Jack-O-Mania I

Olá Pessoal,

A partir de hoje começarei a escrever crônicas sobre o Wrestling todas as quintas feiras, na coluna batizada "Jack-O-Mania". Espero que gostem.

"Wrestling é Fake".
Esse é o tipo de comentário feito por aqueles que não conhecem sobre o assunto. Mas não é feito por mal. Acredito que as pessoas, ao pensar em luta livre, já se remetem diretamente a algumas mal executadas lutas dos anos 80, ou a algumas federações ruins brasileiras que obtiveram espaço na Televisão (Outras federações possuem um nível muito interessante, como por exemplo a BWF, que por motivos financeiros está longe da WWE ou TNA, mas faz o que pode) e fizeram feio. Mais até do que se lembrar de maus combates, tais pessoas comparam Wrestling com MMA e aí dizem: "Wrestling é fake".
Esse é o grande perigo, comparar Wrestling e MMA (Mixed-Martial Arts, antigo “Vale-Tudo”). Wrestling não é MMA, mas isso não faz do Wrestling algo Fake.
A diferença entre Wrestling e MMA é simples. No MMA, duas pessoas entram em um ringue, se batem até que alguém desmaie ou desista do combate, ponto final. Existem bons lutadores, maus lutadores, estilos diferentes (Jiu-Jitsu e afins), luta em pé, luta no chão mas em sumo: duas pessoas lutam até uma não aguentar mais apanhar.

Wrestling é diferente, bem diferente. O lutador precisa ser criativo, criar um bom personagem (gimmick), ter uma boa criatividade no microfone, aguentar uma extensa rotina de shows (cerca de 300 ao ano, contra menos de 10 de um lutador MMA). Não basta bater, não basta machucar. Aqui a questão é impressionar. Wrestling possui enredo (Storyline), é uma história. Os roteiristas (bookers) definem sim quem irá ganhar cada combate, mas isso não faz do Wrestling uma coisa Fake.

Aqui não basta você ser o lutador mais técnico para ganhar os cinturões. Para se tornar o campeão, você precisa de um misto entre personalidade, carisma e pancadaria.

No Wrestling, os lutadores não ensaiam todos os movimentos de cada combate entre si. Em um combate, os dois (ou as vezes mais de dois) terão a responsabilidade de ter criatividade o suficiente para gerar uma boa luta, com bons movimentos, quase tudo por conta do improviso. Digo “quase”, porque os lutadores combinam entre si apenas os pontos principais, e dependo dos pontos, nem há como ensaiar (ou você imagina o Mick Foley ensaiando cair do alto da cela do Hell in a Cell contra o Undertaker?).
Outra diferença é que, ao contrário de um MMA, no Wrestling o lutador não evita todos os ataques alheios. Na verdade é o contrário: ele os permite (Não é muito difícil aplicar uma baiana antes de um powerbomb ou pedigree, certo?), dando animação e dinâmica ao show.

Wrestling é esporte-entretenimento, ou seja, também é um esporte. O lutador, ou wrestler, necessita de força e agilidade para executar os movimentos. Mais do que isso, precisa de precisão. Cá entre nós, o que é mais fácil, machucar ou não machucar? Um elbow driver acertando a cabeça é relativamente fácil de se conseguir com o outro adversário desacordado. Mas e ter a precisão de passar exatamente o seu cotovelo ao lado do rosto do adversário, sem acerta-lo? Comparo isso a um atirador de facas circense, que dispara suas lâminas
contra sua assistente que está a girar em uma roda de madeira. Acertar a assistente é bem mais fácil do que atingir entre as pernas, não?

Wrestling é extremo, mesmo quando não reparamos. Nesse ano mesmo, ocorreu uma luta entre Undertaker e Batista pelo título mundial de pesos-pesados. Nesse combate, Batista aplicou seu Batista Bomb em Undertaker, jogando o homem-morto no chão, com suas costas batendo na quina da escada de aço de acesso ao ringue. E se Batista errasse a posição ideal da coluna de 'Taker em relação a escada por dois ou três centímetros, poderia o homem-morto voltar a andar?

Certamente você deve se lembrar dos socos de mãos-fechadas que acertam o vento, ou das joelhadas que acertam o tablado ao invés de rostos, mas isso faz do Wrestling um esporte “fake”, onde tudo é fácil e não há riscos?

Acho impossível chamar um esporte que custou a orelha de Mick Foley de "Fake". E é claro que isso se estende além dos Estados Unidos. Se pensarmos mundialmente, quero ver alguém dizer para Hayabusa (que ficou paralítico após um Moonsault mal executado) que isso é de brincadeira. É por isso que cenas como David Schultz descendo a mão em um reporter que afirmou "Wrestling é Fake” acaba acontecendo.

Nunca me esqueço também de quando Owen Hart botchou (botch = gíria para executar um movimento de maneira errada) um Piledriver (pilão) em Stone Cold Steve Austin. Esse é um exemplo óbvio do porque Undertaker quando executa seu Tombstone, sempre deixa a cabeça do adversário acima dos joelhos.

Stone Cold lutava pelo título intercontinental e era planejada a sua vitória contra Owen. Em determinado ponto da luta, Owen Hart aplica o piledriver com a cabeça do Stone Cold Steve Austin entre 15 e 20cm abaixo do seu joelho. Para piorar, o piledriver era executado com um salto. Após receber o ataque Stone Cold ficou imóvel no chão.

Depois de muitos momentos onde Stone Cold permaneceu deitado no chão com Owen Hart sem saber o que fazer, Stone Cold consegue se arrastar no ringue, aplicar um school boy e finalizar Owen de maneira que até minha mãe sairia da imobilização. Foram alguns meses até Stone Cold poder subir no ringue e lutar novamente. E ainda saiu barato. O pescoço de Stone Cold Steve Austin poderia ter quebrado facilmente naquela ocasião, com uma morta ao vivo para todos os milhões assistindo.

E as lutas extremas? As mesas podem até ser bem finas para dar o efeito cinematográfico, mas as cadeiradas são reais. Enquanto alguns como Carlito aparam as cadeiradas com os braços, outros como Foley recebem diretamente na cabeça.
E quanto ao Rey Mysterio, com menos de 1,70m, teve Big Show, de mais de 2,10m de altura subindo em seu bíceps rasgado?

O objetivo aqui não é comparar MMA e Wrestling, mas explicar que são coisas diferentes. Se a graça do MMA é ver dois lutadores se batendo, o Wrestling é diferente. Envolve pancada, ação, representação e técnica (não que o MMA não envolva pancada e técnica). O objetivo aqui também é mostrar que, caso lutadores de Wrestling acertassem todos os ataques como os lutadores de MMA, seria impossível atingir os 300 shows/ano (No caso dos simples socos, seriam narizes quebrados e olhos roxos durante o ano todo).

A coisa aqui é diferente. É um filme-esporte executado ao vivo na frente de dezenas de milhares de pessoas assistindo no ginásio, com outros milhões assistindo em suas casas. São Storylines interessantes, contadas através de personagens envolventes e recheadas com violência.

Wrestling não é fake, e se você não acredita, vou citar Jack 3:16, onde diz: Fake é a sua *!#&!*&*, e tenho dito!

Jack possui uma camisa do Mankind, mas pagou caro demais por ela pra alguém dizer que Wrestling é fake...

0 Comentários "Jack-O-Mania I"

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos