Jack-O-Mania VIII

Embora muitas pessoas digam que a WWE hoje é fraca com relação aos anos anteriores, poucos se atentam que hoje em dia estamos passando por uma feud histórica, mas tão histórica, que será uma daquelas coisas presentes em diversos DVDs da WWE, tal como Mick Foley sendo atirado do alto da Hell in a Cell, ou The Rock e Stone Cold Steve Austin em excelentes promos. Não, eu não estou falando de Triple H x Great Khali, muito menos de CM Punk x alguém. Estou falando de uma feud cuja beleza tem passada despercebida pelos fãs brasileiros (talvez pela falta do inglês) e que faço questão de honrá-la com uma Jack-O-Mania: Y2J x HBK.



Para entender essa complexa feud em seu real esplendor, primeiro os convido a uma viagem no tempo.

Em 1972, um rapaz de 23 anos surgiu na extinta (na verdade, adquirida pela WWE) AWA. Com cabelo curto e moreno, se destacou pela sua resistência no ringue e carisma com o público. Conforme os anos passados, o cabelo cresceu e se tornou loiro. O carisma aumentou, os títulos vieram e o mundo viu nascer Ric Flair, “The Nature Boy”.



Ainda na década de 70, Ric sofreu um acidente de avião. Permaneceu vivo, mas aos 26 anos teve a coluna partida em três partes e recebeu a notícia: Nunca mais lutaria novamente. Ric não desistiu. Mudou o seu estilo de lutar, diminui a quantidade de impactos e investiu ainda mais em seu carisma.

Ric investiu muito no seu personagem. Ric criou uma série de frases (“Para você ser o cara, você precisa derrotar o cara”, “Se você gosta ou não gosta, aprenda a amar, porque é o que está dando certo agora”, “wooo” e o meu preferido “Limousine Ridin’, JetFlyin’, Kiss Stealin’ Wheelin’ Dealin’ Son-of-a-Gun WOO Ric Flair!”) e uma personalidade inconfundível. Com um ego ultra-elevado e sempre esbanjando um meio de vida cheio de grana, mulheres e fama, o personagem Ric Flair cada vez mais se tornou lendário.

Flair também foi um dos fundadores do The Four Horsemen. Uma stable heel, cujo estilo seria copiado mais tarde pela nWo e D-Generation X.

Flair foi mais do que um lutador. Flair foi o construtor de um dos pilares do que viria a ser o Wrestling nas próximas décadas.

Enquanto Flair ganhava seus títulos na NWA, Michael Hickenbottom assistia na TV.
Assim como Richard Morgan Fliehr criou Ric Flair, Michael criou seu personagem: Shawn Michaels.



HBK começou a fazer sucesso lutando em duplas, como a maioria dos lutadores de sucesso. Sua dupla com Marty Janett se chamava “The Rockers”, uma história que todos devem conhecer. Quando Michaels teve uma oportunidade, rapidamente fez o seu heel turn, como o seu herói da TV.

Shawn Michaels finalmente se tornou um lutador “single”. Se Ric Flair usava longos e reluzentes robes, Michael começou a usar reluzentes roupas também. Ric Flair era autoconfiante em excesso? Shawn elevou a autoconfiança a um nível incomparável.

Ric Flair era um ídolo. Shawn Michaels se tornou um ícone.

Enquanto Michaels se tornava um ícone, a história se repetia com Christopher Keith Irvine. O personagem que se moldava nessa vez seria o Y2J, Chris Jericho.



Passando por CNWA, CRMW, indo ao México lutar pela EMLL, finalmente chegou à ECW, chamando a atenção da WCW. A WCW de Ric Flair.

O personagem não usava roupas reluzentes, mas o carisma, habilidade em ringue e capacidade de se envolver em storylines seguia o mesmo caminho dos dois ídolos.

Os anos passaram e os caminhos dos três se crusaram e o palco não poderia ser outro além de um WrestleMania. Primeiro Y2J x HBK em uma luta histórica e depois...me desculpem os professores de português, mas preciso de um parágrafo em especial para isso.

E depois, Ric Flair, o início de tudo, precisou enfrentar seu pupilo. Caso derrotasse, nunca mais poderia lutar novamente. Naquela noite, algo mágico aconteceu. A música parou. Ninguém escutava mais o grito da torcida. HBK se recusava a acabar com a lenda, que no chão chorava e dizia “vem”. HBK não afinou a banda, mas cantou solo “Me desculpe, eu te amo”. A doce música do queixo (Sweet chin music) daquela noite tocou no rítimo da canção da despedida. Naquela noite Ric chorou, não só através de seus próprios olhos, mas também através dos milhares de olhos chorosos no Citrus Bowl e nas centenas de milhares de casas ao redor do mundo. Todos tão atentos ao fim da carreira de Flair, que jamais imaginamos que aqui seria o início da tal feud...



Nas semanas seguintes, vimos Batista, ex-companheiro de Flair na stable “Evolution”, acusando Michaels de aposentar Ric Flair unicamente para se auto-promover, dizendo que o demasiadamente confiante heartbreak kid fez sujeiras durante toda a carreira para chegar aonde chegou e que aquela foi apenas mais uma delas. Shawn se defendeu dizendo que não queria nem mesmo lutar contra Ric, mas que foi um pedido do próprio Nature Boy. Chris Jericho surgiu como um mediador na confusão entre os dois ex-campeões. O resultado foi uma luta entre Batista e Shawn Michaels no Backlash, com Chris Jericho servindo de mediador. Batista estava quase vencendo o combate, até que HBK se livrou de um Batista Bomb, porém caindo de mal jeito e fraturando o joelho, que já possui um histórico de fraturas. Y2J verificou se a luta poderia continuar e quando Batista se aproximou, Sweet Chin Music para a vitória. Seria um momento de superação da dor vivido por Shawn Michaels?



Na seqüência, Y2J ofereceu o Oscar do Wrestling a Shawn Michaels pela melhor encenação de contusão de todos os tempos. HBK disse que não fingiu a contusão contra Batista, mas que realmente havia se machucado. Batista por sua vez avisou que se ele descobrisse que a lesão era falsa, iria tratar pessoalmente de conseguir uma contusão real para Shawn. Michaels revelou a farsa atacando Y2J. Foi marcado um combate para o Judgement Day entre os dois.



No combate, Shawn Michaels se saiu melhor, assim como no último confronto entre os dois em uma WrestleMania. Mas agora era a vez de Batista cobrar o que Michaels devia. O próximo Pay-per-view era justamente o One Night Stand, noite onde todas as lutas são com “regras extremas”. Entre Batista e Shawn Michaels foi marcada uma luta onde venceria quem colocasse o adversário em uma maca e o empurrasse rampa acima.

Antes do combate, Y2J e HBK se enfrentaram durante o RAW. O estranho dos combates é que Chris não queria simplesmente vencer HBK. Chris começou a ser tomado de uma raiva tão grande, que começou a executar até mesmo o Walls of Jericho no chão e as regras são claras: Tanto o pinfall quando a submissão devem ser aplicadas em cima do ringue para a vitória. Ao mesmo tempo, Y2J hesitava em aplicar cadeiradas em Michaels. O que ficava claro era a mudança de temperamento de Y2J e sua consideração por Michaels mudando gradativamente. De “meu herói” para “alguém que precisa ser machucado gravemente”.

Batista venceu a luta no One Night Stand. Y2J apareceu no ringue, tentou ajudar HBK que, inerte, acabou perdendo o combate. HBK ficou bastante ferido, mas o pior ainda estava por vir.



Chris possui um segmento chamado Highlight Reel (Que é o nome da seção de “Melhores Momentos” em programas de esporte nos EUA) e convidou Shawn Michaels para mais uma conversa. Durante a conversa, Chris perdeu o controle e ainda mais Shawn Michaels das mesmas acusações que Batista fez. Chris disse que pior do que Shawn, só mesmo o público da WWE que aplaudia e torcia por HBK mesmo com essa inúmera quantidade de ações ruins feitas pelo lutador do Texas. O segmento acabou com a cabeça de Heartbreak Kid sendo atirada contra o Jeritron-9000, a TV LCD (42’’ talvez) do cenário de Chris. Com Michaels no chão, Chris apenas disse “O pior, ainda está por vir”. Nas próximas edições seria anunciado que o impacto causou dano as retinas de Shawn Michaels.

Outro elemento da complexa feud seria Lance Cade. O ex-campeão de duplas traiu e abandonou recentemente seu companheiro Trevor Murdoch. Lance, que aprendeu a lutar na academia criada por Shawn, surgiu concordando com Chris Jericho, dizendo que por ter aprendido com Shawn Michaels, sabe muito bem que ele não vale um tostão furado.

O próximo PPV seria o Night of Champions, onde Chris Jericho, campeão intercontinental, enfrentou Kofi Kingston pelo cinturão. No meio do combate, Shawn surgiu, atacou Lance que observava ao lado do ringue e ameaçou Chris, que sem concentração, acabou perdendo o título para o Jamaicano.

Com a raiva entre os dois cada vez mais crescente, finalmente foi firmado um último encontro entre o ícone e o seu ex-discípulo: No The Great American Bash, Y2J cumpriu suas palavras e fez o pior finalmente chegar. Com uma cotovelada no olho ferido de Michaels, a luta foi interrompida quando foi declarado que Shawn Michaels não havia condições de continuar. Vitória de Chris Jericho.

Mais tarde, no mesmo The Great American Bash, Chris Jericho surgiu para algumas palavras. O canadense disse para todos os presentes que deveriam guardar muito bem seus bilhetes de entrada, pois eles se tornaram história. Em breve valeriam muitos dólares. O motivo? Bem, Shawn Michaels havia acabado de receber o aviso que devido aos ferimentos em sua retina (descolamento de retina), nunca mais poderia lutar, então aquela era a noite do último combate de Shawn Michaels.

No RAW seguinte, Y2J surgiu para mais um Highlight Reel. Chris avisou que voltou para a WWE para “nos salvar”, mas que acabou ele mesmo se salvando. Chris avisou que gosta dos títulos e que em breve vai busca-los novamente, mas que precisava se livrar do maior câncer do Wrestling mundial: Shawn Michaels. Chris ainda passou um vídeo do que, segundo ele, é o maior performer da história do Wrestling Mundial: Chris Jericho.

Após narrar os fatos, penso e analiso em tudo o que ocorreu. Os melhores lutadores não são aqueles que dependem de um cinturão para estar no topo e ter storylines decentes. Tanto Ric, quanto Shawn e Chris Jericho, marcaram a história do Wrestling por suas storylines polêmicas e contundentes. Eles possuem o dom de serem “main-eventers” mesmo não disputando títulos. São lutadores que conseguem roubar a cena, até mesmo em WrestleManias.

Dentro dessa feud, acreditei mesmo que Shawn havia se machucado no Backlash, o que só aumenta a minha admiração pelo lutador. Essa feud que tem mexido tanto comigo, também me fez criticar a atuação dos dois no The Great American Bash e sobre isso preciso fazer uns comentários.

Na minha análise ao GAB, disse que a contusão nos olhos de Shawn foi muito mal “vendida”, por soar muito fakie uma cotovelada trazer tanto sangue, ainda mais oriundo de ferimentos não próximos no olho. Digo isso, pois já levei uma baita joelhada no olho, que me deixou com o olho inchado por alguns meses e me fez usar um tapa olho e ser conhecido como pirata Jack caolho. Os vasos sanguíneos estouraram, não fiquei com problemas na retina (por sorte) e também não sangrou 1/100 do que sangrou Shawn, mas aí que vem a beleza do desempenho do atleta.

Vocês já pararam pra pensar que Shawn pode surgiu daqui a algumas semanas dizendo que ele se cortou ali e que fingiu ter se contundido, só para poder rir da cara de Chris Jericho achando que o venceu? Isso justificaria o “problema de performance” do último combate, apimentaria a feud, faria com que Shawn voltasse com tudo e deixasse Chris ainda mais heel e se você me perguntar, esse é o meu palpite do que irá acontecer.

Semana que vem teremos a participação de Shawn no RAW, certamente ferido e anunciando mais uma vez que estará fora do Wrestling mundial, talvez fique até mesmo fora do próximo Pay-per-view, mas acredito que a volta será em grande estilo.

Para fechar, deixo um recado aos leitores que criticaram a presença de Y2J no top-10:
Pra você o que é um melhor wrestler? Alguém que consegue executar acrobacias de Daiane dos Santos? Ou alguém que vende uma história de tamanha complexidade, que consegue o feito de uma luta que não vale o título, ser melhor do que lutas valendo cinturões? Um wrestler que não brilha porque não foi “bookado” para correr atrás de um cinturão, ou wrestlers que conseguem se manter admirados, envolvidos em boas storylines e excelentes combates mesmo sem precisar de ter um cinturão na jogada?

E se em minha opinião, Ric Flair x Shawn Michaels foi a luta do ano, Y2J x HBK deveria ser a feud do ano.

Y2J realizou nessa segunda-feira, aquele que seria o último Highlight Reel de todos os tempos. Será que está será a última Jack-O-Mania de todos os tempos?

Até a próxima. Ou não.

14 Comentários "Jack-O-Mania VIII"

  1. vcs aqui do blog pagam um pal pra esse hbk hein?ta loko

  2. Grande Jack!

    Continuo pagando pau para vc!

  3. Perfeito o post muito bem elaborado

    Ah, tem que colocar as novas enquetes da Copa do Mundo WWE, ja ta um tempão nas mesmas enquetes

  4. Nós não pagamos pau pra niguém, só falamos a pura verdade...


    Quem é o seu wrestler favorito John Cena?

    Jack se é monstro cara, suas JOM são incriveis...

  5. kra nm gstava tnto do Shaw Michaels mais dpois de le tdo isso percebi q o kra ehg foda ahuhuauhahuahu

    e parabns pelo post Jack,mto bom

    e tbm parabns pra Renan,Jack,Shawn Michaels,Victor,Caique,Lucas,Cezar Augusto,Dumbo Cazzeiro,Fabio e AJ Style pelo blog q eh mttto bom e tbm parabns pelas 100mil visitas =D

  6. Jack...Sinceramente uma das matérias mais bem elaboradas q eu ja li no blog (sem desmerecer os outros), está de parabéns...realmente HBK x Y2J não é apenas mais uma feud, mas sim "A feud", realmente mto bom msmo...HBK não é mais um wrestler excepcional como antes, talvez pela idade e pelas contusões, mais ainda sim continua sendo um grande hell...ninguém sabe ao certo qndo ele vai trair algum companheiro, mas todos esperam isso e quando ele trai alguém desestabiliza até a maior feud q estiver em andamento...

    parabéns por mais uma JOM...

    abraços...

    paz

  7. Ótimo texto kra... realmente eh uma ótima feud... (apesar de eu estar mais interessado na feud Edge vs. Undertaker e Vickie aHUAHUhua)
    Mas msm assim eh a melhor feud da RAW atual... como antigamente.. as feuds eram espetaculares.. agora soh existe 1 feud q se destaca por Brand...
    eu tbm digo... pra ser Wrestler legendario n precisa soh saber lutar... mas sim saber interpretar, ter um carisma mto ferrado, ter presença e ter seu proprio jeito n ser uma copia (como Cena ou Bastista são)...
    e nisso Y2J e HBK tem de sobra... eu to louco pra ver qdo o Lance vai se tornar uma peça fundamental nessa feud.. ateh agora ele soh eh uma presença... e o Y2J flw em uma entrevista q o Lance vai se tornar um dos melhores heels atuais...

    soh esperar pra v XD

  8. Exelente Materia Jack , Amo vc e suas JOM :D

    Axo que a feud entre os 2 é muito bem elaborada, mais e extremamente parada , ate msmo porque a WWE nao da devida atenção e espaço a o talento de ambos

    Eu vc ai de cima nao xinga o Batista Grrrrr ( Eu sei que ele nao e bom mais msmo assim eu gosto deli, e gosto a gente nao escolhe o/ )

  9. Ótimo texto Jack
    concordo plenamente
    HBK vs Y2J é a melhor feud de toda a WWE, eles são excelentes wrestlers, tanto dentro como fora do ringue.
    Com certeza Michaels esta no meu top 10, assim como o Jericho.

    Agora
    Deve ter sido engraçado Jack caolho
    hauhauahuah
    Isso dpois da dor ter passado né ;D

  10. Jack caolho? Q tosco

    Melhor Jack Sparrow

  11. Muito loka essa materia o melhor jack-o-mania de todos perfeitoo!!!
    O shaw é foda so num é mas foda do q o flair

  12. Bom, respondendo a alguns comentários:

    1) E como não falar do HBK? Só pode não gostar dele quem não conhece a história do mesmo :P

    2)Meus Wrestlers preferidos: Stone Cold Steve Austin, Mick Foley, HBK, Taker e Flair :-)

    3)Na época da pancada, ainda não existia o filme dos piratas do caribe hehehe. De qualquer forma deve ter sido engraçado, menos pra mim hhehehehe

    4)Obrigado por todos os elogios. Se essa for mesmo a última Jack-O-Mania, é bom fechar o ciclo agradando :-)

  13. Fala Jack!

    Essa JOM foi muito bem escrita (como as outras) e destaco a linha do tempo que você fez. São três gerações de uma família que não possui laço sanguínio, mas são ligados pelo talento.

    Concordo: HBK Vs Flair luta do ano e HBK Vs Y2J melhor Feud do ano.

    Acho que para não perder o fôlego da feud o HBK não domorará para voltar.

    Como fã do seu trabalho, faço outro pedido a ser atendido, pois o primeiro você já atendeu fazendo o TOP-10. Não acabe as JOM. Esta é a melhor coisa do blog, uma aula sobre wrestling! Seu talento tem que ser compartilhado com outras pessoas.

    Fica aqui o segundo pedido.

    abraço!

  14. Boemio, eu não quero parar de escrever as JOM não, nem deixar de fazer análises dos shows, mas a resposta da pergunta se eu vou parar ou não de escrever, não depende de mim. Tudo depende da postura de certo membro do blog...

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos