superando, sempre gostei de seu trabalho.

    Não li a Bio toda mas li metade e vi que é de boa qualidade.

  2. Li toda bio, RVD é um dos meus superstars favoritos! Espero que um dia ele volte ao wrestling. Boa bio Kanou.

  3. Foda...
    uma coluna sobre meu lutador favorito...
    Foi graças ao RVD que eu comecei a gostar de Luta-Livre norte-americana mesmo sem entender nada...eu assistia só para ver as lutas desse wrestler fodastico...

    Ele é o unico livre de minhas piadas infame nas charges hehehe!
    ainda compro o bonequinho dele...

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos