Nothing of Big Grows up suddenly: This is Wrestling!

Luta Livre Brasileira “O Renascimento é Possível?”



Saudações amigos do blog , voltamos mais uma vez com a coluna NGBS e agora, à brasileirinha, vamos discutir sobre a luta livre no Brasil e procurar concluir o porquê de nossa luta livre ter praticamente desaparecido, e claro procurar soluções para que possamos a reerguer e fazê-la ser um orgulho para os fãs de wrestling brasileiros. Espero por você na continuação do post, quem sabe a revolução não começa por aqui?


Pois bem, eis um assunto importante, de interesse de nossa pátria, como um esporte que tanto gostamos e procuramos sempre acompanhar tem que ser importado? Porque não podemos fazer que a luta livre brasileira seja intensamente uma realidade no país? Seria falta de lutadores? Falta de estrutura? Falta de apoio financeiro e moral?

A luta livre brasileira era um sucesso no país principalmente nos anos 60 e 70 e hoje apenas ficou na história, claro que não vivenciei essa época na pele, verificando a cronologia pegando de exemplo Ted Boy Marino, o programa Tele Catch e até mesmo posteriormente o Super Catch, cuja história comentamos um pouco no ultimo artigo. O interessante é que a luta livre brasileira tinha um pouco do estilo de “lucha livre” típica do México. Há ainda especulações de que a primeira luta valendo o cinturão da então WWWF (World-Wide Wrestling Federation) aconteceu no Rio de Janeiro no dia 17 de Maio de 1963, entre o primeiro "Nature Boy" Buddy e Antonino Rocca.

A partir dos anos 80, a luta livre brasileira começara a cair de rendimento, muitas pessoas pensavam que a luta livre brasileira era “real” no quesito de golpes, e era notável perceber que muitos dos lutadores da época faziam questão de aparecer em programas de televisão dizendo que tudo era teatro, combinado, fazendo alusão a circo, e claro, a maioria dos simpatizantes não encararia bem essa realidade de que a luta livre brasileira significa para muitos lutadores “meninos grandes brincando de lutinha”.

Michel Serdan e os Gigantes do Ringue



Talvez a principal academia de luta livre brasileira da história recente anos 90/00, me lembro de alguns lutadores que tinham potencial como Motoqueiro Falcão, por exemplo, entretanto as lutas eram basicamente “tesoura, tesoura, drap, tesoura” e separada por rounds, havia uma certa despreparação por parte do rosto que realizava os shows, pois nem de longe poderia se comparar ao palco americano e mexicano. Faltava também maior seriedade no trabalho, exemplo disso é ser analisarmos os gimmicks (personagens interpretados) que muitas das vezes pode se considerar bastante infantil, fora que não havia investimentos precisos da emissora que o transmitia, enfim, foi um projeto a meu ver mal administrado e que colaborou com a imagem irônica da luta livre brasileira.



Michel Serdan que é um dos nomes se não for o maior nome em questão de ser conhecido no Brasil como um representante da luta livre, o “Hulk Hogan Brasileiro” deu também uma grande colaboração para a ruim imagem da luta livre brasileira de hoje, enfim, posso compreender que suas intenções de promover a luta brasileira poderiam ser boas, mas enfim, não soube conduzir o projeto com eficiência e não representou bem o esporte.

Vejamos alguns pequenos exemplos disso acompanhando trechos de sua entrevista em 2006 ao omelete.com.br confirmando um pouco sobre o que eu disse acima:

(o) Você que encontra os lutadores ou os lutadores encontram vocês?

Serdan - Olha, no começo eu estava indo atrás dos lutadores. Aí comecei a pedir para que os lutadores trouxessem mais atletas que quisessem fazer luta livre. Isso porque todo mundo treina em alguma academia de musculação, e alguns são donos, como é o caso do Denílson, do Juarez e vários outros. É assim que funciona. Mas eu também vou atrás. Eu ando na rua, vejo um cara grande, forte e diferente e disparo: "Ei bicho, quer fazer luta livre?"

o) Quanto tempo vocês treinam para chegar aqui e fazer essa luta? O pré-requisito então é ser forte, ágil...

Serdan - Exatamente, isso é o que interessa. Não precisa nem ser tão bom lutador. Se ele tem um bom físico, a gente transforma.
Serdan - Hoje, tudo é visual. Tá cheio de velhos bons lutadores por aí, mas hoje estamos montando a nova geração. Hoje eu aposto no corpo, no visual. Tem muitos que aparecem na minha academia dizendo: "Eu sou mestre disso, mestre daquilo, mestre de não sei o que lá..." Não tem corpo? Eu não quero nem saber do que que ele é mestre. Não interessa! Quando eu encontrei o Sargento Castelão foi assim:
- Pô bicho, quer fazer luta livre?
- Eu?! Nunca fiz luta livre!
- O que você faz?
- Eu sou ator!
- É isso mesmo que eu quero.
Tem tamanho, tem corpo, tem tudo, o resto a gente faz.

(o) E um cara que tá assistindo ao Gigantes do Ringue que quer ser lutador. O que ele tem que fazer?

Serdan -
Ele tem que ligar para mim e eu faço as perguntas básicas. Se ele tem uma média de 1,80m, se ele é fisiculturista há no mínimo cinco anos, se tem o corpo sarado, bem trabalhado e pesa de 90 a 100 kg. Se não tem, então sai logo. Se tem, então vai na minha academia, me procura que de terça feira eu sempre faço testes.

Nesses argumentos acima, percebemos o desmerecimento a lutadores criuserweight e a despreocupação com a técnica. O mesmo deveria assistir alguns combates da CZW e ROH para entender que fisiculturismo não é tudo, que o wrestling possuí essência, e que é preciso ter amor pelo que faz para que haja uma harmonia, e não sair pensando que qualquer um pode o faze-lo , podemos perceber também que até na WWE essa mentalidade fisiculturista costuma a prejudicar um pouco o trabalho, e acaba por ser então notável observar o porque das lutas livres brasileiras deverem muito comparado a americana e mexicana, só ver o modo de como são selecionados os lutadores...É lamentável em parte ler isso, Gigantes do Ringue não precisava e nem precisa ser movido dessa forma, entretanto, desacredito em uma mudança nesse sistema.

BWF “Brazilian Wrestling Federation”




Acredito que atualmente seja a federação brasileira que mais leva o esporte a sério, não há o errado preconceito contra lutadores criuserweight,,é conduzida pelo veterano brasileiro Bob Léo, trabalham em um projeto de estruturação do ringue e cenários mas contam com a dificuldade de não ter patrocínios fortes. È uma federação que está desenvolvendo as questões técnicas, mas já se diferencia por buscar seguir um pouco o padrão de lutas americanas, mas recuperando aos poucos a tradicionalidade brasileira, é um projeto que pode dar certo sendo bem orientado, e claro com investimentos, acredito que se a WWE der certo no Brasil , a BWF poderá tirar proveito disso demonstrando o trabalho e novamente nacionalizar o esporte que admiramos, resta aguardar, este é um caso de longo prazo.

Problemas e Soluções


Depois das desilusões criadas por irresponsáveis que não souberam ser exemplos sobre o que é a luta livre, hoje a mesma é tratada como uma brincadeira no cenário nacional. O preconceito contra esse esporte é grande, e o principal argumento é que isso tudo é ensaiado. Convenhamos, sabemos bem que a luta livre é pré determinada e não ensaiada, um profissional se prepara treinando os fundamentos para que na hora do combate possam ser realizados os movimentos com perfeição, como aplicar, reagir, a que momento interagir com o publico etc. Acredito que alguém que assista filme ou novela foge um pouco da realidade e vê um programa que personifica geralmente a perfeição, e não vejo mal nisso. Por mais que possa haver incentivos empresariais, publicidade etc que são necessários, se não houver o amadurecimento do público a luta livre brasileira não voltará a ter a essência que tinha, o que nos resta fazer é ter muita paciência, mostrar ao Brasil o que a luta livre é além do potencial a desenvolver que é muito grande, basta que dessa vez seja orientada por pessoas certas para que aconteça uma verdadeira revolução nesse caso que por muitos é considerado praticamente perdido.

Eis aqui uma pergunta importante a fazer pra vocês. Alguns dos leitores acredita em uma renovação da luta livre brasileira? Atualmente ela significa algo para vocês?

A resposta dos leitores sem dúvidas, podem ser argumentos explicativos sobre o rumo da luta livre brasileira.

16 Comentários "Nothing of Big Grows up suddenly: This is Wrestling!"

  1. O wrestling nacioanl foi estragado por uma palavra "marmelada".

    o futuro é difícil, só mesmo daqui a no mínimo 5 anos de wwe intensa pra popularizar.

  2. Sempre gostei do Serdan, mais essa entrevista foi ridicula, parece q para ele so esses lutadores ai q sao importantes, grande e pesados, axo q ele devia pensar melhor ai.
    Parabens ae o NGBS é uma das melhores partes do blog

  3. Temos serios problemas para termos um wrestling de boa qualidade ou ao menos aceitável para a maioria , primeiro tem se uma questão cultural , o brasileiro encara a luta-livre como marmelada , maneira de enganar as pessoas , chamam a luta-livre de coisa pra criança , tudo isso como foi dito graças a imbecis da imprensa que nunca apoiaram e ainda disseram besteiras da luta-livre , com esse problema cultural vem um segundo problema , falta de lugares aonde treinar e praticar wrestling , quem vai querer abrir uma academia se 70 % ou mais do povo acha que vce é um safado que não sabe nada e está enganando as pessoas ? , outro erro na luta livre nacional , os personagens , todos eles fantasiados de uma maneira bisonha , coisa que não se encontra nem no México , nem nos EUA e nem no Japão , isso passa a quem assiste que o cara é qualquer coisa menos lutador e por vezes isso faz a luta-livre nacional parecer um circo , outra questão , a qualidade tecnica , a antiga luta-livre nacional nem era tão ruim nesse aspecto antigamente porque o wrestling na epoca era uma coisa bem mais simples do que é hoje e os brasileiros davam conta do recado , hoje em dia a luta-livre nacional parou , tem poucos wrestlers e são limitados , alguns até realizam boas manobras da luta livre mexicana , americana e japonesa , mas num ritmo bem mais lento , o Sonic da BWF realiza La Mistica , Hurracana o Tiger Feint Kick (The 619) e mais alguns golpes de high flyers , mas numa velocidade bem lenta , se temos lutadores ruins se deve a falta de apoio , falta de estrutura e falta de material humano , pois se tivermos meia duzia de lugares no Brasil para se ensinar wrestling é muito , o Michel Serdan sempre falou muita bobagem e é sim um dos responsaveis pela decadencia do wrestling nacional , encerro falando sobre as narrações e comentários de Jarbas Duarte e Michel Serdan no Sbt , as narrações e comentários eram horriveis , eles faziam piadas ao invês de narrarem e comentarem novamente o Michel Serdan faz bobagem , que seriedade ele passa narrando fazendo piadas ? , narradores e comentaristas devem emocionar o publico , deixa-lo apreensivo e não com vontade de rir de piadas forçadas , outra coisa , eles deviam ter passado por um treinamento antes de narrarem e comentarem a WWE , não manjam nada de inglês , não conhecem os golpes da WWE e sequer falam corretamente o português , tudo isso que citei faz do wrestling nacional hoje um fracasso

  4. NUsss.. o que o ANONIMO disse é verdade ..

    mais eoO penso assimm ..

    a luta livre brasileira ta faltando oque :

    ta fantando os lutadores se disporem maiiiiiiiisss...

    cara sei lah pega uma dia todos os lutadores .. vao ver uma luta da WWE e tenta fazer com maisi seriedade !!!!!!!!

    poXa veiii ... fazer 619 lento ????????????

    hurracana lentoo ???

    affffffffffffffffffffffffff...

    cara.. como a os lutadores brasileiros quem que a BWF creçaa.. sem quem eles ficam fazendo essa porcaria ?????

    se eles fizessem uma luta melhorr ... eoO tenho certeza.. qui a luta livre aqui no brasil cresceriaaa...


    bem ta ai galera ..eo acho que ta faltando pros brasileiros é maisi disposição pra fazer os golpes!! e parar de se preocupar com MERDA de "corpão" "tamanho" ... temos que ter é PROFISSONAIS!!!!

    quanto a narração brasileiiroo .. do Serdan e do jarbas...

    prefiro nem comentarrr...

    so falo uma coisa...

    eoO naum sabia se tava assistindo a minha amada e explendorosa LUTA LIVRE .. ou se tava assistindo "show do Tom" ..¬¬

  5. Percebemos duas coisas nos comentários do Sr. Michel Serdan:
    1)lutadores peso-leve, médio e super-pesados ( e também gordos, com "pneus" e tudo mais ^^) são DESCARTADOS. A WWE vai pra frente por que tem todo tipo de lutadores, indo de um Rey Misterio a um Big Show, e +- todos aparecem e tem seus momentos.
    2)o que ele quer é um show. CARAMBA, wrestling é um ESPORTE! O que falta (e ai incluo até a WWE nisso) é encará-lo como tal. Por exemplo, já que mencionei a WWE, tomemos o RAW: o programa tem 2 horas (acho que é isso), mais temos npo máximo 30 minutos de luta mesmo, o resto é blá-blá-blá, tí-tí-tí e ein-ein-ein.

    Esse negócio de as lutas serem arranjadas, serem marmelada, atrapalha, mas não é o pior dos problemas. A maioria dos esportes de lutas é assim. Vejam a capoeira, judo, carate, etc. Se os caras forem dar os golpes mesmo, não teríamos judocas nas Olimpíadas huahuahua.

    O QUE FALTA A TODOS É ISSO: ENCARAR E TRATAR WRESTLING COMO ESPORTE, e não como um show.
    Alguém pode vir e dizer: há, esse cara tá doido. Bom, vc que q acha isso, me explique: a WWE tem uma divisão de lutadoras ou um grupo de modelos? Se vc acha que é a primeira opção, explique-me o fato de não haver uma mulher de 150kg lutando na WWE. Explique-me?

    Eu sei que o assunto aqui é o wrestling nacional. O fato é que, nos EUA, a WWE tem sucesso. Não devemos copiar rigorosamente a WWE, devemos analizar seus erros e acertos e ai estruturarmos o renascimento de um BOM wrestling nacional, novamente, frizando que o wrestling é um

    E
    S
    P
    O
    R
    T
    E

    e que devemos tratá-lo como tal.

  6. Eu acredito na luta livre nacional, em especial no trabalho da BWF.

    O diretor da BWF é o Bob Jr, filho do Bob Léo e ao contrário da academia do Sr. Serdan, a BWF mantém contato com diversas outras academias, para intercâmbio de lutadores e etc.

    Dentre o rosto da BWF atual, conheço poucos mas posso dizer que são de qualidade, ainda mais dado o caráter do treinamento.

    Dragao Branco Ninja: Ex-Professor de Karatê. Tem chutes muito bonitos e técnicos, mantém sua característica, aprecio muito isso.

    Cachorrão e Vira-Lata: Dois caras que sabem ser bons heels, tem atitude e agressividade.

    As Lendas: Mozart, Bob Jr, participações da Lenda aquiles..

    Mozart é um grande heel, com muitos anos de experiência, sabe o que faz ali em cima. Bob Jr é o top face e merecidamente. Tem carisma e técnica. Um dia vi uma luta onde o Mozart explodia uma daquelas cadeiras de plástico nas costas do Bob Jr. Pode parecer "bobeira" usar cadeira de plástico em consideração as cadeiras de metal, mas eles EXPLODIRAM a cadeira nas costas do cara. Eu não queria estar no lugar dele.. o Aqules é outro bizarro: O cara simplesmente morde a testa do outro lutador até sangrar!!

    Por último ainda tem caras como o Kid Abelha, que recentemente mandou um anjo de mais de 5m de altura, e o Sonic, que é lutador mascarado com influências da Lucha Libre.

    O Sonic manda o West Coast Pop, 619 e Hurricanrana. Algumas pessoas dizem que ele as faz de maneira lenta, porém vcs já pararam pra pensar que ele não tem um professor mexicano pra ensinar? Imagina aprender a fazer esses ataques vendo pela tevisão...é dose. Tenho certeza que a prática leva a perfeição e quem acha ruim, é só tentar fazer um Hurricanrana, se estabacar no chão e sacar a dificuldade hehe..


    Renan screwed Jack.

  7. legal...


    Coitado Serdan, é o tolo sem personalidade...

    legal mesmo sua NBGS, parabéns...


    Renan screwed Jack


    Jack, em que outro blog você posta?

  8. Falta a seriedade para as fundações de Wrestling Brasileiras avançar...

    Uma hora ou outra, talvez, a BWF avance mesmo... Daí será um pequeno passo para pegar impulso para um grande salto.
    XD

  9. Concordo que movimentos como hurracana , 619 e La Mistica não são movimentos faceis de executar e concordo tambem que o Sonic realiza esses movimentos só que lentos , a agilidade dele não é a mesma de Mistico e Rey Mysterio passa longe disso mas é fantastico que daqui saiam high flyers que é para mim o melhor e mais dificil estilo de wrestling de se aprender , ele tem seus meritos de conseguir copiar esses golpes , aqui no Brasil dificilmente ele iria evoluir como lutador , que é o que ele Sonic precisa , pra quem conhece luta livre sabe que não é só executar o movimento o que conta e sim tambem executa-lo da melhor maneira possivel e da forma mais rápida , não vejo nenhum dos atuais lutadores daqui em condições de chegar a WWE , a TNA , ao ROH ou a CMLL , temos na FCW um brasileiro chamado Kafu The Brazilian Beast e pelo que vi ele saiu da APW (Associação Portuguesa de Wrestling) , esse poderia futuramente chegar a WWE pois a FCW é da WWE , mas realmente desconheço o wrestler em questão e sua tecnica , sobre o Michel Serdan acho que ele tem muita vontade de participar de um filme G com Alexandre Frota rsrsr , lamentável essas declarações dele , e sobre os wrestlings nacional some promoters e empresarios safados gerindo federações , falta de apoio , falta de praticante , falta de estrutura , uma mentalidade imbecil criada ao longo dos anos e vocês terão esse resultado da luta-livre nacional , a falência desse esporte/espetáculo !

  10. depois de tudo q v6 disseram eu soh tenho mais uma coisa pra dizer : a GDR tem qualidade mesmo a maioria sendo mesmo "gigantes" dah pra notar isso nesse video http://br.youtube.com/watch?v=8R0aXggwR_4 o kra deu um pedigree q raramente se veh o triple h da assim perfeito o q falta pra GDR eh direçao e administraçao michel era pra tomar o exemplo da BWF ou ateh mesmo fazerem uma fusao entre as duas empresas afinal a luta-livre brasileira eh igual a wwe soh muda o nome se eles conseguirem botar isso na kbeça dos brasileiros eles talvez voltassem ao sucesso antigo

    ps. obrigado Cezar Augusto pra quem nao sabe eu praticamente dei a ideia desse post eu ia ateh pedir pra escrever e ele postar mais eu nao tenho qualidade para isso vc cumpriu sua promessa

  11. vc se esqueceu de falar q muitos finishers hoje usados na wwe jah foram supers aki no brasil soh mudava o nome e por isso muita gente acha a narraçao daki do brasil seja ruim por causa disso mais nao eh eh igual mais diferente soh muda o idima mais a lingua do esporte eh universal

  12. Pelos comentários percebemos, há sempre um pouco de esperança e há a fé de que isso se realize a longo prazo.

    E ao Jardel, realmente essa coluna fiz baseado em sua sugestão, é muito bom nas colunas NGBS contar com as sugestões, críticas e complementações de nossos amigos.

    Pois o objetivo aqui é ensinar, recordar, aprender e interagir.

    A vida nos exige isso, e assim temos que ser. Obrigado pelos comentários e até a próxima semana.

  13. a luta livre brasileira depende de muitas coisas, mas o 1° passo para tornar popular a nossa luta livre seria popularizar a WWE aki, o dia que o brasileiro ter o wrestling como algo cotidiano será o dia em que as pessoas irão assistir as lutas e incentivarão seus filhos a praticar esse esporte. Imagino que a maioria do pessoal daki seja jovem ainda, eu por exemplo tenho 17 anos se eu chegasse p/ minha mãe e dissesse que queria ser wrestler ela não entenderia, quando explicasse o que é isso ela certamente me desedaria, o wrestling é muito mal visto por grande parte da nossa sociedade. Tenho mta fé que pessoas como nós levem os filhos para assistir wrestling, o dia que as pessoas forem atraidas pela luta livre nacional, ela vai atrair investimentos, talentos, empresarios sérios... imagino que seja questão de tempo para a popularização do wrestling, depende apenas de nós...

  14. porra esse Serdan só contribuiu pra acharem q o wrestling é uma palhaçada.Esses kras da WWE são muito durões;prefiro as luchas q passam no canal mexicano da SKY,os caras são acrobatas marciais não unz ombado sem noção.Se ele acha qwrestling é isso num entendeu nada.

  15. Este comentário foi removido pelo autor.
  16. Meu nome é Edgard Chiarelli, ingressei na luta livre em 2000 nos Gigantes do Ringue, participei como lutador em aproximadamente mais de 170 lutas nesses ultimos 8 anos, vim do Jiu-Jitsu do Box e Judo, ondei parei de competir em 2002 exatamente porque eu já participava da equipe do Michel Serdan, sou amigo dele e de todos os lutadores que participam da equipe dos Gigantes do Ringue e de outras equipes como a do Trovão e a do Bob Léo, mas tenho minha própria opnião que independe de outros, no decorrer desse últimos anos realmente acredito que ser apenas fisiculturista e ter um corpo bonito, malhado e até mesmo ser artista você também tem que ser lutador, a agilidade a perfeição de um golpe tem que ser administrada com uma certa experiência de luta profissional, falo com toda certeza que a luta livre me ensinou muito, assim com a minha experiência no Box no Jiu-Jitsu e no Judo foram de fundamental importancia, principalmente nas quedas e aplicação de golpes, tudo é um conjunto, pratico musculação desde meus 18 anos tenho 41 e subo em um ringue e sei que vou dar um "show" assim como muitos colegas que iniciaram antes ou depois que eu na luta livre, digo que é díficil ter apenas um quisito para lutar ou se apresentar, na minha opnião e pelo conhecimento adquirido em 2 anos de Box, 3 anos de Judo e 11 anos de Jiu somando-se a mais 8 anos de luta livre, posso dizer com toda certeza que um lutador de luta livre, mesmo como muitos dizem "marmelada", tem que ter força, equilíbrio, agilidade, conhecimento de alguma arte marcial, e por se tratar tambem de ser um show televisivo, saber atuar e levar ao público o que eles esperam : "muita emoção". Juntando-se todos esses quisitos aí sim qualquer um pode ser um lutador de luta livre e não um qualquer sair lutando sem direção do conhecimento. Volto a frisar, acredito no conjunto de técnicas e conhecimento, mesmo porque se comparando a uma boa música, a mesma depende de várias notas musicais para ser completa, essa é minha opnião. Grato a todos que leram. O meu e-mail edchiarelli@hotmail.com

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos