Boemio’s Ring Bar - Técnicos e Técnicas...

Nobres amigos! Após um período sem escrever por motivos profissionais e pela absoluta falta de tempo, sigo com mais um Boemio’s Ring Bar, ou como preferir, BRB. Este é o quinto artigo da série “Diversidade do Wrestling”, que contará com mais dois artigos além deste. Minha intenção é descrever os tipos de wrestlers, focando na diversidade de estilos, sempre exemplificando com lutadores da atualidade.

Com certeza, dos cincos artigos, este foi que deu mais trabalho a escrever. A temática complexa somando com a falta de nomes na atualidade que exemplificasse esta característica, dificultou muito meu trabalho. Já deixei claro que não sou um especialista em Wrestling (longe disso!) e muito menos praticante de alguma arte marcial. Mas isto foi superado pela a vontade de escrever a vocês e a admiração e amor a este esporte-entretenimento. Então, com alguma pesquisa e uma pitada de bom-senso, falarei hoje sobre os sujeitos que sabem fazer a coisa, que mostram somente com estudo, empenho e prática conseguimos a excelência, estou falando dos Technical Wrestlers ou simplesmente os técnicos.



Relacionando todas as atividades esportivas, a luta é a mais antiga da História da humanidade, já que corresponde a duas das preocupações primárias do homem: sua sobrevivência e a marcação de seu território. A Luta sempre esteve presente na sociedade humana durante o curso da história, não existindo registro de um criador, como outras modalidades esportivas. Ela é uma criação popular!.

A luta se desenvolveu e foram criadas derivações, modalidades. Para buscar a eficácia nos golpes e intensidade no dano, as técnicas foram incluídas, lógico que determinadas pela sua modalidade específica. Se é luta, por mais livre que seja, tem que ter técnica. Se não tiver vira briga, vira rinha. Se botarmos dois bichos diferentes para lutarem, cada um irá buscar de sua maneira e com seu recurso detonar seu adversário. O felino normalmente prefere morder a traquéia de sua presa, para sufocá-la. Já o gorila usa sua força estrondosa e seus longos braços para quebrar a espinha de suas vítimas tornando-a inofensível.

Passando para a selva do Wresting, dominar totalmente técnica do esporte tem um papel importantíssimo. Além servir para proteger seus companheiros de ringue quando se é praticado uma manobra (vale-me-deus Batista!), serve também para dar continuidade e naturalidade a luta. A técnica no pro-wrestling refere-se à habilidade de fazer e receber os moves sem criar danos letais e serem perfeitamente reais para que sejam "vendidos" aos espectadores. Um fundamento mecânico importante no desempenho destas habilidades do wrestling é a estabilidade. Ela é usada quando os lutadores executam manobras e precisam manter o equilíbrio gerando resistência necessária, mesmo contendo uma força contrária aplicada por outro lutador.


Para ilustrar melhor esta aula de física, citarei dois professores do wrestling:
1) Chris Jericho



Pupilo da escola de um dos maiores Technical wrestlers de todos os tempos, Bret “Hitman” Hart, Jericho é um lutador diferenciado. Seu biótipo não assusta e muito menos sua cara de bom moço, mas Chris tem o que a grande maioria dos lutadores não tem, que é recurso e criatividade. Sua complexidade de moves, se compara na grandiosidade e perfeição em executá-los. Isto muito se deve a sua formação, que consta passagem em duas escolas tradicionais do mundo: a mexicana e a japonesa.

Com vinte e um anos, Jericho se aventurou em terras mexicanas e lutou em federações pequenas incluindo a EMLL. Lá ele aprendeu, usar a técnica mesclada com habilidade originária da “Lucha Libre” que se desencadeou em moves como Lionsault. Com vinte e cinco anos já estava na federação japonesa WAR Promotion, aprendendo toda a arte e disciplina nipônica e trouxe para seu arsenal de golpes, o fantástico Enzuigiri.


Devido às suas dotadas técnicas de ringue, hoje Chris Jericho é considerados um dos mais completos lutadores da atualidade e com certeza continuará lutando e brilhando pelos ringues do mundo por um bom tempo ainda.

Se o Batista permitir...

2) Kurt Angle




Esta é barbada! Não se ganha uma medalha olímpica se não tiver pelo menos técnica. Kurt tem muito mais do que isso, pois ele é cria do wrestling. Sua gloriosa carreira iniciou no wrestling amador, tendo lá um ótimo desempenho e valoroso aprendizado. Depois, como todos sabem, brilhou na poderosa WWE e este brilho perdura até hoje na promissora TNA sendo o líder da fantástica stable: MEM.

Grande dom de Kurt é a coordenação e o controle. Seus movimentos são altamente sincronizados ao seu rápido pensamento. Sua estabilidade assemelha ao um lutador de sumô de 200 kg, mas com agilidade e a habilidade. Às vezes, seu semblante de cara malvado, esco
nde o estrategista que Kurt é.

Kurt Angle, nos jogos olímpicos de Atlanta em 1996, levou sua medalha de ouro olímpica competindo na modalidade Freestyle Wrestling. Foi uma vitória extraordinária em um combate real de Wrestling, que nem o melhor e criativo booker poderia escrever. Apesar do seu adversário ser maior e mais forte, e de Angle competir com um pescoço partido, ele mostrou toda sua frieza e técnica e venceu.

Na minha opinião Angle está com os dias contados no pro-wrestling. Não é novidade para ninguém, que o que comove Kurt, além dos dólares, é o prazer da competição real (MMA?), onde ele pode usar e abusar de sua técnica e mostrar ao mundo que é o verdadeiro vencedor.

