Nothing of Big Grows up suddenly: This is Wrestling!
WWE: O Futuro!
Saudações caros amigos leitores, pra quem não me conhece sou Cezar Augusto ex-administrador da WWE BRASIL e agora colaborador desse excelentíssimo blog. Quero convidar-lhes a ter um encontro marcado comigo toda semana, para abordamos diversos temas sobre um mundo complexo que gira em torno do Wrestling.
Em nossa primeira crônica neste blog, vamos abordar um pouco sobre o futuro da WWE, é viável fazer algumas previsões? Qual melhor caminho a tomar? A empresa chegou a seu ápice ou ainda a muito a demonstrar? São perguntas que vamos procurar discutir na continuação do post.
A Recapitulação
Anteriormente, no blog wwebrasil.zip.net havíamos discutido sobre uma rivalidade entre a WCW e WWF até chegarmos nos dias de hoje. Observamos que um ponto que foi crucial para que a WCW chegasse a ser derrotada contra a WWF foi a questão de acordar tarde para com suas políticas, no caso um exemplo e nosso foco era sobre a relação de essa federação se voltar somente em lutadores consagrados e deixar a renovação de lado. E a WWF investindo pesado tendo uma nova safra de lutadores acabando por dar o golpe final na WCW.
Moldando o cenário
Atualmente, temos a WWE como uma soberana empresa neste ramo, podemos com certa incôerencia dizer que a TNA hoje é uma federação que ameaça os planos da WWE. Na WWE temos lutadores da época attitude, como HHH, HBK o próprio The Undertaker. É de salientar que ambos beiram e passam a faixa dos 40 anos e um dia querendo ou não, teremos que aguardar o good bye de ambos, talves não da empresa em sí, mas com certeza dos ringues. A questão é, quando estes magnificos lutadores abandonarem este esporte, como ficará a WWE? sentirá algum efeito? a TNA chegará a ser com isso
uma ameaça perigosa?
Hoje a WWE passa por um bom momento, quanto a questão financeira, no começo dos anos 90, era fraca, buscava se firmar, e ainda contava com uma concorrente de peso. No final dos anos 90, já se gloriava de algumas vitórias e se estabilizava no mercado, até chegar a nossa época totalmente estabilizada. Logo temos que pensar que a empresa está bem financeiramente, mas em questão de audiências deixam muito a desejar, vemos shows fracos, storylines ridiculas mas claro que nem tudo é mal, entretanto, se pensarmos bem a WWE hoje deveria ser um palco ainda melhor que a
era Attitude, pois desta vez conta com um tremendo apoio financeiro, situação esta não disponível antes. A WWE apresenta o que há de melhor tecnologicamente, e boas condições de trabalho, além de desta vez ter condições de pagar um salário decente aos lutadores, e infelizmente o que é o mais importante não vemos com tanta facilidade nos dias de hoje: Lutas de Excelentíssima Qualidade.
Claro que temos a considerar que a WWE já trabalha com outros focos,(ao meu ver principalmente publico infantil) preserva mais os lutadores, porém isso não impede que seja realizados shows decentes. Conversei recentemente com alguns amigos americanos e estes me afirmam que muitos que hoje em dia assistem a WWE, só acompanham de fato devido ao respeito aos lutadores consagrados dessa empresa e que quando estes aposentarem muita coisa pode vir a ir por água abaixo.
A Solução
Enfim, apesar de não ser uma de minhas federações favoritas, a TNA é um projeto em crescimento (com seus erros e acertos) e ameaçando a WWE em pequenos pontos do planeta, como na Austrália que ja chegou a haver empate com os índices do Smackdown. Mas acredito que isso não é desesperador se McMahon trabalhar com a mesma inteligência que trabalhou na era da Attitude formatando nos tempos
de hoje. É inevitável dizer que a WWE sentirá bem os efeitos quando Undertaker, HBK entre outros consagrados abandonarem o esporte. Mas pensar no futuro é necessário, e a questão é promover ações para minimizar essas perdas e manter o padrão. A WWE precisa aproveitar melhor o elenco que tem, trabalhar talentos agora e dar toda cobertura, o que eu espero é que Benjamin, Orton, Matt Hardy, Edge e outros possam vir a ocupar um pouco a lacuna que algumas lendas deixarão. A WWE tem que focar sim nos seus objetivos, mas não esquecer de quem a empresa mais contou na hora de erguer no mercado, o publico juvenil/adulto. É necessário melhores storylines, combates
dignos, estejam certos de que esse é o momento de se trabalhar essas questões. TNA é uma faisca diante da WWE em grandeza, mas vai esperar essa empresa crescer, conquistar o publico da WWE para depois fazer uma mudança? Assim lembrará a WCW em 2000, que tentou mudar, mas já era tarde
demais...
Bom artigo e seja bem-vindo a casa.
Realmente a WWE está deixando a desejar, mas tbm sem concorrência...
tomara q mude o cenário e wrestlers como kofi, sydal, benjamin recuperem alguma dignidade no q toca ao wrestling.
Com certeza, hoje, os Wrestlers mais admirados são os que já tem um certo tempo no trabalho. Como já dito no tópico, seriam Undertaker, HHH, HBK Shawn Michaels. Alguns novos em minha opinião também estão começando a ganhar respeito, como CM Punk, Kofi Kingston, dentre outros.
Hora ou outra, eles terão de se aposentar, e por isso a WWE tem que colocar MUITA atenção nesses mais jovens, como os Hardy, Edge, John Cena (Não vo com a cara dele, mas deixa quieto...), Elijah Burke, Batista (Não tão novo, mas vamos lá...) o Chavo Guerrero pode morrer, XD.
A WWE é uma companhia que ainda tera muito tempo de vida.
Hardy Boyz, Edge, Batista, John Cena, Chavo Guerrero...Esses são o futuro da WWE?!
De bom ai so tem os Hardy Boyz e o Edge, o resto teria emprego de jobber e olhe la na minha Fed
Eu particularmente acho que já estão começando a acordar pra isso e a prova é o Randy Orton, que é extremamente talentoso e está se firmando na companhia. Se ele usar bem a contusão dele como Storyline, vai ser uma jogada de mestre...
De qualquer forma, Batista tem 39 anos. Chris Jericho tem 37. Edge 34 e John Cena 31. Jeff Hardy 30 e Matt Hardy 33. Jeff e Matt ainda tem muito pra crescer na companhia, Edge já está "no ponto" e John Cena "passou do ponto" e precisa de um tempo fora do topo pra voltar a ganhar a confiança do pessoal (embora que quando ele entra na arena, é uma alegria só do público), mas...está longe da WWE estar ameaçada por alguma companhia. Ela só vem a falir se ela mesmo se derrotar..
a onda vai ser delaney sidal burke e o tedbise jr.
A WWE passa por um período de transição, então é normal que todos pensem no futuro e talvez não sejam tão esperançosos quanto à ele. Eu já acho que se olharmos para os mais jovens vemos Benjamin, Kofi, M. Sydal (que parece ser um ótimo wrestler), Cody Rhodes, Ted DiBiase Jr., Mr. Kennedy, CM Punk e mais alguns outros. Dentre tantos nomes, é possível que apareçam pelo menos 3 ou 4 Main Eventers e se juntando aos wrestlers de 35 anos ou menos, temos um bom grupo para o futuro à médio/longo prazo.
A WWE tem mostrado que quer renovar o seu roster, já que toda a semana aparecem notícias de que jovens wrestlers estão sendo contratados para atuar na FCW. Claro que as storylines tem que melhorar um pouco, senão não há wrestler que segure a audiência sozinho.
Contudo, eu acho que há esperança para o futuro da WWE.
E quanto à TNA, acho que enquanto ficar contratando wrestlers ex-WWE e dando títulos e mais títulos à eles, não vai a lugar algum.