Nothing of Big Grows up suddenly: This is Wrestling!

Blading Job “A Polêmica”

Saudações amigos leitores, voltamos nessa semana agora um dia mais cedo, quarta feira. Na verdade era quinta feira o dia combinado, mas acabamos entrando em um acordo em conjunto e decidimos por bem colocar essa coluna para as quartas, enfim, você tem um encontro marcado comigo toda quarta para que possamos discutir sobre muitas coisas que giram em torno do Wrestling. Nessa semana falaremos sobre o Blading Job, vamos discutir a polêmica que gira em torno dessa questão que é tão utilizada por diversas federações, então na continuação do post vamos explicar o que é essa prática e comentar sobre suas eventuais polêmicas.


A Definição

Blading Job é a ação de se cortar, geralmente com uma lâmina super afiada (para que não deixe cicatrizes indesejáveis) e pequena para que o público não perceba. Essa prática é bastante utilizada em combates (First Blood Match é um exemplo disso) para que possa passar aos espectadores maior realidade nas lutas, e simbolizar que o corte foi incentivado por alguma pancada. Ressalto que na grande maioria das vezes o corte é feito na testa, e a lâmina cortante geralmente estão ocultas nas roupas dos lutadores, nos adereços do ringue e ou com o próprio mediador que pode vir a ter posse da lâmina e entregar ao lutador em um momento oportuno.
Recomendo-lhe que assista um combate desse estilo, vou indicar para vocês uma First Blood Match entre Willian Regal vs Triple H em um combate no RAW do dia 07/01/08. Acho este um bom exemplo, não por causa do combate em sí, mas pelo fato de estar explícito a prática do corte, se prestar bem atenção verá o momento que o lutador usará de sua lâmina. Segue então o Link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=Z56r3eVdcoQ

A Polêmica


Legenda: Stone Cold Steven Austin sangrando em um Combate na WWE.

Essa certamente é uma prática usada há um bom tempo, principalmente nos ringues da ECW (é verdade... ECW sem sangue era uma fato difícil de NÃO presenciar semanalmente) e vêm gerando uma série de repercussões no mundo, lembro-lhes que UM DOS motivos que incentivou a retirada da WWE na TV brasileira aos sábados 16h foi exatamente a questão da censura por causa desses combates, considerados violentos e não recomendáveis para o público infantil e o horário que no caso era proposto.

Enfim, a polêmica atualmente voltou em cena, quando um ex lutador da WWE conhecido como Damien Demento e tendo como nome real Philip Theis que escreveu uma carta ao senador de Nova York Charles Shumer, fazendo uma crítica no caso a essa prática deliberadamente utilizada e exposta as crianças.

Em seus argumentos, ele chega a citar sobre o Wrestling nos anos 80. Época segundo ele que era um período onde havia uma epidemia da AIDS, e que essa prática teria sido cessada devido a essa situação e que anos depois, tristemente muitos lutadores voltaram a fazer desta prática e sentir que aquilo é uma tradição, sentir um certo parentesco ao negócio se eles executarem isto. E ele termina frisando interrogativamente se o senador teria coragem de banir ou discutir sobre esse ato que é executado em frente às crianças.

Analisando a Questão

Venho observando de que de 20 anos pra cá, essa prática só vem diminuindo, o que era considerado uma prática comum, está sendo considerado uma prática especial. Atualmente o Pro Wrestling está mudando um pouco o foco, principalmente a WWE, como já citei na ultima crônica. Os lutadores estão sendo mais resguardados e a prática de fake blood está sendo adaptada em diversos casos. Eu me pergunto se o Phillip Thies foi coerente ao abordar essa questão. Esse é um assunto sério e complexo, e a meu ver considero que essa prática deveria ser opcional. Se caso isto vinha ou é uma prática obrigatória eu condeno, mas se é feito por livre espontânea vontade não há porque colocar em jogo isso. É claro que temos a analisar a questão física, psicológica dos lutadores e é fato que ao se cortar para entreter seu publico é um ato de amor pelo que faz e é respeitado pelos outros companheiros. Sobre a situação de o público infantil assistir essa prática é algo que temos realmente a moderar, apesar de que hoje as crianças não vivem suas respectivas fases da vida com tanta fidelidade, muitas delas dão um pulo para a adolescência, é uma situação que pelo menos politicamente deve ser colocada em prática ou cumprida, ou seja, as transmissões desses shows devem ser realmente em um horário incompatível com esse público. Claro que muitas dessas crianças irão burlar essa situação e assistir, mas sendo assim já entra em outra situação que é a pedagogia, ponto este que não quero aprofundar, mesmo porque não tenho formação suficiente para discuti-lo. Pegando o exemplo da WWE, os shows são transmitidos em um horário compatível inclusive com a lei brasileira, e quando há essa prática nos shows semanais, creio que fazem por livre espontânea vontade e obviamente recebem mensalmente um salário compatível com esse trabalho, coloco em jogo também as reais intenções de Phillip Thies, será que realmente escreveu sua carta com as intenções descritas por ele? Ou para criar polêmicas e aparecer na mídia? Deixo essa pergunta para vocês, não quero entrar nesse mérito, o fato é que o Wrestling com essa prática tem pontos positivos e negativos, cabe coloca-los na balança e ver para qual lado ela pesa mais.

Agora, não estranhem se por ventura verem noticiar por aí, que Mick Foley utilizou do “Blading Job” em Phillip Thies após ler essa carta. Obrigado pela sua presença e até a próxima semana.

10 Comentários "Nothing of Big Grows up suddenly: This is Wrestling!"

  1. muito bem explicado,e tomará que wwe volte no brasil,só que na record

  2. Muito boa a análise e gostei da "imparcialidade". Concordo com o fato de wrestling não ser tão fácil para as crianças, por mais que isos dê dinheiro, pode atrapalhar na formação infantil, o que todo mundo sabe que é verdade.

    Parabéns!

  3. Parabéns para todos que colaboram o blog, venho aqui todos os dias e sempre tem algo de bom!

    Cezar, parabéns também pelo artigo sobre o blading job, estou contigo em boa parte das opiniões!

    Só pra acrescentar, me lembro que a primeira vez que eu vi alguma discussão sobre isso o assunto foi o incident com o New Jack, na antiga ECW, com o Mass Transit. Pra quem não ouviu falar, o Google e o YouTube resolvem rapidinho! ;-)

    Sucesso com o blog!

  4. ATUALMENTE, EXISTE UMA EXTINÇÃO GRADUATIVA AO HARDCORE NAS GRANDES BRANDS DE WRESTLING, TALVEZ POR CAUSA DO PÚBLICO INFANTIL, QUE ATUALMENTE EH O PUBLICO ALVO EM ACENDECIA...
    QUER PROVA MAIOR DISSO DO QUE O ULTIMO ONS PROMOVIDO PELA WWE???
    ISSO EH MTO RUIM PARA O MUNDO DO WRESTLING,AO MEU VER, POIS DAH AQUELA SENSAÇÃO DE FAKE MAIOR AINDA PARA AQUELES Q NAUM SABEM APRECIAR O ESPORTE COMO DEVERIAM...
    POR OUTRO LADO, EXISTEM AQUELAS BRANDS MENOS POPULARES, ONDE AS REGRAS EXTREMAS FAZEM PARTE DO DIA DIA...
    PELO JEITO, O HARDCORE JAMAIS DESAPARECERÁ DO WRESTLING (MESMO PQ EH PTE FUNDAMENTAL), MAS SUA FREQUENCIA TENDE A SER CADA VEZ MENOR NAS MAIORES BRANDS...
    SAUDADES DA ATTITUDE ERA E DA ECW...
    ABRAÇOS

  5. PS: COLOQUEI MEU NOME ERRADO AE EM CIMA...
    SOU O RHAWKS

  6. PARABÉNS PELO ARTIGO !

    é uma pena estar diminuindo o blading job,em função da crianças..eu axo q os pais tem que ter consciencia do que os filhos podem ver..nos EUA eu acho que este poblema teria que ser menor em função do horário que os programas são exibidos,e o que não falta no públuco são crianças neh?

    Lembro que quando a WWE ainda era transmitida no sbt,teve uma luta:Ric Flair vs Mcmachon,foi uma street fight match que eles censuraram,o naitch sangrava aí eles deixaram a tela preto e branco e cortavam cenas com cadeiradas e pauladas...
    Foi uma lástima o programa parar de ser transmitido no Brasil,o SBT podia ter mais consideração com o publico,ao menos mudar de horario.

  7. Felipe e Paula, obrigado por comentarem e estejam certos que a WWE não trouxe alguns de seus astros ao Brasil atoa, apesar de lamentávelmente a WWE ter saído do SBT, esperem pois ela com certeza retornará em outra emissora, ao Mikhaell digo que nas minhas postagens busco ser sempre imparcial, acho que pra quem gostaria de ser jornalista tem que seguir essa regra que é basica para quem trabalha na area né =). Ao cidão, esteje certo que todos do blog trabalham para melhorar seu conteúdo e honrar cada visita e comentário que recebemos e ao Rhaws, digo que realmente o foco está mudando, e as tais lutas hardcore, deverão ser realizadas dentre de um tempo somente em PPVS, isso se o senador que recebeu a carta do Phillip Thies não trabalhar para tomar algumas medidas drásticas antes.

  8. EH AMIGO CEZAR, REALMENTE ISSO EH UAM REALIDADE, UM TANTO TRISTE (PRINCIPALMENTE PARA OS AMANTES DAS LUTAS MAIS "HARD"S... FAZER OQ NEH???

    ABRAÇOS

  9. Ai ai...

    Criticos, criticos. Antigamente, não se falava de violência na televisão. Lembro dos tempos de Animês como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodiáco, onde os personagens sangravam à torto e a direito e todos falavam: Deixa eles se divertirem. É só um pouco de sangue.

    A sociedade se modernizou. Hoje em dia, tudo está mais violento e a sociedade se preocupa. Críticos surgem aos montes. Se virem uma gota de sangue em qualquer programa de televisão: Faixa etária X. Se tiver um beijo então... Já era.

    Um pouco de sangue é natural. Não é por que os wrestlers sangram que crianças vão se espancar até sangrar com armas, sejam elas cortantes ou não.

  10. Pronto pra receber xingamentos,eu digo que nao ha blading job.
    Pra quem acha que e teatrao faz sentido mais quem nao acha............

Deixe um Comentário!

Comentários com Spams, palavrões ou conteúdo que ofenda outros leitores serão apagados. Por favor, respeite!

This Is Wrestling!

Pro Wrestling Downloads

Arquivos