Bem que o Batista poderia ir para a MMA também, né?

É meus amigos, assim termina mais um BRB! Desta vez citei apenas dois wrestlers em vez de três ou quatro que sempre cito. Mas fiz isso de propósito para servir como um alerta. Em mundo de fisiculturistas, malabaristas e atores que o Wrestling se tornou, o espaço de lutadores técnicos esta cada vez mais curto. Não vejo jovens lutadores preocupados em crescer tecnicamente ou aprimorar a arte do wrestling. Vejo sim, interessados em fama e dinh
eiro. O que ilustra muito bem isto é a quantidade de Wrestlers que andam se machucando por imperícia ou negligência, cometendo erros (botcher!) imbecis. Não acreditam? Então perguntem ao John Cena...

Por favor, agora mostrem sua técnica descritiva e comentem!!!

Abraço!


Boemio

11 Comentários "Boemio’s Ring Bar - Técnicos e Técnicas..."

  1. ashiuashiuashuas!

    As tuas crônicas estão entre as minhas favoritas, de um jeito humorado, bem argumentado, com palavra, digamos, bonitas, um bom vocabulário e um bom conhecimento de wrestling suas crônicas são sensacionais!

    Gosto de todas as BRB e esta não deixou de ser sensacional.

    Continue assim...

    ...Se o Batista permitir!

  2. Muito bom de novo boemio...

    você esta certo....os tecnicos estão desaparecendo...
    cada vez temos menos akeles lutadores com um arsenal de moves e golpes dificeis...
    angle foi uma grande escolha assim como jericho...

    vlw

  3. Sensacional coluna !
    Grande senso de humor..clareza na apresentação do conteúdo.
    Fiquei com vontade de ver o video do kurt na olimpiadas.

  4. hhahuahuahuaha

    mt bom msm...

  5. Parabens pelo artigo sensacional. . .


    Podia citar tambem o chavo guerrero q tem uma tecnica fantastica. . .

    Mais Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Wrestlers técnicos são os meus preferidos, mas como você bem disse, estão em extinção.

    Como eu disse no meu blog, Kurt Angle é um monstro! Além de tudo que você disse em relação à técnica que ele tem, ele participa (e bem) de qualquer tipo de luta e é ótimo nas suas promos. O cara nasceu para o pro-wrestling.

    Só espero que ele não vá lutar MMA e continue no wrestling por um bom tempo.

    Como wrestler técnico eu posso citar também Chris Benoit, que teve uma boa feud com o próprio Kurt Angle em 2001.

    E por falar em técnica, se tem uma coisa que eu sinto falta é de uma boa técnica de submissão. Ou então uma técnica que faça você ter a impressão de que fará realmente o adversário desistir. Hoje em dia o máximo que se vê é um Abdominal Stretch (alguém já desistiu com ela?)...

  7. Esse Boemio é engraçado cada BRB ele escreve de um jeito bem humorado. Não sou muito fã de "lutadores técnicos" (Kurt Angle), gosto do Jericho por achá-lo meio High Flyer e ele tem uns golpes bem legais como o Lionsault e o Walls Of Jericho, mas eu prefiro lutadores High Flyer. Continue assim Boemio

  8. Obrigado Amigos... Realmente esta foi complicada.

    Rolf e Nícolas, a nova geração dos Blogueiros de Wrestling! Vocês são sensacionais e muito talentosos. Obrigado pelas palavras. E Rolf, espero que me ajude na proxima de novo. Lógico...

    Se o Batista permitir...

    Anônimos, obrigado pela gentis palavras...Espero que na próxima não venham como anônimos, pois quero conhece-los!

    Obrigado N!koL@! SoBr@N! (difícil escrever este nome). Acho que Chavo está um pouco abaixo destes caras...concorda?

    Uncle Johnny - Realmente faltou falar um pouco sobre submissão. Poderia descrever isto quando falei sobre Kurt Angle.

    Acho que Kurt vai se aventurar, infelizmente...

    SxH| The Game - Valeu mesmo! Gosto de fazer texto com humor...o legal que isso serve para sair um pouco da rotina.

    Gente, para quem está lendo o artigo peço um favor: comentem! Só assim posso melhorar e fazer um artigo mais a cara do blog.

    Valeu!!!!!

  9. Antes de comentar algo quero fazer uma pergunta que pode ser considerada imbecil mas eu ainda não entendi.
    Por que vocês aqui do Blog não gostam do Batista e fala que ele é botcheador?
    o único botche que eu vi dele foi aquele spear junto com o Edge que a cabeça dele sangro muito e só.
    Agora falando do artigo: ele é simplismente incrível muito bem explicado e com uma pitada de humor que é fundamental e explica ainda o que é cada estilo de luta.
    Parabéns!

  10. Fala Gustavo, não sei se vai ler isso!

    Obrigado mesmo pelos elogios. Espero que continue lendo os artigos! É importante termos feedback de leitores com opinião.

    Respondendo: Batista tem outros botches, por exemplo aquele que foi dar um Batista Bomb em Umaga e caiu sentado. Outro, mais recente e mais grave foi com John Cena.

    Na minha opinião, ele é deficiente em técnica. Pena, pois tinha tudo para ser um Wrestler de ponta (até mesmo pelo físico).

    Abraço!

  11. Valeu por responder.
    Eu também acho que ele poderia ser melhor pois ele não chega ao nível de técnica do Undertaker, Shawn Michaels entre outros, mas pra mim ele é melhor do que o John Cena pois tem melhores moves.
    Obrigado de novo por responder.
    Abraço!

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos