Boemio’s Ring Bar - No peito e na raça...

Amigos! Segue mais um Boemio’s Ring Bar, com muito humor como é de costume, mas sem perder o foco no artigo, que tem como objetivo deixar minhas opiniões sobre o fabuloso mundo do Wrestling. Para relembrar, estou escrevendo uma série de artigos denominados “Diversidade do Wrestling”, onde eu apresento os vários tipos de lutadores e os classifico de acordo com suas características principais. São sete e estamos agora no quarto artigo.

Como disse na primeira crônica, ver algo sendo feito, por maneiras diferentes, mostra a complexidade do negócio, mas esta virtude (a raça) que todos os atletas, que modalidade for deviam apresentar, modifica nossa maneira de julgar se ele é o bom ou não. Fãs do Wrestling, gostaria de apresentar os sujeitos que movem o mundo para cumprir seu desejo, que atravessam o deserto comendo carne-seca e que dão nó até em pingo d’água. Estou falando dos caras que possuem o tão famoso “sangue nos olhos”, os fantásticos raçudos!!!

Popularmente a palavra raça significa vontade e determinação, ou seja, querer fazer algo dando o sangue e a alma para conseguir (caramba, Undertaker até levantou da cova agora). No wrestling, como em qualquer esporte, temos metas para serem alcançadas. Estas metas podem ser conseguidas por meio de muito ou pouco esforço, e dependendo da dose de esforço elas podem até não ser conquistadas. No Wrestling, a questão principal é o convencimento, o ato de ganhar já não importa mais aqui. Como é um show, o convencimento das pessoas estimula que ela volte a assistir e faz delas escravas deste entretenimento. Pala ilustrar isso farei outro paralelo com o futebol.



Como devem ter percebido, sou flamenguista, mas o caso que citarei, aconteceu com o Palmeiras em um jogo pela Copa do Brasil em 1995. O jogo era Palmeiras vs Grêmio pelas quartas de finais deste campeonato. A classificação para as semi-finais aconteceria em dois jogos e o desempate seria o saldo de gols. No primeiro jogo no Olímpico, por pane do Palmeiras e mérito do Grêmio, este venceu por 5 x 0. No segundo, o Palmeiras teria que vencer pelo mesmo placar para levar a disputa para os pênaltis. Os jogadores entram sérios, controvertidos e concentrados, sabendo que sua missão era ingrata. A torcida em grande número foi lá dar força, esperando copiosamente pelo um milagre. Começa o jogo e logo no inicio o pior acontece, Grêmio faz 1x0! Motivado pela torcida e um jogador em especial (era o Mancuso), o Palmeiras começar a jogar diferente. Vibra com qualquer roubada de bola e cada jogador começa estimular o seu companheiro. Mancuso come a bola com farinha. O Grêmio acuado recua. Palmeiras faz um, dois, três, quatro e cinco. Os jogadores inflamam e a torcida também, mas 5x1 ainda dava a classificação para o time gaúcho. Infelizmente para o Palmeiras, o jogo acaba e o Grêmio vence. A torcida do Palmeiras continua a vibrar e os jogadores emocionados se juntam e comemoram como se tivessem ganhado um título. Nesta noite, todos sabiam que um jogador, que tinha da raça sua maior virtude, fez o time ganhar muito mais do que um título, ele fez o time ganhar respeito.

No Wrestling acontece freqüentemente isso. O “vencer e perder” não é importante na história. Todos sabem que isso é determinado por um monte de Nerd de óculos, que ficam com umbigo no computador ditando o rumo que os lutadores irão tomar (os bookers). A maior façanha de um lutador é interagir de alguma maneira com o público, para que este o louvem e adorem, fazendo que o Wrestler continue lutando por muito e muito tempo. A maneira mais intensa de fazer isso acontecer é a raça, que nada mais é, do que o amor cego ao seu trabalho.

Como de costume, para ilustrar irei citar três Wrestlers raçudos, que como nós, são apaixonados por este espetacular esporte-entretenimento:

1) Tommy Dreamer


Tommy, não tem coração! Ele tem um ring no peito! O Wrestling é sua vida, WWE sua casa e a ECW seu quarto. Ele é a essência do amor ao wrestling. Sabemos que Dreammer já se tornou além de um grande lutador hardcore, um símbolo nesse estilo. Esquecemos, por enquanto, a história dele ser sub-utilizado e o não valor ao seu talento.

Não considero Dreamer um lutador de ponta e muito menos venero sua ring skill. Acho esta gimmick de professor e protetor dos fracos e oprimidos chata e isso me irrita um pouco. Mas porque com esses graves defeitos, ainda fiz logo acima todos aqueles elogios? Porque acho que Tommy Dreamer veio ao mundo para servir ao Wrestling. São pequenos detalhes que enriquecem a tese que Tommy tem a luta-livre na alma, por exemplo, sua roupa. Percebe que Dreamer prefere usar uma camisa da companhia, ou seja, para divulgar o próximo pay-per-view ou para mostrar que seu lugar é a ECW? Outro exemplo é a submissão a dor que esse louco tem. Irei citar uma passagem do Jack-O-Mania II, onde demonstra com clareza, o que estou dizendo.

Tommy Dreamer era novo na casa, e não agradava aos fãs, mas naquela noite ele enfrentaria The Sandman, que já era uma lenda viva. ECW é feito de regras extremas, por isso, quem perdesse a luta receberia 10 pauladas com a Singapore Cane e Dreamer perdeu. Na hora das pauladas, a valet The Sandman dizia a Dreamer “se você beijar meus pés, a dor acaba”, e a dor realmente existia. Para The Sandman, não existia essa de bater mais fraco, cada paulada, era sempre com a maior força possível.1,2,3,4...10. 10 Pauladas nas costas. Dreamer se aproxima do Microfone e pede MAIS. O público vai a loucura...”

Agora voltemos ao um assunto bem comentado! Por que ficamos tão zangados com a passividade dele em ser um simples Jobber? Porque ainda perdemos tempo em ler e ver coisas relacionadas a Tommy se este nada mais é hoje, do que uma PORCARIA de um jobber. A resposta? Leia acima.

O que será do mundo se perdermos a esperança”.


2) Mick Foley



Entramos em acordo então, que a raça está proporcionalmente ligada à paixão ao wrestling. Mick Foley é a prova viva deste amor. Esse sujeito sobreviveu na WWE sendo totalmente adverso ao biótipo da atleta, característica adorada por Vince Mc Mahon. Sua feição de “tio gente boa”, aliado ao seu corpanzil de bebedor de cerveja, ilustram muito bem isto.

Mas como Foley sobreviveu? O que fez ele se tornar este monstro do Wrestling? A resposta é paixão. The Hardcore Legend é apaixonado pelo Wrestling e sua carreira é uma obra-prima, comparada em devidas proporções a um conserto, um quadro valioso ou uma grande peça de teatro. Se for pela dor que uma pessoa demonstra com intensidade seu amor e loucura a alguma coisa, Foley possui uma lista de algumas conseqüências disto: maxilar e pulso direito quebrado, ombro esquerdo fraturado, queimaduras de segundo grau e um total de mais de 300 pontos por todo o corpo, além é claro, da famosa orelha arrancada em uma luta contra Vader.

Sabemos que Mick Foley foi responsável por uma das lutas mais fabulosas já feitas na World Wrestling Entertainment, quando teve um combate com The Undetaker numa Hell in a Cell. The Undertaker jogou Foley a uma altura imensa (no alto da cela) fazendo Foley caisse na mesa dos comentaristas e depois de algum tempo, Taker fez um Chokeslam grotesco que fez com que Mick ultrapassasse o teto da cela e desabasse no ringue.

O pior disto tudo não são as conseqüências e seqüelas, e sim o descaso e ingratidão de uma pessoa que lucrou muito com essas peripécias de Mick Foley. Estou falando de Vince Mc Mahon, que há pouco tempo o deixava renegado com uma missão pouco nobre, que não estava a altura da sua história e seu potencial. Mas graças a deus, Mick procurou seu caminho e sabemos que por muito tempo irá ainda mostrar sua raça e dedicação ao Wrestling. Ao delírio e agradecimento de todos.

"A coragem é a luz da adversidade”

3) John Cena



Pronto! Agora vou tomar porrada como um bom e honesto jobber. Vou apanhar mais do que o Chris Jericho no Unforgiven. Já sei, devem estar se perguntando o porque de John Cena estar na nesta lista. Irei respondê-los.

Cena, não é um Wrestler habilidoso e muito menos técnico. Adorados por muitos e odiados por muitos também (principalmente aqui no Brasil). Usa uma gimmick meio batida de rapper e de cara “safo”, descolado. Suas promos são regulares, tem uma boa mic-skill e razoável liderança. Até aí não respondi nada, mas vamos lá.

John está na WWE somente há sete anos e por três vezes, ele foi considerado o Wrestler mais popular do ano pela conceituada revista Pro Wrestling Illustrated. Cena já fez dois filmes e está lançando o terceiro, além ter gravado um álbum de rap. Porque tamanha popularidade se ele possui todos os defeitos graves que descrevi? Porque o ganancioso Vince Mc Mahon confiaria seu disputado main-eventer a esse cara?

John Cena ama o que faz. Estar no WWE é seu sonho de infância e sonho também de seu pai, que é treinador de wrestling amador. Fã de feras consagradas como Hulk Hogan e the Rock, John lutou muito para estar a onde está. Se falta técnica, sobra garra, se falta habilidade sobra dedicação. Em 2007, Shawn Michaels fez a melhor luta do ano, que durou uma hora. Sabe quem era seu adversário? Cena.

Fazemos uma comparação com seu ídolo, The Rock. Este começou a lutar na WWE, em 1996 ganhou vários títulos, se tornou main-eventer e fez tanto sucesso que foi convidado a fazer filmes. Depois de 9 anos, abandonou a carreira de lutador para se dedicar ao cinema (em 2004). O Wrestling foi apenas um trampolim, hoje nem sequer faz participação especial. Agora Cena: começou a lutar na WWE em 2002, ganhou vários títulos, se tornou main-eventer e fez tanto sucesso que foi convidado a fazer filmes (parecido, né?). Depois de sete anos, teve duas lesões sérias que seria um grande pretexto para abandonar a carreira e se dedicar ao cinema que nem seu ídolo. Mas não! John volta daqui um mês, motivado, e com a vontade de ainda contribuir bastante com wrestling, não o usando como trampolim, mas como seu objetivo de vida. Sei que posso até estar errado (faltam dois anos para chegar a carreira de The Rock), mas por enquanto, ele não deu motivos nenhum para duvidarmos.


O guerreiro está ferido, morto jamais”.

Assim termino o quarto artigo. Espero que tenham gostado! Agora? RAÇA, RAÇA, vamos comentar! Vocês conseguem! Vamos!

Abraço!

Boemio

16 Comentários "Boemio’s Ring Bar - No peito e na raça..."

  1. Raça, palavra tão bonita.

    Gostei de tudo e realmente se no John Cena falta ring-skill, sobra muita paixão, dedicação e vontade!


    OBS: É o rolf mas to como "Nome" e não como conta do Google devido estar com preguiça de logar!

  2. John Cena fez o "Neo-Wrestling" dentro da WWE. Caras como ele, Batista, Rey Mysterio, Randy Orton e muitos outros que entraram a alguns anos atrás, fizeram uma segunda "Attitude Era" revolucionando a WWE de uma forma tanto quanto drástica no wretling quanto na forma de ver o mesmo.
    Se hoje reclamam deles, é bom pensar um pouco no que AJ Styles falou a duas semanas atrás, Cena e companhia, querendo ou não, levam grande parte da federação nas costas, viajando, entregando os seus corpos pelo seu trabalho e ficando quase que um bom periodo de suas vidas longe de suas familias. Isso é devido o fato da empresa se enquadrar(Pelo menos boa parte dela) no ramo do Entrerimento, e é isso que a WWE quer, destacar cada vez mais o E de seu nome.

    Vejo Cena esforçado e sempre fazendo "boas lutas". Mesmo não lutando bem, consigo aclamar o seu nome pelo excepcional trabalho que faz na sua área - a carisma.


    Bela crônica, adoro ler o que escreve. Queria um dia escrever boas crônicas como você e muitos outros por ai.


    Beijos do Aya. D=

  3. 1: Crônica perfeita, está muito mesmo cara. Parabéns pelo talento que você tem e a vontade de escrever que aparecer em todas as linhas do seu texto.


    2: Tommy Dreamer é um cara muito bom, tem uma história gloriosa e é um ECW Original espetacular, que carregava a brand no peito - como faz até hoje. Acho que ele é um dos principais motivos para o espírito e a vontade de vermos novamente a ECW estarem vivos.

    Já pensou se não tivéssemos nomes como ele? Como teríamos saudade de um tempo em que poucos vivemos - graças a Deus sou um dos privilegiados.

    3: Mick Foley é O CARA para mim, tirando duas lendas espetaculares: The Undertaker e Stone Cold Steve Austin. Esse cara é um dos maiores exemplos de amor pelo que faz. Ele aceitar tantos spots arriscados, como já fez, é um tanto quanto perigoso.

    Acho que o maior culpado de hoje não termos um Mick Foley presente na WWE é: Vincent Kennedy McMahon. Ele é um dos caras mais gananciosos que existe no esporte profissional - não só o Wrestling. Então, o chairman da WWE jogou rios de dinheiro para fora. Primeiro imagine quantas pessoas veriam WWE só por causa do Foley? Milhares. Isso gera lucro, gera dinheiro, gera fama, que é o combustível de Vince.

    4: Sobre Cena prefiro não comentar. Você exemplificou tudo. Ele tem amor pelo que faz, ele tenta melhorar nos defeitos, ele se doa.

    Parabéns novamente pela crônica e até a próxima.

  4. os dois primeiros tem em comum o hardcore nas veias
    tem que se doar msmo pra um estilo de luta como esse, sao herois
    cena ainda nao é nada pra se comparar a eles
    guerreiro msmo é ric flair
    que caiu de um avião e voltou a lutar
    shawn michaels que msmo com a costa fudida, ficou 4 anos fora e voltou a lutar, melhor do que nunca

    foi uma boa cronica msmo com a falta de alguns icones

  5. Concordo com o Vidragon que algumas outras pessoas poderiam estar na lista, mas se for para colocar todos que já "cruzaram a linha", o Boêmio teria que escrever uma coluna imensa, afinal a vida do Wrestler é feita destes momentos.

    O grande ponto é o conceito. Dreamer é paixão, Mick Foley é amor e John Cena é perseverança. Aliás, o John Cena deve ser meio lagarto, pois mesmo se ferindo, sempre volta o mais rápido que pode.

    Subir no ringue cada dia, é um desafio muito grande. Imagina o que não foi pra Foley levantar depois de cair da HIAC, sabendo que iria subir novamente para um Chokeslam. Imagina o que não foi pra Triple H continuar o combate depois da fratura do Pedigree na mesa de Jim Ross....

    Para fechar, destaco um ponto do Dreamer. A sua Gimmick é a do rapaz que sonha em ser campeão da ECW. Chegou a realizar o seu sonho por poucos momentos, perdendo o título em seguida e buscando novamente o título até hoje. Entendo que ele não receba o cinturão para promover outros lutadores, mas mal temos visto Dreamer no ringue sem ser para jobbar. É realmente uma pena.

    Deixo aqui minha manifestação de esperança de ver pelo menos um running longocomo Campeão da ECW para Dreamer, antes da aposentadoria. E também espero que ele não perca o título e se aposente, mas sim que o título seja declarado vago e Dreamer se aposente como campeão da ECW.

    ECW foi um fenômeno. Dreamer é a personificação do que a ECW um dia foi.

    Mas sei que isso é apenas desejo de fã, assim como todos vocês devem ter os seus.

    Grande texto, excluindo a menção ao Flamengo.

  6. Grande crônica, mandou bem Parceiro...

    Bem, o pessoal falou tudo ai, esses são grandes exemplos de raça, amor ao esporte e perseverança. Muitos podem críticar a inclusão do Cena na crônica, mas concordo com o Boemio, Cena ama o que faz, e faz com vontade.

    Alguém já viu o Cena reclamar por não estar recebendo push ou oportunidade? Não né. Meu conceito sobre o Jonh Cena mudou nesses últimos meses, não sou m fã, mas o respeito por tudo que fez.

    Parabéns Boemio, até a próxima

  7. Belezura de artigo sô

    Realmente a paixão é algo importante no Wrestling, você ver o wrestler se matar no ringue para dar o que os fãs querem é algo inexplicável.

    Dreamer: Meu wrestler favorito, se ferra pelos outros, porém creio que ele terá um push em breve, ele merece.

    Foley: O cara que com Sabu foram os que mais deram seu corpo pelo wrestling, ele não fazia o que a WWE queria ele fazia o que nós queríamos.

    Cena: Admiro sua paixão, até por isso, não sinto tanto ódio dele, apesar de não ser fão do cara.

    Ayatetsu
    Segunda Attitude Era?
    A Attitude Era foi uma mudança de visão em relação ao wrestling, foi uma revolução.

    Randy Orton, Rey Mysterio, John Cena e Batista não mudaram absolutamente nada no Wrestling e se mudaram foi para pior.

    Randy Orton, Rey Mysterio e John Cena se dedicam aos fãs, nos caso dos 3, eles carregam o Wrestling no sangue, já Batista só está na WWE pela fama e dinheiro. Eu duvido que se ele tivesse oportunidade no cinema não correria como The Rock, mas ele mal sabe atuar numa promo, imagine num filme?

    Ps: Não se esqueçam que Dreamer terá uma chance ao Title :)

  8. ótimo artigo cara.
    parabéns.

    vlw!!

    ps : danado meu time hein, Rumo ao título do brasileirão " dale Grêmio "

  9. Amigos, obrigado pelos comentários e elogios.
    Engraçado que, tirando o Vidragon, todos que comentaram são meus companheiros de blog. Fico muito feliz, pois são todos especialistas e a todos concordaram concordaram e entenderam meu ponto vista em relação a este tipo de lutador.

    Respondendo individualmente:

    The Rolf - obrigado novamente pela camarada. Me salvou de novo!
    Este tema é realmente forte e impactante.

    The rated R King - Obrigado pelas bondosas palavras. Realmente descobri que gosto de escrever e tenho orgulho de fazer parte desta família que é a TIW/WWB. Foley é macho para cacete. Viu que McMahon estava pertubando, procurou quem o valorizasse.

    Vidragon - Valeu mesmo! Reconheço a falta de alguns nomes. Como fiz nas 3 primeiras crônicas, falei somente dos Wrestlers da atualidade e procuro não repetir nomes. Se não tivesse parado, Ric seria certamente citado. Em relação a HBK, aguarde e confie...

    Grande Jack! Cara, eu já te falei que seus comments valem uma crônica (valeu!!!)! Definição muito correta sobre esses caras. Sobre Dreamer, acho que falta a coragem de Foley, que não se contentou com que Vince queria te dar. Bicho, Dreamer ele tem que mudar! A TNA o receberia de braços abertos e ele faria o que gosta: wrestling harcore.

    Em relação ao futebol só digo uma coisa: Mengão é de primeira e Vasco é de segunda!!!rs

    Fabio - Valeu Parceiro!!! No MSN vc meio que relutou, mas acho que entendeu onde queria chegar: Cena é a apaixonado pelo wrestling! Lógico que não se compara aos dois outros, que são lutadores hardcore, mas ele tem seu valor.

    Renan - Uma honra receber um comentário seu! Concordo contigo em tudo, inclusive sobre o Batista. Ele é outro que usará o wrestling como trampolim, mas o que fará? Cantar Rap? Atuar? rs...
    Obrigado pela oportunidade no Blog..estou feliz aqui!

    Huillder - Obrigado, mas não canta vitória ainda e cuidado com o Mengão!

    Abraço a todos!

  10. Este comentário foi removido pelo autor.
  11. bom post mas eu so acho(ou pelo menos entendi isso) q vc falou SHIT do heart and soul of ECW Tommy Dreamer ele tem sim pouco ring-skill mas soh porque as lutas n sao mas UNDER EXTREME RULEZ(em regras extremas)pq quandu as lutas saum em eXtreme rulez ele destroi ele e quase = ao sandmansem extreme rulez os 2 ficaum meio ruins (o sandman fik pior)

    MAS ESSE FOI UM COMENTARIO DE UM BACKYARD WRESTLER HARDCORE FAN OLD ECW,XPW E CZW FAN


    FLW

  12. Que crónica!

    Perfeita!

  13. Nota 10 para o post.

  14. Obrigado Edge e Anônimo. Isso me motiva a escrever mais e mais.

    Fregelss, acho que isso é uma mistura de coisas. o que mais chateia, é passividade dele perante a essa falta de estímulo. Vai pra TNA lutar hardcore novamente, fica bom para todo mundo...

  15. No documentário Rise and Fall of ECW (O documentário que eu conheço mais completo sobre a ECW), o Dreamer diz que queria passar a carreira toda sem um título da ECW. E ele disse que ficou muito chateado quando soube que ia ganhar, até porque ele só ganhou pelo momento que a ECW passava.

    Acho que todos conhecem, mas quem não conhece ficará conhecendo:
    Mike Awesome era o campeão da ECW, foi contratado para a WCW. Paul Heyman ficou com medo de que jogassem o cinturão no lixo e conversou com Vince, que dava uns apoios a ECW por debaixo da manga. Vince conseguiu uma luta entre Tazz e Mike em um house show da ECW (Após algumas ameaças de processos e a WCW resolveu aceitar), onde Tazz (um lutador do SmackDown!) lutou contra Mike (um lutador do WCW Nitro) pelo título da ECW.

    O engraçado é que Mike foi cheio de seguranças da própria WCW!

    Tazz venceu e Mike foi embora. O Vince, que não ajudou por ser bobo, aproveitou e fez um combate entre Tazz (Campeão da ECW, mas funcionário do SmackDown!) e Triple H (Campeão da WWF), onde Triple H ganhou (com interferência).

    Uma semana depois o título foi para Dreamer..

    Vou mastigar mais um pouco:

    Vince ameaçou Bischoff de processo pelo uso indevido do título da ECW e Bischoff aceitou devolver em um combate da ECW. McMahon cobrou o favor a Paul Heymann, com o título indo para o SmackDown durante uma semana. Na outra o título foi devolvido, mas para quem dar?

    Resposta: Tommy Dreamer. Porque? Porque todo mundo estava indo embora da ECW. Ele não.

    A Gimmick do Dreamer é de um sonhador, um cara que faria tudo pelo título. Por isso ele chorou e fez aquilo tudo. É complicado separar wrestler e gimmick e nem eu estou certo se ele chorava de keyfabe ou de verdade.

    Porém, como o Dreamer não queria ter o título, ele perdeu no mesmo show para Justin Credible que era uma estrela em ascensão.

    No final das contas conseguiram:
    1) Uma luta entre alguém da WCW contra o SmackDown pelo título da ECW.
    2) Um cara da WWF ter o título da ECW e usa-lo no SmackDown.
    3) Deram o título para o Tommy Dreamer, que já era uma lenda. Só uma lenda poderia derrotar o Tazz e as outras lendas, ou foram embora, ou estavam de saída.
    4) O Dreamer não queria o título, deram ao Credible que era alguém promissor. Heyman tinha prometido que faria dele uma grande estrela..

    Alías, aproveitem o "ECW Original OMG Moment of the Week" na WWE.COM. Lá estão mostrando partes deste documentário. Essa semana é justamente o título de Dreamer e a declaração dele: "I was actually pissed off. I wanted to go my entire ECW career without winning titles. The only reason I won titles is because guys left." (Em português: Eu estava realmente pu*o da vida. Eu queria ficar a minha carreira na ECW inteira sem vencer títulos. A única razão em eu vencer títulos, foi por causa dos caras que saíram."

  16. Aliás, eu me esqueci de concluir:

    Conclusão: O Dreamer não está chateado por não ter o título. Todos queriam, o personagem dele quer, mas ele não. Afinal isso é o personagem dele e o campeão tem uma agenda pesada. Ele se considera em fim de carreira e quer apoiar o pessoal novo e ajudar na parte criativa da Brand, sendo assim, acho que ele até está satisfeito.

    Não sei se o motivo dele ficar na WWE é falta de coragem, mas acho que é satisfação com a grana/carga de trabalho/posição na empresa.

    Bem o contrário de Foley, que indo pra TNA, praticamente jogou no lixo a chance de ir para o HoF algum dia.

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos