Nothing of Big Grows up suddenly: This is Wrestling!
Cruiserweight "A divisão mais injustiçada na WWE "
Saudações amigos leitores, nessa semana vamos discutir sobre o rumo que tomou o título e a divisão de pesos leves, foi uma boa decisão da WWE em abandonar esse título? Isso faz influência em alguma coisa? Vamos procurar aprofundar nessas questões, e conto com sua leitura na continuação do post.
A História
O reconhecimento do primeiro campeão de pesos leves nos tempos ainda de WWF se dá oficialmente ao dia 06/12/97 em Springfield, MA onde Taka Michinoku se sagra campeão ao vencer Brian Christopher em um torneio realizado. Desde então ele só perderia o título para Christian que o venceu dia 18/10/98 em Chicago, IL.
Em Março de 2001 viria a ter a venda da WCW para WWF, e o resultado disso nesse caso foi a unificação dos títulos de pesos leves dessas federações (WWF & WCW Cruiser/Light-Heavyweight) e foi simbolizada por X-Pac em Julho de 2001, mas o designer do título mudou em meados de 2002. Avançamos no tempo e vemos lutadores como Matt Hardy conquistar o título em 23/02/03 assim como Rey Mysterio em 05/06/03 e em outras oportunidades. Este era um título bastante apreciado pelo publico antigo e era decisivo durante a disputa de audiência da WWF e WCW nos anos 90. Eram combates marcados por golpes ágeis, com uma habilidade superior as comuns. No dia 18 de Dezembro de 2005 foi vivenciado o ultimo momento de uma verdadeira feud em torno deste título com Kid Kash, pois depois dessa data vemos Gregory Helms segurando o título desde 29 de Janeiro de 2006 sem uma feud decente e este tendo como conseqüência disso o maior reinado da história do título.
O Fiasco
O título tão apreciado principalmente pelos mexicanos que formam ótimos lutadores dessa categoria, por fim em 22/07/07 contaram com Hornswoogle como ultimo campeão, que apesar de ter certo carisma, não tem perfil coerente ou equivalente às características deste cinturão e até chegar Setembro onde o título ficou vago e acabou se ofuscando diante dos outros títulos e por final tendo sido oficialmente excluído.
A WWE e suas Decisões
Por um lado é de se ficar feliz com a extinção desse título, já que para aqueles que acompanham a trajetória deste cinturão a um bom tempo sabe que é melhor vê-lo extinto do que vê-lo desprestigiado e não recebendo a atenção merecida. Por outro é claro motivo de se entristecer, pois vemos federações crescerem e se desenvolverem com ela, marcando grandes combates principalmente no México e Japão. É de se lamentar que a WWE tenha Jimmy Wang Yang, Shannon Moore, Chavo Guerrero e desperdiça-os em outros tipos de combate. Talvez essa decisão de extinguir esse título se dê ao fato de a WWE prezar e dar ênfase em fisiculturistas com mais de 110 kg e que muitas vezes deixam de ao menor empatar com eles quanto a quesitos técnicos, e talvez seja este o grande medo da WWE, medo de que os criusers ofusquem os lutadores de grande porte.
Menos de 100kg = Realidade Difícil na WWE
Hoje a realidade dos lutadores de pesos leves é bem complicada, são pagos para jobbar e serem massacrados pelos lutadores de pesos pesados, um exemplo é o Funaki que não dura 3 minutos em uma luta na WWE, mas em um federação alternativa seria o Rei. Muitos dos cruisers também são colocados em Mid Card para preencher um vácuo ou encher lingüiça nos eventos e ainda a ressaltar por exemplo Rey Mysterio que a cada dia que passa da a impressão de ele estar "inchando" deixando pra trás aos poucos sua grande forma física. Então o que incentiva esses lutadores a se manterem na WWE?
É o dinheiro. Estes assinam com a WWE um contrato prolongado com uma proposta de situação financeira relativamente boa quanto às propostas em outras federações e além da condição indiretamente proposta a eles, ou seja, ganhar bem e trabalhar menos. E existe também a chamada política de reter talentos, pois se Vince deixar estes lutadores dando "sopa" para outras federações a WWE tem muito a perder.
Infelizmente não acredito que essa divisão volte a dar bons frutos na WWE, essa divisão está queimada e o respeito que era tido por ela já se expirou, não digo que o ideal seria vê-los no evento principal dos shows da WWE, mas sim contar com uma presença mais significativa destes. Pode ser que em um futuro se a WWE precisar apresentar novas idéias, a divisão Cruiserweight poderá ser novamente apresentada como uma "inovação" e como vemos hoje a WWE está digamos de certa forma satisfeita com os trabalhos e produtos que apresentam ao público hoje, até porque o retorno financeiro é ótimo.
Um fato que complica o desenvolvimento da divisão criuserweight é a própria questão do público. Posso estar errado, mas boa parte do público que assiste a WWE é fiel a ela, estando bem ou ruim, pois em termos práticos a WWE não sente uma indignação do público quanto a essa desfeita dos cruisers e a melhor resposta seria financeiramente, entretanto isso não é notado, levando a acreditar que os insatisfeitos são a minoria. Gostaria de saber, você que está lendo esse texto, faz também parte dessa minoria?
Solução Simples
Como já é fato, é improvável um crescimento dessa divisão nos shows do RAW e SMACKDOWN, uma solução para aproveitar essa divisão seria enviar os pesos leves para a ECW, pois lá teriam um maior espaço para desenvolver um trabalho e, além disso, poderiam ajudar muito a levantar o show da ECW que também anda muito abaixo do aceitável. Enfim deixo mais uma pergunta para que pensem. Vocês sentem falta de uma divisão criusers "ativa" na WWE?
parabéns pelo artigo!
na wwe td é complicado..
e é como vc disse,os cruisers estão no mid-card da companhia,seria interessante q o titulo voltasse,iria prestigiar mais esse wrestlers q não fazem qse nd na companhia...
uma sugestão:da proxima vez fala do hardcore champioship,é bem interesante e a wwe colocou uma enquete pra saber q titulo deveria ser introduzido no ecw e o hardcore e o cruiserweight são opções !
;*
Interessante.
Mas é realmente díficil Cruserweights na WWE. Acho que o mais leve hoje é o Colin Delaney - Ou o Hornswoogle -.
Seria um bom incentivo à audiencia se o Cruser voltasse.
Muito bom tópico. E não tenha dúvida que seria ótimo pra ECW apresentar um cinturão como esse.
muito bom topico...realmente os cruserwheight ocupam apenas um mid card na wwe, axo q eles na ecw poderiam trazer mais prestigio a todos, mas a ecw voltaria a ser boa mesmo com a volta do cinturão hardcore...pois tem mais a kara da ecw
Muito bom o artigo e pra ECW seria uma boa, falando nela vc poderia fazer um artigo sobre o titulo Hardcore que também foi extinto.
muito bom o artigo, vamos ver se o titulo algum dia volta né, seria muito interessante. Poderia fazer mesmo um artigo sobre o Hardcore(como muitos pediram) ia ser muito interessante conhecer mais desse título e tomara q volte tb para a WWE
Obrigado pelos elogios, e agradeço a sugestão, quando eu puder vou trabalhar encima do assunto proposto.
DO CARALHO!
Excelente artigo. E melhor, deu uma solução tão simples, mas que me deixaria contente e aposto que muitos fãs também. Um título de cruiserweight na ECW resolveria tudo e ainda valorizava os wrestlers mais prestigiados por fãs recentes e crianças: os high-flyers.
Imagine Evan Bourne com esse título!
É cara, vamos criar uma empresa brasileira de wrestling e pôr em prática essas idéias e ficar ricos... xP
Obrigado, e ah sim rsrsrs, agente acerta os detalhes e assim criamos a empresa =)
Seria de grande ajuda para a ECW, ta muito parada e sem emoção
É o título que mais faz falta na WWE. Sou suspeito pra falar porque os Cruserweights com talento são os lutadores que sempre terão a minha admiração, porém, a WWE não dá o devido valor à eles.
A solução de mandá-los para a ECW é um ótima idéia, mas eu sinceramente não sei mais o que a WWE quer da ECW. Às vezes eu acho que ela está acabando aos poucos com ela pra no futuro criar uma brand nova com outro nome. Mas, caso queiram mesmo melhorá-la, esta seria uma grande idéia.