Nothing of Big Grows up suddenly: This is Wrestling!
Total Nonstop Action (TNA) “Um lado a ser Considerado”
Saudações amigos do blog, hoje venho falar da TNA, uma empresa que luta pra crescer no ramo, de um lado a cada dia consegue se firmar no mercado, conquista aos poucos um publico fiel, muitos destes da antiga WCW e de federações indys fora os que já desistiram da concorrência, e do outro lado a soberana WWE com seu império, fora a nova moda da MMA que passa a ganhar mercado neste mundo. Como funciona a TNA neste sistema? Qual é seu potencial no negócio? Discutiremos isso na continuação do post
Introdução
Ao ler a belíssima crônica de nosso amigo Renan, achei que seria viável uma complementação de seu conteúdo, e no caso seria a TNA, a segunda maior empresa de wrestling nos E.U.A, ela tem seus ideais e deve ser considerada em alguns pontos, caberá agora analisarmos e concluirmos se és de fato um certo incômodo para as pretensões da WWE e alheios.
A História
A TNA inicia suas atividades em 19 de Junho de 2002 em um evento que ocorreu em Huntsville, no estado do Alabama. Desde então a TNA surge como umas das substitutas da antiga WCW e começa a buscar um sucesso no mercado. O primeiro bom contrato que a TNA fechou foi com o canal britânico Wrestling Channel em meados de 2004 no mês de Março, e assim a TNA começaria a ser reconhecida internacionalmente. Porém até antes dessa data a TNA tinha a sigla NWA (National Wrestling Alliance) na frente de seu nome, e acabou por retirá-la também em 2004, além de adquirir também os direitos do Título Mundial de Pesados da NWA e do Título Mundial de Tag Team da NWA com contrato até 2014.
No mesmo ano, foi realizado de fato o primeiro PPV da TNA chamado Victory Road.
Esse PPV com duração de 3 horas contou com pontos altos e baixos, um alto a ressaltar foi a participação de vários lutadores reconhecidos no esporte, como Scott Hall, Dusty Rhodes entre outros lutadores, e um ponto baixo a lembrar seria a questão dos lucros que para a categoria seria considerado índices abaixo do esperado.
Entretanto, as dificuldades eram e são aos poucos superadas, a TNA estava conseguindo ser vista em parte de outros continentes, sobrevivia com suas publicidades até se firmar com seu programa TNA IMPACT!
Obstáculos Obscuros
A TNA de certa forma sempre passou dificuldades, principalmente em sua criação. Como todos nós sabemos o momento mais complicado de se controlar uma empresa, uma fundação ou gêneros do tipo é o ínicio, pois exige um trabalho e dedicação muito intenso e qualificado além de ter que de certa forma superar o transtorno dos resultados que por muitas das vezes viam a ser abaixo do esperado, naquele momento a saída que a TNA teve foi sobreviver com a publicidade em meio a seus programas até conseguir contratos mais vantajosos e alcançar uma estabilidade em seu mercado.
Sua proposta
De certa forma a TNA teria uma proposta diferenciada, começando pelo seu palco de trabalho: O RINGUE, no caso o ringue tem seis lados, diferente do convencional que são de quatro lados. Só não pode ser considerado uma inovação, pois houve uma federação mexicana que já usaria deste modelo de ringue. Creio que pode se considerar que a TNA em termos trabalha pensando na WWE, é fato que muitos fãs que por ventura discordam com o método de trabalho que a WWE leva atualmente tendem a procurar outras opções e sendo assim podemos concluir que a TNA surge para isso, ela cresce em parte por causa dos erros que a WWE costuma a cometer, e claro, não são enigmas para ninguém, quem acompanha desde a era attitude sabe disso. Temos que ter consciência e certo receio antes de avaliar a TNA, pois sem dúvidas a TNA não tem vastidão e glórias o suficiente para uma comparação com a maior empresa mundial de Wrestling, a TNA ainda tem muito a melhorar nos quesitos estruturais e funcionais, já que as feuds e segmentos ainda estão a se desenvolver, entretanto já conta com o principal: um roster qualificado. A TNA hoje goza de alguns bons wrestlers que fazem um ótimo trabalho na empresa como o próprio Samoa Joe, A.J Styles e Abyss por exemplo, além de contar no elenco com a presença de lutadores de experiência e prestígio mundial como Kevin Nash, Sting e Kurt Angle necessários para dar um push a empresa, e pude notar um diferencial da TNA em relação a WWE, a valorização da divisão feminina.
Cuidados são Necessários
Certamente a TNA ainda tem muito a crescer, e apesar de seus números não serem tão significativos, (oras, agora que a TNA consegue alcançar os ratings da ECW, isso porque a ECW teve queda em seus índices). Acredito que a TNA pelo esforço e dedicação merece mais do que 1.1 de rating, e esse é um ponto a cuidar, essa empresa está presa neste padrão de audiências estagnadas, as vezes concluo que ela não consegue estabelecer-se como uma marca, e é a isso que se deve a dominância mundial da WWE. Meus amigos, acredito que a questão pendente que mais faltaria para que a TNA disputasse com a WWE com convicção, seria o fato de ter um marketing inteligente, eis aqui aplausos ao Mr.McMahon que soubera cadenciar essa questão, vejamos Undertaker e Hogan por exemplo, verdadeiras máquinas de dinheiro, Vince McMahon, soube promove-los e hoje observa-se claramente a recompensa. A TNA não pode apenas se preocupar em realizar ótimos combates, pois o publico que já assiste TNA aprova as lutas, mas não influencia significativamente em uma mudança. Falta uma campanha séria de marketing para promoção dos campeões, é a publicidade que fará a expansão, alcançando novos públicos, em outras palavras, falta a imagem, a segurança para um fã virar e dizer, “Isso é Wrestling, essa é a federação!” percebemos que isso está um pouco distante de acontecer na TNA, a WWE tropeça, vacila, mas está sempre presente no topo, não acaba em ruínas porque tem um sistema de marketing sensacional.
Mas para concluir, observamos que a WWE é uma grande potência, e a UFC é um estilo que têm mercado, apesar de fugir um pouco do que os fãs de wrestling gostam de assistir, como mesmo está descrito na coluna de nosso amigo Renan, mas não possamos então esquecer da TNA que mesmo sendo uma faísca diante da WWE, com trabalho e dedicação pode vir a incomodar muito os McMahon. Em 2007 foi notado que a TNA se tornou uma empresa auto-sustentável, ou seja, em outras palavras, não foi necessário o investimento de dinheiro para quitação de dívidas, conseguindo atingir uma margem pequena de lucro. Agora em 2008 projeções recentes definem que a TNA conseguirá lucros significativos ao final do ano, e muitas das receitas se devem aos jogos dedicados, direitos de exibição de eventos para outros países e há um intensa busca de que a TNA se torne a cada dia uma empresa com uma temática e direção mais séria, então essa nossa discussão de hoje foi principalmente focada a atentar que por mais que a TNA não seja de grandes proporções, ela está presente, e poderá vir a dar bons frutos em um futuro de médio a longo prazo, vamos esperar e conferir com bastantes expectativas, tendo a segurança de que os principais beneficiados serão nós, os admiradores fiéis do wrestling.
TNA ta crescendo e tudo mais, mais eu nao consigo gosta dela, sei la pq não consigo abandona WWE, acho que a TNA crescendo é bom que a WWE trabalha mais para melhorar seus shows :)
Cara vc falou tudo, crônica simplismente demais!!! Parabens!!!
Ótima crônica.
A TNA é uma ótima empresa de Wrestling, andei acompanhando esses dias os Shows. Só falta mais "Carisma" aos wrestlers.
Sting é o melhor. Ainda não vi ele lutar direito, mas, Sting é fodão.
Continuem assim.