Boemio’s Ring Bar - Mestres do Ringue

Salvem Amigos! Motivado pelas mudanças marcantes, que estão “bombando” no mundo do Wrestling, segue mais um pitoresco BRB. Já reparam que o BRB é que nem notícia ruim, não tem data nem hora para chegar. Quando menos se espera, chega o BRB atropelando!

Estamos muito perto do final da série “Diversidade do Wrestling” que durante cinco artigos descrevi e exemplifiquei os tipos diferentes de Wrestlers que contém neste mundo que idolatramos. Esta série, que está me dando muito prazer de escrever, mostra um pouco minha visão sobre a magia do Wrestling, um entretenimento fascinante que move milhões de fãs e geradora de várias discussões sadias.

E se juntássemos todas características que falamos nestes cinco artigos em somente um Wrestler, o que ele seria? Senhores, que rufem os tambores, pois falarei dos sujeitos que tem mais intimidade com o ringue do que a foca com a bola. Os caras que não são apenas Wrestlers e sim essência do Wrestling, eu estou falando dos lutadores perfeitos ou simplesmente os craques!



Cada artigo que escrevi, diz uma característica marcante que um Wrestler de ponta pode ter. Vocês devem ter concordado algumas vezes e discordado muitas, mas grande parte disto acontecer, foi à utilização de critérios ou regras que submeti para a confecção destes artigos. O primeiro critério foi falar somente de lutadores na ativa, ou seja, Wrestlers da atualidade. Quis fazer algo eclético, que todas as pessoas por mais idade ou menos idade, que acompanha mais ou menos tempo, pudesse associar rapidamente o lutador com a característica que está sendo relatada.

Outro ponto importante foi não repeti nomes. Nessa, eu pensei no atributo e pensei no nome automaticamente. Sei que muitos lutadores citados por mim, contemplavam mais de uma característica, por exemplo, Triple H. Eu o aloquei no grupo dos líderes, mas podia muito bem ter alocado no grupo dos técnicos, pois possui esta característica também. Em John Cena, quis ressaltar sua raça e paixão ao Wrestling, mas não podia ter o citado também como um exemplo de líder? E Jeff Hardy que além de um grande High-flyer é um Wrestler extremamente apaixonado pelo que faz. Alem disso temos os lutadores que não foram citados em nenhum dos cinco artigos, mas possuem estas características que somadas formam em extraordinários Wrestlers, como: Kane, Sting, Big Show, AJ Styles, Samoa Joe, Kevin Nash, Booker T, etc...

Ser mencionado como um craque é muito mais complexo do que se imagina. Juntar ou desenvolver as cinco virtudes: brutalidade, liderança, habilidade, raça e técnica, é algo que se leva tempo. Lógico, que até mesmo para um lutador completo, é impossível ter as cinco características na mesma proporção. E isto não é para ser mesmo exato. A graça do negócio está em ver que mesmo dominando os pilares do wrestling, o lutator perfeito pode ter seu próprio estilo.

Ser perfeito ou craque, primeiro de tudo é ter dedicação e uma longa carreira. Desta maneira o lutador terá subsídio para desenvolver e inovar. Outro fato é a escolha de sua gimmick. Se for mal escolhida, sempre faltará alguma coisa mesmo o lutador sendo um “monstro” dentro do ringue. Suas storylines serão sempre deficientes, dificultando assim suas promos e feuds.
Para ajudar a descrever o que é ser craque, citarei dois ícones que agigantam o ProWrestling.


1) Undertaker



O “Deadman” em qualquer lista de melhores do mundo ou de craques de todos os tempos é a barbada. Mark Calaway é um símbolo do wrestling mundial. Sua forte e envolvente gimmick, repleto de misticismo e mistério, seu figurino assustador envolvido pela música sombria, esconde um pouco o gênio que Undertaker é dentro do ringue. Para visualizar melhor isto, usarei as cinco características e analisarei se Taker realmente as engloba.

Brutalidade(“Como ser um cavalo”):

Na faculdade onde Regal, JBL e Kozlov se formaram em truculência, Undertaker fez o jardim de infância. Seu tamanho de jogador de basquete e cara que come criancinha no almoço, ajuda o Coveiro ser muito temido. Sua ferocidade vai desde arremessar Mick Foley a mais de 6 metros de altura, passando por jogar o braço do “irmão” Kane no fogo até dar um Tombstone piledriver em Vick Guerrero. Até seu golpe de submissão é violento, tanto que foi “proibido” pela cúpula desportiva da WWE.

Este ser é tão bruto, tão bruto que faz até gigantes como The Great Kahli e Big Daddy V sair do ringue por medo.

Liderança (“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”):

Em relação à liderança, Undertaker a utiliza sem dizer uma palavra. Basta olhar para ele e ver em seus largos e longos anos de Wrestling, que Undertaker é um verdadeiro líder, sempre é lógico, se mantendo atual e no topo. Os Wrestlers temem o coveiro, mas além de tudo o admiram e esperam conquistar a metade da fama e o sucesso que ele teve e tem.

Durante a sua carreira vitoriosa, The Phenom liderou uma stable épica e sombria: “The Ministry of Darkness”. Esta Stable que fazia lembrar uma seita, tinha como objetivo tomar o poder da WWF das mãos do grupo formado por Vince McMahon, a “The corporation”. Négocio era tão sinistro que até seqüestrar Stone Cold e crucifica-lo no meio do ringue fizeram.

Habilidade (“Lutando e voando”):

OK, Taker não tem a habilidade de voador mexicano e nem a impulsão do Kofi Kingston, mas, amigos, estamos falando de um cara que tem 2,11 metros! Mesmo assim, o que Undertaker já faz é de se admirar. Ou vocês acham fácil andar em cima das cordas, como que estivesse passando em uma calçada (Old School).
Um dos pontos altos do Unforgiven de 1998 e da história do Pro-Wrestling , foi em uma Inferno Match contra Kane, onde Taker deu um vôo simplesmente espetacular por cima da corda superior, com o ringue em chamas por debaixo dos seus pés.

Raça (“No peito e na raça”):

Como disse no artigo “No peito e na raça”, a maior façanha de um lutador é interagir de alguma maneira com o público, para que este o louvem e adorem, fazendo que o Wrestler continue lutando por muito e muito tempo. A maneira mais intensa de fazer isso acontecer é a raça, que nada mais é, do que o amor cego ao seu trabalho. Mark Calaway tem mais de 18 anos de bom wrestling e continua o amando, fazendo de cada show um momento inesquecível.

Técnica (“Técnicos e Técnicas”):

Taker é um lutador bastante técnico que dá e recebe os golpes com bastante intensidade e segurança, além, é claro, de passar muita credibilidade em suas lutas. Sua forma para um lutador de 43 anos é simplesmente fabulosa.

Falando em forma e técnica, vem a minha cabeça, a luta contra Edge no “One Night Stand”. No fim da luta, que era uma “TLC Match”, Undertaker é empurrado de uma escada caindo em cima de quatro mesas que estavam empilhadas. Após o “pin” de Edge, Taker levanta e sai cabisbaixo, triste com a derrota que causaria sua demissão, mas totalmentee inteiro e saudável. A técnica não está relacionada somente dar golpes, mas também recebê-los sem causar dano para si próprio.

Esse cara é o não é, um gênio do Wrestling mundial?

2) Shawn Michaels



Aí que o bicho pega! Agora irei falar de meu ídolo no Wrestling!

Michael Shawn Hickenbottom, é uma lenda. Sua carreira é espetacular, que daria um livro BestSeller. Nela temos comédia (DX), drama (sua lesão nas costas), traições (The Rockers, Hulk Hogan), escândalos (The Montrel Screwjob), vingança (Unforggiven 08) e conquistas (muitos e muitos títulos). The Heartbreak Kid é um wrestler completo e todos sabem disso. Mesmo quem não simpatiza com ele, tem que concordar que HBK é um Fenômeno. Sua gimmick de playboy conquistador, misturado com sua técnica e habilidade no ringue, tornam um Wrestler perfeito. Duvidam? Vamos lá:


Brutalidade:

Quando HBK era mais novo, seu físico era bem diferente do que é hoje. Era mais musculoso, um pouco mais “parrudo”. Se a idade fez Shawn “enfraquecer”, ela não fez a sua fúria no ringue diminuir. Seu finisher , o Sweet Chin Music é prova disso. Se pararem para pensar, este golpe mais parece um coice de cavalo, pois pega o adversário distraído. Todas as traições de HBK começaram com este golpe, inclusive a primeira, quando deu Sweet Chin Music na cara de Marty Jannetty fazendo ser jogado contra a janela da Barbearia de Brutus Beefcake. Outro exemplo da brutalidade de Shawn aconteceu há pouco tempo no Unforggiven, quando deu uma surra histórica em Crhis Jericho e no final o agraciou com belas chicotadas usando seu cinto.

Liderança

Nas storylines ou na vida real, HBK é um líder nato. Professor de muitos lutadores famosos como Lance Cade, The Brian Kendrick, Bryan Danielson, Shawn Michaels marcou sua trajetória ensinando muitos jovem lutadores a se aperfeiçoar no Wrestling. Um dos mais famosos é Triple H, seu amigo inseparável, que deve grande parte de seu sucesso aos ensinamentos de HBK (desde a época do The Klic).

Já dentro do ringue, foi líder de uma das mais importantes stable de todos os tempos, como já disse em meu outro artigo, The Heartbreak Kid era o coração da DX. Sua mic-skill aliada a sua carismática personalidade o tornam exemplo de como um wrestler deve se comportar quando não está lutando em um ringue. Shawn Michaels prova que a verdadeira liderança não é aquela que é imposta e sim adquirida. Quando se aposentar, a WWE não perderá apenas um grande lutador, mas sim um grande mestre.

Habilidade

Isso nem preciso falar muito. Além de muita habilidade e a soberba agilidade, HBK é um malandro dentro ringue. Ele aproveita todos os subterfúgios para impulsionar sua destreza. Não que seja um oportunista nato que nem o Edge, mas que Shawn Michaels sabe aproveitar todas as chances, ah isso ele sabe!

Além disso, HBK tem seus momentos de voador, principalmente quando usa o seu Diving Elbow Drop, não importando da onde que sai, às vezes de grandes alturas.

Raça

Essa para mim é a razão dele ser um grande ídolo. Seu amor ao wrestler é tão grande que nem mesmo uma contusão seriíssima o fez desitir. Em Janeiro de 98, HBK lutou contra Undertaker num Casket Match. Durante o combate HBK sofreu uma violenta queda de costas contra o caixão. A lesão foi tão grave que HBK não conseguiu se levantar durante dias. A gravidade da lesão obrigou ao fim da carreira como lutador. A batida monstruosa fez aparecer grandes lesões em dois locais da coluna cervical de HBK. Ficou quatro anos em clínicas de recuperação e unidades operatórias. Mesmo com todos pensando que estava acabado, Shawn Michaels voltou!

Hoje, HBK, aos 43 anos ainda comove a todos com sua arte nos ringues.

Técnica

Ser eleito oito vezes pela Pro Wrestling Illustrated como melhor luta do ano, já explica tudo. Este ano deve ganhar de novo, ou acham que a luta contra Ric Flair não vale este título?

Vale ressaltar que em quase todos artigos, HBK foi lembrado nos comentários pelos nossos leitores.


É amigos, assim termina mais um Boemio’s Ring Bar. Antes de terminar, quero deixar uma pergunta: se eu disse o tempo todo que tem sete artigos e fechei no sexto com os craques, o que será que o sétimo? Hehehe...aguarde e confie, pois nesta estarei totalmente inspirado!!!

Agora mostrem que são craques dos comentários e comentem!!!

Abraço!

Boemio

12 Comentários "Boemio’s Ring Bar - Mestres do Ringue"

  1. PERFEITO, a melhor da serie...

    Undertaker eh sem comentarios, com 43 anos tah em melhor forma que muitos wrestlers mais jovens, suas ring-skills são sensacionais...e suas promos, são umas das melhores existentes e ele sequer fala....

    HBK eh o mais completo da historia...sem comparações...feuds epicas até hoje...titulos...lutas historicas...e ainda aposentou seu mestre...Ric Flair...


    Parabens....

  2. Meu deus! FICO SEM PALAVRAS. É sensacional a crônica.

    Carai, o que será a última?

    Os piores wrestlers? aproveitadores? Espero anciosamente!

  3. Grande Boemius!

    Ótimo artigo, grandes argumentos, muito bom mesmo. Concordo em Gênero, Número e "Degrau"..ehhehee
    Esses 2 são realmentes os craques do wrestling, e na linguagem "culta" do futebol, esses com certeza "Gastam a nega" :p

    Ainda tenho fé que a ultima seja sobre as tetéias do wrestling, as coelinhas, aquela que nos encanta pela beleza e pela "essência" dentro do ringue.. sonho meu....sonho meu :D

    Valeu Boemio, muito bom mesmo, novamente.
    Espero a próxima
    Abs

  4. Otiiiiima cronica! parabens ^^

  5. Boa cronicaaaaaaaaaaa parabens!!!!!!!!!!!!

    The Undertaker é sensacional e Shawn Michaels sem comentarios!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Obrigado Amigos!

    Gostei muito de ter feito este artigo! Pena que tivemos poucos comentários, mas os que fizeram me deixou muito feliz.

    Obrigado Nícolas! Esses dois lutadores, cada um de sua maneira, são símbolos do Pro-Wrestling.

    Valeu Rolf! Será que isso o ultimo? Aguarde....se o Batista permitir! Rs

    Graaande Parceiro Corbari! Ri muito quando li seu comentário. Já te disse que errou feio, mas me deu uma graaaande idéia....rs
    Na "Curltura" do futebol eles não chamam o ringue de "senhor" e sim de "você".

    Monique e N!koL@! SoBr@N!, obrigado pelas palavras!

    Valeu!

  7. Muito bom, Boemio!

    Não há muito o que dizer quando alguém fala algo sobre esses dois apresentando bons argumentos e falando sobre a história que cada um construiu durante todos esses anos(ainda mais eu, que sou fã do Taker e grande admirador do HBK).

    São dois que já tem seu lugar no Hall of Fame da WWE e que, infelizmente, estão prestando seus últimos servições à empresa.

    Aliás, por falar em fim, o HBK disse que ficaria feliz caso fosse ele o encarregado de acabar com a invencibilidade do Taker em WrestleManias.
    E é o único que eu aceitaria para tal feito (Sabe como é, né? Essa invencibilidade, para um fã como eu, é sagrada!).

  8. Cara, uma das melhores ou a melhor crônica que já li. Continua assim, você tá muito foda.

  9. Valeu Uncle Johnny! Sua idolatria pelo Undertaker está no mesmo nível da minha pelo HBK. Acho um "Gran Finale" para HBK, acabar com a invencibilidade de Taker. Mas acho que ele não deveria perder não...no futuro quero ver os lutadores tentarem bater o recorde de undertaker, tipo: 28 x 0. rs
    Ah, não esquece de apostar no Survivor! Quero o cinturão!

    Legend Killer! Nossa, fico extremamente grato pelo elogio. Sabe, que ler isso, vale todo o esforço e empenho em tentar fazer uma crônica ao nível dos leitores do blog.

    Obrigado mesmo.

  10. E ai Boemio tô aqui para comentar sobre a sua BRB.
    Cara você já faz uma excelente crônica e ainda fala do Undertaker e Shawn Michaels que são meu Wrestlers favoritos aí só rasgando elogios mesmo: ótima crônica (pra variar né) e boa escolha de lutadores não só porque eu gosto dels mas porque são símbolos do ProWrestling mundial que vão ficar eternizados para sempre.
    O Undertaker é incrivel ele parece que quanto mais velho, mais em forma fica e o Shawn Michaels então... se machuca e fica 4 ANOS fora e ainda volta com tudo.
    Parabéns mesmo pela crônica e tô esperando a sua ultima crônica sobre a Diversidade do Wrestling.
    Abraços

  11. Obrigado pelos elogios Gustavo!É importante termos estas respostas de quem lê nossos artigos, ainda mais de pessoas que entendem de Wrestling como você. Se tiver que criticar fica a vontade, porque saberei que será uma crítica construtiva.

    Os dois são meus Wrestlers preferidos também, pois cultivam a magia do pro-wrestling.

    Abraço!

  12. Criticar o que?
    Você fica ´´apelando´´ nas crônicas.
    Mas pra mais ou menos quando sai sua última crônica do Diversidade do Wrestling?
    Queo muito ler e comentar também.
    Abraços!!

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos