Nothing of Big Grows up suddenly: Special Edition

WCW vs WWF - War of Intelligence



Saudações amigos do blog, voltamos com a coluna NGBS e dessa vez em clima de flash back e em edição especial. Edição especial porque o texto dessa semana já foi divulgado no WWE BRASIL e inspirado no quadro Momentos Que Não Tem Preço, o qual achei indispensável compartilhar com vocês sobre essa história fenômenal do Wrestling. Espero por você na continuação do post.


Essa sem dúvida é uma feud de federações, e das boas, posso arriscar dizer como uma das maiores e melhores de todos os tempos, a geração que tem 20 anos pra cima e que desde pequeno admirava wrestling certamente deve ter acompanhado o encaminhamento dessa batalha e você que não viu, procure por favor inúmeros artigos a respeito, ao meu ver um fã de wrestling não pode deixar de saber tudo sobre esse grande segmento, vemos aqui vários artíficios utilizados como, criatividade, dinheiro e acima de tudo inteligência, ressalto a ultima, foi esta que fez uma federação sair por cima e engolir sua rival como um ataque de cobra, sem dó nem piedade.
A WWF era pequena, estava desenvolvendo um trabalho, e a WCW estava aí, cutucando e caindo nas graças do povo americano. Esse era o principal obstáculo da WWF? Provalvemente, com suas artimanhas a WCW fazia a cabeça dos lutadores da WWF, aprofundando sobre isso, perguntamos então... Porque o pessoal saía da WWF e caminhava pra WCW na década de 90?

O motivo era um só,: "The dollar dollar bills", como diria o ex GM do Smackdown, Theodore R. Long. A WCW, após ser comprada por Ted Turner, se tornou riquíssima. Ted oferecia contratos EXORBITANTES para roubar as estrelas da WWF, que na época não ganhavam muito.

Além disso, a nWo mudou o cenário da luta livre em 1996. A partir dali, a WCW começou a destruir a WWF na audiência. Eles foram competitivos contra a WWF até 1998, quando começaram a perder terreno. Em 96 e 97, realmente parecia que a WCW era o futuro e a WWF era o passado. Não fosse a era WWF Attitude, que começou justamente com o Degeneration-X no final de 97 e emplacou de vez com a saída de Bret Hart, a WWF teria tido problemas seríssimos no futuro...


- WCW: Glórias e Fiascos




Tudo relacionado à WCW batendo a WWF se deve a um fato marcante na história: A criação da nWo, em 1996, no pay per view Bash at the Beach. Antes, porém, a coisa já vinha ficando preta para o lado da WWF.

Desde que o Ted Turner comprou a WCW, como vingança por Vince McMahon ter se negado a vender a WWF para ele, anos antes, a WCW começou a crescer. A primeira providência de Ted foi roubar os talentos da WWF. Primeiro, foi Hulk Hogan, quando o contrato deste com a WWF acabou. Ele ganhou o título da WCW na sua noite de estréia, em 1994, e carregou a WCW por 1 ano.

Depois, em 1995, veio o primeiro golpe feio: A WCW decidiu competir diretamente com a WWF nas segundas-feiras, lançando o WCW Monday Nitro. No PRIMEIRO show, Lex Luger apareceu de surpresa na WCW. A WWF não esperava isso, pois tinha um acordo verbal com Lex, que havia lutado em um PPV um dia antes. Isso ajudou a deixar a batalha entre as duas federações duríssima.

Finalmente, em 1996, veio o golpe fatal: A WCW contrata Kevin Nash (conhecido como DIESEL na WWF) e Scott Hall (conhecido como Razor Ramon na WWF), põe Hulk Hogan com eles, torna os três em heels e cria a nWo, tudo isso em um mês. A história de Hulk virando um vilão fez TODO MUNDO mudar de canal e fez um estrago feio na WWF, nesse tempo eu estava nos E.U.A e a repercussão foi fantástica. Dali em diante, a WCW ganharia constantemente da WWF, chegando a fazer 83 semanas de vitórias sobre a WWF.

- O Troco



A nova virada, porém, começou a acontecer no final de 1997. A WWF começava a apontar para a era Attitude (momento da WWF sensacional), com a criação da Degeneration-X original, com Chyna, Triple H, Rick Rude e Shawn Michaels, aliança criada para combater a nWo. Por outro lado, a nWo já se fragmentara totalmente na WCW, com inúmeras versões (nWo Black and White, nWo Hollywood e nWo Wolfpac...). Nesta época, TODOS queriam ser da nWo, o que fez com que mais de 30 lutadores estivessem nas alianças. Isso só atrapalhou a federação e confundiu os fãs.
Quando chegou 1998, notou-se como tudo havia mudado. Enquanto a WCW insistia em dar os títulos para os figurões idosos, medalhões e os que já deram o que tinham de dar (Hogan, Nash, etc), a WWF investiu em uma novíssima safra de talentos e lutas. Nesta era, surgiram The Rock, a Nation of Domination, Kane, Mankind, Hell in a Cell, a Degeneration-X com Triple H no comando e com os New Age Outlaws ("Road Dogg" Jesse James e "Bad Ass" Billy Gunn), e muitas outras novidades. Tudo havia mudado na WWF, enquanto tudo ficava na mesma na WCW, eu por experiência própria posso comentar, a WCW naquele momento estava promovendo eventos que me deixava com sono, assim como inúmeros RAW's , SMACKDOWN's e ECW's* de hoje (meu Deus porque a ECW está nas mãos do McMahon...).

Daí pra frente, a WCW começou a cair. Finais de PPV com um lutador se jogando no ringue e dando a vitória para o outro em 3 segundos começaram a acontecer, o que só irritou o público da WCW, fazendo-os voltar para as raízes da WWF, muito mais moderna. A última grande respirada da WCW foi Goldberg e sua sequência de vitórias no final de 1998, mas quando ele foi derrotado por Nash no PPV Starrcade de 98, tudo foi por água abaixo.

Quando chegou 1999, a diferença era grande. A WWF tinha Rock e Mankind lutando pelo título, tinha o Kane no comando da Ministry of Darkness, a disputa entre Stone Cold e Vince McMahon, mulheres, lutas incríveis. A WCW tinha apenas a mesma velharada de sempre e os cruiserweights, que apesar do potencial não podiam carregar o show. Eles ainda tentaram trazer a nWo de volta no final de 99, com Bret Hart e Jeff Jarrett, mas com a contusão de Hart, aí meu amigo o pouco de água que ainda tinha, evaporou.

Em 2000, a WCW AINDA tentou se reerguer, indo pro tudo ou nada com uma reformulação geral. Eles elevaram Scott Steiner e Booker T à condição de campeões, tiraram Hulk Hogan após ele tentar obrigar Vince Russo a lhe dar o título, no Bash at the Beach, e elevaram os jovens talentos, mas já era tarde demais. 2000 foi o ano mais forte da WWF, não teve jeito de pará-los.

Finalmente, em 2001, a coisa estava preta para a WCW. A AOL Time Warner decidiu tirar a WCW da programação da TNT e da TBS, o que no caso seria assinar a sentença de morte da federação. Jeff Jarrett ainda tentou comprar a federação, para mantê-la em separado, mas a AOL negou a venda e preferiu vendê-la para Vince McMahon, que apenas levou alguns lutadores que aceitaram comprar seus contratos da AOL (entre eles Chavo Guerrero, Lance Storm, Hulk Hogan, Big Show, Chuck Palumbo, Johnny the Bull, DDP e Booker T) e o nome da empresa. O último show foi em março de 2001, terminando com Booker T levando o cinturão de Scott Steiner (Scott não havia ainda aceitado comprar seu contrato) e Sting batendo Ric Flair, no final da antiga feud deles.

Eu digo, foi um final triste para a WCW, e mais triste pra mim pois apesar de certas incopetências cometidas, era uma federação que eu gostava. Não temos dúvidas de que Jeff poderia ter mantido a WCW, pois ele conseguiu construir a TNA do zero e ela é um sucesso emergente ultimamente, apesar de certas incompetências que ele comete lá mas que não vem ao caso agora. Porém, a WCW implodiu porque ficou presa aos contratos multimilionários de seus astros, que envelheceram rapidamente e exigiram muitas barbaridades, como ficar no topo. Por um momento, eles quase enterraram a WWF, porém, no final, Vince McMahon levou a melhor de novo, assim como McMahon agora era dono das duas federações, da WWF (World Wrestling Federation) e da WCW (World Championship Wrestling) Vince McMahon decidiu unificar (juntar) as duas federações resultando em WWE (World Wrestling Entertainement) que faz sucesso no mundo inteiro e arrecada por ano cerca de 900 milhões de dolares ou seja por volta de 1 bilhão e 440 milhões de reais. Agora pergunto a vocês, a final dessa feud foi a que merecia ser? este teria que ser o caminho? O inferno se congelou? Ou ainda há fogo para que a TNA ocupe o lugar da WCW e tente vinga-la? Essas são perguntas que vocês pensarão a respeito e acima de tudo, concluimos que o tempo é a melhor resposta, lembro-lhes que a WWE está também com seus lutadores envelhecendo, HBK, Undertaker, HHH, fora os que já saíram como Flair e The Rock aposentados. Saberá a WWE renovar seu elenco e manter sua autoridade, ou seguirá o caminho da WCW? quem viver, verá!

Obs: Coloco aqui o nome de Paulo Forster que foi um pioneiro na escrita desse texto.

Abraços!

3 Comentários "Nothing of Big Grows up suddenly: Special Edition"

  1. Muito bom cezar.
    Acho que a luta maior seja para que o wrestling fique forte,nao perca seu publico.A tna hoje nao apresenta nenhum perigo a wwe,a empresa conta apenas com "ex-qualquerempresa" e se nao fossem as knockouts nem sei o que seria,acho que o ponto forte (um dos pouquissimos) eh a X division,tem lutadores de qualidade lá,mas as storylines sao "burras" deixam muito a desejar, quando a tna conseguir ficar sempre na frente da ecw,talvez esteja se encaminhando

  2. Muito bom o Artigo Cesar, Muito bom Mesmo²³..

    Eu gostava muito da WCW, principalmente da nWo, porque despertava o sentimento dos fãs de verem seus idolos, todos juntos e talz...Tinham nomes de peso como Hogan, Savage, Piper, Hart, Sting...Mas como tu escreveu bem, começam a pedir "mordomias" e dai ja viu né..

    O fim da WCW foi ruim, pelo fato de acabar com uma federação que muitos admiravam, mas foi legal na parte de união com a WWF, a storyline da Invasão WCw ,ECW fpi sensacional....

    TNa uma nova WCW? Acho muito difícil

    mas isso o tempo dirá
    ATé mais galera

  3. eu li esse topico no antigo blog
    :D
    mt bom msm

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos